WebNet

WebNet

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONVITE

SÃO BENEDITO DO RIO PRETO: MPMA denuncia ex-prefeitos por contratações irregulares

A Promotoria de Justiça de Urbano Santos ofereceu denúncia contra dois ex-prefeitos do município de São Benedito do Rio Preto: Raimundo Nonato Araújo Filho e Raimundo Erre Rodrigues Filho. O primeiro teria feito contratações irregulares de servidores para os quadros do município enquanto o segundo, durante seu mandato, manteve a irregularidade.


A denúncia foi formulada pelo promotor de Justiça Henrique Helder de Lima Pinho, titular da Comarca de Urbano Santos, da qual São Benedito do Rio Preto é Termo Judiciário, e é baseado no Procedimento Administrativo 1606, de 2007.


As contratações investigadas pelo Ministério Público aconteceram em janeiro de 2000. Das seis pessoas contratadas sem aprovação em concurso público, uma sequer residia na cidade, mas sim no município de Mata Roma. A irregularidade se manteve até março de 2005, quando o atual prefeito, José Creomar de Mesquita Costa, identificou a ilegalidade e dispensou os servidores.


Os servidores contratados irregularmente chegaram, inclusive, a receber indenizações compensatórias, determinadas por sentenças judiciais trabalhistas.


A denúncia contra os dois ex-prefeitos leva em conta o artigo 359-D do Código Penal, que afirma que ordenar despesa não autorizada por lei pode levar à pena de reclusão pelo período de um a quatro anos. A condenação independe dos acusados terem ou não sido beneficiados pelo gasto irregular.

UFMA divulga décima lista do Sistema de Seleção Unificada

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulga a décima lista de candidatos convocados para matrícula a partir da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nova lista oferece uma chance final para os interessados em ingressar na graduação da federal maranhense, oferecendo vaga para os campi de Chapadinha, Imperatriz e Bacanga (São Luís). Os estudantes selecionados devem realizar matrícula entre os dias 29 de abril e 2 de maio, nos locais indicados no edital n° 57.

Os documentos necessários são: registro geral de identidade; CPF; prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 45 anos; título de eleitor e prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos; cópia autenticada e original do certificado de conclusão do ensino médio ou estudos equivalentes; cópia autenticada e original do histórico escolar do ensino médio; duas fotos 3x4 coloridas e recentes, de frente, iguais e ainda não utilizadas; declaração assinada, conforme o modelo apresentado no anexo II do edital nº 345/2010 de que não está cursando, nem está matriculado em qualquer curso de graduação de instituição pública.

Começa Neste Sábado a II Copa Aberta de Futsal em Chapadinha

Aconteceu na última quarta-feira, 27, às 19h, no ginásio do Colégio 'O Pequeno Príncipe', o Congresso Técnico do II Copa Aberta Chapadinhense de Futsal Adulto, que tem organização do professor de educação física Elton Barros, dono da Academia Wellness.

A competição vai começar neste sábado (30) às 18h, no mesmo ginásio e já tem 12 equipes inscritas. A competição reunirá os melhores atletas de futsal de Chapadinha e região. Cada equipe pagou uma taxa de R$ 150,00 para se inscrever. O dinheiro servirá para pagar a premiação e outras despesas.

Elton disse que planeja cobrar ingressos de um quilo de alimentos não perecíveis quando a competição estiver nas semifinais. "O objetivo é distribuirmos a arrecadação a famílias carentes de Chapadinha. O esporte também tem um papel social em nossa sociedade", disse o organizador.

Extraído do Blog do William

VI Jogos Escolares Chapadinhenses serão abertos dia 13 de maio

Edmílson Santos, Miguel Neto e Profº Elton Barros

O secretário municipal de esportes, Edmílson Santos, confirmou na manhã desta sexta-feira (29), em reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação-SEMED, a data de abertura dos VI Jogos Escolares Chapadinhenses-JEC's. Será dia 13 de maio, às 16h30, no Aldeota Clube.


Haverá desfiles, com alunos representando cada escola participante e suas respectivas modalidades. A reunião contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer, da secretária de Educação Enir Lima, do professor de educação física Elton Barros e do desportista Miguel Neto, que fará parte da coordenação do evento.


Na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, às 19h, haverá uma reunião no Aldeota Clube, com os coordenadores dos JEC's, para definição das atribuições de cada um. Farão parte da comissão, as seguintes pessoas: o secretário municipal de Esportes e Lazer Edmílson Santos, o professor Elton Barros, Miguel Neto, William Fernandes, Murici, Luisinho Vale, Jadílson e professor Haroldo.

Promotor Fábio Menezes é Transferido de Chapadinha

O titular da segunda promotoria Fábio Menezes (foto) deve deixar Chapadinha nos próximos dias. Fábio Menezes está em processo de transferência a seu pedido para a cidade de Caxias. 

Para o lugar dele deve vir o promotor Gustavo Chaves  atualmente lotado no Ministério Público de Caxias. A mudança deve ser oficializada nas próximas horas.  

TCU Condena Contas de Magno Bacelar


Magno Bacelar

O blog do jornalista Luis Pablo noticia que o deputado estadual Magno Bacelar (PV), sofreu condenação pelo Tribunal de Contas da União – TCU, que o tornaria inelegível por oito anos.

O acórdão de N° 2081 / 2011, da primeira Câmara do Tribunal refere-se a prestações de contas de quando o parlamentar era prefeito do município de Chapadinha.

Ouvida pelo blog a assessoria jurídica de Magno Bacelar confirmou a decisão e informou que está finalizando um recurso contra a decisão da Corte de Contas e acredita que a condenação será revista pois se basearia apenas em irregularidades formais.
Por Alexandre Pinheiro - Blog do Alexandre

terça-feira, 26 de abril de 2011

SEMED Realiza Reunião para Organização do JEC's


Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED
A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, realizará nesta quarta-feira (27) reunião com todos os diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino. Na pauta, o Planejamento do Calendário para as Comemorações do Dia das Mães e, a Realização dos Jogos Estudantis Chapadinhense-JEC's.

Como parceria firmada entre as pastas, o encontro, que irá ocorrer no período da manhã (às 10h - com diretores da sede) e a tarde (às 15h - zona rural), contará com a participação dos secretários municipais Profª Enir Ferreira Lima (Educação), Edmilson Santos (Esportes), Eney Pontes (Cultura), Eduardo Braga (Desenvolvimento Social), e Miguel Neto.

Jogos Escolares

Serão discutidas na reunião as datas de realização de cada modalidade, regulamento, fichas de inscrição e procedimentos gerais para as escolas participarem da competição.

Professores participam do Programa Pró-Letramento


Por Sousa Neto - Ascom/SEMED

A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, dará início, nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, na Unidade Integrada Manoel José de Santana, ao programa Pró-Letramento – formação continuada para educadores, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita (Linguagem) e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Funtamental).

O programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Chapadinha com o Ministério da Educação (MEC). O curso, que terá duração de 120 horas/aula, distribuídas em dois momentos, tem o término previsto para o mês de novembro, e irá beneficiar professores do Sistema Municipal de Ensino.

Profª Raildes Aguiar

Mais de 40 professores estarão participando desta temporada 2011 e a tutora Profª Raildes Aguiar (Linguagem) acredita no sucesso e nos resultados do programa já nesta fase inicial. “São esses professores que vão disseminar e multiplicar nas escolas a melhoria do ensino da leitura, escrita e da matemática. Estaremos abordando também a questão da identidade do professor, queremos conhecê-lo de fato para que possamos saber quem e como serão nossos multiplicadores".

Ainda segundo a Profª Raildes, ainda há vagas para Matemática (que terá como tutora a Profª Keyla Rodrigues) e as inscrições poderão ocorrer durante o início do curso. A certificação será feita pela própria SEMED.

CRAS do Campo Velho celebra Páscoa com vasta programação

A semana da páscoa é um momento de reflexão, de suma importância à comunidade católica que mantém uma tradição secular de reviver simbolicamente os últimos passos de Jesus Cristo na terra antes de doar sua vida, em prol da salvação dos cristãos.

As celebrações são muitas, seja no âmbito familiar, repartições particulares ou públicas, como ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, do bairro Campo Velho, na última quarta-feira, 20.

Com a participação de várias pessoas, convidados, crianças atendidas pelos projetos sociais da instituição, dentre outros, a coordenação do CRAS em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social, SEMAS, propiciou a todos uma tarde alegre e festiva, com direito a entrega de doces e muita descontração.

Estiveram presentes, o secretário municipal de assistência social, Eduardo Braga, a parlamentar Graça Nunes, que em ocasião anterior foi coordenadora da instituição, deixando sua marca pelo empenho e bom trabalho exercido, assistentes sociais e pessoas da comunidade.

Na programação estava a apresentação de vários trabalhos feitos por crianças atendidas no CRAS, além de muita reflexão e louvor a Cristo, por meio de discursos e cantos, proferidos pelos participantes.

O secretário de assistência social, Eduardo Braga, em discurso mencionou a importância da celebração desse momento especial, agradecendo o empenho de todos, que contribuíram para a realização dessa belíssima festa. Eduardo enfatizou sobre o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Assistência Social.

Segundo o secretário, todos estão almejados num único propósito, implantar e ampliar cada vez mais, políticas de desenvolvimento social no município.

SEMAS promove palestras sobre recadastramento do programa Bolsa Família

Beneficiários do programa na quadra de esportes da escola CAIC

O município de Chapadinha corre o risco de perder o programa de distribuição de renda Bolsa Família, do governo Federal. O motivo, a falta de atualização cadastral.

Muitos beneficiários acabam por não atender as convocações para atualizar seus dados, assim como não cumprem os requisitos impostos para continuarem a receber o benefício.

Atenta a essa realidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, deu inicio a uma extensa agenda de reuniões com todos os beneficiários do programa no município. As concentrações foram realizadas em etapas, atingindo os principais bairros da cidade.

Os bairros de maior população e consequente número de beneficiários foram direcionados ao Aldeota Clube e a escola CAIC, no bairro Areal. Nesses locais os beneficiários estiveram ouvindo de maneira atenta todas as informações necessárias, a cerca do recadastramento geral que será realizado no final do mês de maio, além de dicas dos acompanhamentos e procedimentos devidos para garantir a continuidade do programa.

As reuniões contaram com a presença do secretário de assistência social Eduardo Braga, a prefeita do município Danúbia Carneiro, secretários municipais, agentes de saúde, coordenadores e outros.

A prefeita conduziu os encontros, alertando de forma simples e objetiva a população. Danúbia ressaltou a necessidade dos beneficiários seguirem a risca todas as orientações repassadas.

O devido acompanhamento de peso, tamanho e saúde da criança, assim como a saúde da mãe e do homem que deve fazer o exame de câncer de próstata, a partir dos 40 anos, são requisitos para garantir o recebimento do benefício.

O secretário municipal de assistência social, Eduardo Braga, demonstrou total preocupação com a continuidade do programa, participando ativamente de todos os encontros. Dudu, como é popularmente conhecido, destacou que o risco do município perder o programa Bolsa Família é algo preocupante e que merece a atenção de todos.

Para o secretário é necessário que haja total empenho da secretaria e beneficiados para que Chapadinha não perca o programa, o que pode trazer sérias consequências.

Eduardo Braga, que foi empossado recentemente no referido cargo, assegurou a todos que a secretaria de assistência social, lutará de maneira incansável pela continuidade do programa e conquista de outros benefícios, mencionando está de portas abertas a todos que precisarem da secretaria.

Em entrevista o secretário destacou que a falta de informação é um dos principais problemas que afeta os beneficiários do referido programa social. Para ele, são iniciativas como essa que ajudam cada vez mais nossa população.

Festa "Viva La Vida" Confirma Presença de Camila Ribeiro e Tereza Canto

Celso Lopes Produções confirmou ao blog, por meio de sua assessoria, que os chapadinhenses e pessoas de outras cidades não perdem por esperar, a festa 'Viva La Vida' - “será um grandioso espetáculo de beleza e ficará marcado como um dos maiores eventos da região”, disse Celso Lopes.

Conforme antecipado, as atrações já estão confirmadas: “a presença marcante da Miss Maranhão Camila Ribeiro (foto) com sua beleza e a animação de Tereza Canto & Banda, abrilhantando mais ainda o evento com o melhor da música tornarão A Viva La Vida uma festa inesquecível".

A Viva La Vida será na Sede Social do Aldeota Clube no próximo dia 21 de Maio a partir das 23hs.
 




Deputados Criticam Situação da BR 135

A situação da BR-135 voltou a ser debatida pelos parlamentares na sessão desta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa. O primeiro a se manifestar foi o deputado Marcos Caldas (PRB), que não poupou críticas ao governo federal pelos problemas na rodovia. Segundo ele, a situação neste feriado foi tão crítica que uma senhora entrou em trabalho de parto e deu à luz dentro de um veículo no meio da estrada.

Marcos Caldas afirmou que foi testemunha do caos na BR-135 quando se deslocou para o município de Brejo, na última quinta-feira (21). Disse que saiu de São Luís às 9h e gastou cerca de seis horas para conseguir chegar à localidade Entroncamento, em Itapecuru. Ele acrescentou que a maior parte do tempo passou parado nas proximidades do Campo de Perizes, “onde o caos era total”. “Idosas eram obrigadas a descer dos veículos e saltar sobre os canos do Italuís e fazer suas necessidades ali mesmo”, criticou.

Ao discurso de Marcos Caldas somaram-se outros parlamentares. Gardênia Castelo (PSDB) e Jota Pinto (PR) lamentaram que uma gestante tenha sido obrigada a ter um filho no meio da estrada e concordaram com o colega para que sejam tomadas atitudes imediatas que solucionem o problema.

O deputado Magno Bacelar (PV) também deu a sua colaboração ao debate, lembrando que percorreu a BR-135 na última quinta-feira (21), quando constatou, durante a madrugada, os perigos que a rodovia oferece, com trânsito intenso de carretas pesadas e muitos buracos. Para Magno, não há dúvidas que a duplicação acontecerá, mas tem que ser feita a recuperação urgente por conta dos inúmeros buracos.

Agência Assembleia

Solidão

Por: Anaximandro Silva Cavalcanti - Psicólogo

700.000 novos membros são adicionados todos os dias no facebook, aproximadamente a população da Guyana, e mais de 210 bilhões de emails são enviados diariamente,1 no entanto, é cada vez maior o número de pessoas se queixando da solidão. Como em uma época de tamanha comunicação, as pessoas se sintam tão sós? Hora, a tecnologia não trabalha a favor de relações, pelo contrário, ela acaba proporcionando um empobrecimento nas relações interpessoais.

Quanto mais a pessoa se relaciona virtualmente, mais só ela se torna, isso porque no mundo virtual falta o fator humano, as desavenças, as opiniões contrárias, as discussões, que nos fazem perceber como pessoas. Por mais que você se comunique, por mais amigos que você adicione na sua rede social, nunca vão suprir a necessidade de comunicar-se, isso porque as pessoas não adicionam amigos nessas redes vizando comunicação, nem muito menos amizade. O que ocorre é que geralmente na solidão, as pessoas procuram suprí-la procurando algo ou alguém que as farão sertir-se bem, daí pensam que um grande número de amigos em suas redes sociais vão lhes fazer sentir menos sós, mas o que ocorre na maioria das vezes é que, esses “algo a mais”, lugares e pessoas não têm nada a ver consigo, resultado: uma solidão ainda mais sentida.

A ideia que se tem da solidão é de um sentimento doloroso que nos acomete em determinados momentos da vida. Na verdade, ela é uma condição imanente ao homem. Só que, em certos momentos a percebemos mais agudamente e daí nos perguntamos como ela nos apanhou. O que aconteceu foi que, nessas circunstâncias, entramos em confronto com a solidão.

A solidão parece estar longe quando mantemos um relacionamento muito estreito, muito íntimo, com alguém que amamos. Ora, somos parte de um todo – de uma família, de um grupo de amigos, de uma comunidade. Com o outro ou em grupo, procuramos suprir as carências e a necessidade de nos sentirmos amados, desejados. Só quando o outro nos vê e nos reconhece, sentimos amenizar o peso da solidão, em função da convivência e da integração, mas não deixamos de ser fundamentalmente sós, então quando um adolescente anda por aí fazendo um enorme barulho com a sua moto, está dizendo: “vejam, eu existo,” e assim como para o ciberviciado, falta a ele o olhar do outro, a diferença aqui, é que, um tenta chamar a atenção para si em um processo histérico, e o outro em um processo narcisista. Mas a causa é a mesma, a solidão, e entrar em contato com ela não é fácil.

Para os amigos e leitores desse blog que se no momento passam por momentos de solidão eu gostaria de dar uma palavra de apoio dizendo-lhes que há momentos em que as perspectivas se perdem e o sofrimento vence. Esses são períodos críticos, de perdas reais ou aparentes, mas lembre-se, voce não é apenas um ser com sofrimentos, mas também com significado. Sua própria existência lhe força procurar uma realização cada vez maior, você pode crescer afetivamente e emocionalmente, contrapondo esses ganhos aos sofrimentos que a vida lhe traz. E nessa procura os caminhos mudam em cada fase da vida.

*1Dados publicados pelo site Online Education:
Acessado dia 23/04/2011 às 00h25min

Sagrima e Aged já preparam a 1ª etapa de vacinação contra Aftosa

A 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será realizada no estado no período de 1º a 31 de maio. A previsão da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), é vacinar todo o rebanho de cerca de 7,2 milhões de bovinos e bubalinos, formado predominantemente de pecuária de corte.

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, participarão do lançamento oficial da campanha, que acontecerá dia 3 de maio, no Parque Independência, onde é realizada a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). A solenidade está prevista para começar às 9h30.
A cobertura vacinal é uma das principais exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) para que o Maranhão alcance o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional previsto para acontecer até maio de 2012, pela Organização Internacional de Episotias (OIE). Desde dezembro de 2004 o estado é classificado como zona de médio risco e há cerca de 10 anos não registra nenhum caso da doença.

Além do Maranhão, outros seis estados do Nordeste estão cumprindo um cronograma de ações, que faz parte de um plano regional elaborado pelo Ministério da Agricultura para que a mudança ocorra ao mesmo tempo para toda a região.

O controle de barreiras sanitárias e o cadastramento de dados do setor também são prioridades do plano regional, que foi discutido entre gestores do ministério, secretários estaduais de agricultura e diretores das agências de defesa agropecuária do Nordeste, durante encontro realizado em Maceió, em fevereiro deste ano.

A classificação de zona livre de febre aftosa trará inúmeros benefícios e vantagens para o agronegócio maranhense, que responde por 22% do PIB Estadual. "O rebanho do Maranhão será valorizado e teremos abertura de novos mercados nacionais e internacionais. Temos um imenso potencial, porque nossa pecuária é de corte e temos um Porto (do Itaqui) que nos permite exportar para outros países", ressaltou o secretário Cláudio Azevedo.

Campanha

Para este ano, uma das estratégias utilizadas pela Aged para atingir uma cobertura vacinal de 100% do rebanho é a antecipação da veiculação da campanha publicitária, que já está sendo divulgada nas rádios desde o dia 15 de abril, conscientizando os criadores quanto a importância da vacina.

O diretor geral da Aged, Fernando Luís Mendonça Lima, afirmou que também será feito um acompanhamento semanal da comercialização das doses de vacina. "Nós iremos fazer este monitoramento da venda das vacinas para que possamos ter um diagnóstico para direcionar e até mesmo intensificar a divulgação nos locais de menor compra da vacina", disse Fernando Lima.

O diretor acrescentou que foi criado um coordenador da campanha em cada um dos 18 escritórios regionais da agência. "Vamos intensificar os trabalhos de divulgação e mobilização dos criadores das regiões de Rosário, Viana, Pinheiro e Zé Doca, que apresentaram baixo índice de cobertura vacinal em campanhas anteriores", informou.

O criador tem que comprovar a vacinação de seu rebanho, levando a nota fiscal da compra da vacina até um dos escritórios da Aged, que emitirá um comprovante de vacinação para o criador. Ao mesmo tempo em que comprova a vacinação, o criador faz o recadastramento de seu rebanho, informando aos funcionários da Aged a quantidade de animais existentes em sua propriedade.

Parceiros

São parceiros na realização da campanha do governo estadual, a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura, Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), Banco do Nordeste e Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema).

O superintendente Federal de Agricultura, Fernando Machado, conclamou todos os criadores para que vacinem o seu gado. "O setor público está fazendo sua parte e é necessário que o criador também contribua para que o Maranhão atinja essa classificação de zona livre de febre aftosa", ressaltou ele.

Fernando Machado elogiou ainda a veiculação antecipada da campanha de vacinação. "Essa estratégia é muito boa porque quanto mais cedo o criador tomar conhecimento da campanha, maior a possibilidade de aumentar a cobertura vacinal", avaliou.

Do site do governo do estado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alunos da UFMA reivindicam transporte coletivo urbano para o município


Alunos e docentes no corredor da câmara municipal
Universitários já teriam tido audiência com o MP que determinou a formulação de projeto de lei para implantação de transporte urbano no município
Estudantes universitários estiveram na Câmara Municipal na sessão do último dia 14, visando sensibilizar os membros do legislativo, quanto à ausência de transportes para os alunos do Campus IV da UFMA de Chapadinha.

O Campus universitário está localizado a cerca de 7 Km do Centro, o que dificulta seu acesso a muitos dicentes. Grande parte dos alunos se deslocam até a unidade por meio de carona, o que na maioria das vezes é insuficiente.

A assistente social da instituição de ensino, Ezenilde Rocha destacou em entrevista que houve no último dia 23, uma audiência com o Ministério Público onde ficou determinado ao poder executivo que elaborasse um projeto de lei para implantação de transporte coletivo urbano em nossa cidade. Ezenilde destacou que a ideia não é de possibilitar o transporte apenas para os alunos do Campus, mas sim para toda sociedade.

Segundo a assistente social a câmara informou a todos que está aguardando a apresentação do projeto, assim como o secretário de transportes sinalizou pela estipulação de prazo de 90 dias, para que seja implementado o transporte. O problema é que todos aguardam resposta do executivo que até agora não se posicionou sobre a situação.

Estudantes participando de manifestação
no último dia 29
No último dia 29, aniversário de Chapadinha, alunos e docentes estiveram participando de uma manifestação denominada DIA OFICIAL DO LUTO, promovida pela sociedade em ruas do Centro, onde foram expostos vários cartazes com a reivindicação.

Questionada sobre o resultado do manifesto Ezenilde mencionou que após a ação os alunos estiveram reunidos com a prefeita municipal, Danúbia Carneiro, que prometeu apresentar num curto espaço de tempo o referido projeto de lei. Mas até o momento nada foi feito.

Enquanto isso alunos continuam a ser prejudicados, tendo que penar por caronas para chegar a seus locais de estudo.

Garçom de Chapadinha é encontrado morto no Bom Sucesso

Do Blog do William
O que era para ser mais uma Semana Santa divertida, terminou em tristeza para familiares e amigos de Francimildo Lopes da Silva, de 24 anos, mais conhecido como "Neguinho", que até bem pouco tempo, trabalhava como garçom em um dos bares mais conhecidos de Chapadinha, o Almeida Bar.

O corpo do jovem foi encontrado pelo próprio pai, conhecido como "Fuscate", boiando e enroscado num galho de árvore, na beira do Rio Preto, no povoado Bom Sucesso, por volta das 9h30 da manhã do último sábado (23). Neguinho foi com um grupo de pessoas na quinta-feira (21), para o Bom Sucesso, como fazem há cinco anos.

De acordo com Nilde, namorada da vítima, no sábado, por volta de 2h30 da madrugada, eles ainda estavam bebendo em um bar às margens do rio. Neguinho disse que ia para casa e todos achavam que ele iria apenas lavar os pés no rio antes de sair. O tempo passou e nada de ele voltar.

Somente no início da manhã é que as buscas foram intensificadas e o corpo foi encontrado a poucos metros do local onde eles estavam bebendo. Nilde disse que achava que ele poderia estar dormindo em algum lugar, devido ao seu estado de embriaguês, pois ele e os amigos haviam bebido durante o dia e o início da madrugada. Nilde disse ainda, que, "de vez em quando, ele dava cãimbra nas pernas".

Depois de resgatado, o corpo foi levado ao necrotério do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA e, após exames preliminares, feitos pela Polícia Civil e pelo médico de plantão, foram levantadas hipóteses de morte por afogamento.

O delegado George Marques, que foi acompanhado do agente Itamar, disse que tudo indica que foi morte por afogamento. "Pelas características em que se encontra o corpo - típica de afogamento -, o fato de estar bastante inchado - certamente deve ter ingerido bastante água - quando apertamos o corpo, sai água pelos orifícios e pelo fato de não apresentar nenhum hematoma ou arranhão pelo corpo, tudo leva a crer que tenha sido afogamento", disse o delegado.

Mesmo com estes fortes indícios, o delegado solicitou ao médico de plantão a realização de exame cadavérico para comparar com as análises feitas. "Será feito o registro de ocorrência e um levantamento no local em que o corpo foi encontrado, para juntarmos todas as peças deste 'quebra-cabeça' no sentido de realmente confirmarmos se houve afogamento ou não", concluiu George Marques.

Neguinho morava na Rua Miguel Teodoro de Aguiar, no Bairro da Corrente, próximo ao Jardim Branca de Neve, onde o corpo foi velado.

25 toneladas de peixes são distribuídas à população de Chapadinha

Do Blog do William

Multidão começou a chegar desde as 4h da manhã
Desde 1998, quando o então deputado estadual Magno Bacelar começou a distribuir peixes para a população de Chapadinha - repetindo uma prática que ele mesmo iniciara em Aldeias Altas, quando era prefeito daquela cidade – a Semana Santa nunca mais foi a mesma, para milhares de famílias chapadinhense.

Na última quarta-feira (20), desde as 4h da manhã, milhares de pessoas estavam em enormes filas, algumas com mais de 200 metros, aguardando a vez de receber o peixe. Foram entregues 25 toneladas de palombeta e peixe–galo. A zona rural também recebeu os peixes.

Vereadores e secretários municipais se juntaram à prefeita Danúbia, ao deputado estadual Magno Bacelar e à equipe de coordenação para agilizar a distribuição. A Guarda Municipal teve um importante papel na organização do evento. Às 9h a distribuição já havia terminado, sem nenhuma confusão.

Povo agradece
João Batista: "é bacana, isso"
Essa distribuição é muito ‘bacana’, pois ganhando esse peixe, a gente agora pode comprar outras coisas que antes não era possível, porque a gente já ganha pouco, trabalhando na roça e tinha que ‘caçar’ um meio de comprar o peixe também”, disse o lavrador João Batista, morador do Bairro da Aldeia, que saía com três sacolas de peixes na mão.

Raimunda Meneses: "tem que continuar"
A dona de casa Raimunda Costa de Aguiar Meneses, moradora do Bairro Mutirão, disse que o programa tem que continuar: “Recebo peixe todos os anos. Esse programa é maravilhoso e tem que continuar, pois tem muita gente que não tem condição de botar peixe na mesa no dia de hoje”.

O secretário municipal de assistência social, Eduardo Braga, disse sentir-se feliz por participar, pela primeira vez da distribuição do peixe e enalteceu o trabalho da prefeita: “Já é uma tradição em Chapadinha. A prefeita está de parabéns por manter essa tradição. Vamos fazer esse trabalho pelos próximos anos, eu tenho certeza, porque a prefeita está fazendo um trabalho próximo à comunidade, ouvindo a todos. E, por onde nós passamos. nas últimas semanas, todo mundo estava perguntando pelo peixe. E estamos aqui, cumprindo com nosso trabalho”.

 
*Post resumido. Continue lendo no Blog do William

Arquivo do blog