WebNet

WebNet

sábado, 26 de maio de 2012

Jovem Acadêmica Morre em Acidente na BR 222 Envolvendo Moto e Caminhão


Dheyanne Ricelly Souza Pavão, 21 anos, morreu em um acidente na BR 222, próximo ao Posto Vemasa, na tarde deste sábado (26) por volta das 16h.
 
 

Um caminhão de uma empresa local carregado de tijolos bateu na jovem que conduzia uma Biz de cor preta; a jovem morreu na hora. A vitimada era acadêmica do 5º Período do Curso de Letras da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) e morava no bairro Campo Velho.



O motorista fugiu do local e o caminhão está preso na delegacia.


*Com informações e fotos do Blog do Foguinho

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pastoral Familiar: CONVITE


No próximo dia 02 de junho, a Pastoral Familiar de Chapadinha, estará promovendo o Baile dos Namorados, com a participação especial de Wilsinho - o "Gogó de Ouro". O evento será realizado no Parque Aquático Torre do Sol, a partir das 22h.


Informações: (98) 9115-0231

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Parabéns a todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta sexta-feira, dia 25 de Maio, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!

Justiça Concede Liberdade a Acusados pela Morte de "Testa"



A justiça concedeu liberdade provisória aos vendedores de revistas Adriano Zavatte, 34 anos e Rafael Refero Guesada, 23 anos, acusados de envolvimento na morte do churrasqueiro Francisco das Chagas Alves Gomes, conhecido como “Testa” de 28 anos. A audiência de instrução foi realizada no Fórum Ministro Edson Carvalho Vidigal, em Chapadinha-MA.

Na audiência de instrução, o crime foi caracterizado como culposo, quando não há intenção de matar. O fato ocorreu em janeiro deste ano, segundo a polícia o churrasqueiro do Posto Alvorada III, Francisco das Chagas Alves Gomes, “Testa” de 28 anos foi atingido na altura do peito direito, dentro de um dos quartos do Hotel do Posto, onde estavam hospedados os vendedores.
 
 
A vítima, Francisco das Chagas - o "Testa"

Adriano Zavatte, disse na época ao CN1 que manuseava a arma quando a mesma disparou acidentalmente atingindo Francisco das Chagas “Testa” que morreu na hora. A arma foi jogada fora após o crime e encontrada dois dias depois nas mediações da curva do posto Pinheirão no bairro Boa Vista.
 
 
Os paulistas Adriano e Rafael passaram quatro meses presos no Centro de Detenção Provisória. O juiz determinou que os dois terão que se apresentar na justiça todas as vezes que forem convocados, caso não se apresentem poderão ser presos novamente.
 

Sessão Ordinária da Câmara Municipal



A Câmara Municipal de Chapadinha, MA realizou nesta quinta-feira (24) mais uma sessão ordinária que foi presidida pelo vice-presidente da casa legislativa, vereador Emerson Aguiar (PR).

Foi aprovado, indicação de autoria do vereador Antonio Jorge (PV), solicitando que seja providenciado com urgência operação tapa buraco na Avenida Gustavo Barbosa. Também foi aprovado indicação do vereador França Nilo (PR), onde solicita a Prefeitura de Chapadinha terraplenagem na Vila Liberdade.



O vereador Antonio Jorge (PV), também apresentou a mesa diretora dois projetos de lei na qual solicita alteração de nomenclatura da Rua do Estágio para Rua Onofre Pires de Santana e instituiu o dia municipal do agente comunitário de saúde. Os dois projetos de lei foram aprovados e encaminhados para as comissões competentes.



O vereador Samuel Nistron (PSC), requereu verbalmente o comparecimento do secretário municipal de agricultura, Antonio do Nilo na próxima sessão para que ele possa informar os índices de perda da produção no município provocada pela estiagem. Samuel Nistron aguarda que o poder executivo decrete “estado de emergência” por causa da seca.

Alunos da Escola "O Pequeno Príncipe" Realizam Sessão de Filme Neste Sábado (26)


Por: Sousa Neto

Tendo a sétima arte como aliada, alunos do 9º Ano (vespertino) da Escola “O Pequeno Príncipe, realizam neste sábado, às 19h, no pátio do referido colégio, o projeto Cine Comédia OPP, com a sessão do filme "Quero Matar o Meu Chefe" – cujo objetivo, é arrecadar fundos para a realização da festa de formatura, que acontece no final do ano letivo. Sintam-se CONVIDADOS!
.......................................................................
SERVIÇOS:
Evento: Filme: Quero Matar o Meu Chefe
Local: Pátio da Escola “O Pequeno Príncipe”
Data: Sábado (26) – Às 19h
Ingressos: R$ 2,00 (dois reais)
Organização: Turma do 9º Ano - Vespertino

Campeões do JECs 2012

Escola Campeã - Amelia Mendes (Gestora Nálida) técnico Sócrates com os secretários Enir e Santos

Foi nesta quinta-feira (24) a partir das 15h30, que aconteceu o encerramento do Futebol de Campo, dos Jogos Escolares de Chapadinha (JECs) 2012. Garra, ousadia e vontade de ser campeões marcaram o último dia dos jogos no Estádio Municipal Lucidio Frazão. As torcidas compareceram e apoiaram seus times até o ultimo gol. A vitória aconteceu nos penaltes entre os times das escolas U.I. Amélia Mendes x Caic. No infantil a escola U.I. Agostinho Ribeiro derrotou por 1 x 0 o time da escola U.I. Aldalina Machado se tornando bicampeã.

 
A bicampeã Infantil - Escola Agostinho Ribeiro (Gestora Darliane) e Hidelgarde,
com o técnico Edinho e a secretária Enir


Escola Caic - Vice-campeã Infanto (Gestora Fátima) técnico Edinho e a secretária Enir


Escola Aldalina Machado (Gestor Valdriano) - Vice-campeã Infantil 


Torcidas atentas nas arquibancadas

Parabéns a comissão organizadora pelo sucesso dos JECs 2012, que teve a parceria da Secretarias municipais de Educação (Semed), Esporte, e Escolas; e em especial os Gestores com seus professores, técnicos, pais e alunos que contribuiram com este belo espetáculo.
 
 
Extraído do Blog do Prof. Damiani
 

III Conferência Municipal das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais


Foto: Sousa Neto
 
Venha participar da III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS– CMPPNE.
 
 
Nesta sexta-feira, dia 25 de Maio de 2012 - A partir das 7h da manhã.
 

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha.
 

SINDCHAP: Assembléia Geral Nesta Sexta-Feira (25)


CONVOCATÓRIA
 
O SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA, CONVOCA todos os associados e pessoas interessadas para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL que acontecerá nesta sexta-feira, dia 25 de maio de 2012, às 17h, na sede da Entidade com a seguinte pauta:


- Campanha Estadual do direito à educação Pública de Qualidade.


- Aquisição de Bens.


- Problemas Salariais dos Servidores da Saúde.


- Reintegração de posse da Quadra e obras previstas.


- Outros assuntos de interesses da categoria.


OBS.: Pedimos que os servidores da Saúde com problemas relacionados aos seus vencimentos, como Insalubridades, adicional noturno...etc, não deixe de comparecer à Assembléia Geral, munidos com Xerox de CPF, RG e comprovante de residência, para as devidas ações judiciais a serem formadas.


Certo de contarmos com a presença de todos, nossas saudações sindicais.


ARMANDO FERREIRA DE ARAÚJO - Presidente


*Extraído do Blog do SindChap

URE/Chapadinha: Orientação aos Educadores do Baixo Parnaíba

A SEDUC, através desta Unidade Regional, informa que o trabalho docente realiza-se em 20 horas semanais, sendo até 16 horas em sala de aula e 4 horas em atividades pedagógicas extra-classe.

As 20 horas poderão ser distribuídas da seguinte forma: 05 dias de 04 horas ou 4 dias de 5 horas

Obs.: As 04 horas pedagógicas deverão ser aplicadas no ambiente escolar.
 
Esta informação vem a suprimir quaisquer dúvidas de gestores escolares e educadores a esse respeito. Pretende-se, com isso, contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais disponibilizados à população do Baixo Parnaíba.


Jânio Ayres - Gestor Regional


Extraído do Blog da URE/Chapadinha




quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o ENEM começam na próxima segunda (28)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começam na próxima segunda-feira (28) e seguem até o dia 15 de junho, em todo o Brasil. Em 2011 mais de 5,4 milhões de estudantes participaram da avaliação, que é utilizada como critério para ingresso em quatro instituições de ensino superior públicas no Pará. O edital com todas as novidades deste ano e as datas importantes do concurso será divulgado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.


O valor das inscrições para o exame é R$ 35,00 e deve ser pago até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Mas são isentos da taxa os alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Também serão isentos os estudantes que delcararem carência socioeconômica.


A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.



Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica também podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais.


Novidades em 2012 - Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.


As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.


Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. Segundo o Ministério da Educação, o Enem é o segundo maior exame do gênero no mundo, atrás apenas do realizado na China.



Sábado de MPB - Com Gheorge Lima, na Buteco Music


O cantor e instrumentista Gheorge Lima, se apresenta neste sábado, dia 26, a partir das 20h, na Buteco Music (avenida Presidente Vargas - bairro Corrente) com o show "Sábado de MPB" - Imperdível!

 

TUTÓIA: Programa Brasil Sem Miséria Será Implantado no Município

Empresa contratada pelo MDA –Ministério do Desenvolvimento Agrário - realizou palestra para implantar o Programa Brasil Sem Miséria em Tutóia (município distante 206 km de Chapadinha). O encontro realizado no dia 14 de abril último, consiste na apresentação do projeto e contou com a presença de algumas entidades do município como STTR –Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais, SINTRAF –Sindicato da Agricultura Familiar, entre outras, além da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e lideranças locais.


O encontro foi coordenado por Loroana Santana (foto), agrônoma da empresa CEDET – Centro de Desenvolvimento Tecnológico- responsável por implantar o programa federal Brasil Sem Miséria em Tutóia contemplando 160 famílias e mais seis municípios no Maranhão: São Bernardo, Santana do Maranhão e Araioses com 80 famílias; Anapurus, 160 famílias; Brejo e Buriti com 240 famílias, totalizando em 1.040 famílias.
 
 
A meta do projeto é levar ajuda direta ao trabalhador rural com auxilio técnico especializado, fomento de R$ 2.400,00 e oferta de sementes. Além disso, serão realizados diagnósticos da Unidade de Produção, encontros presenciais, elaboração e acompanhamento individualizado do Projeto de Estruturação Produtiva Social Familiar.
 
 
Com esse projeto o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pela agricultura familiar.
 
 
Segundo a coordenadora Loroana, o fomento cairá nas contas do bolsa família dos beneficiados em 3 parcelas num período de 14 meses que deverá ser o mesmo de implantação e acompanhamento por dois técnicos da empresa. E que a produção [da agricultura ou da pecuária] deve ser absorvida pela população urbana do município, para isso a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e Secretaria Municipal de Agricultura foram convidadas para serem parceiros no projeto.
 
 
O dinheiro do fomento será investido em sementes ou matrizes [no caso de criação de galinhas, por exemplo] e a terra é a que o produtor já utiliza.
 
 
Mais de 20 povoados devem ser contemplados em Tutóia. Mas, segundo Floriano, presidente do STTR, o número poderia ser maior levando em consideração, que de acorde com ele, 70% da população de tutoiense reside e trabalha na zona rural do município e grande parte vive abaixo da linha da pobreza. Pois, “o governo atual, desenvolveu muito pouco a agricultura de Tutóia” ressaltado no discurso do Secretário Municipal de Agricultura Nicolau Silva.


Extraído do Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Prefeitura de Chapadinha Contrata Advogados por Seis Meses por R$ 215.400,00

Imagem meramente ilustrativa

Conforme publicado no Diário Oficial/MA, datado de 04.05.2012 (Terceiros - Pág.: 26) a Prefeitura Municipal de Chapadinha contratou, no início deste mês, os serviços do escritório de advocacia de Marcos Lobo, por R$ 129 mil, e do advogado Éneas Garcia Fernandes Neto, por R$ 86,4 mil. Veja recorte abaixo:


*Com informações do Blog Chapadinha Online

Irmão de Zé Almeida Se Envolve em Grave Acidente e Escapa Ileso


 
 
O engenheiro Hélio Almeida, irmão do médico e ex-prefeito de Chapadinha Zé Almeida, se envolveu em um grave acidente na BR 222, por volta das 14h30 desta quinta-feira (24). O acidente aconteceu na localidade “Rancho Papoco”, a aproximadamente 15km de Santa Rita.


Hélio que vinha de Arari, dirigia um Logan, colidiu com um Caminhão Baú e saiu praticamente ileso do acidente que deixou os carros completamente destruídos. Apresentando apenas escoriações em um dos braços Hélio Almeida conversou com o editor do blog e disse ainda estar zonzo com a batida e declarou não saber explicar como tudo aconteceu.


O motorista do Caminhão também nada sofreu, mas o veiculo ficou muito avariado. A Polícia Rodoviária não havia chegado ao local. Mais detalhes e fotos em instantes.
 

Adquira Já seu Passaporte para a Festa Vip!


Por motivos de Falecimento na família do colunista social, Celso Lopes, a FESTA VIP, que deveria ter acontecido no dia 05 de maio, foi adiada para Julho, mês das férias.

Celso lembra a todos que a FESTA VIP foi remarcado para o dia 07 de Julho e será animada pelo DJ Fabiano Sena, diretamente de São Luís, com produções de luzes em ambientes coloridos. O evento terá a presença marcante da Miss Maranhão, Nayanne Ferres, onde fará a apresentação de um tradicional desfile de beleza.

A festa será realizada no CRIS BUFFET & EVENTOS localizado na Avenida Senador Vitorino Freire nº 76, bairro Terras Duras, em Chapadinha. Portanto não perca tempo e adquira hoje mesmo seu passaportes para a FESTA VIP por um preço especial de R$ 25,00 pelo fone 9122-9715 (Fale com Celso Lopes).
 
 
 

Studio Kim Pereira - Registrando Bons Momentos!




Se você precisa de um fotógrafo profissional pra fazer a cobertura de aniversários, casamentos, batizados, ou qualquer tipo de evento, contate imediatamente o Studio Kim Pereira, que você terá a satisfação de um trabalho de qualidade.

Veja o resultado de alguns trabalhos fotográficos:







Colégio FAC Consagra-se Campeão dos JECs 2012 na Categoria Infantil de Futsal


O Colégio Francisco Almeida Carneiro - FAC, tornou-se campeão da final dos Jogos Escolares de Chapadinha - JECs, na Categoria Infantil, de futsal. A partida emocionante entre os finalistas, Colégio Batista e o Colégio FAC, foi decidida nos pênaltis.
 
 
O Colégio FAC ganhou a etapa municipal e vai representar Chapadinha na etapa regional com outras cidades. A etapa regional será sediada em Chapadinha no dia 30 de junho, no ginásio da escola CAIC. Parabéns a todos os atletas que participaram do JECs 2012.
 

Uma organização das secretaria municipais de Esporte e Educação (Semed) e realização da Prefeitura Municipal de Chapadinha.
 
 
 
*Com alterações.
 

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Nos congratulamos com todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem! Nossos sinceros votos de felicitações!


Comemoração do Dia das Mães na Creche Luís Rocha Junior

Nesta foto: Dayanne Aguiar (Diretora), Mariquinha (Coord. Ens. Infantil), Prof. João Damiani, e Maria Coelho (Sec. Adj. de Educação)

Com a participação das Professoras e Funcionários, a Creche Luís Rocha Junior (bairro Areal) fez uma linda homenagem, comemorando o Dia das Mães. O evento aconteceu na noite do último sábado (19) nas dependências da referida creche, com um jantar e muitas homenagens. Estavam presente na comemoração a secretária adjunta de Educação, Profª Maria Coelho; a coordenadora da Educação Infantil, Prof. Mariquinha, e o vereador Emerson Aguiar.

 

Parabenizo a gestora Dayanne Aguiar e sua equipe de trabalho, pela belíssima festa. Percebeu-se um ar de satisfação por parte das mães presentes com a homenagem recebida.

Veja alguns momentos importantes.
 
 








Justiça de Chapadinha Determina Apreensão e Internação de Adolescente Infrator em SL


Do Blog CN1

O Juiz de Direito, Mário Henrique Mesquita Reis da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, MA determinou a apreensão e a internação provisória do adolescente infrator F.C.L.L., de 17 anos, a ser cumprida no Centro da Juventude Canaã , em São Luís, pelo prazo de 45 dias.



Segundo a polícia, o adolescente foi apreendido várias vezes por envolvimento com drogas. No mês passado, policiais do Serviço de Inteligência da 4ªCompanhia Independente da Polícia Militar, apreenderam mais uma vez o adolescente. Com ele os policiais encontraram 50 pedras de crak (foto acima) e uma quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais).

O mandado de internação foi movida pelo Ministério Público Estadual contra o menor.
 
 
*1ª imagem, meramente ilustrativa.
 

Os grandes disputarão, os menores definirão (de novo)

Do Blogue do Braga

Apesar de uns e outros cantarem vitória a esta distância da eleição, é bom olharmos para trás e ver o que o passado nos deixou de lição política.

No período pré-eleitoral de 2008, lideravam as pesquisas de intenção de voto Dr. Levi Pontes (ex-PDT) e Dr. Talvane Hortegal (ex-PT).

Além de ser filho do lendário Antônio Pontes de Aguiar, Dr. Levi contava com o apoio do governo Jackson Lago, a simpatia do empresariado e da classe média, e pose de quem venceria as eleições dando continuidade apenas aos acertos do grupo com o qual rompera havia pouco tempo.

O então-neo-e-já-ex-petista Talvane Hortegal disputava a dianteira nas pesquisas e fez o PT crer que o mau desempenho da candidata governista, Danúbia Carneiro, faria com que a família Sarney obrigasse o então prefeito, Dr. Magno Bacelar, a apoiá-lo.

Para quem analisa política superficialmente parecia tudo bem definido para a disputa ficar por aí, afinal, o eleitorado estava cansado dos dois grupos tradicionais da política chapadinhense, não é mesmo? Não é mesmo!

Os dois candidatos juntos não somaram 15% dos válidos apurados e a disputa se polarizou entre Isaías Fortes (43,1%) e Danúbia Carneiro (41,9%), os candidatos que tinham grupo político. E permita-me, caro leitor, recorrer ao negrito e às letras maiúsculas para frisar uma obviedade que às vezes parece passar despercebida. A ELEIÇÃO NÃO É UMA DISPUTA ENTRE CANDIDATOS, MAS SIM UMA DISPUTA ENTRE GRUPOS.

Assim, quando se opta por candidato A ou B, deve-se prestar bem atenção em quem o rodeia, afinal é com eles que o candidato vai governar.
Quem decidiu, poderá decidir de novo
 
Apesar de nenhum dos dois terem tido força suficiente para polarizar a campanha, as candidaturas de Dr. Levi (PDT) e Dr. Talvane (PT) foram determinantes para o resultado final da eleição.
 
Mesmo tendo tido a menor votação proporcional de todas as vezes que foi candidato a prefeito (apenas 43%), Isaías Fortes foi o mais votado e só não é prefeito de Chapadinha hoje porque (como até o reino mineral sabia, menos Edson Vidigal) ele era inelegível.

Da mesma forma, o PT e os partidos da chamada 3ª via*, mesmo não tendo musculatura para disputar a eleição tendo candidatura própria com chances reais de vitória, serão determinantes para o resultado final da eleição.
A se confirmar a aliança de ambos com a candidatura governista, esta sairá com vantagem na hora do pega pra capar, afinal, é difícil imaginar que qualquer um dos grupos logre êxito em condição de isolamento e com todas as demais forças políticas do município unidas do outro lado.
 
De qualquer forma, a disputa será acirrada e, pelo que se vê até agora, sem nenhum debate sobre proposta de governo, principalmente por parte de quem se diz a mudança.

*PT e 3ª via deveriam ser uma coisa só.
 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Parabéns, Dr. Pedro, pelos seus 71 Anos!

Os Pedros: O aniversariante com seu neto Pedro Henrique!

Dentre os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta quarta-feira (23) nosso destaque é para o médico Pedro Monteles, que completa 71 Anos! Aqui registramos nossas sinceras congratulações e votos de felicitações!


Fotomontagem: 01- O aniversariante Dr. Pedro; 02- Sua esposa D. Ana e seu filho Allysson; 03- Seu filho Allan; 04- Sua filha Allaine.

Abaixo, reproduzimos mensagens postadas na página social Facebook, pelos seus filhos Allayne, Allysson e Allan Monteles:


"Compartilho minha felicidade e agradecimento a Deus por mais um ano de vida do homem mais importante da minha vida. Nesses 71 anos e quase 40 de profissão do meu pai, celebramos com muita fé todas as conquistas e derrotas que nos fizeram seres humanos melhores. Que o Cristo de amor, esteja sempre em nossa família. Amém!!! Infinitos beijos, meu pai. Te amo!!!" -  (Allaine Monteles)

"Hoje é o aniversário do homem mais importante da minha vida, meu orgulho, meu espelho, meu herói e meu ídolo, sempre!!! Parabéns pai, pelo seu aniversário!!! Na foto (acima) os dois Pedro's da casa: o "coroa", Dr Pedro com o meu sobrinho, Pedro Henrique" - (Allysson Monteles)

"Quero aqui parabenizar meu pai pela passagem de seu aniversário, desejando ao mesmo que DEUS, Nosso Pai Maior, continue a iluminar seus caminhos, sempre... sempre!!! Te amamos, Papai!" - (Allan Monteles).

Seca no Nordeste




Por: Juvenal Neres*

No semiárido, revendo os dados e as notícias das ultimas três décadas sobre a ocorrência de períodos de seca, fazemos uma avaliação sobre o momento crítico de estiagem que está batendo em nossas portas. Preocupações são as mesmas de sempre. O momento difícil e a exploração das cidadãs e cidadãos atingidos por políticas paliativas, muita das vezes ilegais, dos governantes que tornam os sertanejos, mais uma vez, reféns da maldita politicagem do "toma lá dá cá", do "cabresto eleitoral".


No Maranhão não é diferente. Tem prefeito, ainda hoje, sendo processado por ter usado de má fé, e declarado o município em estado de calamidade pública para usufruto de verbas repassadas para serem aplicadas no atendimento dos cidadãos.


A situação se repete. Quando nós, da ASA BRASIL, provamos por "A" mais "B" com execuções exitosas, que existem políticas públicas eficientes, eficazes e muito mais baratas, geradoras de renda, da construção da sustentabilidade e do respeito aos direitos do cidadão e do meio ambiente, os governantes persistem e insistem na construção das grande obras, dos mega projetos, para usarem também, claro, as suas empreiteiras ou de aliados,  já montadas, nas execuções,  e extraindo de uma situação de muito sofrimento e privação lucros exorbitantes e promovendo desvios de recursos públicos. Nas mesas das negociações as porcentagens já altas praticadas atingem proporções maiores e no caso de declarado estado de calamidade pública não existe sequer licitação. 


*Coordenador Executivo - ASA/MA


Mais Uma Moto é Tomada de Assalto em Chapadinha


Segundo informa o Blog da GCM/Chapadinha, na noite da última terça-feira (22) por volta das 21h, aconteceu mais um furto de moto. De acordo com a postagem, um casal que estava namorando nas proximidades do antigo mercado no centro da cidade, teve sua moto tomada de assalto por meliantes ainda não identificados. A polícia foi acionada e de imediato saiu a procura dos bandidos juntamente com a motocicleta.

A Ação

Os bandidos abordaram o casal com uma arma de fogo e exigiu que fosse entregue a chave da motocicleta. A vítima que teve um revolver apontado para sua barriga, não reagiu ao assalto e entregou a chave e um celular que também foi exigido pelos meliantes. Os assaltantes  saíram em fuga com os objetos roubados e tomaram rumo desconhecido.


*Imagem meramente ilustrativa

Proposta aprovada na Consocial pode por fim a agiotagem em campanhas eleitorais


Para se vencer uma eleição para o cargo de prefeito não precisa ter carisma, morar no município (como pensam alguns) ou mesmo conhecer a comunidade.


Basta apenas ter dinheiro no bolso e na conta bancária. Ficaram surpresos? Pois este é o ensinamento que as últimas eleições municipais deixaram no Maranhão. 


No caso de uma eleição para o cargo de prefeito, fazemos uma conta bem simples. Vamos multiplicar a quantidade de eleitores por 100. Ou seja, cada voto poderá ser comprado por R$ 100,00 (no mínimo). Não precisa nem fazer campanha. Coloca-se alguns cabos eleitorais para, no dia da eleição, ir de casa em casa cumprindo os "acordos".


Desse modo, uma eleição em um município de 15 mil eleitores custaria a bagatela de, no mínimo, R$ 1,5 milhões. É óbvio que esse dinheiro não sairá do próprio bolso de nenhum candidato. Ele será conseguido junto a agiotas, donos de construtoras, postos de combustível, distribuidores de merenda escolar e de medicamentos.


Detalhe, se um agiota emprestar R$ 1,5 milhões ele deverá receber cinco vezes este valor, ou seja, R$ 7,5 milhões. E caso quem tomou o empréstimo não faça o pagamento, corre um sério risco de ter a sua integridade física, ou de sua família, bastante afetada. Alguém aí se lembra da quantidade de prefeitos que foram brutalmente assassinados nos últimos anos no Maranhão?


Entenderam agora por que os municípios ficam totalmente abandonados pelas administrações municipais durante os 4 anos? Por conta de pagamentos de dívidas com os agiotas e demais financiadores de campanha. É o que os prefeitos chamam costumeiramente de "arrumar a casa".


Em sintonia com o problema, a Consocial realizada no último final de semana aprovou com cerca de 970 votos (a maior quantidade) proposta que cria o financiamento público de campanha. Trocando em miúdos, todas as campanhas eleitorais passarão a ser financiadas exclusivamente por recursos do erário.


Eis uma boa saída para corrigir esta vergonha nacional que são a compra de votas, a troca de favores e o clientelismo. Valeu Consocial!


Arquivo do blog