WebNet

WebNet

domingo, 20 de maio de 2012

Notícias da Paróquia de Chapadinha-MA


1- DIA MUNDIAL ADS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Este domingo das Ascenção do Senhor é também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Celebra-se este ano pela 46ª vez. Bento XVI publicou uma mensagem para este dia com o título: "Silêncio e Palavra - Caminho de Evangelização". No complicado mundo da comunicação, tão incentivado pela tecnologia, é possível maior rapidez e vastidão de conteúdos. Mas o ser humano deve saber parar para escolher o melhor, para refletir e saber discenir o essencial do acidental, o importante do inútil e não se deixar levar por tudo que lhe chega nos jornais, na televisão ou na internet.. Palavra e silêncio, são dois momentos necessários para adquirir capacidade de autêntico diálogo e saber distinguir valores de contra-valores. Recebemos imensos estímulos, mas nem tudo que nos é comunicado é boa resposta às importantes perguntas que temos. Não é a tecnologia que dá credibilidade à comunicação. Precisamos saber analisar, discenir o verdadeiro do falso. Não é por ouvirmos  umas idéias na televisão que vamos por aí a fora a comunicá-lo a todos. Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem pode descobrir no silêncio a possibilidade de falar com e de Deus. Façamos tudo para que Cristo se forme em nós e depois vamos fazer tudo pelo Evangelho (Gal. 4,19 e ICor. 9,23).


2- ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

Vai decorrer em Milão, na Itália, de 30 de Maio a 03 de Junho, do corrente ano, o Encontro Mundial das famílias. Terá como tema: "A Família, a Festa e o Trabalho". A vida familiar depende muito do trabalho e as necessidades e ritmos da família também trazem problemas ao mundo do trabalho. A festa surge como algo complementar ao trabalho. O ser humano não vive apenas para trabalhar, como não vive só de pão. Vive também de relações, da oração, de afeto, de amizade, solidariedade, jogo, arte, contato com a natureza, etc., etc. Festa e trabalho condicionam muito a vida familiar. Este Encontro pretende ser uma partilha de experiências de famílias vindas de todo o mundo. A família tem caráter insubstituível para a saúde e coesão social. À medida que se empobrece a qualidade das relações familiares, cresce também a necessidade de adquirir coisas, de mais consumismo que pode levar ao endividamento das pessoas e das famílias. A política, a economia, a cultura deverão esforçar-se por satisfazer as profundas preocupações dos seres humanos e não apenas impor modelos que só tem o fim de estimular o desejo ao supérfluo, ao inútil e, tantas vezes, ao prejudicial.


3- RECEPÇÃO À IMAGEM DA MÃE RAINHA

Nos bairros onde se celebra missa à semana, no dia 18 de cada mês ou no dia da semana em que se celebra missa, anterior ao dia 18, devem os missionários(as) da Mãe Rainha, fazer todo o possível para que venham à celebração às famílias que recebem a imagem e as imagens.


4- RELATÓRIO SOBRE A SAÚDE PÚBLICA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE

No momento em que estamos escrevendo este folheto (Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores) ainda não sabemos como decorreu o Encontro na Igreja Matriz, para entrega do Relatório Sobre A Saúde Pública, feito a partir das achegas dos grupos realizados durante a Campanha da Fraternidade. Este Encontro é apenas o princípio de um processo que vai ter continuidade em mais iniciativas para a população ficar mais consciente de seus deveres e direitos e participar melhor em tudo que diz respeito ao sistema da Saúde Pública. Não permitiremos que alguém da classe política profissional se queira apoderar deste esforço, mas pedimos que todos nos juntemos para lutar por um melhor sistema de Saúde Pública.


5- SOLIDARIEDADE AOS MORADORES DO BAIRRO CAMPO VELHO

Apoiamos a população do Bairro Campo Velho que não gostou da idéia da Prefeitura fazer um Posto de Saúde numa esquina da Praça (do bairro). Achamos esta idéia de péssimo gosto e, se é preciso fazer, outro posto (ou basta reanimar o já existente?) que se faça no meio da Praça para que os lugares mais nobres da cidade comecem a ter melhor utilidade, que promover a bebedeira.


6- PRIMEIRA COMUNHA - CENTRO E CORRENTE

Esta semana, vão preparar e fazer a Primeira Comunhão os catequizandos(as) do centro e do Bairro da Corrente. Na Corrente, a Comunhão será no dia 25 próximo (sexta-feira) à noite. No Centro, no próximo dia 27 (domingo) na Missa das 10h. As confissões, serão marcadas nos encontros.


*Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha-MA. - Diretor: Pe. Manuel Neves - Nº 14 - 20.05.2012 - www.paroquiadechapadinha.com

Arquivo do blog