WebNet

WebNet

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o ENEM começam na próxima segunda (28)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começam na próxima segunda-feira (28) e seguem até o dia 15 de junho, em todo o Brasil. Em 2011 mais de 5,4 milhões de estudantes participaram da avaliação, que é utilizada como critério para ingresso em quatro instituições de ensino superior públicas no Pará. O edital com todas as novidades deste ano e as datas importantes do concurso será divulgado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.


O valor das inscrições para o exame é R$ 35,00 e deve ser pago até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Mas são isentos da taxa os alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Também serão isentos os estudantes que delcararem carência socioeconômica.


A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.



Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica também podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais.


Novidades em 2012 - Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.


As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.


Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. Segundo o Ministério da Educação, o Enem é o segundo maior exame do gênero no mundo, atrás apenas do realizado na China.



Arquivo do blog