WebNet

WebNet

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Escola Municipal UI Tancredo Neves Comemora Dia dos Pais

A gestora da escola, Profª Odilene Bastos, presenteando os pais
Em encontro acontecido na escola municipal U.I. Tancredo Neves, foi comemorado o Dia dos Pais. A festa contou com a participação dos pais de alunos, tanto do turno matutino, quanto do turno vespertino, funcionários e amigos da escola.
 
 
 
No primeiro momento houve uma palestra sobre a importância da presença da família e do PAI na escola, palestra essa ministrada pelo secretário municipal da Juventude, Gerre Adriano: "Os filhos não precisam ter medo dos pais, ou medo de mostrar as notas da escola, precisam encontrar nos pais, verdadeiros AMIGOS!" - enfatizou.
Após a palestra, o Ministério Sobre as Águas emocionou os pai com canções....

"Não queremos os pais na escola só para falarmos da indisciplina dos filhos, ou para assinarem o boletim bimestral...Queremos envolve-los no processo educacional dos filhos e pela parceria entre família e escola alcançarmos o sucesso no ensino e aprendizagem", ressaltou a gestora, Odilene Bastos.
Ao fim do encontro foram entregues presentes aos pais e oferecido a eles um jantar.


 
 
 

*Com fotos e informações de Odilene Bastos

Vem aí...


3ª Gincana Estudantil das Escolas do Sistema Municipal de Ensino

*Fotos da 2ª edição realizada no passado (2011)
 
Nesta sexta-feira (24) acontecerá a abertura da III GINCANA ESTUDANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CHAPADINHA/MA.


Uma das novidades da Gincana 2012 é a junção de duas ou mais escolas formando equipes. Cada equipe recebeu uma cor que deverá desenvolver sua performance a partir dela, com criatividade, originalidade e organização.


Cada cor deve ser estudada e representada na apresentação das equipes pelas ruas da cidade que acontecerá amanhã a partir das 15h - a concentração acontecerá no Benú Mendes.
*Fotos da 2ª edição realizada no passado (2011)
 
No sábado, dia 25, a partir das 8h, na Associação da CAEMA, cada equipe estará executando as baterias apresentadas na hora da GINCANA.


Veja como estão organizadas as equipes.


ORDEM / NOME DA ESCOLA (NOME DO DIRETOR) / COR

1. ANA FORTES (Dilzanir) / ISAIAS FORTES (Cleide) / RAIMUNDO GOMES (Maria Francisca) / CHAPADA DAS MULATAS (Francisca Santana / LARANJA

2. ALMADA LIMA (Lourivan) / AMARELO

3. ALEXANDRE COSTA (Priscilla) / OLIVEIRA ROMA (Maria das Dores Monteles) /  VERDE

4. JOÃO GOMES (Cássia ) / CORONEL JOAQUIM NUNES (Jacira) /  VERMELHO

5. DOM PEDRO I (Leuda) / FRANCISCO ISAIAS DO NASCIMENTO (Fátima Duarte) / BRANCO - ROXO

6. GONÇALVES DIAS (Helideny) / NOSSA SENHORA DAS DORES (Fábio) / ACELINO DA SILVA (Varty) / BERNARDA PORTELA (Jerusa Sousa) / ROSA

7. AGUSTINHO RIBEIRO (Darliane) / CAROLINA MESQUITA (Aldileide) / TANCREDO DE ALMEIDA NEVES (Odilene Bastos / LILÁS

8. AMÉLIA MENDES (Nalyda) / NOSSA SENHORA APARECIDA (Lilian Fonteles) / SEBASTIÃO RODRIGUES LOBO (Jaqueline)  / AZUL - CLARO

9. ALDALINA SILVA (Valdriano) / JOSÉ SARNEY (Francisca Campos) / AZUL


Boa Sorte a todas as equipes!!!
*Fotos: Blog Interligado
 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Juiz Reúne Imprensa e Representantes de Coligações de Chapadinha e Mata Roma

 
O Juíz Cristiano Simas de Sousa reuniu na tarde desta quarta-feira (22) a imprensa local e representantes das coligações dos candidatos Magno Bacelar e Belezinha (Chapadinha); e, Carmem Neto e Glinoel Garreto (Mata Roma).


Durante a reunião estiveram presentes o comandante da 4ª CI/PM, Major Edvaldo Mesquita; o Delegado de Polícia Civil, Alessandro Gomes; e o Promotor de Justiça, Douglas Nojosa.
 
 
IMPRENSA
 
Participaram do encontro os blogueiros Alexandre Pinheiro, William Fernandes, Foguinho, Sousa Neto, Enedilson Santos e Luiz Carlos Júnior; e Brendha Gomes (do site Local Notícias). Também, Fábio Barroso e Léo Castro (da Mirante local).
 
 
COLIGAÇÕES/REPRESENTANTES
 
Representaram a coligação do candidato Magno Bacelar, o Dr. José da Costa Almeida, o advogado Elcio Aguiar e Chico do Oh.
 
Já a coligação da candidata Ducilene Pontes (Belezinha) foi representada por Isamara Meneses, o advogado Ilmar Mota, prof. Francejane e outros.
 
 
A reunião foi para esclarecer algumas regras da propaganda Eleitoral em veículos de comunicação e em especial aos carros de som, em que o juiz Cristiano através da lei eleitoral vetou o uso de trio e mini-trio pelas ruas de Chapadinha e Mata Roma com propaganda política, e deixou bem claro que só é permitido somente em comícios.


Sobre as carreatas com distribuição de combustível não tem problema nenhum quando a quantidade de litros distribuídos seja o necessário para o percusso, isso o TSE ver como não seja crime eleitoral.

 
 
 
 
O juiz Cristiano Simas de Sousa determinou a Polícia Militar, em nome do Major Edivaldo, a apreensão de qualquer veículo de comunicação que desrespeitar a lei eleitoral ou infringir desobedecendo em locais públicos como igreja, escola, câmara de vereadores, hospitais e muito mais.
 
 
 
 
O Major Edvaldo destacou que irá começar as blitz em carros para averiguar se os veículos estão com a documentação em dia e o motorista esteja completamente habilitado para conduzir qualquer carro de som, caso haja irregularidades será punido e apreendido pela Polícia Militar.
 
 
*Com alterações.

 

Chapadinha Receberá Recursos para Melhorar Sistema de Abastecimento de Água

 
Chapadinha receberá recursos da ordem de mais de 26 milhões e 250 mil Reais para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água - SAA - construção de novo sistema produtor de água:

- Elevação da barragem existente;
- Captação flutuante;
- Adutora de água bruta e tratada;
- ETA - Estação de Tratamento de Água;
- Estações elevatórias;
- Reservatórios; e
- Rede de distribuição e ligações domiciliares.


Ministério das Cidades divulga municípios de Minas e do Nordeste beneficiados com investimentos para obras de abastecimento de água

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), publicou nesta segunda-feira (20/08), no Diário Oficial da União, portaria que divulga municípios de Minas Gerais e da Região Nordeste beneficiados com investimentos para execução de obras de abastecimento de água. O objetivo é mitigar os efeitos da estiagem prolongada.
 
 
Os recursos são da ordem de R$ 670 milhões e provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2). Eles serão destinados a obras de implantação, ampliação ou melhorias nos sistemas de abastecimento de água de municípios atingidos pelos efeitos da estiagem no biênio 2011 – 2012. O repasse dos valores para cada obra dispensa contrapartida obrigatória, salvo quando for fundamental à plena funcionalidade do objeto selecionado.

De acordo com a Portaria nº 381, os empreendimentos selecionados deverão beneficiar áreas urbanas de municípios localizados em regiões metropolitanas ou com população total superior a 50 mil habitantes, exceto quando se tratar de sistemas integrados de abastecimento de água de caráter intermunicipal. Neste caso, eles poderão beneficiar vilas, distritos e povoados ao longo do eixo da adutora, independente do porte populacional. Em caráter extraordinário, a seleção foi aberta no início deste ano e os municípios puderam apresentar as propostas de acordo com suas necessidades.

Para obter a liberação da verba, os proponentes beneficiados deverão apresentar à Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, da área de jurisdição correspondente à localização do empreendimento, relação de documentos descrita no Manual de Instruções para Contratação e Execução de Programas e Ações do Ministério das Cidades, inserido na segunda fase do PAC 2.

A formalização da liberação da verba será por meio de assinatura de termo de compromisso, firmado junto à Caixa. Veja abaixo na portaria os empreendimentos selecionados e o cronograma de atividades para a contratação das operações.

Clique  aqui e acesse os empreendimentos selecionados.
 
 
*Com colaboração do Blog do William Fernandes
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CHAPADINHA: Juiz Eleitoral Convoca Blogueiros e Imprensa Local para Reunião

O juiz da 42º Zona convoca os blogueiros, jornalistas e imprensa local para uma reunião no Fórum de Chapadinha para tratar sobre propaganda eleitoral nas Eleições 2012. A reunião acontecerá na tarde desta quarta-feira (22) às 16h, na sala cartório Fórum de Chapadinha.
.............................................................................
 
 
Dr. Cristiano Simas, tem realizado um excelente trabalho no processo eleitoral da 42º Zona eleitoral em Chapadinha, combatendo qualquer abuso e afronta às leis Eleitorais. Veja abaixo o comunicado às coligações no que diz respeito o uso de Trio Elétrico e todo tipo de propaganda eleitoral sonorizada.
 

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL
JUIZO DA 42ª ZONA ELEITORAL- CHAPADINHA


COMUNICADO

O JUIZ ELEITORAL DA 42ª ZONA, Dr° Cristiano Simas de Sousa, informa a sociedade de Chapadinha e Mata Roma, bem como as Coligações que participarão do pleito vindouro, que em virtude dos inúmeros abusos verificados na veiculação de propaganda político partidária através de veículos (motos e automóveis) sonorizados, foi determinado a Polícia Militar, na pessoa do Major Edvaldo, que proceda a imediata apreensão dos mesmos em caso de violação da Lei Eleitoral, sem prejuízo da responsabilidade criminal dos motoristas envolvidos no fato.


Chapadinha(MA), 17 de Agosto de 2012


Cristiano Simas de Sousa
( Juiz da 42ª Zona Eleitoral )
 
 
*Com informações dos Blogs do Foguinho e Chapadinha Anúncios
 

Comitê Gestor Estadual Define Prioridades do Plano de Ações

 
A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), vinculada à Casa Civil, articuladora do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para Criança e o Adolescente do Semiárido e Agenda Criança Amazônica, coordenou a reunião realizada na manhã do último dia 10. A pauta da atividade foi a validação do Plano de Ações 2012/2014, com definição de prioridades para 2012.


A agenda de trabalho priorizou as questões que envolvem o fortalecimento institucional do comitê, integração das ações, gestão e planejamento. Entre as ações está a definição de metas, criação de mecanismos para reconhecimento do território do semiárido pelos governos federal e estadual, a mobilização e sensibilização dos gestores públicos para ações com foco na criança e adolescente e instrumentalização dos membros do comitê sobre temáticas relacionadas à infância.
 
A reunião foi coordenada pela secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida, e contou com a participação de representantes de secretarias de estado - Pedro Gabriel Sousa (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania) e Maria das Graças Oliveira (Mulher); organizações da sociedade civil – o chapadinhense Juvenal Neres (Articulaçãodo Semiárido-ASA-MA) e Rosângela Miranda (Gacc-MA); e, organismos internacionais e de esferas governamentais - Immaculada Prieto (Unicef), Raimundo Palhano (Escola de Formação de Governantes-MA), e Durvalina Matos (Undime).
 
Na oportunidade, houve a participação do Prof. Mestre Telmo José Mendes, da UFMA- CCAA, Chapadinha, integrante da equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que falou sobre o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Maranhão, um instrumento para a elaboração de políticas públicas voltadas para regiões semiáridas do Estado, com vistas ao combate à desertificação no Maranhão.
 
 
*Com informações de Juvenal Neres (via e-mail)
 

CHAPADINHA: Jovem é Assassinado a Tiros no Centro da Cidade

 
O jovem Bruno Augusto de Araújo, de 27 anos, foi assassinado nos primeiros minutos da madrugada desta quarta-feira, 22, com dois tiros no rosto, na Rua Gustavo Barbosa - Centro, ao lado da Igreja Presbiteriana.

Ele estava sentado na calçada, com a namorada, próximo à residência dela, quando foi abordado por um homem a pé, que disparou três vezes, á queima-roupa, acertando-lhe dois tiros. Ambos transfixaram a cabeça de Bruno, que faleceu a caminho do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar - HAPA.
 
 
O assassino fugiu correndo. A Polícia Militar e a Guarda Municipal chegaram minutos depois e já estão à procura do homicida.

Testemunhas disseram que viram quando o homem, com uma mochila nas costas, se aproximando do casal e depois disparando contra a cabeça de Bruno.

Segundo relatos de vizinhos, o homem que matou Bruno costumava pedir-lhe dinheiro e ele sempre dava, no entanto, naquele momento, Bruno teria dito que não tinha dinheiro, foi quando o homicida falou: "Ah, é? Então toma!".
 
 
 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SANTA QUITÉRIA: Mais uma vitória das comunidades frente a Suzano Papel & Celulose

Imagem real:  Implantação de área para manejo do bacuri no Pólo Coceira - Santa Quitéria/MA
Clique aqui pra conferir essa postagem

Em audiência realizada na tarde desta segunda-feira, dia 20, as comunidades de Coceira e Baixão da Coceira, município de Santa Quitéria do Maranhão (distante 101 km de Chapadinha) obtiveram do ITERMA uma resposta que aguardavam a mais de 5 anos: suas terras já estão regularizadas e devidamente matriculadas em nome do Estado do Maranhão, chamada de Gleba "C". A área das duas comunidades totaliza cerca de 3000 hectares, beneficiando mais de 150 famílias.


A informação repassada pelo ITERMA ratifica denúncias das comunidades de que a SUZANO não possui a legítima propriedade daqueles imóveis.


Desde 2009 a Suzano vem afrontando os direitos territoriais dessas duas comunidades. Após tentativas de invasão, de "acordos" e processos judiciais contra as comunidades, a empresa não logrou êxito em suas empreitadas, em virtude do exercício do legítimo direito de resistência das comunidades.


Agora, mais de 03 anos de muita luta e pressão sobre o órgão fundiário estadual, as comunidades tiveram a notícia de que suas terras estão inseridas em áreas já arrecadadas pelo Estado. O próximo passo é o processo de transmissão desses imóveis para as associações locais, tornando-as legítimas proprietárias das duas glebas.


Por: Igor Almeida

CHAPADINHA: 4ª CI/PM Realiza Formatura de Alunos do Proerd

Vai acontecer nesta quarta-feira (22) a formatura de 19 salas de aula, totalizando mais de 600 alunos da rede municipal de ensino, esses novos alunos beneficiados pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência - PROERD, são referente aos alunos do primeiro semestres de 2012.


A formatura vai acontecer às 17h, na praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo), neste primeiro semestre foram beneficiados os alunos das seguintes escolas: Alexandre Costa, Bernarda Portela da Ponte, Carolina Mesquita, Manoel José de Santana, Gonçalves Dias, José Sarney, João Gomes, Dom Pedro e Ana Fortes.


A parceria entre a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), faz com que Chapadinha se torne o município que mais forma aluno no baixo parnaiba, e a cada ano que passa mais e mais alunos são beneficiados pelo PROERD, e a nossa cidade está entre as cidades do Maranhão que mais formou alunos nestes últimos anos.


Proerd já esta formando mais alunos no 2º semestre deste ano, que além das escolas da rede municipal, está também nas escolas "O Pequeno Príncipe" e "Batista Chapadinhense", além de três salas na escola do Povoado Cidade Nova, e mais três salas na comunidade quilombola do Bonsusseso.


No Comando do Major Edvaldo Mesquita, o Proerd atingiu a todos os municípios da área da 4ª CI, este ano já foram formados alunos na cidade de Água Doce, e está em atividades nas cidades de Araioses, Belágua, Brejo, Milagres, Santa Quitéria, Mata Roma, Paulino Neves, Buriti e Tutóia, o que torna a 4ª CI umas das unidades que mais forma alunos do Proerd no Maranhão.


Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip

Arquivo do blog