WebNet

WebNet

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Beto Dantas Assume Secretaria de Obras; e Telmo José, a Assessoria Técnica de Infraestrutura e Planejamento Urbano

Prof. Telmo José e o engenheiro civil Beto Dantas

Secom/Prefeitura de Chapadinha

O prefeito Magno Bacelar nomeou para o comando da Secretaria Municipal de Obras o engenheiro civil Hilberto Gonçalves Dantas, conhecido como Beto Dantas, e o também engenheiro civil Telmo José Mendes para assessorar seu gabinete nas áreas de infraestrutura e planejamento urbano.

Chamado inicialmente para a pasta, o engenheiro e professor Telmo José Mendes agradeceu o convite, mas entende que trabalhando diretamente com o prefeito poderá contribuir com todas as pastas do governo, na melhoria da interação entre os órgãos e em especial nas auditorias realizadas pela Controladoria do Município.

Formado pela Universidade Estadual do Maranhão em 1999, Beto Dantas tem ampla experiência na área tendo sido gestor de infraestrutura da gerência regional de Chapadinha e contribuído com mais 20 prefeituras da região neste quase 20 anos.

Telmo José Mendes tem no curriculum, além de quase 20 anos de vida acadêmica e profissional, grandes projetos de engenharia como o PAC Rio Anil em São Luís, organização de grandes conferências como a de resíduos sólidos em 2012 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e trabalhos ambientais apresentados e reconhecidos internacionalmente.

O assessoramento técnico do professor Telmo à administração facilitará a interação entre a gestão municipal e entes federais importantes como o Ministério de Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de onde ele é professor e com quem esperar firmar o maior número de parcerias possível.

"Telmo e Beto formam uma dupla extraordinária e nós não podemos desperdiçar o capital humano dos dois. Eles têm estilos que se completam e contribuem muito com o município", disse o prefeito.


Publicidade



O Adeus Ao Amigo, Dr. Christiano de Oliveira Leal...


É com imenso pesar que informamos o falecimento precoce do amigo, o advogado Dr. Christiano de Oliveira Leal, aos 45 anos, ocorrido na manhã deste sábado, dia 18, em sua residência, na capital São Luís, vitimado por infarto.


Recorte das últimas postagens em sua página pessoal no Facebook
A 1ª (de cima) ele postou na noite desta sexta-feira (17), às 20h05

Christiano Leal é filho de Joana Leal - atual secretária municipal de Agricultura de Chapadinha, e ex-vice prefeita; e do já falecido empresário Leal.

 A triste notícia foi publicada na rede social pela mãe de Christiano:


Meus caros, é com grande tristeza que informamos o falecimento do Christiano Leal, meu filho” - disse Joana Leal.

Aos Familiares e Amigos enlutados, nossas sinceras Condolências.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Inspetor Valter Ferreira Assume Comando da GCM; e Prefeitura de Chapadinha Anuncia Melhorias para a Instituição

Inspetor Valter Ferreira, foi nomeado como novo comandante da Guarda Civil Municipal de Chapadinha (GCM).


Na noite desta última quarta-feira (15) foi realizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) uma solenidade onde foram nomeados os GCMs que irão exercer a função de Comandante, Sub-comandante, Inspetor, Encarregado de Guarnição e Motorista de viatura.

Vereadores Netinho Gedeão, Licinha Cardozo, Alberto Carlos e Nildinha Teles

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais e do estado, dentre elas, a presidente da Câmara Municipal, prof. Vera Melo Aguiar; os vereadores Netinho Gedeão, Luis Barbeiro,  Nonato Baleco, Alberto Carlos, Missecley Araújo, Nildinha Teles, Licinha Cardozo; o Comandante do 16º BPM, Tenente Coronel Gláuber Miranda; Dra. Isalena Aguiar (secretária municipal de Assistência Social); gestor regional de Articulação Política do Baixo Parnaíba,  Irmão Gomes (representando o deputado Leví Pontes); o advogado Dr. Edgerson Cunha; e o prof. Telmo José (secretário municipal de Obras - que estava representando o prefeito Magno Bacelar).


O secretário municipal de Obras, prof. Telmo José, entrega ao novo Comandante da GCM, Valter Ferreira, documento que destina área para a construção da nova sede da instituição de segurança.


O Comandante do 16º BPM, Tenente Coronel Gláuber Miranda, ao lado do novo Comandante da GCM, Valter Ferreira.

O Comandante do 16° Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Gláuber Miranda, se colocou à disposição do novo comandante para dar continuidade a parceria institucional entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que segundo o mesmo, tem gerado resultados significativos para a segurança pública e elogiou a escolha do inspetor Ferreira para ocupar o cargo de comandante da instituição. "Ao meu ver foi uma ótima escolha e uma conquista de ter um integrante da instituição á frente da tropa, foi uma conquista da instituição que tem tudo para dar certo e fazer um bom trabalho conte com o apoio da Polícia Militar para esta empreitada." - ressaltou o Comandante.


Doação de um aparelho decibelímetro - pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Sá, para ser utilizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e a disponibilização do serviço de Assessoria Jurídica, para os guardas municipais que atenderem ocorrências.

Vale ressaltar, que foi anunciado, também, a realização de um Treinamento de APH (Atendimento Pré-Hospitalar)  - em parceria com o Corpo de Bombeiros de Itapecuru Mirim, sobre a coordenação do Capitão Mayckel, que deverá se iniciar na próxima semana.


O gestor regional de Articulação Política, Irmão Gomes, anunciou que "o deputado Leví Pontes está viabilizando uma viatura com o governo do estado para a instituição. Além da emissão das carteiras funcionais pelo Viva Cidadão, após a aprovação do decreto que regulamenta a identidade funcional da categoria".


A presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, prof. Vera Lúcia Melo Aguiar, juntamente com o vereador Netinho Gedeão, colocaram-se à disposição da instituição, para discutirem sobre o projeto do estatuto, assim que este for enviado pelo executivo.

Abaixo, confira mais fotos do evento:







Publicidade



SEMED/Chapadinha Anuncia Pagamento Salarial + 50% Referente Férias dos Professores(as)

A secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, anuncia Pagamento Salarial mais 50% referentes ao pagamento das Férias dos Professores e Professoras da rede municipal de ensino.


O anúncio foi feito durante o encontro realizado na noite desta quinta-feira (16), com professores da zona urbana e rural de Chapadinha. A notícia foi recebida com muita alegria pelos presentes.

A secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, adiantou ainda que o compromisso dela e do prefeito Dr. Magno Bacelar, é de pagar o funcionalismo municipal dia 20, mas esse mês não será possível. A folha de pagamento será enviada ao Banco dia 20 e dia 21/02, o salário mais os 50% referentes ao pagamento das férias, estará depositados nas contas de todos os professores e professoras da rede municipal de ensino de Chapadinha.

É a primeira vez que a prefeitura municipal concede o pagamento do percentual das férias dos servidores da educação no mês de Fevereiro.


Publicidade



CHAPADINHA - Menor Infrator, conhecido por "Matheuzinho", Acusado de Vários Crimes, Tomba em Confronto com a Polícia

Fotos: WhatsApp


O menor infrator M.R.A., 16 anos de idade, acusado de praticar vários crimes em Chapadinha e região, tombou ao confrontar com Policiais Militares por volta da meia noite de 17 de fevereiro de 2017. Os Policiais da Força Tática faziam rondas ostensivas nas imediações de um lava jato situado na Travessa Saraiva - no bairro Japão, quando avistaram uma pessoa em atitude suspeita, que ao se aproximarem do indivíduo o mesmo empunhou uma arma de fogo e efetuou um disparo em direção aos policiais e saiu correndo em direção a uma casa situada no final daquele local. Os policiais pediram reforço a outra guarnição de serviço e conseguiram fazer um cerco ao local onde o suspeito adentrou.


Os Policiais Militares ao realizarem o cerco na residência, verbalizaram para que o mesmo se entregasse, momento em que o indivíduo realizou mais dois disparos em direção aos policiais, que de imediato repeliram a injusta agressão e alvejaram o suspeito com disparos, o mesmo foi socorrido e levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde veio a óbito pouco tempo depois.

No Hospital, o suspeito foi identificado como sendo menor infrator acusado de cometer homicídios, latrocínio, roubos e várias tentativas de homicídios, além de ser apontado como um dos principais assaltantes de motos de Chapadinha. Com o mesmo foi encontrado um revólver de marca Rossi, cal .32, número 27844, com seis cartuchos, sendo 03 deflagrados e 03 intactos.


Publicidade



O Adeus Ao Amigo/Vizinho/Botafoguense, o Chapadinhense ADEMIR CUNHA...


É com imenso pesar que informamos o falecimento do Contador e ex-Vereador ADEMIR CUNHA, aos 69 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira (17), por volta das 5h30, no Hospital do Servidor, na capital São Luís.

Ademir Rodrigues Cunha foi vereador por duas legislaturas, líder do governo do ex-prefeito José Almeida e Presidente da Câmara Municipal de Chapadinha.

Sr. Ademir, deixa sua esposa prof. Conceição Lago Castelo Branco Cunha, e as filhas Amanda e prof. Ádilla, netos, genros, nora, mãe, irmãos, sobrinhos e amigos. *Seu filho Anderson (conhecido como "Peruca") completou um ano de falecido no último dia 20 de janeiro.

O corpo será velado na residência da Família, situada na Rua do Comércio, 1162 - Centro (frente a Biblioteca Alternativa "Herbert Lago Castelo Branco").

Aos Familiares e Amigos enlutados, nossas sinceras Condolências.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

BREJO - Polícia Realiza Operação de Cumprimento de Mandados de Prisão

Várias pessoas foram presas e detidas para averiguações. (Fotos: Divulgação)


*Com informações do Portal CN1

Uma ação conjunta das Policias Civil e Militar, deflagrou nesta quinta-feira (16), na cidade Brejo-MA, operações para cumprir mandados de prisão e de apreensão por tráfico de drogas, homicídios, roubos, estelionatários e outros crimes.




Policiais da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do 16º Batalhão de Polícia Militar de Chapadinha, com apoio de delegados e equipes das cidades de Brejo, Urbano Santos, Buriti, Santa Quitéria e São Bernado, desencadearam na manhã e tarde desta quinta-feira (16), na cidade de Brejo a 'Operação Brejo Seguro'.

De acordo com informações do Coronel Gláuber Miranda, Comandante do 16º BPM e o delegado regional Jacqson Ferreira da 3ª DRPC, a operação cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão preventiva.

A operação efetuou várias prisões, e autuadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo, receptação e corrupção de menores.

Com os mesmos foram apreendidos: um revólver calibre 32; cerca de R$ 1.600,00; uma dezena de relógios de marca, 15 aparelhos de celulares, drogas e 05 motocicletas. A 'Operação Brejo Seguro', faz parte de uma sequencia de operações desencadeadas pela 3ª DRPC e pelo 16ºBPM na Região do Baixo Parnaíba.

Material apreendido


Material apreendido

Várias pessoas foram presas e detidas para averiguações.

Policiais (Civis e Militares) que atuaram nos trabalhos




Publicidade




VARGEM GRANDE - Assaltantes Dão Azar e Não Conseguem Assaltar Caminhão Prestador de Serviços da Psiu

O caminhão acabou atolando e eles (bandidos) 
tiveram que abandonar a ação criminosa.


No final da manhã desta quarta-feira (15) três homens fortemente armados em duas motos interceptaram um caminhão fretado que presta serviço a empresa de bebidas Psiu, na altura no povoado São Roque, as margens da BR-222, zona rural de Vargem Grande.

Segundo informações colhidas pelo Blog, os assaltantes desviaram a rota do caminhão com direção a estrada vicinal que dá acesso ao povoado Barra do Munin, também em Vargem Grande, para, em seguida, saquear a carga. Mas, para o azar deles, o caminhão acabou atolando e eles tiveram que abandonar a ação criminosa. No caminhão estava o entregador, um estivador da cidade e o motorista freteiro.

A polícia militar foi informada e prontamente se deslocou até o local da denúncia. Foi providenciado um guincho para fazer a remoção do veículo e os policiais trabalham para prender os acusados, que não foram reconhecidos pelos ocupantes.

Antes dessa tentativa de assalto, outros três caminhões de empresas de bebidas já haviam sido roubados na cidade no últimos meses. Em dezembro, foram assaltados carros da Coca-Cola, da Schincariol e da Brahma. Pelo visto, virou moda!


Publicidade



Em Brasília - Prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, Busca Investimentos para a Saúde



O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, e o deputado Leví Pontes, estiveram na tarde desta quarta-feira (15) - em Brasília-DF, reunidos com a bancada de deputados federais do Maranhão tratando da falta de recursos para a saúde pública dos municípios maranhenses.

A Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM) convidou os prefeitos e fez uma exposição de dados mostrando que a verba do estado para a saúde, se comparada com o tamanho da população, tem o 3° pior índice do país.

Segundo estudo, a média nacional é R$ 198 por habitante/ano e o Maranhão recebe apenas R$ 159 por habitante/ano.

O presidente da FAMEM, Cleomar Tema, afirmou que a decisão sobre essas verbas é política e por isso estavam ali para somar forças.

Os presentes ouviram do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, o compromisso de ajudar o Maranhão a alcançar a média nacional.


Publicidade



ALDEIAS ALTAS/MA - Empresa Itapecuru Bionergia Oferta 1.000 Vagas de Empregos

O período de inscrição: 20/02/2017 a 03/03/2017, em Aldeias Altas, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).


A Itapecuru Bionergia, empresa que é referência no setor sucroalcooleiro desde 2004, contribui para o desenvolvimento do estado na geração de emprego e renda, inicia o processo de Recrutamento para a Safra 2017.

Localizada na cidade de Aldeias Altas, no estado do Maranhão, a empresa tem como objetivo produzir etanol através do processamento da cana-de-açúcar. Sua missão é produzir energia limpa, renovável e competitiva, respeitando colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, acionistas e meio ambiente.

As vagas disponíveis são para as seguintes áreas: Agrícolas, Industriais e Administrativas, com os seguintes cargos:

- Analista de Almoxarifado;

- Analista de Apontamento;

- Analista de Controle Agrícola;

- Analista de Laboratório;

- Assistente de Cozinha;

- Eletricista;

- Mecânico;

- Especialista de Instrumentação;

- Auxiliar de Balança;

- Auxiliar de Bombeiro;

- Auxiliar de Laboratório;

- Auxiliar de Produção Industrial;

- Auxiliar de Serviços Gerais;

- Balanceiro;

- Borracheiro;

- Destilador;

- Eletricista;

- Especialista em Enfermagem do Trabalho;

- Especialista em Segurança do Trabalho;

- Fermentador;

- Ferramenteiro;

- Frentista;

- Lubrificador;

- Mecânico;

- Motorista;

- Operador de Caldeira;

- Operador de Centrifuga; 

- Operador de Colhedora;

- Operador de Evaporação;

- Operador de Máquinas;

- Operador de Mesa Alimentadora;

- Operador de Moagem;

- Operador de Tratamento de Água;

- Operador de Trator;

- Operador de Turbo Gerador;

- Recepcionista;

- Serralheiro;

- Soldador; 

- Trabalhador Rural;

- Vigia Rural.

O período de inscrição: 20/02/2017 a 03/03/2017, em Aldeias Altas, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

Para mais Informações, entrar em contato com o setor de Recursos Humanos, pelo telefone: (99) 3078-3300 ou e-mail: recrutamento@itapecurubioenergia.com.br


Publicidade



ANAPURUS - Parceria Firmada Entre Prefeitura e Cartório Garantirá Registro Gratuito para Recém-Nascidos Ainda no Hospital



Parceria fechada entre a Prefeitura de Anapurus e o Cartório, garantirá que a partir do próximo mês, todos os recém-nascidos sejam registrados gratuitamente ainda no hospital, garantindo acesso aos programas sociais e gratuidade no Registro de Nascimento, uma iniciativa que beneficiará principalmente as famílias mais carentes do município, que muitas vezes não tem condições financeiras de pagar pelo documento.


"A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Ela comprova sua existência, seu local e data de nascimento, o nome dos seus pais e avós. 
Sem esse documento, os cidadãos ficam privados de seus direitos mais fundamentais e não tem acesso aos programas sociais. E quando adultos, não podem obter a carteira de identidade (RG), CPF e outros documentos. 
Tirar uma certidão de nascimento é um processo fácil, rápido e o ideal é que os bebês já saiam das maternidades com nome e sobrenome. 
A falta do registro de nascimento é uma violação a um direito fundamental de todas as pessoas: o direito a um nome. Além disso, não ter registro de nascimento causam às crianças dificuldades de acesso a serviços sociais básicos".

Prof. Vanderly - Prefeita de Anapurus/MA

Nosso hospital tem a vocação de cuidar de áreas muito delicadas, como a materno-infantil, e é por isso que é merecedor do recebimento de tão valorosa iniciativa”, destacou a prefeita, prof. Vanderly.


Publicidade



Policiais Militares Prendem Trio que Praticou Vários Assaltos em Chapadinha



Nesta quarta-feira (15), os Policiais Militares do Grupo de Serviço Avançado do 16º Batalhão, com o apoio de outros Policiais Militares de Serviço, efetuaram a prisão de um trio que estava praticando vários assaltos na cidade de Chapadinha, foram presos em flagrante Nildo Campos de Araújo, 25 anos de idade, Juan de Sousa Matos, 20 anos de idade, além de um menor de 14 anos de idade, que as suas ações vinha deixando a população bastante temerosa.
Moto roubada recuperada e simulacro 
de arma de fogo usada nos assaltos.

Os Policiais Militares quando realizaram as averiguações nos três suspeitos, conseguiram recuperar uma moto Honda POP 100, de cor branca, que havia sido roubada na tarde do dia 14/02 (terça-feira, última), além de dois panos com jóias que o trio havia roubado em um outro assalto e um simulacro de Arma de Fogo (pistola brinquedo). As vítimas dos assaltos reconheceram os mesmos como sendo os que praticaram os atos criminosos.


O trio, juntamente com o veículo apreendido, as jóias recuperadas e o simulacro de arma de fogo, foram encaminhados ao plantão central da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha, para conhecimento e as providências atinentes ao caso.

A Polícia Militar está dando resposta para aqueles que vivem a margem da lei.


Publicidade



Paraibano é Baleado em Assalto em Vargem Grande/MA

Imagem meramente ilustrativa

Mais uma vez vagabundos que tem raiva da palavra “trabalho”, agem em plena luz do dia em Vargem Grande/MA.

Do Blog do Sérgio Roberto


Um cobrador de confecções, com cerca de 30 anos, natural da cidade de São José de Piranhas-PB, foi baleado na tarde dessa quarta-feira(15), durante assalto ocorrido no bairro Rosalina.

Segundo as informações, a vítima reagiu, tentou segurar os dois assaltantes, mas foi atingindo com pauladas na cabeça e um tiro, que atingiu o abdômen da vítima. Depois do crime covarde, os mesmo fugiram levando os pertences e a moto da vítima. O homem foi socorrido e encaminhado ao hospital Beniton Mussoline e em seguida para São Luís.

A Polícia Militar foi acionada e está na tentativa de localizar e colocar a dupla atrás das grades.


Publicidade



SANTA QUITÉRIA - UFMA Forma 84 Novos Pedagogos pelo PARFOR

O coordenador do curso de Pedagogia do Profebpar/Parfor, José Bolívar, que na oportunidade representou a reitora Nair Portela, concedeu o grau aos formandos.


A noite da última sexta-feira, 10, foi de grande emoção para a cidade de Santa Quitéria do Maranhão/MA e municípios vizinhos. Oitenta e quatro alunos participaram da colação de grau do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Profebpar/Parfor) realizado pela Universidade Federal do Maranhão.


O coordenador do curso de Pedagogia do Profebpar/Parfor, José Bolívar, que na oportunidade representou a reitora Nair Portela, concedeu o grau aos formandos e falou desse momento. “É com muita alegria que celebramos este momento importante para a vida dos professores de Santa Quitéria, Brejo e Santana. É uma celebração, porque este ato combina um processo de formação profissional, docente e humana. A partir de agora, hão de vir novos desafios, mas temos a certeza de oferecer educação de qualidade para nossas crianças”, comentou.


A solenidade, realizada no Park Vitória, em Santa Quitéria, contou também com a presença da professora do Departamento de Educação I, Maria José Albuquerque, o chefe do Departamento de Educação II, Acildo Leite Silva, o coordenador do Profebpar/Parfor local, José Waldi Santos, e o prefeito da cidade, Norberto Moreira Rocha.


O paraninfo da turma, professor Josenildo Campos Brussio, do Câmpus de São Bernardo, disse sentir-se honrado pela escolha da turma e deixou uma palavra de incentivo aos novos pedagogos em seu discurso. “Não há dúvidas de que a profissão por vocês escolhida e para qual hoje se encontram habilitados é a mais bela de todas, pois todos os cidadãos passam pelas mãos dos professores. Nossa profissão vai muito além de ensinar/aprender, nós formamos cidadãos, formamos vidas”, declarou.


Para Maynnara França, juramentista da turma e homenageada por ter a segunda maior média da turma, o sentimento é de honra. “Para mim, é uma honra ser aluna da Universidade Federal do Maranhão e ser hoje formada por ela. Ser escolhida para representar meus colegas foi uma honra maior ainda. Receber uma Universidade deste porte em nossa cidade é um benefício que a gente nunca esperava, então foi uma experiência maravilhosa. O conhecimento adquirido ao longo desses anos será guardado para sempre”, afirmou.


Publicidade


Arquivo do blog