WebNet

WebNet

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

AGERP/Chapadinha - Governo do MA Articula Retomada da Assistência Técnica aos Produtores do Tabuleiros de São Bernardo

Presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, com integrantes da Agerp/Regional de Chapadinha e irrigantes do Tabuleiros.


Representando o Sistema da Agricultura Familiar, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, e a equipe da Regional da Agerp Chapadinha, reuniram-se, na quinta-feira (9), com a Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado ‘Tabuleiros de São Bernardo’, no município de Magalhães de Almeida, para dar continuidade às atividades de revitalização do projeto.

O objetivo da visita foi dialogar com a Associação e com os parceiros, como a Prefeitura de Magalhães de Almeida, para reestruturar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Tabuleiros, assim como discutir a implantação de um comitê, formado pelo Estado, Município, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a Associação dos Irrigantes para que, de forma organizada, agilize o pleno funcionamento do perímetro.

Criado há 30 anos, com o objetivo de gerar produção de fruticultura irrigada, tirar famílias da pobreza e combater a seca, o projeto ‘Tabuleiros de São Bernardo’, executado pelo Dnocs, será retomado após assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Dnocs. O acordo prevê a gestão compartilhada da área onde serão realizadas ações de modernização, com aquisição de equipamentos, recuperação de canais e assistência técnica aos produtores.

São 359 famílias de assentados, sendo 78 associadas que utilizam pouco mais de 327 hectares – da área total de 11 mil hectares – para a produção de banana, melancia, coco, limão, tangerina, laranja, mamão, goiaba e caju. O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, afirmou que o Tabuleiros possui uma grande infraestrutura e água em abundância, já que o perímetro irrigado se utiliza da fonte hídrica do Rio Parnaíba. Ele destacou que serão levadas ações de reestruturação e a Agerp vai colaborar na gestão levando assistência técnica e conhecimento às famílias dos agricultores familiares.

O Tabuleiros é um dos perímetros do Nordeste que tem uma capacidade hídrica muito grande e, com a revitalização, vamos fazer com que o Maranhão desponte como um polo de produção de fruticultura”, destacou o presidente Agerp. Sobre a prestação de assistência técnica aos irrigantes, ele informou que serão disponibilizadas uma equipe com três técnicos agropecuários, um veículo está sendo articulado junto à Associação e a criação de um escritório técnico dentro do Tabuleiro, o que vai garantir maior eficiência nas atividades que serão desenvolvidas no projeto.

Otimista, o presidente da Associação de Irrigantes do distrito, Carlos André Lima, espera que com a parceria com o Governo do Estado, o Tabuleiros de São Bernardo alcance um estágio maior de produção. “A gente está com boas expectativas com a retomada do projeto, e o que conversamos aqui com o presidente Júlio sobre o ACT e a assistência técnica a gente espera que traga bons resultados”, disse.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, ressaltou a retomada do funcionamento do Tabuleiros e ampliação das áreas dos agricultores para gerar uma maior produção. “A prerrogativa que o governador Flávio Dino sempre coloca é que nós devemos trabalhar fortemente para transformar o Maranhão em um estado autossuficiente na produção de alimentos. E é por esta razão que o ‘Tabuleiros’ será retomado e revitalizado para incrementar a produção destas famílias”, informou.


Publicidade



Arquivo do blog