WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Suzano Requer Renovação de Licença para sua Fábrica em Chapadinha


A SUZANO PAPEL E CELULOSE S/A - Torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão - SEMA, a Licença de Instalação (ref. a Renovação da LI nº 196/12), protocolada sob nº 48234/15, para atividade de implantação de indústria de pellets com capacidade de processamento de 2 milhões de toneladas de eucalipto, com cogeração de 50 MW de energia, na Fazenda Santo Anjo, localizada no Município de Chapadinha - MA.



Publicidade



VARGEM GRANDE - Assaltantes Tocam Terror em Salão de Beleza



A tarde desta quinta-feira (07), por volta das 16h, foi de terror em um Salão de Beleza de Vargem Grande. Localizado na Rua José Alexandre, o salão foi invadido por dois homens armados.

Com armas em punho, eles levaram o que puderam, tanto da proprietária, quanto das clientes que estavam no estabelecimento. Foram levadas joias, celulares e outros bens pessoais dos presentes.

Segundo informações, os ladrões foram embora sem deixar suspeitas e até o momento não se sabe se foram presos, mas bem provável que não.


Publicidade



Bairros Novo Castelo, Recanto dos Pássaros e Santa Luzia Sendo Preparados para Receber Asfalto nas Principais Vias


Como definido em reunião realizada com os moradores dos bairros, na última quarta-feira (06) na capela de Santa Luzia, com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Aluísio Santos, a máquina a serviço da prefeitura deu inicio aos trabalhos de limpeza e preparação das ruas dos bairros Santa Luzia, Novo Castelo e Recanto dos Pássaros para receber a terraplanagem, na manhã desta quinta-feira (07).


Após o término dessa etapa dos serviços, a comunidade será reunida novamente para serem definidas quais as ruas receberão o asfalto.

Secom/PMC


Publicidade



FOTOS - Prefeitura de Chapadinha Realiza Festa do Dia das Mães com Prêmios e Shows!


Secom/PMC

Em meio as milhares presentes, as dez mamães felizardas na noite desta quinta-feira (7), saíram da Praça do Povo satisfeitas com os prêmios que ganharam na festa (antecipada) em homenagem ao Dia das Mães, promovida pela Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais da Mulher e da Cultura.

Praça do Povo ficou lotada de mamães!

Dez valiosos prêmios foram sorteados e teve sortuda (foto acima e abaixo) que ganhou uma moto 0 km! A felizarda ficou tão emocionada que não se conteve e agradeceu, ajoelhada, pela premiação!


A surpresa da noite!

A prefeita Ducilene Belezinha foi surpreendida por seus filhos e neta 
com uma linda homenagem pelo dia das mães.

Abaixo confira mais fotos do evento:











FOTOS ABAIXO - Atrações musicais da noite: Tom Cléber - com participação especial dos artistas locais Kássio Ventury & Palloma Nunes!










Publicidade



SEDUC Participa de Conferência Municipal de Educação em Chapadinha


A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, participou, nesta quinta-feira (7), da Conferência Municipal de Educação de Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba, com representantes de Secretarias de Educação dos 14 municípios que integram a unidade regional, além de técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), educadores, estudantes, representantes da sociedade civil e lideranças da região.

A conferência, promovida pela Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como tema “Melhorar nossa Educação: compromisso de todos”. Durante dois dias serão discutidas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, que depois de debatido e aprovado na conferência, será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal.

Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, em sua fala

A elaboração dos planos municipais de educação tem a assessoria técnica da Seduc, como parte do Regime de Colaboração entre Estado e municípios – um dos eixos estruturantes do programa ‘Escola Digna’, definido pelo governador Flávio Dino, como macropolítica educacional para o Maranhão, no sentido de garantir o desenvolvimento da educação dos municípios e, consequentemente, do estado.


Na solenidade de abertura da conferência, a secretária Áurea Prazeres enfatizou a importância do momento em que todos se juntam para, de maneira efetiva, transformar em Lei suas perspectivas de uma educação de qualidade. “Nós temos uma meta, um compromisso do governo Flávio Dino: ser o estado com o maior número de municípios, no Brasil, com seus planos aprovados dentro do prazo. O Maranhão foi o segundo estado a concluir, aprovar e sancionar o seu plano estadual de educação e agora vamos avançar com municípios, que contam com o apoio técnico da Seduc”, ressaltou.

A secretária salientou, ainda, que é possível fazer uma educação compartilhada e estabelecer no Maranhão um Sistema de Educação e que o professor será o grande responsável pela efetivação dos planos de educação em suas salas de aula, com o foco na aprendizagem dos estudantes.


Os municípios têm até 15 de junho para concluir seus planos, aprovar e sancionar. Até agora sete municípios maranhenses cumpriram a determinação do Ministério da Educação. Chapadinha faz parte de um grupo de 52 municípios que estão em fase de conclusão de seus planos. “A partir desse plano vamos construir melhorias concretas na educação, desde a creche ao ensino médio. Nós sonhamos que a educação se realize, de fato, lá na sala de aula. Para isso é fundamental a parceria de todos e a do Estado muito nos fortalece”, afirmou Maria Coelho, secretária municipal de Educação de Chapadinha.

Diálogo
A secretária Áurea Prazeres, também, reuniu com a gestora regional Leodenis Dahmer Baggio e professores da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha. Na conversa com os gestores e professores foram discutidas melhorias em estrutura de escolas, qualidade de ensino e transporte escolar.

Também foram abordadas questões como concurso público, organização do ensino médio e educação em tempo integral, que já em fevereiro de 2016 deve estar aplicado em cinco escolas. Além da construção de 30 núcleos de Educação Integral em regime de colaboração com os municípios.


É uma satisfação muito grande viver este momento, porque é a primeira vez que um secretário de educação sai de seu gabinete para discutir com educadores os caminhos da educação na regional”, afirmou Leodenis Dahmer gestora da URE.

Ainda no município a equipe da Seduc vistoriou os centros de ensino Dr. Paulo Ramos, Dr. Otávio Vieira Passos e Raimundo Araújo. Na Cidade da Anapurús, a 25 quilômetros de Chapadinha, a visita foi ao CE José Maria Cabral Marques. “É muito bom que o Estado esteja indo às escolas, ouvindo os alunos, professores e gestores para se inteirar dos problemas das escolas e buscar solução. Isso é muito positivo”, disse a professora da escola Érika Gama. “Eu acho interessante, porque isso nunca tinha acontecido”, frisou a Aluna Francisca de Sousa, do primeiro ano.

Ainda no município, a secretária Áurea Prazeres reuniu com o secretário municipal de Educação, Júlio César de Almeida. No encontro foram discutidas ações para fortalecimento do regime de colaboração Estado e município na esfera educacional.



Publicidade



quinta-feira, 7 de maio de 2015

Chapadinha é Contemplada com o Programa ‘Mais Sementes’ do Governo do Estado


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, participou na manhã desta quinta-feira (07) da entrega simbólica de sementes de Feijão (conhecido como Caupi, Feijão de Corda ou Macassar). A ação faz parte do Programa Mais Sementes, do Governo do Estado do Maranhão, articulado pela SAGRIMA (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pela a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP) em parceria com os municípios do Baixo Parnaíba.


O evento contou com a participação do secretário adjunto da SAGRIMA, Edjahilson Souza, dos secretários municipais Antônio José (Agricultura), Infraestrutura (Aluízio Santos) e Administração (Ilmar Mota) que na ocasião representou a prefeita Belezinha que participava de outro evento. Além de Chapadinha, participaram da solenidade os presidentes de sindicatos dos trabalhadores rurais e os representantes dos 14 municípios do Baixo Parnaíba contemplados com o programa.


O secretário Antônio José destacou o trabalho do governo municipal que tem priorizado o pequeno produtor rural afim de proporcionar ao homem do campo uma realidade promissora. Na oportunidade aproveitou para solicitar junto ao governo estadual apoio para melhorar a agricultura da região. “A prefeita Belezinha tem trabalhado incansavelmente incentivando o produtor rural e dando condições a ele de melhorar suas produções. Nosso desejo é de que a parceria entre os governos seja fortalecida para que possamos dá ao homem do campo uma vida mais digna, com mais qualidade” – disse ele.


Para o secretário Edjahilson Souza as parcerias entre os governos é de extrema importância, pois assim a produção e os índices de produtividade são elevados. “As prefeituras são de extremas importâncias para o desenvolvimento da agricultura, através das parcerias poderemos produzir em escalas mais elevadas e dá mais oportunidades ao agricultor” – disse ele. Na ocasião, o secretário falou sobre a retomada das obras do mercado municipal, “a prefeita já nos procurou e nós vamos dar conclusão a essa parceria de construção do mercado. Aliás, não somente do mercado, mas de várias outras parcerias que a gente possa fazer no setor primário” – prometeu ele.



Publicidade



VARGEM GRANDE - Policia Desarticula Quadrilha de Assaltantes a Correios na Região



Na tarde desta quarta-feira (06) uma ação das policias de Itapecuru-Mirim e Vargem Grande resultou na prisão de uma quadrilha especializada em assalto a Correios de Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Miranda do Norte e uma joalheria em Chapadinha.

Os quatro elementos foram identificados como Felipe, Ilmar, Daniel e Fabricio. Eles foram presos na MA-020 (estrada Vargem Grande - Coroatá) nas proximidades da Cerâmica Rodrigues em dois carros e com eles foi encontrado um revólver cálibre 38.

Segundo as informações, somente em Presidente Vargas o assalto rendeu ao bando cerca de R$ 70.000,00.

Os quatro foram conduzidos a Delegacia de Vargem Grande.


Publicidade



quarta-feira, 6 de maio de 2015

Prefeita Ducilene Pontes e Secretária Chiquinha Pessoa Participam de Solenidade com Ministra da Igualdade Racial em SL


O governador Flávio Dino assinou, nesta terça-feira (5), com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, o Termo de Adesão do Estado do Maranhão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Na ocasião, também foi oficializado acordo de cooperação, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as comunidades quilombolas.


O evento foi realizado no Palácio Henrique de La Rocque e contou com a presença de secretários de Estado, autoridades políticas, gestores municipais e representantes da sociedade civil organizada, além da prefeita de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro; e dos prefeitos de São Luís Gonzaga do Maranhão, Emanoel Gonzaga; e de Codó, José Rolim Filho, que oficializaram suas adesões ao Sinapir.

Para o governador, a adesão do Maranhão ao Sinapir marca um momento de grande importância. “Esse dia marca a adesão formal do Maranhão à política de enfrentamento à desigualdade, pois o reconhecimento oficial de que existe o racismo é o primeiro passo para enfrentá-lo por meio de políticas públicas”, afirmou.

Em seu discurso, o Flávio Dino destacou ainda três novos desafios para implementação das políticas de promoção da igualdade racial no estado, entre eles: o enfrentamento do extermínio da juventude negra; implantação do Programa Maranhão Quilombola (processo de reconhecimento de territórios e garantia de que eles sejam espaços de articulação de práticas produtivas e de políticas públicas) e a criação de uma lei estadual para assegurar cotas para negros no serviço público.

O governador anunciou também a construção de uma praça, no Pac Rio Anil, que deve homenagear Negro Cosme, um dos maiores líderes da Guerra da Balaiada, ocorrida no Maranhão em meados do século XIX.

A ministra da Seppir, Nilma Lino Gomes ressaltou a importância histórica do momento e agradeceu a parceria. “Essa é uma luta histórica do país, porque a questão racial é uma luta nacional. Este momento aqui no Maranhão vai ficar gravado na memória da Seppir, porque o que o governo e municípios estão fazendo aqui é dar a oportunidade para que vejamos negros e brancos representados horizontalmente”, afirmou.

Currículo escolar
Sobre o acordo de cooperação da Seppir no setor educacional, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Comunidades Quilombolas, a secretária Áurea Prazeres realçou que “a macropolítica educacional definida pelo governo Flávio Dino está alinhada às políticas do Governo Federal de promoção da igualdade racial e superação do racismo, sobretudo, com ações educativas dentro espaço escolar”, enfatizou.

O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro enfatizou que o combate ao racismo é um compromisso do Governo Flávio Dino. “Junto aos movimentos sociais, quilombolas e povo de matriz africana, estamos construindo um novo caminho”, afirmou.



Publicidade



BAIXO PARNAÍBA - Prefeitos Estão na Lista dos Investigados por Agiotagem no MA


A lista divulgada no mês de abril pela Polícia Civil aponta o nome de 40 prefeituras envolvidas no crime de agiotagem no estado.


Na lista está os nomes também dos gestores da região do Baixo Parnaíba, sendo eles.

1- José Farias de Castro­ (Brejo)
2- Iara Quaresma do Vale Rodrigues (Nina Rodrigues)
2- Raimundo Nonato Abraão Baquil­ (Tutoia)
3- Abnadab Silveira Léda­ (Urbano Santos)
4- Miguel Rodrigues Fernandes (Vargem Grande).

Na operação da (Gaeco) foram presos na manhã de terça-feira, 05, o agiota Josival Cavalcante da Silva, o “Pacovan”, e o prefeito de Bacuri, Richard Nixon dos Santos.

Abaixo, vídeo com reportagem do Jornal da Globo:


Os dois foram presos durante uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), e da Polícia Civi, que investiga casos de agiotagem e desvio de recursos públicos no Estado.

Segundo informações repassadas ao blog, Pacovan e Nixom foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no bairro de Fátima, em São Luís-MA.

Outras prisões

Na mesma operação deflagrada hoje, a Polícia e o Gaeco também prenderam o prefeito da cidade de Marajá do Sena, Edivan Costa, e outros envolvidos.

Acusações

Na época da Operação Detonando, que prendeu os acusados pela morte do jornalista Décio Sá, a polícia encontrou sob o poder do agiota Glaucio Alencar documentos que comprometem os prefeitos Nixon e Edivan.


Publicidade



segunda-feira, 4 de maio de 2015

ARAIOSES - PM Prende Dois Assaltantes

George dos Santos Diniz, vulgo “Paraibinha”, e Bruno Sousa
mais dois bandidos fora de circulação


Em operação realizada na tarde desta segunda-feira (04) a Polícia Militar de Araioses, juntamente com integrantes da Guarda Municipal, prenderam os bandidos George dos Santos Diniz, vulgo “Paraibinha” e Bruno Sousa, considerados de alta periculosidade, e que de uns tempos para cá vinham atormentando a população de Araioses e povoados vizinhos.

A ação dos policiais ocorreu por volta das 13h, logo após os dois terem praticado um assalto a um posto de combustíveis no povoado Canabrava, município de Água Doce do Maranhão.

Pelas informações colhidas pela polícia, depois do assalto eles se deslocaram para a cidade de Araioses, onde pretendiam agir, porém a PM foi avisada da ação dos assaltantes e deu início a uma rápida investigação monitorando as estradas de acesso à cidade.

Enquanto isso ocorria, várias e ligações telefônicas de populares foram feitas para a PM que os interceptou no Posto Silvestre, já na entrada de Araioses, onde foram abordados.


Com eles foram encontrados: um revólver calibre 38 - com seis munições intactas, e uma pistola 380 - com 30 munições intactas em 2 carregadores. Ainda na posse dos bandidos havia a quantia de R$ 143,00, provavelmente oriunda do assalto ao posto, uma moto Honda 250 Tornado e um celular.


Segundo a PM os dois assaltantes ao se deslocarem para a cidade de Araioses tinham em mente assaltar algumas repartições como os Correios e estabelecimentos comercias. Há fortes suspeitas de que os dois já praticaram vários assaltos na região.

A ação enérgica e pronta da PM e Guarda Municipal de Araioses impediu que isso ocorresse. São mais dois bandidos tirados de circulação que serão entregues agora a justiça, que determinará o destino de cada um deles.


Publicidade



Arquivo do blog