WebNet

WebNet

sábado, 9 de abril de 2016

UFMA Divulga 6ª Chamada da Lista de Espera do Sisu 2016.1

CCAA/UFMA - Campus Chapadinha


A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen-UFMA) divulgou nesta sexta-feira (08) a sexta lista de convocação de candidatos para matrículas da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As matrículas serão realizadas nos dias 11 e 12 de abril, no campus de oferta do curso. Em São Luís, serão realizadas na Pró–Reitoria de Ensino, localizada no CEB Velho - Cidade Universitária Dom Delgado, e nos demais campi, nas secretarias acadêmicas.

Confira abaixo, os convocados para o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA/UFMA, Campus Chapadinha:

CAMPUS DE CHAPADINHA
ZOOTECNIA / Integral / Bacharelado

01 - BRUNA GABRIELE MARQUES FERREIRA
02 - THIAGO DE CASSIO FERNANDES DA SILVA
03 - THIAGO BEZERRA DE ALMEIDA
04 - LUSIMAR DE SOUSA FERREIRA
05 - EMANOELLA CRISTINA BEZERRA ALMEIDA.

MATRÍCULA
Para efetivar a matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula: duas fotos recentes 3x4 coloridas; Registro Geral de Identidade (RG); Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF); prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos, além do título de eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos; certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio; e comprovante de residência atualizado.


Para saber mais acesse o Edital Nº 365/2015, que regulamenta o ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFMA em 2016.1 e o Edital Nº 34/2016, que regulamenta os procedimentos específicos para a Lista de Espera da UFMA – SiSU 2016.1.


Publicidade

MARCOS PAPELARIA
Contatos: (98) 3471-0994 / 99133-9270


quinta-feira, 7 de abril de 2016

MA Terá Mais Terras para Reforma Agrária; Município de Chapadinha Será Beneficiado

Monge Belo, comunidade quilombola, que será regularizada com Decreto presidencial
Monge Belo, comunidade quilombola, que será regularizada com Decreto presidencial
(Foto: Divulgação)

No município de Chapadinha, a Fazenda Caldeirão/Data São Gonçalo (Chapadinha) - 24 famílias, está incluída dentre os imóveis destinados para reforma agrária no MA.

O Maranhão foi beneficiado com três decretos de desapropriação para fins de reforma agrária, totalizando 3.939 mil hectares e 124 famílias beneficiadas. Também foi assinado um decreto para regularização de territórios quilombolas, totalizando 5.952 mil hectares e 257 famílias beneficiadas. Ao todo, foram destinados ao Maranhão 9.891 mil hectares.

Os imóveis destinados para reforma agrária foram a Fazenda Padre Cícero/Conquista, no município de Açailândia, com capacidade para 59 famílias; Caldeirão/Data São Gonçalo, no município de Chapadinha, com capacidade para 24 famílias e Fazenda Marfim/Maratoan, no município de Lago Verde, com capacidade para 41 famílias.

A comunidade quilombola beneficiada com Decreto foi Monge Belo, no município de Anajatuba e Itapecuru-Mirim e capacidade para 257 famílias.

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão, Dayvson Franklin de Souza, se diz satisfeito com a publicação dos decretos.

Ainda realizaremos algumas etapas até que os assentamentos sejam criados. O Incra vai vistoriar para avaliar e indenizar os proprietários, a Procuradoria Federal Especializada vai ajuizar ação na justiça, depois o órgão se imitirá na posse do imóvel. Somente após todos esses trâmite é que o projeto de assentamento será efetivamente criado”, explicou o superintendente.

Assinaturas

A presidente Dilma Rousseff assinou decretos que destinam 55 mil hectares de terras para a reforma agrária (34 mil hectares) e regularização de territórios quilombolas (21 mil hectares).

Ao todo, serão beneficiadas 1.844 famílias, sendo 1.164 de trabalhadores rurais e 680 de descendentes de escravos. A solenidade de assinatura ocorreu sexta-feira, 1º, no Palácio do Planalto.

Para a presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, que participou da cerimônia de assinatura dos decretos, a reforma agrária é a porta para um desenvolvimento do campo e da cidade com oportunidades em que ganham os assentados e ganham os moradores da cidade.

Abrimos mais oportunidades para famílias que em breve vão produzir alimentos de qualidade e agroecológicos que vão levar segurança alimentar, saúde preventiva e qualidade para muitas famílias de cidades médias e grandes brasileiras", destacou a presidente.

Outras áreas

As 21 áreas desapropriadas para reforma agrária estão em 13 estados: sendo três em Goiás, uma em Pernambuco, três no Maranhão, uma em Minas Gerais, uma em Tocantins, uma no Rio Grande do Norte, uma no Pará, três no Ceará, uma no Mato Grosso do Sul, duas em Sergipe, uma na Paraíba, duas na Bahia e uma no Paraná.

Já as quatro comunidades quilombolas beneficiadas com a desapropriação foram: Comunidade Quilombola Caraíbas (Sergipe); Comunidade Quilombola de Gurupá (Pará); Comunidade Quilombola Macambira (Rio Grande do Norte) e Comunidade Quilombola Monge Belo (Maranhão).

Mais

Imóveis destinados para reforma agrária

Fazenda Padre Cícero/Conquista (Açailândia) – 59 famílias

Fazenda Caldeirão/Data São Gonçalo (Chapadinha) - 24 famílias

Fazenda Marfim/Maratoan (Lago Verde) - 41 famílias

Área quilombola beneficiada com Decreto

Monge Belo (Anajatuba e Itapecuru-Mirim) - 257 famílias.



Publicidade

MARCOS PAPELARIA
Material Escolar, para Escritório, Esportivo e Educativo
Serviços: Xerox, Plastificação, Encadernação, Digitação, etc.
Avenida José Caetano (Praça da Bíblia - Centro)
Fones: (98) 3471-0994 / 99133-9270



Homem Foge de Delegacia e é Achado Morto em Araioses/MA


O fugitivo da Delegacia da cidade de Araioses - município distante 219 km de Chapadinha, Manoel de Jesus da Rocha Araújo, o "Braulino", foi encontrado morto em uma área de matagal na zona rural da cidade. A polícia informou que ele teria fugido em companhia de Marco Aurélio do Santos, o "Gago", que até ontem estava sendo procurado.

Ainda segundo a polícia, o corpo de Braulino foi encontrado sem nenhuma marca de agressão física ou perfuração seja de arma banca ou de fogo. O cadáver foi removido para o hospital da cidade para ser periciado, já que os exames periciais devem definir a causa morte.

Braulino e Gago teriam fugido no começo da tarde desta terça-feira (05), aproveitando a distração dos policiais. A polícia foi acionada e realizou buscas na região e ontem encontrou corpo de Braulino, mas Marco Aurélio ainda está foragido. Foi aberto um inquérito administrativo para apurar a responsabilidade pela fuga.



Publicidade



Marcado por Dor e Comoção o Último Adeus ao Ex-Vereador França Nilo

Familiares e amigos em seus últimos momentos com França Nilo 

Do Portal CN1 - Fotos: Blog do Alexandre Cunha

A Câmara Municipal de Chapadinha realizou sessão solene na tarde desta quarta-feira (06) numa homenagem póstuma ao ex-vereador França do Nascimento Pereira, conhecido como França Nilo, que morreu na terça-feira (05) na cidade de Anapurus, aos 48 anos.

Após ser velado na residência dos pais, o corpo foi levado para o plenário "João Batista Barros", onde vereadores, admiradores, correligionários e a população deram seu último adeus ao ex-parlamentar.


A sessão foi presidida pela vereadora Márcia Gomes, que utilizou a tribuna para expressar o seu sentimento e homenagear França Nilo. "Um parlamentar de muitos amigos, que deixa uma lacuna na política de Chapadinha", destacou Márcia Gomes bastante emocionada. Usaram da Tribuna da Casa para prestar homenagens e reconhecimentos pela história do ex-vereador França Nilo, os parlamentares Francisca Aguiar, Missicley e Marcelo Menezes. Os familiares Antonio do Nilo e Karol Nilo, também utilizaram a tribuna para homenagear o irmão e tio França do Nascimento Pereira.

Sob lagrimas, Antonio do Nilo, presta sua última homenagem ao irmão 


Mensagem de Márcia Gomes ao amigo e ex parlamentar:

"Não era pra ser assim. Abrir os olhos pela manhã, respirar, levantar, comer, andar, viver... Seria tão simples se essas fossem as únicas coisas essenciais para se viver. Mas viver não é tão simples assim. Hoje, viver implica em se viver bem, estar feliz, estar bem. A vida e as pessoas nos cobram alegrias, um sorriso no rosto, aquele sorriso que você muitas vezes de forma gratuita nos deu, meu querido amigo. Mas a gente também cobra da vida que ela nos sorria. E por muitas vezes é um sorriso que não vem. A vida pode ser dura, difícil, as vezes amarga... viver é uma luta difícil, é uma luta que pode causar dor e cansaço, e dela, você meu amigo parece ter cansado, mas um cansaço de tanto lutar, de muito persistir, na sua vida pessoal e nesta casa que hoje te recebe e se despede, você parece ter cansado do peso da vida. Sei que não foi sua intenção, mas o que aconteceu é que agora o peso está sobre nossos corações. ENTENDO TEU CANSAÇO, MAS NÃO ERA PRA SER ASSIM. Não importa agora os motivos pelos quais você se foi, não importa agora como você se foi. Nada faz sentido, nenhuma explicação vai enxugar nossas lágrimas. Peço a nosso Deus que apesar deste momento final e triste, em nossa memória fiquem preservadas as imagens que realmente representam a tua passagem entre nós. Lembrarei sempre do teu sorriso imenso, não só de quando tu sorrias mas principalmente quando fazias com que qualquer rosto triste sorrisse também, lembro ainda dos teus brados exatamente aqui nesta casa, nessa tribuna, em luta por causas do povo, lembro muito bem da tua coragem em enfrentar quem quer fosse pelos teus ideais e a tua forma de pensar, meu amigo tão autêntico... intenso... Não acredito que você se foi. Mas o motivo de não acreditar não é somente pelo absurdo, mas por não conseguir sentir a tua ida. Porque... será mesmo que você se foi meu amigo? Porque será que sinto que você está mais presente ainda? A explicação só pode ser uma: você deixou de estar diante dos nossos olhos pra morar pra sempre na nossa memória, morar pra sempre nos nossos corações. É assim que você parece estar mais presente do que nunca. Porque a memória de quem se ama é isso; você estava com a gente, mas agora está em nós. Vai meu amigo, descansa do teu cansaço. A gente está aqui pra te dar nosso adeus, mas o que a gente queria mesmo era aquele teu sorriso, aquele teu abraço".

Siga vendo mais algumas fotos...















Após a sessão, o corpo do ex-vereador saiu em cortejo pelas ruas da cidade até o cemitério. A Prefeitura de Chapadinha decretou luto oficial de três dias.


terça-feira, 5 de abril de 2016

Clínica Nsa. Sra. das Dores - Terá Atendimento com Ginecologista Especialista em Saúde da Mulher


Informe Publicitário

A Clínica Médica & Odontológica Nossa Senhora das Dores, avisa que no próximo dia 15, o Dr. Raimundo Neto - Ginecologista, especialista em saúde da mulher, estará consultando durante todo o dia.

Então agende já sua consulta pelos telefones: (98) 3471-2007 / 98862-9339 (WhatsApp).


A Clínica Médica & Odontológica Nsa. Sra. das Dores, fica localizada na Rua Prefeito Joaquim Almeida, N° 310 - Centro (por trás do Bradesco), em Chapadinha.


O Adeus ao Amigo, FRANÇA NILO - Ex-Vereador de Chapadinha...



É com imenso pesar que informamos o falecimento do ex-Vereador de Chapadinha, FRANÇA NILO, aos 48 anos, ocorrido no final da manhã desta terça-feira, dia 05 de Abril de 2016.

Segundo informa o Blog do Foguinho, por volta das 11h30, França Nilo teria recorrido ao sucídio (se enforcando), em sua própria casa, onde ele estava morando na cidade de Anapurus. O corpo do ex-vereador foi levado para o hospital já sem vida.

O corpo deve ser velado na residência da Família, aqui em Chapadinha.

Filho do sr. Nilo França, França Nilo exerceu o cargo de vereador em Chapadinha por cinco mandatos consecutivos, inclusive, sendo presidente da Câmara Municipal. São seus irmãos: Zé do Nilo, Antonio do Nilo e Aldrin Nilo.

Chapadinha está de luto com a perda deste grande homem que ajudou e contribuiu muito com a história desta cidade.

Aos Familiares e Amigos enlutados, nossas sinceras Condolências.


Adolescente Chapadinhense Está Desaparecida a Quase Dez Dias


Por: Antenor Ferreira - Do Blog Interligado

A adolescente Julia Meneses da Silva, de 14 anos, está desaparecida desde a última quarta-feira (dia 30 de março), quando saiu de sua residência no bairro Aparecida, na companhia de amigas.

Adolescente está desparecida a sete dias, Família busca ajuda
A mãe da adolescente, sra. Joseane, buscou informações do paradeiro da filha desde então, infelizmente (ainda) sem sucesso, para o desespero de familiares e amigos próximos.


Joseane esteve essa manhã na Delegacia Regional de Polícia Civil, registrando um Boletim de Ocorrência (B.O.) e pediu ajuda a nossa página para divulgar o desaparecimento da filha, a qual ela espera que esteja bem.

Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Julia, pedimos que entre em contato com o número: (98) 99115-0210.

A família agradece o apoio de todos e espera que o episódio termine apenas como um susto.


Publicidade



Sistema de Abastecimento de Água na Localidade Bom Princípio, Beneficiará 40 Famílias


SECOM/PMC
*Colaboração: Alberto Carlos

Na tarde do último domingo, dia 3 de abril, participamos do diálogo com parte dos moradores do Povoado Bom Princípio, juntamente com os secretários municipais Aluízio Santos (Infraestrutura), Antônio José (Agricultura), Herasmo Nunes (sec./adjunto de Esporte e Lazer), do Agente de Trânsito Júnior e Waldir Abreu.



Na oportunidade, o secretário Aluízio Santos pontuou as metas estabelecidas para a conclusão do Sistema de Abastecimento de Água da comunidade, que já conta com a perfuração de um poço de 112 metros concluído, seguindo agora para a instalação da base, caixa d'água e com aproximadamente 4.600 metros de rede de distribuição de água nas residências de mais de 40 famílias, que esperaram por décadas a chegada do benefício.


Publicidade



segunda-feira, 4 de abril de 2016

CHAPADINHA - Seletivo ACS's: Retificação Locais de Prova

processo-seletivo-saude-itaqua-700x437


A comissão organizadora do processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha divulgou nesta segunda-feira, (04), uma retificação dos locais de prova. A adequação foi feita apenas na Escola Tancredo Neves. A comissão informa, ainda, que houve apenas uma melhor distribuição dos candidatos nas salas da Escola Tancredo Neves e que quanto aos demais locais de prova não houve nenhuma alteração.


Confira os locais de prova (Clique no link abaixo):



Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Convoca Suplentes do "Minha Casa, Minha Vida"

Minha-casa-minha-vida-520x312


A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), convoca os suplentes do habitacional RENASCER I e II para, munidos de documentos pessoais, comparecerem no prazo de 04 (segunda) a 08 (sexta-feira) de abril na secretaria de Assistência Social localizada na Rua Estudante Benedito Martins, nº 2129, bairro São José (ao lado da Quadra do FAC).


Publicidade



PASCOM - Noticiário da Paróquia de Chapadinha/MA

Santa Missa da Misericórdia, celebrada pelo pároco, 
Pe. Casimiro, no último domingo (03)

1- A Primeira Comunhão, na Igreja do Divino Pai Eterno (capela de São Raimundo) da comunidade do Bairro Corrente, será nesta semana, na próxima sexta-feira (dia 08), na missa da noite. A confissão será nesse mesmo dia, a partir das 15h.


Atualizando as Santa Missões Populares (SMP)
 no Domingo da Misericórdia (Domingo, 03 de Abril)


Atualizando as Santa Missões Populares (SMP)

 no Domingo da Misericórdia (Domingo, 03 de Abril)


Atualizando as Santa Missões Populares (SMP)

 no Domingo da Misericórdia (Domingo, 03 de Abril)

Atualizando as Santa Missões Populares (SMP)

 no Domingo da Misericórdia (Domingo, 03 de Abril)


Atualizando as Santa Missões Populares (SMP)

 no Domingo da Misericórdia (Domingo, 03 de Abril)



2- A Primeira Comunhão, na capela de Nsa. Sra. da Conceição, da comunidade do Bairro  Terras Duras, será na manhã do próximo domingo (10), na missa das 9h. A confissão será pela manhã do dia 08 (sexta-feira), às 8h.




3- A Primeira Comunhão, na capela de São Francisco, da comunidadde do Bairro da Cruz, será no próximo sábado (dia 09), na missa da noite, às 20h. A confissão será no mesmo dia, pela manhã, a partir das 8h, por conta que à tarde tem confissão na Matriz.

Celebração do Domingo da Misericordia - na Parça da Bíblia


4- Na última sexta-feira (1º) e sábado (02), realizou-se na Diocese, em Brejo, o Encontro Vocacional Despertar Vocacional. De nossa Paróquia participaram cinco jovens.


Celebração do Domingo da Misericordia - na Parça da Matriz

5- De 08 ((sexta-feira) a 10 (domingo), acontecerá em Brejo, o "Estudo sobre o Evangelho de São Lucas". Poderão se inscrever no Secretariado da Igreja Matriz (falar com Gnú).


Celebração do Domingo da Misericordia - na Parça da Matriz

6- Nos dias 22 à 24 deste mês de Abril, acontecerá o "Estudo de Formação Missionária", a nível regional, para avaliação das SMP no Nordeste V (Maranhão). Local, em Anapurus. Precisam-se de duas pessoas de cada Paróquia. É verdade que no dia 24, teremos o evento da inauguração do CEPAN. Se tiver duas pessoas disponíveis marcarão a presença de Chapadinha, aliás das duas Paróquias, o que daria 04 pessoas.

Reunião do CPP (Foto: Arquivo/Divulgação)

7- Reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial): Acontecerá no próximo domingo (10), segundo domingo do mês. Sua presença é importante!



8- Adoração do Santíssimo Sacramento: Acontecerá, também, no próximo domingo (10), por conta que não foi possível domingo anterior. Não esqueça alimentos e roupas de sua oferta.

Parabéns ao Grupo de Oração (G.O.) Divina Misericórdia, pelo 1º Ano de atividades católicas! Vale ressaltar, que todas as quartas, a partir das 19h, tem encontro na Igreja do Divino Pai Eterno (Capela de São Raimundo), na comunidade do Bairro Corrente.


9- Renovação do compromisso dos Acólitos: Próximo domingo, dia 10. No dia anterior, sábado (09), à tarde, será disponibilizada a Confissão para quem precisar, uma vez que ainda teve confissão faz pouco tempo nesta quaresma.

PASCOM - Do Blog da Paróquia de Chapadinha


Publicidade



Arquivo do blog