WebNet

WebNet

sábado, 3 de janeiro de 2015

Carro Capota Várias Vezes na BR-222, Próximo à Vargem Grande



Na tarde deste sábado, dia 03, aconteceu um acidente na BR-222, no trecho compreendido entre a residência do Sr. Zé Vieira e o povoado São Roque, município de Vargem Grande.

Quatro pessoas, sendo: um homem, uma mulher, um idoso e uma jovem, estavam em um Fiat Strada, vindo de Fortaleza-CE com sentido à São Luís, quando ao passar por uma curva perderam o controle, saíram da pista e capotaram várias vezes, ficando inclusive com o carro de "pneu pra cima".


Apesar da gravidade do acidente, os envolvidos só tiveram ferimentos leves. Quem inspira mais cuidados é a jovem, pois se reclamava bastante de dores em uma das pernas. Existe a possibilidade de fratura.

Os envolvidos no acidente foram socorridos por outros motoristas que passavam no momento. A ambulância e a Polícia Militar de Vargem Grande foram acionadas e imediatamente chegaram ao local. Todos foram levados para o Hospital Municipal Benito Mussolini, onde estão sendo prestados os primeiros socorros.

Quem presenciou o acidente, disse que os quatro "nasceram de novo".

*Editado


Publicidade



BLOCO DOS QUIABOS Preparado para o Carnaval 2015

A imagem cenográfica (fundo) é uma réplica do Abrigo Central, 
retratada pelo artista chapadinhense, pintor Êxodo

Na manhã deste sábado, dia 03 de janeiro, fizemos a sessão de fotos para a capa do Cd do BLOCO DOS QUIABOS - para o Carnaval 2015. A locação escolhida pelo idealizador Herbert Lago Castelo Branco e seus colaboradores, foi o hall da concessionária SS Veículos MultiMarcas - de propriedade do empresário Zé Baleco.


Há 7 Anos - Já é Tradição!

Originário do Bairro da Cruz, o Bloco dos Quiabos vem a cada ano se firmando mais no circuito carnavalesco de rua de Chapadinha.

O Bloco dos Quiabos não tem fins lucrativos, nasceu em 2008 - Identificado com a oportunidade de proporcionar e oportunizar o entretenimento a pessoas desprovidas de recursos, por isso o Bloco dos Quiabos é cognominado como bloco dos lisos.


NOVIDADES

Além do CD e da confecção de 500 abadás, para este ano de 2015, o local de concentração mudará de lugar: será no Bar do Cabeça - situado na Travessa da Corrente - Bairro São José (até ano passado acontecia no Bar do Hidelfonso - na Rua Cunha Machado, bairro da Cruz).

Os abadás serão distribuídos somente na concentração do bloco, no domingo de carnaval (dia 15.Fev.), ao preço simbólico de R$ 15,00.

*Fotos: Sousa Neto


Publicidade



Viatura da Polícia é Incendiada na Porta da Delegacia



Na madrugada deste sábado (3) um incêndio criminoso aconteceu na porta da Delegacia de Polícia Civil, no município de Palmeirândia-MA.

Vizinhos observaram quando pessoas se aproximaram e atearam fogo no carro policial.


Como se percebe o problema de vandalismo e o império da violência persistem no Estado do Maranhão, já sob o novo governo.


Publicidade



Ciúmes: Homem Mata Mulher a Golpes de Machado

No momento da apresentação no distrito policial, 
o suspeito chorava muito.

Policiais civis prenderam, nessa sexta-feira (2), um homem suspeito de ter matado sua mulher, no município de Santa Rita, interior do Estado. De acordo com a polícia, Edivan Teixeira Santos, matou sua companheira identificada como, Antônia Maria Araújo, com golpes de machado.

Ainda segundo a polícia, o suspeito do homicídio estava com ciúmes da vítima com o irmão dele, identificado como Edvaldo Teixeira Santos, que, também, ficou ferido com um golpe de faca.

O suspeito foi preso e autuado em flagrante por homicídio e tentativa de homicídio.



Publicidade



sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Em Nota, Secretário Aluízio Santos Agradece a Colaboradores do Ano de 2014


O secretário municipal de Infraestrutura e Articulação Política de Chapadinha, Aluízio Santos, usou sua página pessoal em uma rede social na internet, para agradecer aos colaboradores que contribuiram para o desenvolvimentos de ações geradas pela secretaria sob seu comando. Abaixo, a nota na íntegra:

Recorte de postagem publicada no Facebook

"Venho através desta rede social (Facebook) agradecer a Deus em primeiro lugar; Com uma grande satisfação agradecer a nossa prefeita (Ducilene Belezinha), pelo o apoio incondicional, que nos deu durante todo ano de 2014, e assim, foi possível, fazer grandes avanços na infraestrutura, do nosso município, dando oportunidade à tantos povoados, e pessoas que nunca tiveram estrutura nem para se deslocar, dignamente.


Agradeço a equipe das secretarias de Infraestrutura e Articulação Política, pelo o grande apoio e companheirismo que demonstraram, durante todo o ano de 2014, e tenho certeza que vou ter a mesma parceria em 2015, para continuarmos, com os avanços que o nosso município precisa e merece.


Também, gostaria de agradecer a todos os secretários, secretárias, adjuntos e adjuntas, e toda equipe de governo do grupo Belezinha, meus sinceros agradecimentos e ao mesmo tempo dizer, o meu muito obrigado pela ajuda, que cada um deu neste ano de 2014, tenho certeza que vamos ter a mesma colaboração de todos, em 2015, e a esta mulher guerreira, de grandes ações da qual já dizia a música de Damares, que iria surgir um(a) grande vencedora e com certeza, grandes avanços aconteceram em 2014, e muito mais vão acontecer, em 2015.


Portanto, não ligue porque alguém venha a lhe fazer alguma crítica, pense sempre que "ninguém vai jogar uma pedra em árvore, que não tenha frutos". Lgue e valorize, só as coisas e as pessoas, que lhe ajudam a construir uma Chapadinha de todos e para todos.


Portanto, prefeita você é uma vencedora e juntamente com todo o seu grupo político e de governo você se tornará mais forte ainda, vamos à luta com os nossos amigos e colaboradores, pois agora em 2015, grandes ações vão acontecer, porque Deus é maior e está na direção.

Um forte abraço e feliz 2015 à todos!

(Aluízio Santos - Secretário Municipal de Infraestrutura e Articulação Política de Chapadinha-MA.)


Publicidade



Governo Federal Desapropria 2 Fazendas em Chapadinha e Outras 2 no MA para Reforma Agrária


A presidenta da República, Dilma Rousseff, decretou, na última quarta-feira (31.Dez.2014), 22 novas áreas para fins de reforma agrária, que somam 57.680 mil hectares e vão beneficiar 1.504 famílias de trabalhadores rurais em 10 estados brasileiros. No Maranhão, foram desapropriadas quatro fazendas, localizadas em Chapadinha (2), Imperatriz e Presidente Vargas. O estado foi o segundo mais contemplado pela medida e ficou atrás epenas de Goiás, onde foram desapropriados cinco imóveis para fins de reforma agrária.

Abaixo, a lista com as 22 fazendas desapropriadas, com destaque para as quatro situadas no Maranhão:

Clique na imagem para ampliá-la

Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União nesta data. Somados às oito áreas decretadas no dia 26 de agosto de 2014, são 66.658 mil hectares destinado à reforma agrária, que beneficiarão 1.739 famílias em 10 estados.

Esses decretos são um inequívoco reconhecimento da presidenta Dilma Rousseff ao competente trabalho realizado pelas equipes do Incra, que aprimoraram os processos de desapropriação de imóveis visando sua destinação à reforma agrária”, avalia o presidente da do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes.

Para ilustrar as medidas de aperfeiçoamento das normas que regulam o processo de desapropriação, Guedes destacou que a partir da publicação das Portarias nº 6 e 7, de 31 de Janeiro de 2013, e a portaria nº 83, de 28 de novembro de 2014, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, todo o imóvel encaminhado à Presidência da República visando a sua desapropriação segue com o estudo de viabilidade socioeconômica do futuro assentamento, além do laudo de produtividade e avaliação de custo do imóvel.

Distribuição

Os decretos declaram de interesse social para fins de reforma agrária imóveis rurais localizados nos estados de Goiás (05), Maranhão (04), Pernambuco (04), Minas Gerais (02), Pará (01), Paraíba (02), Rio Grande do Norte 01), Rondônia (01), Santa Catarina (01) e Sergipe (01).

Conforme perícia técnica realizada pelo Incra, todas as áreas apresentaram índices de produtividade abaixo do que determina a Constituição Federal, o que motivou sua desapropriação.

A partir do decreto presidencial o Incra vai ajuizar a Ação de Desapropriação de cada imóvel, mediante depósito em juízo do montante da indenização das benfeitorias e apresentar à Justiça comprovante de emissão dos Títulos da Dívida Agrária para pagamento da terra nua.

O levantamento técnico feito pelo Incra, com base na Portaria MDA nº 7 de 31 de Janeiro de 2013, aponta um investimento de R$ 76,7 milhões no pagamento dos 22 imóveis, cujos valores já constam do orçamento do Incra no exercício de 2015.

O Estudo de Capacidade de Geração de Renda (ECGR), que estabeleceu a quantidade de famílias a serem assentadas em cada área, também indicou a vocação produtiva dos futuros assentamentos, com destaque para a plantação de mandioca, bovinocultura de corte e leite, avicultura de postura e corte e a produção de frutas.

A análise do ECGR leva em conta as particularidades do relevo, hidrografia, dos mercados locais e da conjuntura socioeconômica da região onde serão implantados os novos assentamentos.

No período de 2010 a 2014 foram decretados pela presidenta Dilma Rousseff 374 imóveis para fins de reforma agrária em área de 731.206 hectares.

Fonte: Incra


Publicidade



Polícia Apreende Mais de 5 Mil Pés de Maconha Entre Urbano Santos e Tutóia



Os policiais estiveram em Urbano Santos e Tutóia, povoado Santana dos Carvalhos, na manhã da última terça-feira (30 de dezembro). Não sei quem contou, segundo à Secretaria de Segurança, foram localizados 5 mil pés de maconha.


Foi preso em flagrante Francisco Cândido , 60 anos, morador do povoado. Depois da prisão, o suspeito apontou outra roça.


A maior parte da droga foi incinerada no local, sendo uma parte apreendida, levada para o DP de Urbano Santos.

Os Delegados Leonardo de Oliveira Pereira e Márcio Almeida, comandaram o trabalho de investigação.


Publicidade



Iterma Titula Áreas na Região Baixo Parnaiba



O Iterma, orgão de regularização fundiária do governo do Maranhão, titulou os territorios de Bracinho, municipio de Urbano Santos, e Lagoa das Caraíbas, município de Santa Quiteria, em nome das respectivas associações.



16º BPM Faz Apreensão de Arma de Fogo

Além de um facão, foi apreendido também um revólver 
de marca Taurus cal. 38, Nº NJ141520, e uma cápsula de cal. 38

Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha

No inicio da noite desta quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015, a Guarnição de Serviço foi acionada com uma denúncia que tinha um homem armado com um revólver, e que estava ameaçando populares.

A viatura deslocou-se até o local, na chegada, foi observado o homem com as características repassadas, com um facão em punho, ameaçando populares, logo foi dado voz de prisão ao indivíduo.

Além do facão, foi apreendido também um revólver de marca Taurus cal. 38, Nº NJ141520, e uma cápsula de cal. 38.

A vítima relatou que naquela tarde foi ameaçado de morte pelo conduzido, e que na ocasião ainda efetuou um disparo com um revólver.

O conduzido é Fabiano Coelho Costa, 21 anos, que segundo populares é perigoso e já responde processo na justiça, por ter tentado contra a vida de sua ex companheira com disparos de arma de fogo a algum tempo atrás.

Fabiano foi entregue na Delegacia junto com o material apreendido para as devidas providências.


Publicidade



VÍDEO - Discurso e Primeiros Atos do Governador Flávio Dino



Ações centradas na melhoria de índices sociais e econômicos foram algumas das primeiras medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino, logo após a cerimônia de transferência de cargo no Palácio dos Leões. Algumas delas foram anunciadas por meio de decretos e entram em vigor nesta sexta-feira (2).


Foto: Francisco Campos


O primeiro dos decretos institui o plano de ações ‘Mais IDH’ e seu respectivo comitê gestor. A medida é uma das ações anunciadas durante a campanha e têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. O plano terá como foco inicial as populações dos 30 municípios maranhenses com piores indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Outro decreto institui uma comissão especial com o fim de tratar da alienação da ‘Casa de Veraneio do Governador”, situado na Praia de São Marcos, em São Luís. A comissão será formada por um membro da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência indicado pelo Secretário de Estado da Gestão e Previdência; um membro da Casa Civil, indicado pelo Secretário Chefe da Casa Civil; um Procurador do Estado do Maranhão, indicado pelo Procurador Geral do Estado.


Na educação, foi instituído o programa ‘Escola Digna’ com o objetivo de propiciar, às crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelo Sistema Estadual de Ensino e pelo Sistema Público de Ensino dos Municípios, o acesso à infraestrutura necessária para as suas formações como cidadãos livres, conscientes e preparados para atuar profissionalmente nos mais diversos campos da atividade social. Dentre as medidas do programa, está a construção de equipamentos necessários à substituição das escolas de taipa, palha, galpões e/ou outros espaços devidamente certificados como inadequados, hoje em funcionamento na Educação Pública Maranhense.

Ainda na área de educação, um outro decreto dispõe sobre o processo de eleições diretas para as funções de gestão escolar nas unidades de ensino da rede pública estadual.


Na área de saúde, um decreto instituiu a Força Estadual da Saúde do Maranhão (Fesma), programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico. O foco inicial de atuação da força estadual terá as seguintes prioridades: mortalidade infantil; mortalidade materna; diabetes; hipertensão; saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade.

Em relação à segurança pública foi anunciada a convocação de mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar, para o Teste de Aptidão Física (TAF).

Na mesma área foi criada uma comissão especial para elaboração de proposta visando à revisão das regras de ingresso, lotação, transferência e promoção dos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A representação judicial de membros das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar pela Procuradoria Geral do Estado também será autorizada, mas por meio de medida provisória.


Um outro decreto dispõe sobre a denominação de logradouros e prédios públicos sob o domínio ou gestão estadual, sendo proibido o uso do nomes de pessoass vivas ou que estejam inseridas no relatório final da Comissão Nacional da Verdade, como responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura militar.

Também foi constituída uma comissão para apurar a regularidade do pagamento do precatório que tem como credor a empresa Constran. A comissão será formada por membos da Secretaria de Estado de Transparência e Controle, Procuradoria Geral do Estado e Casa Civil.

A criação do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) também será realizada por meio de decreto. O órgão de assessoramento direto do governador tem por finalidade debater e propor diretrizes específicas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico do Maranhão, com a articulação das relações entre o Governo e representantes da iniciativa privada.

Governador Flávio Dino ladeado pelo 
Deputado Estadual chapadinhense Dr. Leví Pontes e sua esposa.

Projetos de lei

Além dos decretos e medida provisória, foram anunciados projetos de lei, dentre eles o que dispõe sobre o programa estadual ‘Mais Bolsa Família-Escola’, que consiste na transferência direta de recursos para aquisição de material escolar às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que tenham em sua composição crianças e adolescentes com idade entre quatro e 17 anos matriculados em escolas públicas.

Um outro projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa dispõe sobre a Gratificação de Incentivo de Desempenho da Gestão Escolar.

O último PL anunciado pelo governador Flávio Dino dispõe sobre a formação da equipe de transição de governos, que para propiciar condições para que o candidato eleito para o cargo de Governador possa receber de seu antecessor todos os dados e informações necessários à implementação de seu programa de governo, inteirando-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração, permitindo ao eleito a preparação dos atos a serem editados após a posse.


Publicidade



Formatura dos Alunos da Creche Raimundo Gomes


A Creche Raimundo Gomes realizou a festa de formatura e encerramento do ano letivo de 2014.

Presente no evento, a secretária municipal de Educação, profª Maria Coêlho Pimentel, cumprimentou todos os presentes e enfatizou a importância das creches no desenvolvimento das crianças. Ressaltou que o papel das creches passou do teor social para a alfabetização propriamente dita, acompanhada de diversos benefícios para as crianças.


Estou muito feliz e agradeço a presença de todos vocês, quero que saibam que não medimos esforços para oferecer bons estudos aos filhos e netos de vocês. Agradeço o apoio e que esse seja apenas o primeiro passo dado por eles. Continuem enfatizando seus filhos para estudar”, disse a secretária.


Em seu pronunciamento, a gestora escolar saudou os presentes e afirmou estar muito emocionada em participar de um evento tão importante como a formatura. Parabenizou pais e familiares presentes no evento e principalmente os alunos que eram as peças mais importantes da formatura. Afirmou que todos devem permanecer apoiando os alunos em suas escolhas e ainda incentivarem que deem prosseguimento aos estudos.

Parabenizamos toda a equipe da instituição de ensino pelo bom trabalho e todos os cuidados que elas desenvolvem com os alunos.







Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Reúne Multidão em Festa de Réveillon na Praça do Povo



Uma multidão foi á Praça do Povo, em Chapadinha, na noite de 31 de dezembro, para saudar a chegada do Ano Novo. A Prefeitura de Chapadinha em parceria com a Secretaria de Cultura realizou uma grande festa, com queima de fogos e duas atrações: Romildo Show e Forró Pegado.


A animação começou às 21h, com o “Fera dos Teclados” - Romildo Show, que fez a multidão dançar bastante e terminou só depois das 3h do dia 1º, com o Forró Pegado.

Faltando dez segundos para a virada do ano, o público presente iniciou, num bonito coro, a contagem regressiva e vibrou com a chegada de 2015. Todos se abraçaram e desejaram que este ano seja de mais alegria, com saúde, prosperidade e paz.











Publicidade



Arquivo do blog