INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Star Drinks

Star Drinks

Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

Posto Ipiranga / Chapadinha

Posto Ipiranga / Chapadinha

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aniversariantes do Dia...

 
Nossas congratulações a todos os Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira, dia 14, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Felicidades!


 
 
 
 

URE/Chapadinha: Gestor Regional e Equipe Visitam CE Henrique Couto, em São Bernardo-MA

 
Em visita de rotina às escolas, o gestor regional, professor Jânio Ayres reuniu-se com os alunos do CE Dr. Henrique Couto, no município de São Bernardo, Maranhão.

A visita aconteceu na tarde desta quinta feira, 13, e contou com a participação dos servidores da URE de Chapadinha, o sr. João Almeida, a sra. Hildamar Silva e o sr. Alcides Pereira.

O gestor regional, e equipe, chegaram à escola por volta das 13h30, e encaminharam-se para a secretaria da escola.

Solicitaram uma conversa com os alunos no pátio da escola, o que foi prontamente atendido pela direção do estabelecimento.
 
 
Na conversa, foram tratados de assuntos como o Colegiado Escolar, Conselho de Classe, recursos para a escola, faltas excessivas de professores naquela escola, a continuidade dos ônibus escolares por parte da prefeitura a serviço dos alunos do Estado, os problemas pedagógicos e estruturais da escola, dentre outros assuntos.

Após debates, esclarecimentos de dúvidas dos alunos e informações importantes sobre o calendário escolar, o professor Jânio agradeceu à direção da escola, aos professores e servidores, bem como aos alunos, pela atenção e participação enriquecedora no debate.

Vale ressaltar que o município de São Bernardo apresentou o maior índice de infrequência de professores do Baixo Parnaíba na Rede Estadual de Ensino da região, no ano de 2012, respondendo por quase a metade dos casos.

Somado a isso, os períodos de paralisação por causa de atividades e festividades locais contribuem em grande medida para os péssimos índices educacionais do Ensino Médio em São Bernardo.

Vale ressaltar, em especial, a contribuição valiosa da Prefeitura Municipal de São Bernardo pela continuidade do fornecimento dos ônibus escolares aos estudantes da Rede Estadual de Ensino naquele município. Isso demonstra compromisso com a educação e com a gestão da governadora Roseana. Obrigado!

Gostaríamos de parabenizar, ainda, a professora Silvana, gestora do CE Prefeito Neto Carvalho, em Magalhães de Almeida, pela ótima gestão que vem desenvolvendo desde que assumiu no primeiro semestre de 2012. Tivemos a informação que a alimentação escolar servida na escola é farta, variada e de ótima qualidade. Tem até fruta à vontade no cardápio. Esse é um exemplo a ser seguido no Baixo Parnaíba.
 
 
 

Eleitos em Chapadinha e Mata Roma Serão Diplomados Na Tarde Desta Sexta-Feira (14)

Fórum de Chapadinha
A 42º Zona Eleitoral, que compreende aos municípios de Chapadinha e Mata Roma, realiza na tarde desta sexta-feira, dia 14, a partir das 17h, no Auditório do Fórum de Chapadinha, a Cerimônia de Diplomação dos eleitos na última eleição. A solenidade será conduzida pelo juiz eleitoral, Dr. Cristiano Simas.
 
Abaixo, a relação, por município, dos eleitos que serão diplomados.
 
CHAPADINHA
Prefeita: Dulcilene Pontes - Belezinha

Vereadores:

Marcelo Menezes (PRP)
Francisca Aguiar (PV)
Oseas Lopes - Manin (PT)
Márcia Gomes (PR)
Missecley (PR)
Lívia Saraiva (PTB)
Samuel Nistron (PMDB)
Raimundinha (PRB)
Eduardo Braga (PT)
Toinho Marinheiro (PR)
Eduardo Sá (PRTB)
Antonio Odilon (PRB)
Irmão Carlos (PRB)
Muricí (PRB)
Nonato Baleco (PDT)

MATA ROMA
Prefeita: Carmen Neto

Vereadores:
Preto Diniz Besaliel Albuquerque
Tiago
Bode
Chaguinha
Geisa Lobo
Dra. Fernanda
Vassourinha
Alfredo Marques
Paulo Inacio
Moraes Fortes
 

CHAPADINHA: Mais um Caso de Furto de Moto...

 
Por volta do meio-dia, desta quinta-feira (13), uma motocicleta de marca HONDA NXR BROS ES, de cor vermelha, de placa HQA 6986/MA, CHASSI 9C2JD20205R011755, modelo 2004/2005 - Foi roubada em frente a casa do sr. Tomé (do cartório) no bairro da Corrente.
 
Imagem meramente ilustrativa
 
Quem tiver notícias, por favor entre em contato com o Blog D&TUDO.COM através do número (98) 9134-9887.

Lamentamos a situação em que nossa cidade se encontra: a mercê de bandidos que tomam o que o trabalhador consegue com o suor de seu trabalho.

De já agradecemos a colaboração de todos.
 
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CHAPADINHA: Vara do Trabalho Inaugura Processo Judicial Eletrônico

 
Vara do Trabalho de Chapadinha será a segunda VT maranhense a funcionar de forma totalmente eletrônica. A primeira foi Barreirinhas, que está recebendo as reclamações trabalhistas pelo meio digital desde ontem (10). A cerimônia de instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em Chapadinha aconteceu nesta quarta-feira (12), às 16h, com a presença de autoridades locais, magistrados, membros do Ministério Público, advogados e lideranças sindicais e comunitárias. Na sexta-feira (14) é a vez da VT de Presidente Dutra instalar o sistema.
 
 
 
 
 
O PJe-JT foi instalado também ontem (10), no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, e pela presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo. É um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet. Foi desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), CSJT e diversos tribunais brasileiros.
 
 
Participaram da cerimônia de instalação do PJe-JT, na Vara de Chapadinha (Rua Juscelino Kubitschek, nº 755), o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), Manoel Lopes Veloso Sobrinho; o juiz do trabalho substituto Patrick Arruda Leon Serva, que responde pela titularidade da VT.
 
 
 
 
 
Treinamento – de 26 a 30 de novembro deste ano, servidores da Vara de Chapadinha participaram, em São Luís, de treinamento para utilização do processo judicial eletrônico. Ontem (10), o diretor da VT, Celso Carvalho Júnior, e o analista Judiciário Vinícius Cedraz, apresentaram, a 12 advogados da região e aos demais servidores daquela vara, como funciona o PJe. Na quarta-feira (12), às 10h, antes da cerimônia de instalação do sistema, que ocorreu na parte da tarde, houve outra apresentação do PJe aos advogados.

Nesta quarta-feira (12), o expediente interno e externo da Vara de Chapadinha se restringiu às atividades de instalação do Sistema PJe-JT, com o protocolo eletrônico da primeira ação no sistema, conforme
Portaria GP nº 1207/2012, que formaliza a data de implantação do PJe-JT naquela VT, suspende as atividades e prazos processuais no âmbito de sua jurisdição na data da referida implantação, dia 12 de dezembro de 2012.

Municípios atendidos - além a cidade-sede, a Vara de Chapadinha tem jurisdição nos municípios de Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.


Ascom/TRT-MA
*Fotos: Manoel Almeida Silva (Facebook)

Aniversariantes do Dia...

 
Nossos votos de felicitações aos Aniversariantes do Dia! - desta quinta-feira, dia 13 de Dezembro, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Parabéns a todos!
 
 
 
 
 
 
 
 
..................... #PhotoBônus# .......................
 
 
 
 
Minha vizinha, a quem tenho muita estima!
 
 

CHAPADINHA: Tentativa de Roubo em Caixa Eletrônico

 
Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip
 
O caixa eletrônico do Branco do Brasil instalado no Hipermercado Econômico, localizado na Praça da Bandeira - Centro de Chapadinha, foi vitima de ações de ladrões na madrugada quarta-feira (12), que usando um massarico, cortaram a chapa de aço que reveste o caixa eletronico, no intuito de roubarem dinheiro que ali estava guardado.

Segundo informações do proprietario do estabelecimento, a tentativa de roubo deu-se por volta de 1h da manhã, já que até então estava tudo na normalidade, os meliantes entraram no estabelecimento pela parte de trás do deposito, e já sabendo da localização do caixa, cortaram algumas fiações e desligaram os alarmes, para depois cortarem a chapa de aço do caixa.
 
 
 
Segundo informações da equipe da 3ª Delegacia de Policia Civil e do serviço de inteligência da 4ª Companhia PM Independente, nenhuma quantia foi levada do caixa eletrônico, de alguma forma os bandidos se equivocaram e não conseguiram o seu intuito, cabe ressaltar que a Chapada das Mulatas, outrora uma cidade pacata, agora já tem crimes deste tipo.
 

A equipe de policiais já começou o trabalho de investigação, para que o caso possa ser elucidado o mais rápido possivel, neste periodo em que a circulação de dinheiro aumenta em nossa cidade, é importante que se tome alguns cuidados, é o que recomenda a Policia Militar e Polici Civil.
 
 
*Editado
 

IFMA/POLO DE BREJO: Aberto Seletivo para Curso Técnico em Agropecuária

IFMA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís - Maracanã, por meio da Rede e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil), abriu 1.650 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, nas modalidades Subsequente (825 vagas) e Proeja (825 vagas), a distância. As inscrições (que serão gratuitas) começam nesta quarta-feira (12) e vão até o dia 26 de dezembro, no município/polo do candidato.

O programa, que antes atendia a oito municípios, foi expandido. As vagas contemplam 18 municípios/polo: Porto Franco, Imperatriz, Cururupu, Pinheiro, Caxias, Brejo, Barra do Corda, Colinas, São Benedito do Rio Preto, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, São Luís Gonzaga do Maranhão, Buriti Bravo, Tutóia, Palmeirândia, Presidente Médici, Nina Rodrigues e Paraibano.
Para a seleção, será adotada a nova Lei de Cotas, que estabelece a destinação de 50% das vagas a quem estudou em escola pública. Dessa quantidade, 50% (25% do total de vagas ofertadas) serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, garantindo-se o percentual de 77% destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Confira mais detalhes bem como todas as informações e formulário de inscrição nos editais pelo SITE:
www.ifma.edu.br

Para o Polo de Brejo estão sendo oferecidas 50 vagas, a saber: 25 vagas, na modalidade SUBSEQUENTE (para candidatos que já concluíram o ensino médio ou estão em fase de conclusão) e 25 vagas, na modalidade PROEJA (para candidatos jovens e adultos que já concluíram o ensino fundamental, e estão com idade acima de 18 anos).

As inscrições serão pessoalmente no Polo de Brejo, no Complexo Educacional Cândido Mendes, à Praça Benedito Leite, 90 - Centro.
 

PEDRO DINIZ
Coordenador
E-TEC BRASIL/POLO DE BREJO.

ANA RAMALHO e PEDRO TEIXEIRA
Tutores Presenciais
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ARAIOSES: Comarca Promove Casamento Comunitário Nesta Quinta-Feira (13)

Juíza Jerusa Duarte Mendes
Cerca de 80 casais oficializam a união em casamento comunitário a ser celebrado nesta quinta-feira (13), a partir das 17h, no Country Club de Araioses. A cerimônia, promovida pela 2ª Vara da comarca, é presidida pela titular da unidade, juíza Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira.

Nas palavras da magistrada, “o evento voltou com força total esse ano!”. O último ocorreu em 2010. Segundo a juíza, a celebração conta com tapete vermelho para a entrada dos nubentes, juramento de fidelidade, fotos, lembranças, decoração, o tradicional brinde de champanhe e bolo. O promotor de Justiça e pastor John Derick será o responsável pela confirmação do juramento religioso dos casais.

Proteção da família -O objetivo é promover a proteção da família e a inclusão social através da regularização do estado civil dos casais em situação de hipossuficiência econômica, conforme previsto no art. 226, § 3º da Constituição Federal e no art. 1.512 do CC, Lei 10.406 de janeiro de 2002”, afirma a juíza sobre o projeto "Casamentos Comunitários", um dos pilares da Corregedoria Geral da Justiça. “Com a ação, casais que já vivem juntos poderão oficializar a união”, enfatiza.

O titular da 1ª Vara da comarca, juiz Marcelo Fontenele Vieira e o promotor de Justiça da 1ª vara de Araioses participam da cerimônia que conta ainda com a presença da desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes, prestigiando a cerimônia.


 

CHAPADINHA: Belezinha Anuncia Seis Secretarias

 
Segundo informa o site Local Notícias, na noite desta terça-feira (11), a prefeita eleita de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PRB), divulgou o nome de seis secretários que irão compor a equipe de administração pública do município a partir do dia primeiro de janeiro de 2013.
 
 
Os novos secretários serão: Francejane Magalhães (Educação); Dr. Charles Bacellar (Saúde); Paiva (Assistência Social); Zezinho Lima (Trabalho); Carlos Borromeu (Agricultura) e Dr. Ilmar (Administração).
 
 
 
Segundo a prefeita eleita, o secretariado está sendo formado cuidadosamente e com serenidade para que Chapadinha tenha a melhor administração já vista. E de acordo com com os anseios da população pela mudança.
 
 
A divulgação do novo secretariado ocorrerá em duas etapas, sendo que a segunda acontecerá até o dia 31 de dezembro.
 
 
Por: Brendha Gomes - Site Local Notícias
 

Aniversariantes do Dia...

D. Orlindina está completando 98 Anos! Ela é mãe dos irmãos Geraldo e Gilson Gomes; e vó dos empresários Geraldo Gomes Filho (Supermercado GG) e do advogado Dr. Galdêncio Gomes (Hotel GG)
 
Nossas congratulações aos Aniversariantes do Dia! - desta quarta-feira, dia 12 de Dezembro, em especial nossos leitores que ilustram este post. Parabéns e muitas Felicidades!
 
 
 
 
 
 
....................... #PhotoBônus# .....................
 
 
O chapadinhense Leônidas Portela, é ator de teatro
 
 
****************************
 
EM TEMPO
 
 
O chapadinhense Máximo, que atualmente mora no estado de Minas Gerais, aniversariou nesta terça-feira (11)
 
 

VARGEM GRANDE: Lançado Edital de Inscrição para Concurso Público Municipal

*Do Blog Chapadinha Online

O Município de Vargem Grande-MA torna público a realização de concurso para provimento de cargos efetivos da administração direta. Ao todo estão sendo oferecidas 292 vagas, sendo 150 para nível fundamental, 61 para nível médio e 81 para nível superior (destas, 77 para o cargo de professor).

Conforme o cronograma oficial, o período de inscrições vai de 14 de dezembro a 06 de janeiro, as quais poderão ser feitas somente pela internet, no site do
Instituto Vicente Nelson, empresa responsável pelo certame. A data de aplicação das provas objetivas é 03 de fevereiro de 2013.

Para fazer sua inscrição (...)


*Post Resumido. Continue lendo no Blog Chapadinha Online

PARÓQUIA/CHAPADINHA: Comunidade do Bairro de Santa Luzia Celebra sua Padroeira

 
A Igreja católica celebra seus heróis, os grandes seguidores dos caminhos de Jesus Cristo, como ainda nunca ninguém o fez. Entre os maiores seguidores de Jesus são os mártires.

Jesus já tinha anunciado " que vocês serão minhas testemunhas desde Jerusalém e até os confins do mundo" ( At. 1, 4). E os mártires foram os mais fiéis, pois deram seu sangue para se declararem por Jesus.

Aceitaram Jesus selando com seu próprio sangue.

Parabenizamos a Comunidade de SANTA LUZIA, que está em festa, prestigiando Santa Luzia. Veja mais fotos:
 
 
 
 
 
 
 
 

URE/CHAPADINHA: Gestor Solicita aos Prefeitos da Região a Continuidade do Transporte Escolar Até o Término do Ano Letivo

"Nós, da URE de Chapadinha, encaminhamos comunicação oficial às prefeituras do Baixo Parnaíba solicitando a continuidade do serviço de transporte escolar em serviço aos alunos da Rede Estadual de Ensino, especialmente nos anexos da zona rural.

Tivemos a grata satisfação de saber que muitos prefeitos de nossa região estão aderindo à solicitação e estão dando continuidade ao serviço. Algumas prefeituras que já haviam encerrado estão retomando o transporte escolar.

Isso tudo é sinal de que estamos todos imbuídos no propósito de melhorar os indicadores educacionais e sociais de nossa região e de nosso Estado do Maranhão.

Esperamos que muitos prefeitos que ainda não aderiram à iniciativa possam se sensibilizar a fim de que possamos garantir a continuidade do Ensino Médio em muitos lugares que dependem de maneira significativa do transporte escolar municipal.

Obrigado!"

Jânio Rocha Ayres Teles
GESTOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO
URE CHAPADINHA
 

 

Vereador Emerson Aguiar Desmente Matéria "Bombástica"

 
O Vereador Emerson Aguiar (foto), colocou na sua página pessoal no Facebook, uma matéria desmentindo a notícia de que estaria na próxima quinta-feira (13), na Câmara Municipal, e que detonaria uma "bomba" com graves acusações.

A notícia foi veiculada em vários blogs de Chapadinha e ganhou grande repercussão sobre o mistério.

O vereador se irritou e disse que é mentira.

Veja a notícia abaixo, que foi postada inicialmente no Blog do Alexandre, e reproduzida por outros blogs:

"Na sessão da última segunda-feira (10) o polêmico vereador Emerson Aguiar (foto) disse que pretende detonar uma "bomba" antes de encerrar sua participação no parlamento. O vereador convocou o povo, a imprensa e pediu a presença dos colegas na próxima sessão quando denunciará fatos altamente comprometedores sobre a política local.

Emerson não adiantou se o alvo da denúncia seria algum secretário municipal, parlamentares ou se as prefeitas atual ou a eleita em 7 de outubro, mas teria dito que “depois das revelações pessoas poderiam ser presas”, ameaçou.

A próxima sessão, que também encerra o período legislativo, deve acontecer na quinta-feira, dia 13
".

Veja o que o Vereador Emerson colocou em sua página pessoal no Facebook.


 
*Editado.
 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VARGEM GRANDE - Decisão Judicial que Determina à PM a Fiscalização de Trânsito no Município Não Está Sendo Cumprida

Determinação foi resultado de Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande em novembro de 2008
 
Ainda não foi cumprida a decisão judicial, proferida em 12 de julho deste ano, que obrigou a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM) a realizar a fiscalização contínua do trânsito do município de Vargem Grande (a 176 km de São Luís).

A determinação da Justiça é resultado da Ação Civil Pública com Obrigação de Fazer e Pedido de Liminar ajuizada pelo promotor de justiça da Comarca de Vargem Grande, Benedito de Jesus Nascimento Neto, em 12 de novembro de 2008, contra o Estado do Maranhão.

A manifestação do MPMA foi motivada pelas consequências da omissão da PM no policiamento de trânsito, no município. Na ação, Neto destacou que, entre 2004 e 2008, em Vargem Grande, acidentes de trânsito ocasionaram a morte imediata de 30 pessoas. Outras 112 pessoas foram vítimas de lesões corporais, algumas com sequelas graves, em consequência da falta de fiscalização do trânsito.

Na ação, o promotor de justiça solicitou que fosse estipulada multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.


HABILITAÇÃO E LICENCIAMENTO

De acordo com o que o representante do MPMA ressaltou na Ação Civil Pública, as infrações de trânsito mais comuns em Vargem Grande incluem a condução de carros e motos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a ausência do uso de capacete por condutores de motocicletas.

Irregularidades como a falta de licenciamento dos veículos também são frequentes. Outro problema é o grande número de crianças e adolescentes que conduzem veículos. Além disso, muitos condutores dirigem veículos em estado de embriaguez, principalmente nos finais de semana.


HISTÓRICO

Em agosto de 2010, liminar deferida pela juíza Lorena de Sales Rodrigues Brandão acolheu os pedidos da ação do MPMA.

Alegando ilegitimidade passiva da PM, o Estado do Maranhão recorreu da liminar, argumentando que a competência para a fiscalização de trânsito é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Com base na Resolução nº 66, de 23 de novembro de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), segundo a qual a fiscalização de trânsito é de competência exclusiva do Estado, a Justiça deferiu, mais uma vez, os pedidos formulados na ação do MPMA.

"A Administração tem se omitido na realização do policiamento ostensivo do trânsito no município de Vargem Grande, apesar dos reiterados ofícios encaminhados pelo Ministério Público ao Comando-Geral da Polícia e à 8ª Companhia Independente no município vizinho de Itapecuru-Mirim", afirma a juíza Lorena de Sales Rodrigues Brandão na decisão.


Redação: CCOM-MPMA
 

Emerson Aguiar Ameaça Detonar "Bomba" na Sessão de Quinta-Feira

 
Na sessão da última segunda-feira (10) o polêmico vereador Emerson Aguiar (foto) disse que pretende detonar uma "bomba" antes de encerrar sua participação no parlamento. O vereador convocou o povo, a imprensa e pediu a presença dos colegas na próxima sessão quando denunciará fatos altamente comprometedores sobre a política local.

Emerson não adiantou se o alvo da denúncia seria algum secretário municipal, parlamentares ou se as prefeitas atual ou a eleita em 7 de outubro, mas teria dito que “depois das revelações pessoas poderiam ser presas”, ameaçou.

A próxima sessão, que também encerra o período legislativo, deve acontecer nesta quinta-feira, dia 13.
 

Vereador Reeleito Marcelo Menezes Participa de Seminários a Nível Estadual

Marcelo participando do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão
 
O vereador reeleito Marcelo Menezes (PSDB) após as eleições deste ano tem participado ativamente de seminários de interesse ao seu trabalho como legislador.
 

I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão
 
Marcelo participou no último dia 6, do "I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão'. Com o tema "A Missão das Câmaras Municipais da Democracia Brasileira", o evento foi organizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) e foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís.
 
Entre os assuntos que foram debatidos no encontro, estavam: "A Vivência no Parlamento", palestra que foi proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o maranhense Raimundo Carreira Silva; "Lei Orgânica, Regimento Interno e Processo Legislativo"; "Estatuto da Cidade"; "Lei de Responsabilidade Fiscal"; e "Produtos do Interlegis". De acordo com o presidente da AL-MA, Arnaldo Melo, o evento teve como objetivo valorizar e capacitar os vereadores.
 
Abaixo, o Certificado de participação do vereador Marcelo:


 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Seminário de Integração do Estado com os Municípios
 
Antes do evento acima citado, Marcelo participou nos dias 19 e 20 de novembro, do Seminário de Integração do Estado com os Municípios. Políticas públicas e estabelecimento de parcerias foram a temática do grande encontro, que foi aberto pela governadora Roseana Sarney, na segunda-feira (19.nov.), às 9h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma. O evento reuniu prefeitos, vices e vereadores eleitos e reeleitos em todo o Estado.
 
Promovido pelo governo do Estado, o seminário, além de fortalecer a parceria com os municípios, teve o objetivo de orientar os gestores municipais sobre os cuidados que devem ter no controle e na aplicação legal dos recursos públicos, como também na elaboração da prestação de contas e quais os caminhos para se ter acesso a convênios estaduais e federais.

Abaixo, o Certificado de participação de Marcelo:

 
Clique na imagem para ampliá-la
 
 
*Com informações do Portal iMirante (Link 1 - Link 2)
 

Morre Aos 46 Anos "Homem" - Ex-Garçon da Extinta Boite Castelo do Som

 
Será sepultado na tarde desta terça-feira, dia 11, às 16h, no cemitério do bairro Boa Vista, o corpo do ex-garçon José Ferreira Lima - mais conhecido como "Homem". O mesmo faleceu, aos 46 anos, por volta de 1h da manhã desta segunda-feira (10) em sua residência, acometido por diabetes.
 
De uma família de quatro irmãos, dentre eles Cleomar (proprietário da loja de material de construção Amazon Construção - localizada na av. Presidente Vargas - frente a Buteco Music) e Marilene (que trabalha com o Sr. Gordinho) - e sobrinho do sr. Zé do Peixe, José Ferreira Lima deixa a viúva e três filhos.
 
À Família enlutada, nossas condolências.

URBANO SANTOS: Suzano Promove Fórum de Inclusão Digital

 
A Suzano Papel e Celulose promoveu o 1º Fórum de Inclusão Digital do Baixo Parnaíba. O evento, que aconteceu entre os dias 4 a 6 de dezembro, com abertura solene, contou com a presença de autoridades, representantes da Suzano e participantes do projeto. O Fórum aconteceu no Centro Social Peneirão, em Urbano Santos (MA), e visou socializar as boas práticas do projeto Inclusão Digital, executado em parceria com a Estação Digital e o Centro de Promoção e Direitos Humanos do município de Santa Quitéria do Maranhão.

Os resultados do projeto Inclusão Digital sinalizam a eficácia da inserção dos jovens no segmento de tecnologia da informação. Das nove salas comunitárias em funcionamento, cinco já concluíram a certificação de seus alunos. Desta forma, são cerca de 742 jovens certificados nos cursos de informática básica, avançada e manutenção. O projeto também direcionou 22 jovens na conquista de uma posição no mercado de trabalho.

Além de elaborar estratégias para promoção da inclusão digital e social, o Fórum possibilitou ainda uma troca de experiências e conhecimentos entre educadores sociais, coordenadores das salas comunitárias de informática, parceiros, associações, poder executivo, entidades de classe e a comunidade em geral.

Telecentros
Os primeiros Telecentros foram inaugurados em agosto de 2011, sendo duas unidades no município de Urbano Santos (MA) e uma terceira unidade em São Benedito do Rio Preto (MA). No momento, o projeto totaliza 13 unidades na região do Baixo Parnaíba Maranhense, atendendo mais de cinco mil participantes/ano. Os Telecentros promovem inclusão digital em zona urbana e rural, geração de renda aos facilitadores e amplia os canais de comunicação dos moradores dessas regiões, fortalecendo assim a cidadania.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 88 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, e Mucuri, no Estado da Bahia. A operação da companhia está dividida em três unidades de negócios: Florestal, Celulose e Papel. Em 2010, com a definição de um novo posicionamento estratégico, sua atuação da ganhou duas novas frentes: energia renovável e biotecnologia.

Por: Thaizys Val - (via E-mail)
*Foto: Iran Avelar


 

CHAPADINHA: Homem Invade Casa e Agride Idoso no Bairro Campo Velho

Homem acusado de agredir idoso
 
 
Nesta segunda-feira (10), a Guarda Civil Municipal (GCM) conduziu à Delegacia de Polícia um homem que estava invadindo residencias na rua da Pedreira - no bairro Campo Velho. O suspeito foi preso após a viatura da Guarda Municipal passar pelas proximidades de onde ocorria o fato onde uma criança veio até a VTR-03 - da GCM, e comunicou a situação.
 
 
A guarnição foi até o local e constatou a veracidade do caso. O indivíduo realmente estava no interior da residência sentado em uma cadeira como se fosse o dono da casa. Ao ser abordado pela GCM o mesmo reagiu a socos e ponta-pés contra a guarnição, o mesmo teve que ser imobilizado e foi encaminhado à DP onde foi registrado um BO e entregue ao agente de plantão para as devidas providências.
 
O acusado estava aparentemente sob efeito de entorpecentes e nada foi encontrado com o invasor.
O sr. agredido (um idoso), não quis registrar ocorrência o mesmo alegou problemas de saúde.
 

Arquivo do blog