WebNet

WebNet

domingo, 9 de dezembro de 2012

Notícias da Paróquia de Chapadinha

1- Na tarde deste domingo (9) - a partir das 16h, vai ser benzido, inaugurado e entregue o Centro Catequético da comunidade da Vila de Fátima. É o terceiro Centro Catequético que entregamos a comunidades nos bairros de Chapadinha, neste ano de 2012. Já fizemos o mesmo nos bairros Novo Castelo e Recanto dos Pássaros. Este Centro ficou um pouco mais caro que os outros por causa do terreno ser muito irregular, ter precisado de muito aterro e tivemos que levantar mais de cem metros de muro para separar do terreno dos vizinhos. Ao todo, a Paróquia gastou R$ 65.000,00. Achamos que no futuro, vai haver fornecimento de água pública à população para serem plantadas algumas árvores nos espaços livres. Toda a água que se gastou na construção teve que ser transportada do chafariz público. Desejamos que todas as comunidades se façam presentes ao ato que começará com a Santa Missa a partir das 16h, na capela da comunidade.

2- A construção da Igreja do bairro das 1000 casas continua. Já nos estamos servindo duma casa para guardar o material de construção e da água do poço que foi aberto. Infelizmente este deu em pedra tão dura que só tem 19 metros, mas foi também porque a nascente não deixou romper a pedra. Na celebração de domingo (2) foi explicado a todas as pessoas presentes que o Santo Padroeiro da Comunidade não podia ser Nossa Senhora Medianeira, como algumas pessoas tinham pedido, por ter a novena na mesma ocasião que a da comunidade do bairro Areal - a Cristo Redentor. E Nossa Senhora já tem seis capelas que lhe foram dedicadas na cidade. Então todos concordaram que o Padroeiro será São José. A sua imagem que estava na Matriz quando chegaram os Missionários da Boa Nova e que agora se encontra na comunidade do Areal será arranjada e levada para a nova comunidade.
 
Capela de Santo Antonio
3- Os ladrões têm sido diligentes nestas últimas semanas a invadir espaços da Paróquia. O ambiente das comunidades está a ficar muito tenso, tanto mais que já toda a gente se convenceu que não adianta e até piora a situação fazer a queixa na delegacia. É mau não se saber quem são os ladrões, mas, fica-se pior, sabendo quem são. Isso notou-se há dias no bairro Novo Castelo, que a população descobriu quem era o ladrão e foi buscar os objetos roubados. E foi tal a saliência da ladrão que um membro da comunidade perdeu a calma e ia havendo um acidente grave e apoiado por muitos.

Nas últimas semanas levaram os ventiladores da capela de Santo Antônio (bairro Parque Independência), vários objetos da capela de São Pedro (bairro Campo Velho), 300 tijolos da nova capela do bairro Areal (São Camilo) e agora, ultimamente, rebentaram uma janela da igreja do Pai Eterno (bairro Corrente) e, com uma enorme pedra, tentaram abrir o cofre das esmolas, mas não conseguiram, estouraram com um ferro o cofre do sacrário, mas também não conseguiram abri-lo. Depois levaram três caixas do som da parede. Os vizinhos ouviram o barulho, alguns vieram até à rua, mas como tudo estava escuro, só telefonaram para o 119 onde lhes foi dito que isso era com a polícia de Chapadinha. E ficamos à espera que nos assaltem outro espaço e que, talvez (como já se desconfia de quem são os assaltantes), haja alguma desgraça. Rogamos que, como está o ambiente, não seja apanhado o assaltante!

4- No próximo domingo, dia 16, vai haver um dia dedicado à juventude na Paróquia, substituindo o Dia Mundial da Juventude que não foi celebrado. Vai ocorrer uma assembléia no Centro e, depois da missa da noite, na praça da Igreja Matriz, algum movimento cultural.

5- Temos no Secretariado algumas camisetas do Festejo da Padroeira (de setembro) que foram mandadas confeccionar a pedido de muita gente. Agora, como estão à disposição, ninguém as procura. Temos também muitos exemplares da novena de Natal que começa no próximo dia 16. E vários materiais de prenda, como, por exemplo, presépios para o Natal.

6- Neste domingo, dia 09 de Dezembro, vai haver a imposição do Segundo Rito do Batismo para crianças da Catequese e adultos. Como tudo é controlado e não se pode dar o Batismo sem estes ritos, pedimos que os pais não se esqueçam.

7- Ocorreu com muito brilho e participação a novena e a festa da padroeira da comunidade de Nossa Senhora da Conceição - no bairro Terras Duras. E está a decorrer a novena de preparação para a festa de Santa Luzia.

8- Por notícias vindas de Portugal, sabemos que faleceu a mãe do Sr. Pe. Justino e; Pe. Manuel Bastos, a quem Chapadinha deve muitos favores, está muito mal num hospital. Pedimos orações pelas suas melhoras. O mesmo sabemos de D. Natividades, esposa do Sr. Antãozinho, que está em Teresina-PI, com filhas.

9- O Torneio de Futebol da Catequese (futsal) na modalidade Sub-13, teve como vencedor o Bairro da Cruz e como vice o Areal. Na modalidade Sub-16, teve como campeão a equipe do Centro e como Vice-campeão o bairro Campo Velho. Parabéns a todos que participaram e o movimento foi grande!

10- Comunhão Solene: Encontros nos dias 20 e 21 de Dezembro, após a missa da tarde que começa às 17h30. Confissão - Durante todo o dia 22 de dezembro. Comunhão Solene: dia 25 na missa das 10h. Profissão de Fé: Encontros: 27 e 28 de Dezembro - Horário: depois da missa da tarde na Matriz. Confissão: dia 29 de dezembro. Profissão de Fé: missa das 10h, no dia 1 de Janeiro.


Do Blog da Paróquia de Chapadinha
 

Arquivo do blog