WebNet

WebNet

sábado, 21 de julho de 2018

CHAPADINHA | Sebrae: Fórum Discute Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento na Região Baixo Parnaíba

Cerca de 90 pessoas participaram do
 I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba.

A regional do Sebrae em Chapadinha realizou na última quinta-feira (19), o "I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba". O evento, que aconteceu no auditório da instituição, reunindo cerca de 90 pessoas, teve caráter técnico e o objetivo de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios.

Na plateia, diversas autoridades do município e região, como o secretário de Meio Ambiente de Chapadinha, Edgerson Cunha; o secretário de Agricultura de Anapurus, Gerverson Kerber; a secretária de Agricultura de Buriti, Maria Santana e a secretária de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino, dentre outros.

A sustentabilidade não é apenas uma preocupação com o meio ambiente, mas é uma temática de interesse, também, dos pequenos negócios que têm apreendido a otimizar os recursos por meio de processos inovadores”, destacou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim.

David Felipe Amorim, gerente da regional do
Sebrae em Chapadinha, destacou a proposta do Fórum.

A gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae no Maranhão, Keila Pontes, representou a Diretoria Executiva da instituição e apresentou um painel sobre "Tecnologias Sociais, Gestão Ambiental e Sustentabilidade", que abordou sobre práticas sustentáveis e projetos de sustentabilidade que já são executadas pelo Sebrae. 

David Felipe e a produtora de Anapurus conhecida como "Peruana"

O gerente do Sebrae, David Felipe Amorim e a produtora de Anapurus conhecida como "Peruana", que falou no evento sobre as práticas sustentáveis que adota em sua propriedade.

Ciclo de Palestras

A produtora da cidade de Anapurus, Rosário Del Pilar, mais conhecida como "Peruana", é atendida pela regional do Sebrae em Chapadinha e apresentou as práticas sustentáveis que fizeram sua propriedade crescer, como a adubação orgânica, o manejo de solo, a reutilização da água na irrigação, dentre outras.

Reunião para elaboração do plano de ação em favor do
desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis na região.

Em 2005 comecei o cultivo em uma pequena horta, como forma de gerar renda, e vendia meus produtos de porta em porta. Foi um período difícil e, por isso, busquei ajuda para me capacitar e saber como cuidar da minha propriedade. O Sebrae sempre me deu muito suporte, já participei de diversos cursos e até hoje recebo acompanhamento, que é fundamental para o meu aprendizado e o crescimento da minha produção. Hoje, cultivamos alface, cheiro verde, pimenta de cheiro, macaxeira, milho, quiabo, abóbora, maxixe, salsa, limão e outras culturas”, disse a produtora.

Marcone Vieira Costa, de Chapadinha, também ministrou palestra contando a sua experiência com práticas sustentáveis na Agricultura. Houve ainda a palestra "Gestão da Água e Empreendedorismo", conduzida pelo presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Chapadinha, o geólogo Dr. Carlos Barromeu.

O Fórum contou também com a presença do pesquisador da Embrapa e inventor do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), prof. Dr. Luís Guilherme. Ele falou sobre a criação do projeto e como o mesmo tem transformado a vida de agricultores, como a de José Santos, de Parnaíba (PI), que participou do evento e compartilhou sua experiência sobre essa tecnologia que permitiu ter em sua propriedade hoje 28 árvores frutíferas e criação de peixes, galinhas e porcos que servem tanto para consumo próprio como para comercialização.

Plano de Sustentabilidade

Ao final do evento, foi elaborado um plano de ação em prol do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis para Chapadinha e região. Entre as atividades propostas estão: a formação de gestores ambientais; palestras de sensibilização junto à comunidade; articulação de um Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para implantação do “Sisteminha Embrapa” na região; implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios; dentre outras.

*Da Assessoria de Imprensa do Sebrae no MA/Regional Chapadinha



Publicidade


Em Chapadinha | JB Lima & Banda se Apresenta Neste Domingo (22) no Torre do Sol Park Hotel


Conteúdo Publicitário

O Torre do Sol Park Hotel promove neste domingo, dia 22 de Julho, a partir das 13h, uma super domingueira com show do cantor JB Lima & Banda Balada Vip!

Estão todos convidados para curtir o melhor ambiente de lazer da cidade. Restaurante com cardápio diversificado e deliciosas opções!


Publicidade


Em Chapadinha | Show do Cantor SILVANNO SALLES Acontece na Noite Deste Sábado (21)


Conteúdo Publicitário

O grande dia chegou!!!

Na noite deste Sábado (21), a partir das 22h, a sensação do momento, o "Cantor Apaixonado" SILVANNO SALLES, se apresenta na casa de shows Quadra do FAC, em Chapadinha.

Uma mega estrutura de palco, som e luz já está sendo montada para este mega show, preparado com todo carinho para os milhares de fãs que estarão presentes!

O cantor Jhonatan Oliveira e JB Lima & Banda Balada Vip, farão a abertura do evento.

Compre seu ingresso promocional antecipado por R$ 30 na loja Santa Lolla ou Zé Napoleão.

Cantor Silvanno Salles e Netinho do Vale


Realização: Netinho do Vale Produções & Eventos.


INSS Convoca 178 Mil Segurados para Perícia

No dia da perícia, o beneficiário deve apresentar documentação
médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exames.
( Foto: Divulgação)

O segurado tem até o dia 13 de agosto para fazer o agendamento pelo telefone 135.


O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) divulgou edital de convocação de beneficiários de auxílio-doença e aposentados por invalidez para realização de perícia médica para revisão do benefício.

Em publicação no Diário Oficial, foram convocadas mais de 178 mil pessoas. O segurado tem até o dia 13 de agosto para fazer o agendamento pelo telefone 135.

No dia da perícia, o beneficiário deve apresentar documentação médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exames. Quem não agendar a perícia até 13 de agosto terá o benefício cancelado. Do total de convocados, 168.523 são de aposentados por invalidez e 10.412 são beneficiários do auxílio-doença.

Segundo a publicação oficial, a convocação foi feita porque o INSS não conseguiu encontrar alguns dos beneficiários no endereço informado no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB), ou porque, no próprio cadastro, não havia informações suficientes para o envio da correspondência.


Publicidade


sexta-feira, 20 de julho de 2018

Em Chapadinha | O Armazém Paraíba Estará Aberto Até às 18h, Neste Sábado (21)


Conteúdo Publicitário

Neste sábado (21) a loja Armazém Paraíba vai está aberta até as 18h, para melhor atender nossos clientes.


A Loja está em festa, decorada, com muitas promoções e ofertas imperdíveis em todos os setores.


Promoção Aniversário 60 Anos - Armazém Paraíba

Com apenas 60 reais em compras ou pagamento de prestações, você ganha cupons e valerá até o final da promoção, tendo sorteio semanais todos os sábados.

As festividades do Aniversário Paraíba 60 anos, continua com grandes ofertas em todos os setores! Ainda dá tempo pra concorrer. Aproveite!

Participe dos sorteios do Aniversário Paraíba - 60 Anos.  Consulte o regulamento no link - Clique Aqui.


Publicidade


BURITI | Em ação Conjunta GCM e Ministério Público Prendem Jovem em Flagrante Comercializando Drogas

Raimundo Nonato Silva da Conceição, 19 anos
( Conduzido )


Em operação conjunta de combate à criminalidade em Buriti (MA), a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Ministério Público (MP) prenderam em flagrante o nacional Raimundo Nonato Silva da Conceição, 19 anos de idade, por tráfico de drogas.


O jovem foi surpreendido, por volta das 23h, do último dia 11, enquanto vendia crack e maconha em um ginásio de esportes ao lado da escola Major João Costa no bairro Bacuri. Com ele foram apreendidas 35 pedras de crack,02 porções de maconha e 01 garrucha municiada.

Arma de Fogo (garrucha) apreendida

RAIMUNDO, residente na área do Bacuri conhecida por Poeirão, foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e porte irregular de arma de fogo. Na Delegacia de Polícia Civil (DPC) da cidade para onde foi levado para cumprimento das medidas legais cabíveis, já constava contra ele uma ocorrência por furto.



Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: Força Tática Prende Homem Após Assalto no Residencial "Mil Casas"

José Francisco Viana do Nascimento
Que foi conduzido à DP


Policiais Militares da Força Tática efetuaram a prisão na manhã desta última terça-feira (17) de José Francisco Viana do Nascimento, por posse ilegal de arma de fogo no conjunto Residencial José de Souza Almeida ("Mil Casas"), em Chapadinha.


Arma de fogo (garrucha) apreendida

A equipe da Força Tática de plantão na cidade recebeu uma denúncia anônima que um indivíduo armado havia cometido um assalto a um pedestre no Conjunto "Mil Casas", em Chapadinha.

Contatos da PM/Chapadinha

De prontidão, a guarnição deslocou-se ao local e encontrou José Francisco Viana do Nascimento, que condizia com a informação recebida sobre o suspeito. Com autorização do senhor José Francisco, os policiais adentraram à residência e ao realizar uma busca no local fora encontrada uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha).

O infrator fora preso e encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade para serem tomadas as das medidas judiciais cabíveis.



Publicidade


MATA ROMA | Polícia Militar Prende Dupla por Furto a Residência

Dupla conduzida para a DP


Policiais Militares da cidade de Mata Roma efetuaram a prisão na manhã deste sábado (14) de Evandro Cardozo Oliveira e Cleiton Araújo Santos, por furto a residência.



Policiais Militares da cidade de Mata Roma foram informados pela vítima que os indivíduos Evandro Cardozo Oliveira e Cleiton Araújo Santos haviam furtado alguns objetos de sua residência. De posse das informações e das características dos suspeitos, a equipe policial efetuou buscas e obteve êxito ao localizar os infratores com alguns produtos do furto, reconhecidos pela vítima.

Contatos da PM/Chapadinha

Os elementos, juntamente com os materiais encontrados, foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Chapadinha para serem tomadas as medidas judiciais apropriadas.



Publicidade


CHAPADINHA | GSA do 16º BPM e Polícia Civil Prendem Dupla por Furto de Motocicleta

Dupla conduzida para DP


Policiais do Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 16º BPM e da Polícia Civil de Chapadinha prenderam na manhã desta última quarta-feira (18), Carlos Felipe Silva Mendes e Luanderson Almeida do Nascimento, por suspeita de roubo de motocicleta no bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha.

Motocicleta recuperada

Os Policiais Militares do GSA do 16º BPM em conjunto com a Polícia Civil de Chapadinha receberam uma denúncia anônima que elementos haviam escondido uma motocicleta suspeita de ser produto de roubo/furto em uma residência abandonada no bairro Recanto dos Pássaros.

Contatos da PM/Chapadinha

De prontidão, a equipe se deslocou ao local, encontrando a referida motocicleta e com o auxílio de informações de populares, conseguiram chegar a localização de Carlos Felipe Silva Mendes e Luanderson Almeida do Nascimento, que foram presos e posteriormente reconhecido pela vítima como os autores do delito.

A dupla fora conduzida e apresentada na Delegacia de Polícia da cidade para a adoção das medidas judiciais apropriadas.



Publicidade
Atendimento: Quintas (Tarde) e Sextas (Manhã e Tarde)


CHAPADINHA | Prefeitura Torna Público que a Av. Rodoviária Passe a ser Chamada de Av. Francisco das Chagas Pontes (Chico Pontes)


*Com informações do Blog Naiane Rodrigues

O prefeito Magno Bacelar foi convidado pelos filhos do saudoso Sr. Chico Pontes para um café em sua residência e na oportunidade ouviu deles o pedido para que seja feita a publicação e notificação aos órgãos públicos da cidade sobre a alteração da denominação da via que leva o nome do falecido pai.


O projeto que alterou o nome da antiga Avenida Rodoviária para Avenida Francisco das Chagas Pontes (Chico Pontes) foi aprovado pelo Legislativo em novembro de 2015. Sr. Chico Pontes foi um dos primeiros moradores e comerciantes da construção civil da referida avenida.


O prefeito Magno Bacelar destacou a importância da publicação da informação para população da cidade. "É importante que todos reconheçam esta via com a justa homenagem ao grande empresário Francisco das Chagas Pontes, que muito contribuiu para o crescimento do comércio local, e que agora tem seus filhos continuando seu legado, fazendo o mesmo papel. Farei com o maior prazer a notificação aos órgãos públicos", garantiu o prefeito Magno Bacelar, acompanhado pelo advogado Fabyo Lima, que tratará pessoalmente dos encaminhamentos jurídicos necessários.

A via em questão tem início após a avenida Oliveira Roma desde o cruzamento com a Travessa João Lopes até a rua Maria Ildenir Meneses, localizada no bairro Terras Duras. Os filhos, Júnior Pontes e Suely Pontes, agradeceram pela homenagem ao saudoso pai Chico Pontes.



Publicidade


ANAPURUS | Através do Projeto "Safrinha Solidária" Prefeitura Beneficiará Famílias com o Cultivo de Feijão

Nesta foto: Prefeita Profa. Vanderly ao lado de uma agricultora



A Prefeitura de Anapurus - por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Maranhão, estarão colhendo em breve o plantio de feijão do Projeto ‘Safrinha Solidária/2018’, que beneficiará centenas de famílias do município.

De acordo com a prefeita Profa. Vanderly Monteles, o projeto conta com apoio total da prefeitura. Este ano (o segundo do projeto) foram cultivados 60 hectares.



Publicidade


Eduardo Sá e Lobão Fecham Parceria Eleitoral

Eduardo Sá: parceria com o senador Lobão confirmada

O pré-candidato a deputado federal Eduardo Sá (PHS), esteve reunido em audiência na última sexta-feira (13), com o senador Edison Lobão (MDB). Na conversa além de tratarem sobre a conjuntura e perspectiva política estadual, os dois acertaram uma parceria na disputa desse ano que terá duas vagas para senador. “O Eduardo é um jovem empresário, um político promissor e que tem tudo para bem representar o povo de Chapadinha e região na Câmara Federal”, disse o senador.

Na opinião de Eduardo Sá a dobradinha leva em consideração a biografia e a larga folha de serviços prestados pelo senador ao Estado durante sua longa carreira política.

Tivemos uma conversa amistosa com o senador Lobão e temos uma deferência pessoal ao seu nome, pela sua folha de serviços prestados ao Maranhão, mas sobretudo pela respeitabilidade adquirida no Congresso Nacional ao longo desses anos. É fácil juntar a boa vontade de um pré-candidato estreante com a experiência de um pré-candidato veterano cujo resultado disso tudo será apenas muito trabalho em prol do Estado”, explicou.

Ele aproveitou para destacar que através do mandato de Lobão conseguiu viabilizar uma emenda para Chapadinha. “O senador Lobão estava licenciado quando o Pastor Bel assumiu o mandato e ao apresentar o pleito de nossa cidade obtive o apoio imediato do pastor Bel mas o senador Lobão também referendou o pedido, num claro sinal de que a parceria já tem trabalho prestado para a cidade. Agora vamos nos unir para trabalhar para toda a região”, finalizou Sá.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeitura Formaliza Parceria com o INCRA para Atuar em Assentamentos


SECOM / PMC

A Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria de Agricultura Familiar acaba de celebrar um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, para desenvolver um trabalho nas áreas de assentamento.

Para facilitar o acesso às informações sem que fosse preciso o deslocamento para a capital São Luís, a engenheira agrônoma Joseane ministrou uma palestra na sala de reuniões da prefeitura sobre os procedimentos que devem ser adotados e os próximos passos para que os recursos possam ser liberados. “Até que o recurso seja liberado, há um prazo e algumas etapas que deveremos cumprir a começar dessa reunião que consta no nosso plano de trabalho nessa ação que deve durar cerca de dois anos”, explicou ela.


O objetivo da parceria é liberar créditos para esse público alvo, que em Chapadinha consiste em 10 assentamentos e inclui ainda pelo menos 02 associações de cada uma dessas comunidades.


A secretária de Agricultura Familiar Joana Leal, aproveitou para destacar o empenho do governo municipal em facilitar os meios para que a parceria fosse formalizada. “Queremos agradecer e registrar o empenho do prefeito Magno Bacelar em não apenas abraçar o projeto, mas pelo compromisso em garantir a contrapartida da prefeitura em sua execução. Será um trabalho bastante produtivo e quem sairá ganhando serão as comunidades assentadas”, destacou a secretária.


Publicidade


CHAPADINHA | Armazém Paraíba Comemora seus 60 Anos com Corte do Bolo e Grandes Promoções

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (19),
o simbólico corte do bolo do aniversário
de 60 anos do Armazém Paraíba.


Nesta quinta- feira (19), foi comemorado o Aniversário do Paraíba de 60 anos. Teve corte do bolo e muitos clientes aproveitaram para comprar e comemorar junto com toda equipe da Loja do Armazém Paraíba de Chapadinha.

Sr. Diniz (subgerente) e Sr. Chagas (gerente)

O corte do bolo foi realizado pelo gerente geral da loja de Chapadinha, Sr. Chagas, que contou com a presença do subgerente Diniz, colaboradores e clientes.


Além do delicioso bolo, foi oferecido um coquetel aos clientes e amigos que participaram desta comemoração dos 60 anos do Paraíba.


A Loja está em festa, decorada, com muitas promoções, ofertas em todos os setores, e cupons em dobro. Por volta das 10h da manhã teve o tradicional corte do bolo, que foi ofertado para os funcionários e clientes, que juntos confraternizaram este momento. Os clientes aproveitaram para comprar no Armazém Paraíba, aproveitando os preços baixos para toda a população!

Abaixo, segue mais fotos (registradas pelo Blog do Foguinho)...







O Aniversário Paraíba deste ano, vai sortear 10 carros 0km, 50 caminhões de produtos, tudo isso em 1 milhão e meio de reais em prêmios.


Com apenas 60 reais em compras ou pagamento de prestações, você ganha cupons e valerá até o final da promoção, tendo sorteio semanais todos os sábados.

Para o gerente da loja Sr. Chagas, “O aniversário Paraíba é uma das maiores festas com promoções no varejo do Brasil e que todo ano oferece grandes ofertas e temas diferentes”.

As festividades do Aniversario Paraíba 60 anos, continua com grandes ofertas em todos os setores! Ainda dá tempo pra concorrer. Aproveite!


Publicidade


Arquivo do blog