WebNet

WebNet

sábado, 12 de novembro de 2016

Governo Lança Edital para Implantação de Sistemas de Abastecimento de Água, em CHAPADINHA e Outras Regionais

Presidente Odair e Secret Adelmo durante assinatura do aviso de licitação.

O Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançou a Concorrência n° 034/2016 que tem como objeto o Registro de Preço para contratação de empresa especializada para construir e implantar 580 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), de interesse da Secretaria de Estado da Agricultura familiar (SAF).

Os Sistemas contemplarão os 217 municípios do Estado visando atender a população que sofre com problemas de falta de água, seja devido à seca, seja por não possuir sistema de abastecimento que atenda a demanda populacional. Ainda, garantir uma infraestrutura básica simplificada de abastecimento de água a fim de melhorar a qualidade de vida, resultando na diminuição de doenças hídricas, além de incentivar as atividades agrícolas.

A implantação dos Sistemas compreendem os serviços de perfuração de poços tubulares, construção de reservatório de água e rede de distribuição com ligações domiciliares. “Estamos dando cumprimento a umas das prioridades da gestão do governador Flávio Dino que é garantir a disponibilização de água potável de qualidade à população que ainda não usufrui desse benefício”, destacou o presidente da CCL, Odair José Neves.

O Edital de licitação prevê a construção de quinhentos e oitenta Sistemas Simplificados de Abastecimento que serão solicitados de acordo com a necessidade do órgão participante.A Concorrência será realizada pelo Sistema de Registro de Preços (SRP), que permite o registro formal da proposta de preço da empresa vencedora para a futura e eventual contratação pela Administração Pública.

A licitação foi distribuída em cinco lotes compreendendo os municípios das regionais de São Luís, Pinheiro, Rosário, Zé Doca, Viana, Itapecuru Mirim, Chapadinha, Bacabal, Santa Inês, Pedreiras, Barra do Corda, Caxias, Codó, Timon, Presidente Dutra, São João dos Patos, Açailândia, Balsas e Imperatriz. O valor máximo para a execução dos serviços é de R$ 149.210.005,40.

As empresas interessadas já podem acessar o edital na página da Comissão Central, www.ccl.ma.gov.br e, também, retirá-lo no prédio da CCL, localizada na Rua 44 (mexiana), Quadra 18, n° 35, Calhau. A primeira sessão pública da licitação está marcada para o dia 15 de dezembro, no auditório da sede. A sessão será para entrega dos envelopes de habilitação e proposta de preços.



Publicidade



Chapadinha e Outras 12 Regionais Recebem Kits de Irrigação que Beneficia 216 Famílias

Kits vão beneficiar 216 famílias dos 30 municípios do Plano Mais IDH.

Melhorar a produtividade do agricultor familiar é a missão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), ao distribuir kits de irrigação para os municípios inseridos no Plano Mais IDH. Os kits vão beneficiar 216 famílias dos 30 municípios do Plano. A entrega foi feita em 13 Regionais da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), localizadas nas cidades beneficiadas pelo Plano Mais IDH.


A equipe da Superintendência de Organização Produtiva (SUOP) da SAF esteve em alguns dos escritórios regionais fazendo a vistoria do material entregue. De acordo com o superintende da SUOP, Rogério Sales, a visita às regionais funciona como uma espécie de fiscalização. “Com as vistorias nós estamos fazemos o controle do kit que foi entregue, analisamos se os itens estão completos garantindo que o kit chegará a todas as 216 famílias”, explicou.

Os kits serão instalados nas casas dos agricultores contemplados e para isso a Agerp fará uma capacitação com os técnicos tanto na parte teórica como na prática, fazendo a instalação do material na casa de uma família, como forma de praticar o que foi aprendido durante a capacitação.

Kits vão beneficiar 216 famílias dos 30 municípios do Plano Mais IDH.

O kit de irrigação representa uma valorização do agricultor familiar, pois ele terá mais autonomia com a sua produção. Na região do município de Rosário, a cultura de horticultura, por exemplo, é carente e com o kit o agricultor pode produzir mais e, consequentemente, aumentar a variedade de alimentos”, pontuou o gestor da regional da Agerp de Rosário, José Waldemar Diniz.

Os kits são compostos por bomba, canos, conexões e caixa d’água e são fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Rubens Pereira Júnior.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o agricultor familiar é a garantia de uma alimentação saudável e segura na mesa dos maranhenses. “O agricultor familiar deve ser cada vez mais incentivado e o Governo do Estado busca levar isso até ele, incentivo por meio do conhecimento e da produção para que ele possa produzir mais, tanto para o seu sustento como para sua fonte de renda”, disse.

Confira (abaixo) as regionais que receberam os kits:

Bacabal – 21 kits

Barra do Corda – 28 kits

Chapadinha – 29 kits

Caxias – 22 kits

Itapecuru-Mirim – 7 kits

Pedreiras – 21 kits

Presidente Dutra – 7 kits

Pinheiro – 15 kits

Rosário – 15 kits

São João dos Patos – 8 kits

Viana – 7 kits

Zé Doca – 22 kits.

Ascom/SAF


Publicidade



Órgãos do Governo do Estado Não Terão Expediente Na Próxima Terça-Feira (15)


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), informa que, em razão do feriado da Proclamação da República, nesta terça-feira (15), não haverá expediente nos órgãos estaduais.

A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial, como, por exemplo, os serviços públicos estaduais de urgência e emergência na área da saúde. Os demais serviços param no feriado e retomam o atendimento normal na quarta-feira (16).

O calendário de Feriados e Pontos Facultativos é estabelecido por meio do Decreto nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016.



Publicidade



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Adeus à Amiga, DETINHA CARNEIRO...


É com grande pesar que informamos o falecimento de Delsita Santana Carneiro, aos 71 anos, ocorrido por volta das 4h da manhã desta sexta-feira, dia 11 de Novembro de 2016, em um hospital da capital São Luís.

DETINHA, como era carinhosamente conhecida, deixa um grande legado por contribuir bastante na área da saúde e educação em Chapadinha e região. Ela é irmã do pedagogo e blogueiro Chiquinho Carneiro, do professor Nonato Carneiro (ambos, fundadores do Colégio Francisco Almeida Carneiro - FAC), da professora Delcimar Carneiro, dentre outros quatros.

Nesta foto, Detinha com seu irmão Chiquinho Carneiro e suas irmãs

DETINHA deixa os filhos Neto Carneiro ("Neto Rações"), Adriana Carneiro e Luciana Brito.

O corpo está previsto para chegar a Chapadinha na tarde desta sexta-feira (11), e será velado na residência familiar, situada à Rua do Oeste - Centro.

Aos Familiares e Amigos enlutados, nossas sinceras Condolências.


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SAGRIMA Implanta Projeto de Piscicultura em Tanques Rede em Magalhães de Almeida e Outros 04 Municípios


Título Original - Governo implanta projeto de piscicultura em tanques rede em cinco municípios maranhenses


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), está realizando a montagem de tanques rede do projeto Piscicultura Familiar em Tanques Rede em cinco municípios do estado, beneficiando diretamente mais de 90 famílias. Os tanques dos municípios de Pindaré-Mirim, Magalhães de Almeida, Estreito e Pastos Bons já estão em funcionamento e os tanques de Tuntum e Joselândia serão montados ainda esta semana.

Os kits de piscicultura em tanque rede e as capacitações fazem parte das ações previstas no Programa Mais Produção para a cadeia produtiva da aquicultura. A iniciativa é fruto de parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e contempla ainda a capacitação dos aquicultores beneficiados.

Em Pindaré, por exemplo, foram implantados 24 tanques. “Essa é uma ótima iniciativa, estamos muito empolgados. Aqui somos 15 pessoas que começaram o trabalho agora. Já colocamos 10 mil alevinos de tilápia e vamos colocar mais”, informou Edvan de Souza, presidente da cooperativa do município.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o projeto leva mais oportunidade e renda para pequenos produtores. “Não temos dúvida de que, com conhecimento e as condições adequadas, nossos aquicultores alcançarão excelentes resultados de produção, que vão se transformar em renda, qualidade de vida e melhoria na economia dessas regiões”, disse.

Tanques redes que serão implantados na cidade de Pindaré Mirim

A piscicultura em tanques rede possibilita ao produtor iniciar essa atividade com pequeno capital, ampliando modularmente o seu investimento. Foi justamente essa característica que atraiu o agricultor Edvânio Lopes a investir na aquicultura. “Sou agricultor, mas fiz o curso da Sagrima e outros, que me levaram a criar peixe também. Aqui pouca gente conhece a atividade, então esse projeto é uma grande conquista para todos nós”, destacou.


Publicidade



STAR DRINKS Apresenta: Noite da Gata Molhada (Nesta Quinta, 10)


Conteúdo Publicitário

Nesta quinta-feira (10), a melhor casa noturna da região STAR DRINKS apresenta: a Noite da Gata Molhada!!!

Venha curtir uma noite prazerosa num ambiente (adulto) acochegante, saboreando nossa cerveja estupidamente gelada, e com atendimento personalizado.

A STAR DRINKS - Realizando Seus Sonhos!, fica localizada na BR 222 - Bairro Boa Vista (frente ao Residencial Esplanada), em Chapadinha-MA. Informações: (98) 99187-2399 (WhatsApp).



SÃO BERNARDO - Caso Luana: Júri Popular Condena Homem a Quase 12 Anos de Reclusão


Na manhã da última de terça-feira (08), na Comarca de São Bernardo-MA - município distante 127 Km de Chapadinha, foi realizado o julgamento de Luana Carolinda (fotos acima), que foi assassinada no dia 19 de Agosto de 2013, por volta das 2h30 da madrugada. Onde no dia seguinte foi encontrada morta num local um pouco afastado da cidade, a mesma levou 3 tiros a queima roupa, sendo dois no rosto e um no braço.

O suspeito de ter assassinado a vítima, conhecido como "Ricardo", foi levado a júri popular depois de mais de três anos após uma vasta averiguação dos fatos feita pelo Ministério Público (MP-MA) e polícia civil onde o inquérito foi instaurado contra o acusado.

As provas foram decisivas para levar o acusado a júri popular, dentre elas, o romance entre o acusado e a vítima, as marcas do pneu da moto do acusado encontrados no local do crime, dentre elas a quebra do sigilo telefônico de ambas partes.

Na terça (08), no fórum da Comarca de São Bernardo-MA, iniciou-se o julgamento que deu início às 9h30, passando pelo debate tanto do promotor quanto do advogado de defesa, e logo em seguida a réplica e tréplica dos mesmos. Com base nas provas contundentes do caso, os jurados foram levados à sala de votação, onde minutos depois, precisamente às 19h30, o juiz leu a sentença do réu que foi de 11 anos, dez meses e quinze dias de reclusão.

Fonte: Blog Alerta Notícias São Bernardo e Magalhães


Publicidade



TRE-MA - Pedido de Vista Adia Decisão Sobre Chapadinha


Por conta do pedido de vista solicitado pelo desembargador Raimundo Barros, O TRE-MA interrompeu, na tarde desta quinta-feira (10), o julgamento do recurso pelo qual a prefeita Belezinha pedia o indeferimento da candidatura de Magno Bacelar e nova eleição em Chapadinha.

Recorte do blog Interligado


Com o pedido de vista, a decisão voltará a ser discutida na próxima quarta-feira, dia 16.

*Com informações dos: Blog do Alexandre Pinheiro e Blog Interligado


Publicidade



OPERAÇÃO BEIRA RIO: Polícia Cumpre Mandados de Busca e Apreensão, Prende 05 Pessoas e Apreende Drogas, Veículos e Dinheiro, em BURITI/MA

Os presos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de armas. Presos e materiais apreendidos foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil de Buriti-MA para registros legais cabíveis.


Uma megaoperação da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, denominada de “OPERAÇÃO BEIRA RIO”, garantiu a prisão de cinco pessoas na cidade de Buriti-MA, na manhã desta quinta-feira (10). Os presos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de armas.

Durante a operação, sob a coordenação do delegado Josemar Lima Rocha, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz José Lima, titular da Comarca de Buriti-MA, nos povoados Marruazinho, Caminho Novo e Pau D’arco.

No povoado Caminho Novo, foram presos Cleber do Reis de Melo, Nielson de Lima Nunes (vulgo “Manin”) e José Teixeira Nunes (o “Felix”), todos estavam na mesma casa no momento da prisão e são suspeitos de tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Com o trio a polícia apreendeu duas motocicletas e uma espingarda.

Trio preso no Caminho Novo (da esq. p/ dir.): "Cleber", "Manin" e "Félix".



No Marruazinho, a polícia prendeu Tarcísio Everton Rodrigues Sobrinho, sob a acusação de roubo e porte ilegal de armas. Com ele, foram apreendidos 14 mil reais em dinheiro e uma motocicleta Broz vermelha.

Tarcísio foi pego com 14 mil reais em dinheiro.


Já o quinto suspeito de tráfico, José Roberto Gonçalves Bastos, foi preso na localidade Pau D’arco e com ele a polícia encontrou duas motocicletas que foram retidas.

José Roberto preso por suspeito de tráfico.



Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil de Buriti-MA para registros legais cabíveis.


Abaixo, vídeo do momento da chegada dos presos da operação na Delegacia:




Cerca de 40 homens, entre policiais civis e militares de Buriti, Chapadinha e Anapurus, e Guardas Municipais participaram da operação.


Publicidade



SBRP - Menor Assassina Homem com um Tiro de Espingarda "Bate Bucha"



Na noite desta quarta-feira (09), por volta das 19h40, o menor de idade R.F.S. (de 16 anos de idade), efetuou um disparo de arma de fogo (espingarda bate bucha) contra Geovane Moraes Macedo, 29 anos de idade, na localidade Catete, município de São Benedito do Rio Preto-MA, o tiro veio acertar a Geovane que imediatamente foi encaminhado para o Hospital daquele município para os primeiros cuidados médicos.

Menor acusado do homicidio

Policiais de serviço naquele município conseguiram capturar o menor autor do disparo, juntamente com a arma usada no crime, este informou aos Policiais Militares que a motivação do crime deu-se pelo fato de Geovane tê-lo ameaçado de morte. O menor alegou também que a ameaça seria porque ele estaria de conversa com a ex esposa da vítima.

Geovane não resistiu aos ferimentos provocados pelo disparo e veio a falecer.


Publicidade



TUTÓIA - Casamento Comunitário é Adiado para Próximo Dia 09 de Dezembro


Foi prorrogado para o dia 09 de dezembro próximo o casamento comunitário a ser promovido pela comarca de Tutóia. A cerimônia, que tem início às 16h45, acontece na Praia da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade. Mais de cem casais estão inscritos para participar do evento. A data anteriormente agendada para a cerimônia era o dia 17 de novembro.

Além de juízes convidados que irão auxiliar na celebração, o casamento contará também com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha.

Estamos com grande expectativa para o evento. Queremos fazer algo bem bonito para os nubentes, afinal de contas o casamento será um dia especial na vida de cada um deles. Por isso, decidimos preparar um ambiente diferente e bem romântico para os casais. Faremos a cerimônia à beira da praia e eles dirão o 'sim' iluminados pelo pôr do sol de Tutóia”, comemora o juiz titular da comarca, Rodrigo Otávio Terças.

O projeto - Inaugurado em 1999 pela Corregedoria Geral da Justiça, o Projeto Casamentos Comunitários tem promovido a união de milhares de casais na capital e nas comarcas do interior maranhense.

Por: Marta Barros


Publicidade



16º BPM - "Equipe Águia" Prende Dupla com Arma de Fogo, em CHAPADINHA



Na noite desta quarta-feira (09), por volta das 20h45, ao realizarem o policiamento de rotina, a Equipe Águia avistou uma dupla em uma motocicleta em atitude suspeita, os mesmos, ao avistarem os Policias Militares empreenderam fuga, de imediato iniciou uma perseguição pela avenida Gustavo Barbosa, ao chegarem nas proximidades do Posto Jerusalém, um dos indivíduos que estava na garupa da moto, sacou de uma arma de fogo e apontou para os Policiais, houve o revide por parte da patrulha, sendo que um dos disparos veio a atingir a mão de um dos indivíduos.


Os Policiais Militares conseguiram de imediato prender o piloto, sendo que o garupa ainda tentou empreender fuga, mas pouco tempo depois foi apreendido. Foi preso Lucas Nascimento Santos, 18 anos de idade, e apreendido um menor de idade (de 16 anos).


A dupla andava em uma moto Honda Biz (de cor preta), e de porte de uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha). O menor ferido foi encaminhado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), para atendimento médico.

Os dois apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Chapadinha, juntamente com o veículo e arma de fogo, para conhecimento e providências que o caso requer.


Publicidade



16º BPM - PMs Prendem Homem Acusado de Praticar Estupro em ANAPURUS



José Rosa da Silva, de 43 anos de idade, natural de Campo Liso-São Paulo, foi preso nesta quarta-feira (09), por Policiais Militares da cidade de Anapurus-MA, o mesmo foi acusado de praticar estupro contra a menor M. R. S. - de 13 anos.


A vítima relatou aos Policiais Militares, que o acusado pediu para "ler" a mão dela, quando a mesma aceitou, ele pediu que ela adentrasse em seu veículo já que não daria pra fazer a leitura no meio da rua, a vítima adentrou ao veículo, foi quando este saiu em disparada sentido Chapadinha e ao chegar em um local ermo veio a praticar o estupro, algum tempo depois de praticado o ato criminoso retornou a cidade Anapurus e abandonou a vítima nas proximidades do balneário, e que se a mesma comentasse com alguém sobre o acontecido ele a mataria.

A vítima procurou a Polícia Militar e relatou o acontecido, de imediato a equipe de serviço da PM saiu na captura do acusado e por volta das 21h30 conseguiu efetuar a sua prisão. Com o mesmo foi encontrado o veículo GOL CL 1.6 - de cor prata, que a vítima reconheceu como sendo o carro usado no estupro.

O acusado, juntamente com o veículo apreendido, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha, para conhecimento e as providencias que o caso requer.


Publicidade



CHAPADINHA - Prefeitura Convoca Excedentes do Concurso de 2014


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS EXCEDENTES. CONCURSO PÚBLICO (EDITAL N.º Nº 02/2016.) DO CONCURSO N° 01/2014. APROVADOS PARA NOMEAÇÃO. 


A Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, no uso de suas atribuições legais, de acordo com a Lei Orgânica Municipal, em conformidade com a Lei Municipal nº 1.177/2013 e Decreto Lei nº 24/2014, que homologou o resultado final dos aprovados e classificados no concurso público, divulgado pelo Instituto Machado de Assis, através do Edital nº 002/2014, cujo Decreto de homologação foi publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, no dia 29 de julho de 2014, e Decreto de prorrogação nº 19/2016, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, no dia 28 de julho de 2016, observando as necessidades do serviço, o número de vagas existentes e a estrita ordem de classificação, RESOLVE:

Art. 1° - CONVOCAR os candidatos classificados aos cargos relacionados abaixo, no Anexo I deste Edital, do Concurso Público n° 01/2014, para comparecerem no período de 01 de novembro de 2016 a 30 de novembro de 2016 (somente em dias úteis), no horário das 08h00min às 12h00min, na sede Prefeitura Municipal de Chapadinha/MA, situada na Av. Presidente Vargas nº 310, Centro, Chapadinha/MA, para apresentação e entrega da documentação exigida no Anexo II, os exames médicos, relacionados no Anexo III e, os documentos constantes do Anexo IV do Edital do Concurso Público nº 01/2014, para fins de nomeação e posse. Art. 2º - O candidato que não atender à convocação, não apresentar a documentação, dentro do prazo estipulado, recusar a nomeação ou, nomeado, deixar de tomar posse no prazo máximo de 30 (trinta) dias, será considerado desistente e eliminado. Art. 3° - A manifestação do candidato, por escrito, de desistência implicará na exclusão definitiva do candidato deste Concurso, sem qualquer alegação de direitos futuros. Art. 4º - Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Gabinete da Secretaria Municipal de Administração, em 01 de novembro de 2016. ADRIANA DE ALEXANDRE PONTES - Secretária Municipal de Administração.

Veja abaixo, a lista completa de convocados:





Publicidade



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Procon/MA Já Aplicou mais de R$ 20 Mil em Multas a Agências Bancárias de Chapadinha



Em maio deste ano, uma fiscalização em agências bancárias de Chapadinha alertou a equipe do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) para a necessidade de instalar uma unidade no município, que foi inaugurada, em agosto, dentro do Viva. A partir desse período todos os bancos da cidade são fiscalizados semanalmente e mais de R$ 20 mil já foram aplicados em multas por diversas irregularidades.

A reclamação mais recorrente é a ausência de dinheiro disponível para saques aos fins de semana e as agências são multadas caso haja reincidência dessa irregularidade. “A presença do Procon é importante para a população do município, a gente escuta o clamor das pessoas e age rapidamente. Mas, infelizmente, nem sempre o diálogo com o fornecedor, principalmente com os bancos, consegue resolver as coisas e é necessário impor sanções”, destacou o coordenador do Procon/MAem Chapadinha, Gustavo Porto.

A equipe de Chapadinha tem fiscalizado as agências bancárias de Vargem Grande e municípios da região. Essa ação visa garantir que o perfeito funcionamento das agências bancárias, assegurando um serviço de qualidade nos dois municípios.


De acordo com o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o órgão manterá atenção sobre o funcionamento das agências em todo o estado. “O respeito aos direitos dos consumidores deverá ser obedecido à risca em Chapadinha, como em todo o estado. A melhoria e a humanização dos serviços bancários nos municípios maranhenses são prioridades para este governo, e nós iremos aplicar sanções todas as vezes que os bancos não fornecerem tais condições”, afirmou o presidente.

O Procon/MA tem realizado, também, campanhas de orientação de fornecedores e consumidores em Chapadinha, além de ações sociais que integram as prioridades do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. Em setembro, uma ação de orientação foi realizada nas ruas em comemoração pelos 26 anos do Código de Defesa do Consumidor. Em outubro, mais de 200 crianças da APAE e da Casa-Abrigo de Chapadinha receberam os presentes arrecadados pela campanha “Doe Presentes, Doe Amor”, em parceria com o Viva.


A unidade do Procon/MA em Chapadinha fica na Travessa João Lopes, Centro, dentro do Viva e em frente à Praça da Bandeira (foto acima). O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Denúncias também podem ser feitas pelo site www.procon.ma.gov.br ou por meio do aplicativo disponível para download.


Publicidade



Arquivo do blog