WebNet

WebNet

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Prefeitura de Chapadinha, Por Meio da Comissão Intersetorial Pró-Selo, Certifica Adolescentes como Multiplicadores

JAP_8527


A entrega dos certificados dos 16 adolescentes multiplicadores das temáticas Sífilis e HIV-AIDS aconteceu na tarde da última quinta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

 

 

JAP_8542

A entrega dos documentos foi a culminância dos trabalhos realizados em 5 escolas da cidade e zona rural, durante o mês de junho, pela coordenação de DST’s do município, que segue com o cronograma rumo ao Selo Unicef.

Os adolescentes são nosso público-alvo e com a formação dos multiplicadores das próprias escolas o trabalho de prevenção e orientação fica mais fácil, pois vamos conseguir falar a mesma língua deles. Estamos satisfeitos com o resultado desse trabalho, pois os nossos multiplicadores mostraram muita vontade de colaborar”, disse a assistente social, Jarlene Nogueira.


 

 

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva, representando a prefeita Ducilene Belezinha, a articuladora do Selo Unicef, Raimunda Portela (Profª Dadá), a secretária municipal de Educação, Maria Coelho, diretores de escolas e a equipe de coordenação de DST’s de Chapadinha.

 





Os 16 multiplicadores receberam material educativo complementar para reforçar o que já aprenderam durante as palestras e, a partir de agora, eles terão a missão de orientar e tirar dúvidas de outros adolescentes, sempre com apoio da equipe de coordenação de DST’s do município.

As ações devem continuar no segundo semestre, dentro das escolas, onde foram comitês com os multiplicadores.








Publicidade



SEMAS/Chapadinha - Beneficiários do Bolsa Família Têm Até Dia 30 para Atualizar Cadastro


Beneficiários que estão há mais de dois anos sem fazer revisão devem atualizar dados no Cadastro até o dia (30/06).


Em Chapadinha, tem 3.435 beneficiados do Bolsa Família que estão correndo o risco de ter o benefício bloqueado por não comparecerem aos serviços de assistência à saúde. A informação é da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva, para garantir o acesso ao Programa Bolsa Família as famílias devem atender as condicionalidades de saúde, de educação e de assistência social. Na educação observa-se a frequência escolar e o desempenho na escola por parte das crianças e dos adolescentes. Na assistência social a frequência nos Serviços de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos pelas famílias. Já na saúde, em que o índice tem sido mais preocupante, observa-se o acompanhamento do calendário vacinal, pré-natal e desenvolvimento dos bebês, entre outros pontos.

Na área de saúde, por exemplo, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres também devem fazer o acompanhamento, gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. No entanto, não estão procurando os serviços.

Para a Drª. Sinamara e a assistente social Jarlene Nogueira, a revisão é feita voluntariamente a cada dois anos, tendo como base mudanças socioeconômicas na estrutura familiar, mudança de endereço. "Na área de saúde, por exemplo, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres também devem fazer o acompanhamento, gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. No entanto, não estão procurando os serviços, e a partir de terça-feira dia 21 até o dia 30 de junho, estaremos realizando uma força tarefa para recadastrar essas famílias, e eles deverão comparecer no auditório da Central de Marcação de Consultas, munidos do Cartão do SUS, Cartão do Bolsa Família, Cartão de Vacinação. o Cartão de pré-natal das gestantes e o comprovante de endereço”.


Publicidade



quinta-feira, 16 de junho de 2016

Inauguração da Arena Beach Soccer "Zé Maria", Acontece Nesta Sexta (17)


O "Campo de Beach Soccer 'José Maria da Silva' " será inaugurado na tarde desta sexta-feira, dia 17 de junho de 2016, às 17h.

Programação:

- TODAS AS EQUIPES LEVARÃO 01 TROFÉU DE PARTICIPAÇÃO.

VETERANOS ACIMA DOS 40
* AMIGOS DE ZÉ MARIA X AMÉRICA
* POLÍCIA MILITAR X POLICIA CIVIL
* CHAPADINHENSE X REAL BRASIL
* UNIÃO X SÃO JOSÉ

FEMININO
* ESPORTE NOVO CASTELO X DESCOBRINDO TALENTOS
* TALENTOS E.C X BOA VISTA

FAIXA ETÁRIA DE 16 À 18 ANOS
* RAIMUNDO ARAÚJO X BANDEIRANTE
* ATLÉTICO X BARCELONA
* PSG X NEW CASTLE (NOVO CASTELO)
* PAULO RAMOS X REAL BRASIL
* CAIC X MANOEL JOSÉ DE SANTANA

MODALIDADE: LIVRE
* GUARDA MUNICIPAL X FAROL
* MASTER B.S X ILUMINAÇÃO
* AJAX X REAL BRASIL
* SECRETARIA MUN. DE SAÚDE X CDP
* JUVENTUS X ATOS F.C
* RODOVIÁRIA X CAMPO VELHO
* BOM JESUS X VIDA NA PALAVRA

VÔLEI MASCULINO E FEMININO
* CHAPADINHA VÔLEI( MASC) X AMIGOS DO VÔLEI (MASC.)
* CHAPADINHA (FEM) X GRUPO DE AMIGAS (FEM)

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
- Art. 01 - Os jogos serão organizado e executado pela Secretaria de Esportes, todas as equipe deverão comparecer as 17h30, no local do eventos, todas devidamente padronizadas;

- Art.02 - Os Jogos terão participação de 32 equipes masculina,04 equipes feminina e 04 Equipes de vôlei masculino e feminino, todos os jogos serão realizados no Campo de Beach Soccer José Maria da Silva.

TEMPO DE JOGO: 20 MINUTOS (DE DOIS TEMPOS DE 10 MIN.) TODAS AS EQUIPES LEVARÃO UM TROFÉU DE PARTICIPAÇÃO NESTE JOGO INAUGURAÇÃO SERÁ USADO 05 ATLETA DE LINHA E 01 GOLEIRO TOTAL DE INSCRITOS 12 ATLETAS PARA INICIAR A PARTIDA AS EQUIPES DEVERÃO ENTREGAR A RELAÇÃO NOMINAL DE SEUS ATLETAS A COMISSÃO ORGANIZADORA DA COMPETIÇÃO.

A ARBITRAGEM DESTA COMPETIÇÃO SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES.

Contamos com a colaboração de todas as equipes para um bom andamento dos jogos. A Competição é uma realização da Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Chapadinha.



Publicidade



Governo Realiza Capacitação para Equipes de Zoonoses em Chapadinha



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou treinamento das equipes de zoonoses da Unidade Regional de Saúde de Chapadinha sobre investigação de casos e manejo clínico da febre maculosa, hantavirose e leptospirose.

A ação reuniu, no auditório do hotel Creuza, em Chapadinha, cerca de 40 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e endemias (ACE).

O departamento de Controle de Zoonoses, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES é responsável por capacitar e treinar os profissionais para o correto manejo dessas doenças vinculadas a roedores e outros agravos. Segundo o chefe do departamento, Daniel Saraiva, iniciativas como estas são importantes para capacitar os profissionais que lidam diretamente com estes e outros agravos.

Nossa intenção é sensibilizar os profissionais sobre a importância de estarem aptos a lidar com qualquer doença transmitida por vetores e zoonoses. O foco dessa capacitação foi nos cuidados primordiais ao se ter contato com roedores por serem animais que transmitem doenças de forma direta ou indireta para nós, seres humanos”, justificou.

Desde o ano passado estão sendo realizadas as capacitações que, a cada mês, alcançam uma regional de saúde. No dia 23 de junho, a equipe estará na regional de Imperatriz onde será promovida capacitação sobre ‘Raiva e animais peçonhentos’. Todas as capacitações vão além do conhecimento dos conceitos científicos envolvidos na vigilância e controle destas doenças e de sua epidemiologia, mas também aproximam os profissionais da prática dos serviços.


Publicidade



Motociclista Morre em Colisão com Carro Próximo a Fazenda Europa, na MA-230



Acaba de chegar a informação de um grave acidente envolvendo um carro e uma moto, nas proximidades da Fazenda Europa, na MA-230, próximo a cidade de Anapurus/MA.

Segundo informações, o acidente aconteceu por volta das 7h30, desta quinta-feira (16), onde o carro e a moto colidiram-se brutalmente. O condutor da motocicleta, identificado por "Zequinha", morador da cidade de Mata Roma, morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o hospital de Anapurus.

As causas do acidente são desconhecidas. A qualquer momento, maiores informações.


Publicidade



Corpo é Encontrado no Bairro Tigela. A Vítima Foi, Supostamente, Estuprada


Foto (acima): Ariel Carneiro

No início da manhã desta quinta-feira 916), foi encontrado, em uma casa em frente a escola Isaías Fortes de Meneses, Rua Francisco Ribeiro de Aguiar, bairro Tigela, o corpo de uma mulher conhecida por "Tuca", de 54 anos, encontrada morta com lesões no pescoço por enforcamento e totalmente despida sendo que a mesma foi ainda vítima de estupro.

Postado via celular

Segundo informações de um vizinho, Tuca, que morava sozinha, costumava acordar cedo, fato que hoje não ocorreu e os mesmos estranharam, em seguida sua irmã a encontrou no quarto da casa, para infeliz surpresa de todos.

O corpo foi nesse momento levado ao HAPA. O blog está levantando novas informações sobre o caso.



Publicidade



quarta-feira, 15 de junho de 2016

Pagamento do Mês de Junho e Metade do 13º dos Servidores do Estado Será Antecipado Próximo Dia 25

O governador Flávio Dino, usou sua página pessoal nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (15), para anunciar a antecipação do pagamento dos servidores, referente ao mês de Junho, juntamente com a metade do 13º Salário, para o próximo dia 25 (sábado).

Por: Sousa Neto
*Com informações da Ascom/SEGEP

No próximo dia 25 (sábado), o Governo do Estado antecipará o pagamento dos servidores públicos estaduais. Novamente, a medida obedece à determinação do governador Flávio Dino de antecipar o salário dos mais de 110 mil servidores ativos e inativos do Estado, sempre que houver viabilidade financeira. Pelo calendário, o pagamento estava previsto para ser efetuado somente no dia 1º de julho (veja no Calendário de Pagamento 2016, abaixo).


O pagamento será efetuado seis dias antes do previsto no calendário elaborado para o ano de 2016, que antevê sempre os dois primeiros dias úteis do mês subsequente ao trabalhado.

Os servidores poderão acessar a versão digital do contracheque, através do Portal do Servidor. Para tanto, será necessário apenas senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente, na sala do Portal do Servidor, situada no Ed. Clodomir Milet, s/nº, térreo, bairro do Calhau, em São Luís, ou pelos telefones (98) 3131-4191 ou (98) 3131-4192.


Publicidade



CHAPADA FELIZ - Anuncia Mudança de Horário dos Sorteios. Agora das 9h às 10h.


Conteúdo Publicitário

A direção do Show de Prêmios CHAPADA FELIZ, comunica a todos de Chapadinha e região, que, excepcionalmente, o horário dos sorteios - que ocorrem todos os domingos das 10h às 11h da manhã, que por motivo de força maior, será alterado, assim passando a ocorrer da 9h às 10h (mais cedo, portanto!), a partir deste domingo (19).

Vale ressaltar, que o novo horário se enquadra em alteração na grade de programação da TV Difusora/Sbt/Chapadinha, e de comum acordo com a direção do CHAPADA FELIZ.

De já agradecemos a compreensão de todos!

CHAPADA FELIZ - Show de Prêmios!


Compre já a sua Cartela(s) da 59ª Extração!!!


PASCOM - Noticiário da Paróquia de Chapadinha


Pastoral da Comunicação (PASCOM)

No último Domingo, dia 12 de Junho de 2016, o Ministério de Acólitos de Chapadinha realizou o Encontro "Jovens Restaurados", na Igreja de Nsa. Sra. Aparecida - na comunidade do bairro de mesmo nome.

Nosso Senhor, na Sua infinta Bondade e Misericórdia, curou, libertou e restaurou muitos jovens que estavam com seus corações feridos e machucados, mas arrependidos.


Foram abordados temas sobre: castidade, afetividade, sexualidade e namoro santo. O encontro foi um momento de grande espiritualidade, entrega ao Senhor e uma verdadeira restauração aos que estavam necessitando do Amor de Deus nas suas vidas.


Louvamos a Deus pela vida de cada jovem que estiveram e vivenciaram esse dia. Que com o auxílio de Nossa Senhora, continuemos a caminhar rumo ao céu. Deus abençoe.

"Uma vez Acólito, sempre Acólito."


1 - Na tarde do último domingo (12), no CBNET, aconteceu a reunião do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral). Foi a última (reunião) conjunta antes da tomada de posse da nova paróquia.


2 - Foi maravilhosa a estreia da Companhia de Dança da Realeza Boa Nova (RBN), na noite do último dia 05, no Centro Paroquial. Estão de parabéns a equipe diretora, a equipe ensaiadora e todos os elementos. Aguardem, outras apresentações nos dias 22 e 23 do próximo mês (Julho), no RINCÃO – CEPAN.


3 - Estamos preparando agora o outro evento BOTE FÉ 2016, nos dias 26 e 27 de Agosto. Está confirmada a presença do senhor bispo dom Valdeci para a santa missa de abertura no dia 26, seguindo-se a cantora Andrea Dutra, de Parnaíba-PI. Atenção: Prepare já sua cadeirinha (pra levar você mesmo), nesses dois dias.

4 - Aviso: Aproxima-se o tempo das eleições. Lembramos a todos as orientações da CNBB a respeito: Quem tiver algum cargo na igreja e for candidato a algum cargo nas próximas eleições, terá que pôr o cargo à disposição até passar a campanha política.


5 - Parabenizamos o Tradicional Baile do Dia dos Namorados, promovido pela Pastoral Familiar, na noite do último dia 04, no Parque aquático Torre do Sol.


6 - A RCC (Renovação Carismática Católica) realizou na noite do último dia 07, um Seminário de Vida no Espírito (SMV), no Centro Paroquial. Animação e experiência do ESPÍRITO, e lindas representações. Parabéns à organização RCC.


Publicidade



Escola "Agustinho Ribeiro" Resgata Memória Chapadinhense Através de Projeto Extraclasse


Por: Sousa Neto - SECOM/PMC
*Colaboração: Hildegarde Nunes

A escola municipal Unidade Integrada Agustinho Ribeiro de Aguiar - localizada no bairro Novo Castelo, é uma das escolas da zona urbana que está fazendo parte de um ciclo de ações do município de Chapadinha, na busca pelo Selo UNICEF.


Nesse contexto, a escola está promovendo uma ação que envolve estudar a cultura e a  identidade indígena e afro - brasileira com suas influências nos diversos campos: cultura, ervas medicinais e comidas, religiosidade, artesanato, costumes. Com esse objetivo a escola está fazendo pesquisa de campo, entrevistas, visitas a casa de artesanato, aldeia, mercado Central, tambor de crioula, club de reggae, casa de umbanda, capoeira. Sendo registrado todo o projeto, com fotos e vídeos. Tudo o que de uma forma ou de outra ainda tem influência indígena e africana no nosso município.


O projeto vai ser transformado em um álbum como objeto de pesquisa. O Projeto Cultura e Identidade Indígena e Afro-Brasileira, vai encerrar com uma culminância na referida escola, nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, com exposição de trabalhos e apresentações culturais. Todos estão convidados!

CHAPADINHA Rumo Ao SELO UNICEF!

Abaixo, confira mais fotos:











Publicidade

MARCOS PAPELARIA
Av.: José Caetano - Centro (Praça da Bíblia)
Fones: (98) 3471-0994 / 99133-9270


Arquivo do blog