WebNet

WebNet

sábado, 16 de novembro de 2013

TUTÓIA: Governadora Inaugura Complexo Policial

A governadora Roseana Sarney encerrou a agenda da 17a edição do Governo Itinerante, em Tutóia, onde, na tarde da última quinta-feira (14), inaugurou o Complexo Policial Regional. Ela estava acompanhada do prefeito Raimundo Nonato Abrão Baquil, dos secretários de Estado Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Luís Fernando Silva (Infraestrutura), dos deputados Max Barros e Magno Bacelar, além de prefeitos e lideranças políticas e comunitárias da região.

Roseana Sarney destacou a importância da nova delegacia para a ampliação do sistema de segurança pública no Maranhão e salientou que todo esforço está sendo feito para reduzir os índices de violência. “Nós estamos trabalhando para reforçar a segurança pública em todo o estado, garantindo a estrutura necessária, a exemplo deste complexo aqui em Tutóia”, declarou .

A governadora informou que, além do Complexo Policial, o Governo Itinerante, assegurou à população de Tutóia diversos serviços gratuitos. “Para cá viemos, também, para dizer que, em breve, o problema da água que os moradores desta cidade enfrentam será solucionado. Nós apenas aguardamos um sinal do Ministério das Cidades para assinarmos a Ordem de Serviço e darmos início às obras no sistema de abastecimento. Nossa intenção é resolver definitivamente o problema”.

Como parte das ações do Itinerante em Tutóia, a governadora entregou Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs/Pronaf) a produtores da região, em um total de 250. Ela, também, conferiu os serviços oferecidos no caminhão do Viva Cidadão, a exemplo de emissão de documentos, como carteira de identidade e CPF, além da efetuação do Cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de internet.

Complexo Policial

O Complexo Policial inaugurado pela governadora funciona em um prédio construído na Avenida Vila Saudade com investimento da ordem de R$ 515.232,56. A unidade possui gabinetes, cartórios, sala de interrogatório e reconhecimento, departamento de armas, alojamento masculino e feminino, sala de captura, entre outros espaços.

O secretário Aluísio Mendes ressaltou que o Complexo Policial de Tutóia é um dos mais modernos da região e para o trabalho estarão a postos policiais aprovados no último concurso público. “Sem dúvida alguma, este complexo é importante para o trabalho de segurança pública no Maranhão e estamos entregando à população um prédio com ótima estrutura”, destacou.

O prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Abrão Baquil, ressaltou o empenho do Governo do Estado para o desenvolvimento da região e recordou as benfeitorias empreendidas pela governadora Roseana Sarney em suas gestões anteriores, principalmente na área da infraestrutura, quando ligou Tutóia a outras regiões do Maranhão por asfalto. “Nós reconhecemos o trabalho da governadora e sabemos que ela já fez muito por Tutóia, continua fazendo e ainda muito fará”.

Ações

As ações do Governo Itinerante foram aprovadas pela população de Tutóia.

Segundo Alécio Sales, chefe da execução da Unidade Móvel do Viva Cidadão, a procura pelos serviços oferecidos no caminhão tem sido grande desde a última terça-feira (12). Até o início da tarde desta quinta-feira (14), mais de 500 pessoas haviam sido atendidas e a previsão era que o número chegue a mil atendimentos. “Este trabalho é de suma importância, haja vista que viemos para facilitar a vida de quem mora aqui”, frisou Alécio Sales.

Funcionários da Secretaria de Estado da Saúde atenderam a população no Hospital Lucas Veras. A equipe chegou à cidade na quarta-feira (13) e entre os serviços oferecidos, constam laboratório (exames de glicemia e colesterol), clínica médica, vacinação (atualização de calendário vacinal), aferição de pressão, pesagem adulta e pediátrica de câncer ginecológico com Colpocitologia Oncótica, preventivo de câncer, além de triagem de pacientes com catarata e glaucoma.

Também presente, a Secretaria de Estado de Turismo promoveu sensibilização de prefeitos e interlocutores dos municípios que integram o Polo Delta das Américas e, além disso, houve encontro para a discussão sobre a importância da participação dos gestores no Encontro Regional de Turismo, a ser realizado nos dias 27 e 28 deste mês, em São Luís, onde será apresentado o novo mapa de regionalização do Ministério do Turismo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), por sua vez, promoveu palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre Nota Fiscal Avulsa para Agricultor Familiar. E ofertou aos moradores orientação quanto à formalização de Micro Empreendedor Individual.


ÁGUA DOCE: Governadora Inaugura Hospital e Escola e Anuncia Estrada

A governadora Roseana Sarney retomou, na última quinta-feira (14), pelo município de Água Doce do Maranhão, mais uma etapa do Governo Itinerante, onde inaugurou um hospital de 20 leitos do Programa Saúde é Vida e uma escola de ensino médio. Também, entregou Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs/Pronaf) e anunciou a construção da estrada que liga Água Doce a Araioses.


Estamos aqui em Água Doce, onde já inauguramos a estrada e, hoje, entregamos o hospital e uma escola de ensino médio toda equipada. Estamos muito felizes em inaugurar e anunciar novas obras, como asfalto para a cidade e melhoria de estradas vicinais. E, também, satisfeitos por estarmos melhorando a vida da população”, disse a governadora Roseana Sarney que estava acompanhada do prefeito do município, Rocha Filho; de secretários de Estado, entre eles Ricardo Murad (Saúde) e Luis Fernando Silva (Infraestrutura); dos deputados Max Barros e Magno Bacelar, prefeitos da região, vereadores e lideranças comunitárias.

As inaugurações foram iniciadas pelo Centro de Ensino Médio que dispõe de 6 salas de aula, laboratório, sala de informática, quadra poliesportiva e tem capacidade para atendimento de cerca de 500 alunos nos três turnos. “O Governo do Estado é nosso maior parceiro. Já trouxe o hospital, escola e a estrada e vamos ter outra estrada, de Água Doce/Araioses, que vai colocar definitivamente o nosso município na rota do turismo; então só temos a comemorar”, disse o prefeito Rocha Filho.

Com a inauguração do hospital, os moradores do município não precisam mais se deslocar para outras localidades para receber atendimento de qualidade. “A população passa a contar com um hospital que irá funcionar 24 horas ofertando o serviços como consulta e internação em clínica médica, pediatria e obstetrícia, enfermarias, centro de parto, exames de raio-x e laboratoriais, entre outros”, destacou o secretário Ricardo Murad, lembrando que com este, já são 40 unidades de saúde inauguradas pelo governo dentro do Programa Saúde e Vida, que tem investido também na ampliação de hospitais como Carlos Macieira, Hospital Geral e Pam- Diamante.

Outras ações

No município, foram ofertados serviços nas áreas de cidadania - como a emissão de documentos pelo caminhão do Viva Cidadão -, infraestrutura, educação, saúde, cultura, turismo, agricultura, pesca e piscicultura, entre outras.

Entre os serviços oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) durante o itinerante no município, destaque para atualização do calendário vacinal, consultas em pediatria e para triagem de catarata e diagnóstico e tratamento do glaucoma, além de preventivo do câncer ginecológico, com Colpocitologia Oncótica, e atendimento de Laboratório de análise clinica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.

Agricultores também foram beneficiados com as ações do Governo Itinerante ao receberem Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs/Pronaf). Foram entregues 250 documentos em Água Doce.

De água Doce a governadora Roseana e sua comitiva seguiram para o município de Tutóia, onde também foram levadas as ações do Governo Itinerante.



Federação Maranhense de Futebol Cancela Partida Entre Moto e Araioses

Imagem ilustrativa

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) cancelou a partida entre Moto Club e Araioses que estava prevista para este sábado (16). O cancelamento ocorreu em virtude da Secretaria de Fazenda não ter disponibilizado os ingressos do "Viva Nota". Além disso, a Polícia Militar não ofereceu contigente para a segurança no estádio no momento do jogo. Ainda não há uma nova data para a realização da partida pela Copa Cidade de São Luís.

Moto e Araioses fariam neste sábado, às 17h, no Nhozinho Santos, o reencontro após a disputa do Campeonato Maranhense Série B.



Show Limão com Mel: Prorrogada Venda de Ingressos Promocionais


Loja Noroeste informa...

Em virtude do feriado do dia 15 de novembro, a produção do show da banda Limão com Mel resolveu atender aos fãs da banda que pediram para estender a promoção até a próxima segunda-feira (dia 18 de novembro) - A venda de ingressos promocionais no valor de R$ 20,00 reais.

Mas, atenção:

- Somente nesta segunda-feira, dia 18, até as 5 horas da tarde;

- Ingressos a venda somente na Loja Noroeste;


- Na terça-feira, dia 19, os ingressos estarão mais caro.


Clique na imagem para ampliá-la


HOJE Tem Show de Mauro Nunes no Espaço Vemasa Show


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ANAPURUS: Luís Fernando Anuncia Obras de Pavimentação

Foto 4 Luis fernando em Anapurus foto Geraldo Furtado


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou, na manhã desta quarta-feira (13), das comemorações de aniversário de 48 anos do município de Anapurus, e anunciou que o Governo do Estado pavimentará três quilômetros de ruas e fará a duplicação da avenida João Francisco Monteles, um antigo sonho da população.

Junto com a prefeita Cleomatina Moreira Monteles (Tina Monteles), o secretário Luis Fernando participou das inaugurações do Ginásio Poliesportivo José de Jesus Rodrigues, “Zé Bugué”, do Colégio Nerci Alves Monteles e do Centro de Saúde Isaque Francisco Monteles.

- Neste dia informo que a governadora liberou emenda de R$ 800 mil para realização de obras de asfaltamento no município – disse Luis Fernando.

Prestigiaram as comemorações, os prefeitos José Leane (Afonso Cunha), Omar Furtado (Brejo) e Iracema Vale (Urbano Santos); deputado federal Francisco Escórcio; deputados estaduais, Marcos Caldas, Fábio Braga e Magno Bacelar; além de vereadores, secretários municipais, liderança políticas e rurais da região e população em geral.

- É uma grande satisfação trazer benefícios para Anapurus, que desponta no eixo rodoviário do Maranhão. Essa duplicação é sonho antigo e vai garantir mais segurança para quem transita pela avenida e alegria para os moradores do município – ressaltou.

O secretário destacou as ações que a Sinfra executa por todo o Maranhão e a importância social do asfalto que chega às cidades, pois para cada cidadão significa melhorias na saúde, educação, vida familiar, agricultura, infraestrutura, desenvolvimento, autoestima e embelezamento do município.


- O asfalto traz o desenvolvimento, faz escoar a produção e riqueza da região. As crianças chegam com segurança nas escolas, por meio do transporte escolar, além de se reduzir o número de doenças endêmicas, verminoses, entre outras, com o fim da poeira no verão e a lama no inverno. A segurança pública se beneficia com a via asfaltada, pois o aparelho policial circula melhor. Com asfalto o pai ou mãe de família não precisa sair tão cedo de casa para o trabalho e voltar mais tarde, garantindo assim mais tempo para os filhos e para o lazer, garantindo assim mais qualidade de vida aos maranhenses – assinalou Luis Fernando.

CHAPADINHA: Prefeitura Implanta Projeto de Produção Sustentável na Zona Rural


Ascom/PMC

Sempre com um olhar especial para o homem do campo, a prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Assistência Social, Esporte, Obras, Agricultura, Transporte e em parceria com a empresa Tecsan, implantou no início do mês de outubro, o projeto “Integrado Comunitário Sustentável Alimentar” no povoado da Mangabeira.


O projeto, que surgiu da necessidade de auxiliar o pequeno produtor a utilizar de maneira racional os recursos que dispõe na natureza, vai servir de vitrine para outros trabalhos, que devem ser implantados na zona rural.


Com objetivo de mostrar ao agricultor que é possível desenvolver uma atividade econômica rentável no campo, o projeto busca sensibilizar a comunidade a trabalhar em conjunto e assim levar o conhecimento ao maior número de pessoas possível.

O lavrador Francisco Alves Viana, de 58 anos, conta que esta é a primeira vez que ver um trabalho do modelo que está sendo desenvolvido na comunidade. Participante ativo, ele está otimista com o resultado do trabalho.

Sempre trabalhei com roça de toco e com muita dificuldade aprendi a cuidar da terra e saber a hora certa de plantar e colher, só observando a mudança do tempo. Isso aqui é diferente de tudo que já vi. É uma coisa muito boa, vamos melhorar de vida. Comecei do zero, eu que risquei as linhas e também ajudei a cavar. O básico do nosso sustento vai sair daqui. Não me arrependo de ter deixado a roça de toco. Tenho que certeza que vou ver o resultado, que vai ser bom!” afirmou o lavrador.


Com uma previsão de dois meses para começar a apresentar resultados, os trabalhos estão sendo desenvolvidos em uma área de 11mil metros quadrados, em sistema circular para aproveitar melhor o espaço, e no local devem ser plantadas hortaliças folhosas (alface e couve), ou seja, os produtos mais consumidos pela comunidade. E no entorno devem ser cultivadas hortaliças frutos (maxixe, quiabo, pepino) e a melancia, que vai ser o carro chefe do projeto. A fruticultura, também deve ser desenvolvida, com a produção de maracujá e mais um canto experimental deve ser separado para o cultivo de milho, mandioca, arroz, feijão, tudo de forma racional.

A etapa de preparo do solo e irrigação já está concluída e de acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Jorge Faro, a partir desta semana começa o plantio das sementes, que estão sendo preparadas em um canteiro separadamente.

Ainda de acordo com o engenheiro, a região de Chapadinha sofre com três condições adversas que foram levadas em consideração na elaboração do projeto: alta temperatura, ventos fortes e baixa umidade. Para evitar prejuízos foi utilizado o sombrite, que cobre toda a área cultivada. Esse material tem como principal função reduzir a incidência solar em até 50% e também proteger as plantas dos ventos.

No total serão trabalhadas cinco estações de atividades produtivas e a aposta no retorno econômico mais rápido é a criação de galinhas caipiras, o conhecido caipirão. O sistema de criação não convencional em uma área de 20 metros quadrados em forma circular, consiste no método de semi-confinamento, onde os pintos devem ficar os 25 primeiros dias confinados e depois soltos por um corredor revestido de tela em uma área de pasto, com aproximadamente 3 metros quadrados por ave adulta. Com essa técnica pretende-se ter um plantel em 75 dias atingindo uma média de 2,5 a 3 quilos e isso sem perder a característica de caipira à base de uma alimentação balanceada. A técnica dará um bom rendimento, agregando valor à produção das famílias do projeto.


Com esse projeto pretendemos mostrar que em uma pequena área, com planejamento e escolha correta do tipo de cultura, podemos tirar o pequeno produtor da condição de dependente e torna-lo fornecedor de produtos para o mercado local. Uma área, por menor que seja, pode render bons frutos se for trabalhada de maneira correta e racional. Estamos trabalhando com uma tecnologia de bioarquitetura, aproveitando tudo na natureza, sem agredir ao meio ambiente. O mais importante disso tudo é fazer com que os produtores entendam a importância da segurança alimentar e nutricional. Além do trabalho com os adultos estamos também desenvolvendo um projeto paralelo para ensinar a importância da segurança para as crianças da região” , disse o engenheiro Jorge Faro.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva, o projeto está dando certo porque todos os envolvidos no projeto estão se dedicando.

Estamos trabalhando com dez famílias nessa região, que antes era improdutiva e, que hoje, vemos uma nova realidade. Acreditamos que vamos além, pois graças a parceria com o SENAR estamos formando novos profissionais em diversas áreas produtivas, nove regiões que formam turmas dia 22 deste mês. Temos certeza que não teremos dificuldades em implantar esse projeto em outras regiões do município. A prefeita Ducilene Belezinha acredita na ideia e apoia a iniciativa e isso faz a diferença para que o resultado final seja um sucesso: fonte de renda e desenvolvimento para o homem do campo”, concluiu o secretário.

Com a conclusão do projeto, com previsão para o início do mês de dezembro, objetiva-se uma geração de renda líquida mensal para cada produtor de R$ 1.200.



CHAPADINHA: Aos 106 Anos D. Leonoa Tira 2ª Via do RG


Ascom/PMC

Nesta terça-feira (12), a equipe do Departamento de Identificação realizou um atendimento inusitado. A simpática senhora Leonoa da Conceição Moreno, de 106 anos de idade, nascida no município de Brejo, e moradora de Chapadinha há mais de 20 anos, foi ao posto do Governo do Estado para tirar sua Carteira de Identidade.

A filha de Leonoa, que a acompanhava, explicou que ela foi retirar sua segunda via, porque necessitava de uma mais atual, tendo em vista que a primeira via foi tirada quando dona Leonoa ainda era muito jovem.

Apesar da idade já avançada, a idosa fez questão de ir até o posto localizado na prefeitura. Bem disposta e animada, ela fez questão de posar para fotos e conversar com os funcionários enquanto realizava os procedimentos padrão.

ESTADO: Itinerante Leva Ações aos Municípios de Água Doce e Tutóia

(Foto/Arquivo)

Em Água Doce, a governadora inaugura hospital de 20 leitos, um centro de ensino e um laboratório de informática. Em Tutóia, ela fará a entrega de DAPs do Pronaf.

O Governo Itinerante terá sua 17ª edição nesta quarta (13) e quinta-feira (14), nos municípios de Água Doce do Maranhão e Tutóia, no Leste Maranhense, com ações nas áreas de saúde, cidadania, infraestrutura, educação, cultura, turismo, agricultura, pesca e piscicultura, entre outras. A governadora Roseana Sarney, acompanhada de comitiva de secretários de Estado, deputados e prefeitos, viajará aos municípios nesta quinta-feira (14), quando entrega obras e confere os serviços oferecidos à população.

No município de Água Doce do Maranhão, a governadora Roseana vai inaugurar um hospital de 20 leitos e um centro de ensino, com entrega de laboratório de informática. Em Tutóia, ela também fará a entrega de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e conversará com lideranças locais.

Nos dois dias, os moradores das duas cidades receberão atendimentos diversos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualização do calendário vacinal, consultas em pediatria e para triagem de catarata e diagnóstico e tratamento do glaucoma, além de preventivo do câncer ginecológico, com Colpocitologia Oncótica, e atendimento de Laboratório de análise clinica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) fará palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre Nota Fiscal Avulsa para Agricultor Familiar (PNAE/PAA/PAA Leite). Também ofertará aos moradores orientação quanto à formalização de Micro Empreendedor Individual.

Já a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) levará os serviços do Viva Cidadão. Entre eles, a emissão de Carteira de Identidade, de CPF, além da efetuação do Cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos serviços de internet, como acessos a boletos e 2ª via de contas.

Na área do turismo, haverá sensibilização de prefeitos e interlocutores dos municípios que integram o Polo Delta das Américas. Também haverá encontro para se discutir a importância da participação dos gestores no Encontro Regional de Turismo, que acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, em São Luís, e onde será apresentado o novo mapa de regionalização do Ministério do Turismo.



TUTÓIA: Moradores e Donos de Terrenos Invadidos Vão à Delegacia



Na manhã desta quarta-feira (13) dezenas de pessoas que estão entre os supostos invasores de terrenos (que tem donos) no Bairro Comum (na altura do km 06 da Ma-034) estiveram na Delegacia de Policia Civil de Tutóia (município distante 209 km de Chapadinha), informalmente, prestando esclarecimentos sobre as invasões.

Estavam presentes também advogados como Airton Paulo que representa empresários tutoienses; Ribamar Filho e Merval Filho, que estão tendo suas terras invadidas, e segundo o advogado já há uma liminar do juiz da comarca determinando a reintegração de posse, uma vez que estes terrenos teriam carta do Estado emitida pelo Estado do Maranhão.


Para o Delegado Almir Macedo os terrenos foram invadidos de forma errada. Pois, além das terras de donos outras partes da Terra pertencem ao Estado. Mas a Polícia, nas palavras do Delegado, pede que os "invasores" deixem as áreas que foram invadidas e que tinham cercas para evitar um confronto com os donos dos terrenos ou mesmo com a Polícia.

Em sessão plenária na última quarta-feira (06) o vereador Binha chegou a dizer que a invasão da área estaria sendo motivada por autoridades do município, o que seria um problema mais grave.

Para um dos moradores da área que migrou de Barreirinhas para Tutóia, a invasão se justifica pela falta de um pedaço de terra para morar.


O problema dessas invasões é antigo e só se agravou nos últimos cinco anos, uma vez que não há ordenamento territorial dos apossamentos de terra em Tutóia, pois parte dessa área é urbana.

E a outra área rural o Estado desde o início da década de 2000 vem tentando regularizar, mas até agora não conseguiu.

BREJO: Dupla Em Uma Moto Assalta Loja no Centro da Cidade


Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

Por volta das 12h10 (meio-dia), desta quarta-feira (13), dois elementos armados em uma motocicleta adentraram numa loja de confecções, localizada próximo a praça do Mercado Central da cidade de Brejo (município distante 73 km de Chapadinha) e anunciaram o assalto. De acordo com informações, os bandidos agiram rápido e de forma violenta com as vítimas.

A polícia civil esteve no local e informou que a dupla levou 100 reais e dois celulares. Após o assalto, os criminosos fugiram em uma moto de cor preta, modelo não identificado utilizada na ação.

Corregedor Geral de Justiça do Estado Sofre Acidente Próximo a São Benedito do Rio Preto

Após colisão desembargador Cleones Carvalho avalia prejuízos em veículo

Por: Antenor Ferreira - Portal Interligado

Por volta das 22h dessa terça-feira (12), ocorreu mais um acidente na MA-224, próximo a São Benedito do Rio Preto-MA (município distante 80 km de Chapadinha). O veículo oficial do desembargador Cleones Carvalho Caldas, Corregedor Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), atingiu em cheio uma vaca que atravessava a pista.

O impacto com o animal deixou o veículo modelo SW4 com a parte frontal completamente destruída. A colisão ocorreu próximo ao povoado São José dos Costas.

Impacto deixou frente do automóvel completamente destruída

Ainda assustado o desembargador que retornava de um Casamento Comunitário no município de Urbano Santos, relatou que o veículo se deparou com 04 animais bovinos, que em fila atravessavam a pista. O motorista tentou desviar ao máximo, mas a colisão com o último, já na pista contrária, foi inevitável. Felizmente ninguém saiu ferido.

Animal que causou o acidente

Após o susto o corregedor seguiu noutro veículo em direção a Vargem Grande. Um oficial militar que o acompanhava, além do motorista, seguiram para Chapadinha com o juiz da Primeira Vara, Dr. Cristiano Simas,que também havia participado do mutirão de casamentos.


terça-feira, 12 de novembro de 2013

SindChap Convoca Associados para Assembléia Geral


CONVOCATÓRIA

O SINDCHAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha – MA, CONVOCA todas as categorias de servidores efetivos e aposentados, associados, para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL que acontecerá nesta quarta-feira. dia 13 de novembro de 2013, às 5h30 da tarde na sede da entidade, com a presença do advogado, Dr. Francisco Bispo, para debater, discutir e deliberar a seguinte pauta:
  • Estatuto da Guarda Civil Municipal. 
  • 13º Salário dos servidores da saúde e aposentados do IPC. 
  • Processos de Insalubridades e adicional noturno dos Servidores da Saúde. 
  • Processos referente as progressões e promoções dos servidores em geral 
  • Processos de cobrança retroativa referente a lei do piso Nacional do Magistério (Lei 11.738/2008). 
  • Informações sobre os Processos de cobrança da URV 
  • Ajuste de Fundeb 2012 e a não valorização dos profissionais da educação. 
  • Concurso Público. 
  • Outros assuntos de interesses da categoria. 
Certo de contarmos com a presença de todos e de todas, nossas saudações sindicais.

ARMANDO FERREIRA DE ARAÚJO
(Presidente)



423 Alunos em Urbanos Santos e 186 em Belágua Recebem Certificado do PROERD



O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD, é um programa que foi desenvolvido inicialmente nos Estados Unidos no ano de 1989 pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o departamento de policia de Los Angeles (EUA), e vem sendo desenvolvido no Brasil já alguns anos.

No Maranhão é desenvolvido pela polícia militar desde o ano de 2002, e agora teve a honra de ser implantado em Urbano Santos e Belágua, o Curso é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal.


O PROERD busca trabalhar preventivamente um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois a maioria das mais diversas formas de crimes estão direta ou indiretamente relacionados com seu uso e exploração, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar os jovens estudantes dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida ativa e saudável. Também ensina os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões que os influenciarão a experimentar as drogas.

Neste ultimo domingo dia 10 de Novembro, no Ginásio Bernardo Borges, 423 alunos de várias escolas de Urbano Santos foram certificados, a festa contou com a presença de autoridades da Policia Militar, Padre Orlando, Presidente da Câmara Municipal, Secretária de Educação e Prefeita Iracema Vale entre outros, contou também com o mascote do PROERD, um Leão muito simpático.


No ultimo Domingo dia 10 de Novembro em comemoração aos dezessete anos de emancipação politica do Município de Belágua, prefeito Adalberto recebeu em cerimônia algumas autoridades politicas, entre elas destacamos o Deputado Estadual Fábio Braga, vereadores do município e Prefeita Iracema Vale de Urbano Santos.

Na festa foi comemorado também a formação de mais uma turma no curso PROERD, várias crianças e adolescentes juraram diante de Deus, das autoridades, professores e de suas famílias que jamais se envolverão com as drogas.


*FOTOS E FONTE: http://noticiasubs.blogspot.com.br/ (adaptado)


Show do Limão com Mel: Ingressos Promocionais Somente Até Quinta (14)


A expectativa para o show do forró Limão Com Mel - dia 22 de Novembro, na Quadra do FAC, é grande. A produção do evento disponibilizou aos fãs da banda um lote limitado de ingressos ao preço de R$ 20,00. A promoção vai só até a próxima quinta-feira (14/11), após esta data o ingresso será R$ 30,00.


Ingressos à venda na loja Noroeste, Chico do CD, Zé Napoleão e na Barbearia do João da Mata.


#Confirmadíssimoooooo......

Clique na imagem para ampliá-la


Poeta e Artista Plástico Chapadinhense ZÉ DI RIBA Faz Visita à BIBLIOTECA ALTERNATIVA

Zé di Riba é recebido por Herbert Lago


Quem nos deu a honra de sua visita no último dia 6 de novembro, à Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco, foi o Chapadinhense, poeta e artista plástico Zé di Riba, que também é membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Chapadinha.

Zé di Riba atualmente está residindo na cidade Alto Alegre do Pindaré – Ma, desenvolvendo seu trabalho cultural na Secretária de Ação Social. Ele veio a Chapadinha visitar a sua querida mãe, dona Rosa Elin, que se recupera de uma e está aproveitando também para rever amigos de infância.

Zé di Riba em visita à Redação do blog ChapadinhaSite.com

O artista plástico recebendo "presente" do amigo, 
cantor e compositor Renardo Almeida

Por ocasião de sua visita à Biblioteca, Zé de Riba fez uma poesia dedicada ao nosso agonizante Rio Munim, Veja abaixo:

RIO MUNIN DOS MEUS ENCANTOS

Nas águas deste rio me encanta
As tuas riquezas naturais
O surubim e o piau
A crumatá e a piranha
O cará a branquinha e a piaba
A sucuri e o jacaré.

São riquezas deste rio de lágrimas
As aningas onde vivia o Martin pescador
Hoje não existem mais.

O pescador tira do rio o peixe para sobreviver
O rio pede socorro
Dê-me vida
Para que eu não morra.


O poeta também falou de seu próximo livro intitulado de MINHAS ANDANÇAS a ser publicado em dezembro na cidade de Alto Alegre. Que venha com suas andanças Zé di Riba! Como um faminto caminheiro viajante carregado de poemas de boa qualidade numa linguagem simples e encantadora.

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

Morre D. Rosita, Mãe da Secretária Adjunta de Educação de Chapadinha


Morreu em São Luís, por volta das 3h da madrugada desta terça-feira (12), Dona Rosita Coelho, de 92 anos, mãe da professora Maria Coelho, secretária adjunta de Educação de Chapadinha.

Ela estava internada no Hospital Geral, há alguns dias, após sofrer um acidente doméstico e fraturar clavícula e fêmur.

O corpo deve chegar após o meio-dia e será velado na residência de Maria Coelho, à Rua do Comércio, no Centro de Chapadinha.

Morre José Prata, Irmão do Ex-Vice-Prefeito de Chapadinha, Antonio Prata



O aposentado, José Coelho da Silva, de 77 anos, mais conhecido por José Prata, faleceu na madrugada desta terça-feira (12) por volta das 4h, no hospital Socorrão I, em São Luís.

José Prata sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e por motivos da idade ele veio a óbito.

O corpo será velado na Rua Santo Antonio nº 1.200 - em Chapadinha.

O idoso é irmão do ex-prefeito de Chapadinha Antonio Prata, que mora no bairro Areal.

CHAPADINHA: Vítima de Acidente Não Resistiu aos Ferimentos e Morreu em SL


O chapadinhense Augusto César da Conceição Filho, de 33 anos, que sofreu um acidente de moto na madrugada do último sábado (9) para domingo, na BR 222, a poucos km de Chapadinha, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu em São Luis, por volta das 14h, desta segunda-feira (11).

Segundo informações, o corpo foi velado na Rua Norte da Aldeia.

Ele teria sido atingido por uma caminhonete Hillux e foi encontrado por populares, em estado grave e conduzido ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Depois foi levado a São Luis, em coma e não respondeu mais aos estímulos.


*Editado.

Arquivo do blog