WebNet

WebNet

sábado, 17 de novembro de 2012

Nota de Falecimento

Sr. Luizinho, em vida, ao lado de um de seus netos, Heverton Araújo
 
EM TEMPO: É com imenso pesar que informamos o falecimento inesperado do comerciante, sr. Luizinho, ocorrido na noite da última quinta-feira (15). O corpo foi velado na residência da família, situada na Travessa São João Batista - Centro, e foi sepultado na tarde da última sexta-feira (16).
 
À família enlutada, nossas condolências e, que Deus possa amenizar a dor da perda, mediante as orações de amigos e familiares...
 
*Sr. Luizinho era proprietário de um comércio varejista, localizado na rua Sebastião Archer - próximo ao Mercadinho São Marcos.
 

Aniversariantes do Dia...

 
Nossos parabéns a todos os Aniversariantes do Dia! - deste sábado, dia 16 de Novembro, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Felicidades!
 
 
 
 
 
 
 

Mala 100 Alça - O Show!

 
Mala 100 Alça - "A boa do forró"

 Domingo, Dia 25 de Novembro, na Arena Hall

 Ingressos Antecipados, apenas R$15,00
 
com Zé Napoleão, Chico do CD e no Salão Arte Beleza!

 Tenda Eletrônica Com Dj Gilberto e Dj Naka Almeida

ARAIOSES: Água da CAEMA Está Imprópria para Consumo Humano

Vista aérea da cidade de Araioses-MA
 
 
Impressiona a passividade do povo araiosense diante de um problema tão sério como o serviço de abastecimento de água, que no caso é de responsabilidade da CAEMA, uma empresa estadual, que recebe o dinheiro do cliente e entrega um produto de péssima qualidade.
 
A água fornecida pela CAEMA em Araioses não serve para consumo humano e bem provavelmente também não sirva para consumo animal. Está muito salgada. Ela é capitada, no Rio Magu, ao lado da Ponte de João Peres bem próximo do Rio Santa Rosa, onde o Magu despeja suas águas.
 
O Rio Santa Rosa está com sua nascente obstruída não dando passagem a água que vem do Rio Parnaíba. Esse problema ocorre todos os anos e se agrava mais quando o inverno é fraco e logo a água salgada que vem do mar, na força das marés, compromete a qualidade da água que é fornecida aos araiosenses.
 
O homem não tem poder sobre a natureza e, portanto não pode fazer com que chova bastante na região para salvar a situação do abastecimento de água. O que poderia ter sido feito não foi que tem a ver com o local de onde a água é capitada. Foi um erro a escolha do atual local. O certo teria sido o Rio Parnaíba na região do Goiabal ou nele mesmo, mais acima no Remanso, um pouco acima de onde nasce o Rio Santa Rosa.
 
Não há como melhorar a curo prazo a qualidade da água que é vendida aos araiosenses, pois ela só muda depois que as chuvas do inverno chegar. Até lá não tem jeito. Mas, bem que o MP poderia acionar a Justiça para que essa proibisse a CAEMA de receber pagamento por um produto que ela não entrega que seria uma água em condições de consumo humano.
 
Em outras cidades do Maranhão devida a falta constante de água – que ocorre com frequência em Araioses – isso foi feito e a justiça acatou. Imaginem se nessas cidades além disso a água fosse salgada como é a de Araioses!

Colisão Envolve Carro do Prof. Damiani

 
Na manhã deste sábado (17), por volta das 7h10, o condutor de uma S10 colidiu contra o carro LIVINA de propriedade do Sr. João Damiani. A preferêncial era do LIVINA que transitava na rua Benjamim Ferreira em direção ao bairro Areal quando foi surpreendido pela S 10. O motorista do S10 deixou o local sem aguardar os procedimentos legais e, por contato telefônico, se comprometeu em fazer um acordo, pagando o concerto.
 
Para evitar transtornos posteriores, foi feita perícia técnica pela Polícia Militar e registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) na polícia civil, onde o Delegado Dr. Márcio de Morais orientou quanto aos procedimentos possíveis caso não seja cumprido o acordo.
 
 
 

CHAPADINHA: Motociclista Não Resiste a Ferimentos e Morre Após Acidente na BR 222

Pedro de Oliveira Filho / Foto: Blog do Foguinho
 
 
Pedro de Oliveira Filho, 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois de dar entrada no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) de Chapadinha, após ter sofrido um grave acidente de moto na noite da última sexta-feira (16) por volta das 21h,   na BR-222 - Vila Isamara.
Por telefone, o Sargento Gláugio da polícia militar, informou ao Blog CN1 que a vítima transitava pela rodovia federal, quando se chocou na traseira de uma carreta do estado do Espírito Santo que estava estacionada no acostamento da BR-222.
Ainda de acordo com a PM, no momento do acidente, o motorista Valdeir Marcelino, 49 anos fazia uma ligação no celular, quando a moto atingiu o seu veículo. Valdeir ficou aguardando a chegada da polícia no local do acidente, em seguida foi conduzido a delegacia onde prestou depoimento e foi liberado com a carreta.
 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aniversariantes do Dia...

 
Nossas congratulações aos Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira, dia 16 de Novembro, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!


 
 
 
 
 

46 Trabalhadores da Região Voltam Sob Suspeita de Terem Contraído Meningite

Trabalhadores maranhenses saídos de municípios da região do Baixo Parnaíba retornaram à cidade de Coelho Neto com suspeita deterem contraído meningite bacteriana, em Minas Gerais.

Os trabalhadores atuavam numa indústria de processamento de milho na cidade de Paracatu-MG e a suspeita ocorreu, quando três dos trabalhadores apresentaram sintomas da doença no Alojamento e foram atendidos em hospitais do Distrito Federal. Um deles teria chegado primeiro e estaria sendo tratado em Coelho Neto.

Com a probabilidade de a bactéria haver atingido outros trabalhadores e após contato feito com a Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Coelho Neto, uma força tarefa foi organizada com profissionais da área e Secretaria de Saúde do Estado para receber os trabalhadores.

A orientação tanto do Ministério da Saúde quanto da Secretaria de Saúde do Estado é que os procedimentos ocorressem com tranquilidade para evitar pânico na população.

O ônibus com os trabalhadores chegou em Coelho Neto por volta das 23 horas de ontem e os ocupantes ficaram no ginásio de esportes para exames e recebendo medicações. Segundo informações da equipe médica os trabalhadores só serão liberados depois de afastado o perigo de contágio.

Entre os trabalhadores 28 são de Coelho Neto, 09 de Duque Bacelar e 09 de Brejo.
 
Com Informações do Raphael Duarte e Do Portal Gaditas

 

Força Tática Recupera Moto que Foi Furtada em Frente a Mirante de Chapadinha

 
Polícias da Força Tática, comandada pelo 2º Sargento Raimundo, apreenderam por volta da 06h30 da manhã desta quinta-feira (15) a motocicleta do operador de áudio da Rádio Mirante de Chapadinha, Luis Fernando Osório dos Santos, que foi furtada em frente ao prédio da emissora no inicio da manhã da última quarta-feira (14).
De acordo com os policiais, a motocicleta Pop-100, cor vermelha, ano 2007, placa NHD-9683 estava na residência do desocupado José Antonio Rodrigues de Oliveira, 25 anos, que conseguiu se evadir do local. A moto foi entregue na delegacia.
 

Chapadinhense Está DESAPARECIDO... Família Pede Ajuda...

D E S A P A R E C I D O
Um chapadinhense (foto acima) está desaparecido e a família pede ajuda, a fim de encontrá-lo. De acordo com Francimilton, que é irmão do rapaz, e divulgou uma nota em sua página pessoal da rede social Facebbok, o homem embarcou no último domingo (11) de São Paulo, com destino a Chapadinha e desapareceu.

Segundo informações ele foi visto desembarcando na cidade de Peritoró-MA e não deu mais notícias.

A família está muito aflita e pede por gentileza a ajuda de todos para localizar esse rapaz.
 
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do mesmo entrar em contato pelo telefone (11) 98044-7257, falar com Francimilton de Paula Oliveira (foto ao lado).
 
*Francimilton não citou nome nem idade de seu irmão desaparecido.
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fundação Abrinq Realizará Encontro de Conclusão de Projeto em Chapadinha e Outras Cidades da Região

Convidamos a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e o Fórum Carajás a participarem dos encontros de fechamento do Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Maranhão.
 
Serão realizadas reuniões nos 4 municípios onde o projeto foi desenvolvido, nas quais compartilharemos resultados alcançados pelo projeto e avaliaremos os avanços e desafios na implementação do Planos de Ação elaborados em junho, visando enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional em cada município.

O Projeto tem como objetivo contribuir com a saúde e a nutrição das crianças de 0 a 5 anos em 10 municípios das regiões Norte e Nordeste, com alta incidência de desnutrição, promovendo hábitos alimentares saudáveis em crianças de creches e pré-escolas e a valorização de alimentos regionais na alimentação infantil.
 
 
As reuniões acontecerão na primeira semana de dezembro, nas seguintes datas:
 
- 03/12 (2ª feira), das 9h às 13h, em Milagres do Maranhão - na Câmara Municipal;
 
- 04/12 (3ª feira), das 9h às 13h, em Mata Roma - no Salão Paroquial;
 
- 05/12 (4ª feira), das 8h30 às 12h30, em Chapadinha - no Auditório da Prefeitura;
 
- 06/12 (5ªf), das 8h30 às 12h30, em Urbano Santos - no Centro Social "Peneirão".
 
 
Assim como em junho, a expectativa é que as reuniões contem com a presença de representantes do Gabinete da Prefeitura, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Agricultura, bem como de representantes de Conselhos afins e de lideranças da Pastoral da Criança e STTR.
 
Considerando que haverá mudança de gestão em Chapadinha, estamos convidando também a futura prefeita e potenciais novos(a) secretários(a). Especialmente tendo em vista o risco de descontinuidade de ações e programas, convidamos ainda órgãos estaduais (Coordenação de Alimentação e Nutrição, Superintendência, Conselho e Frente Parlamentar de SAN), e gostaríamos de poder contar com vocês para enriquecer a discussão e viabilizar estratégias para evitar o agravamento do cenário da IAN nos 4 municípios, especialmente em Chapadinha.
 
No aguardo das confirmações,
Atenciosamente,
Juliana Lordello Sícoli Saúde
 
 
 
 

Aniversariantes do Dia...

 
Nossos sinceros votos de felicitações a todos os Aniversariantes do Dia! - desta quarta-feira, dia 14 de Novembro, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Parabéns!


 
 
........................... # PhotoBonus # ............................
 
 
 
 
 

ARTIGO: Falta de Educação, Drogas e Armas = Violência...

Por: Paulo Coêlho*
 
A onda de violência que assola o Brasil é preocupante e está associada ao uso de drogas, a banalização da vida é constante, todos os dias acontecem assassinatos de todas as formas, estimativas feitas a partir de informações sobre o consumo de drogas trazem dados alarmantes sobre os valores envolvidos no tráfico. Estima-se que o faturamento anual da venda no varejo de maconha, cocaína e crack, somente no Rio de Janeiro e São Paulo movimentem uma faixa de R$ 700 milhões de Reais.

O tráfico é um dos principais geradores da violência, e está diretamente associado ao mercado negro das armas. E os custos sociais dessa violência são de grande magnitude e vão bem além dos custos diretos com a segurança. Pesquisas indicam que comunidades com maior incidência de crimes tendem também a ser as mais desiguais, e com maior dificuldade para a promoção das garantias constitucionais.

Consumir drogas não é uma opção privada e isolada, sem reflexos e consequências sociais. É alimentar uma cadeia perversa e destrutiva, que traz ônus para todos.

Analisando os fatos não se ver por parte dos governos uma ação com eficácia, o que vemos são planos corretivos, o que não resolverão o problema, pois é do conhecimento de todos que a falta de investimentos na Educação é um dos principais motivos da violência.

Enquanto os governos não priorizarem investimentos na Educação, a violência vai campear, quando digo investimentos é no sentido amplo como; capacitação, formação continuada dos educadores e aplicação dos conhecimentos obtidos na formação do educando, introdução de temas como Ética, Cidadania, Relações Humanas, Educação para o trânsito, valorização da vida e participação das famílias na vida ecolar.

Tendo em vista situação a situação vigente, e a transformação da sociedade, uma grande responsabilidade dos prefeitos (a) que assumirão os destinos dos municípios brasileiros em primeiro de janeiro de 2013, é implementar políticas públicas que possam mudar os índices de violência, pois é no município que acontece a vida do país, e se cada prefeito (a) fizer sua parte, em um futuro não tão distante a realidade será outra.

Portanto, somente com ações preventivas pode-se mudar, uma vez que a criança educada hoje será um adolescente e adulto educado amanhã, e uma vez consciente e respeitando os valores sociais, jamais cometerá algum ato nocivo a vida do seu semelhante, nesse sentido, uma campanha de conscientização e sensibilização desses valores se faz necessária e urgente para que possamos ter uma sociedade sem violência.

*Paulo Coêlho, cidadão chapadinhense, Pedagogo, Especialista em Docência Superior, Educação do Campo e professor universitário.

 

Homem é Preso Quando Empurrava Moto Roubada na BR-222 em Chapadinha

 
 
Policiais militares da VTR-043, comandada pelo 2º Sargento Gláugio com apoio do 3º Sargento Pereira e o Cabo Pessoa, prenderam o jovem Geovane Barbosa da Silva, 23 anos natural de Anapurus.
 
De acordo com os policiais, Geovane foi abordado próximo a uma oficina na BR-222 em Chapadinha, empurrando a motocicleta C-100 Bis, cor azul, placa HPJ-7433, Viana, MA que foi roubada na madrugada desta quarta-feira (14) durante as comemorações do aniversário da cidade de Anapurus.
 
 
 
Geovane Barbosa, disse ao Blog CN1, que no momento do roubou estava muito "doido" e que a intenção era dá uma volta, “foi uma tentação do demônio”, afirmou o Geovane. A moto e o suspeito foram encaminhados para delegacia.
 

Moto é Furtada em Frente ao Prédio da Mirante Local

 
Uma motocicleta, Pop-100, cor vermelha, ano 2007, placa NHD-9683, foi furtada em frente ao prédio da Rádio Mirante no início da manhã desta quarta-feira (14) em Chapadinha.
 
De acordo com o operador de áudio, Luis Fernando Osório dos Santos, disse que por volta das 04h40, deixou sua moto em frente à porta da emissora para trabalhar, "a gasolina da moto acabou assim que eu cheguei e o guidão da moto não travava", disse Fernando.
 
As 05h45 ao abrir a porta da emissora, Fernando percebeu que a sua moto não estava mais no local. A vítima ainda tentou localizar a moto de bicicleta, mais já era tarde. O ladrão saiu empurrando a moto.
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aniversariantes do Dia!

 
Nossas congratulações a todos os Aniversariantes do Dia! - desta terça-feira, dia 13 de Novembro, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Felicidades!


 
 
 
 
 
 
 

URE/Chapadinha: Ensino em Tempo Integral no Colégio Bandeirantes em 2013 - Uma Realidade Iminente

 
A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, iniciou estudo técnico para implantação do sistema de Educação em Tempo Integral na escola já em 2013.

A escola precisará passar por algumas alterações físicas, bem como implementar um sistema de seleção do público estudantil, haja vista a modalidade específica de ensino, o que exige seletividade, especialização e adequação idade-série.

Além disso, o quadro docente precisará envolver-se no processo, seja no conjunto das decisões, seja na formação específica para esta modalidade educacional.
 
 
O Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes) tem apresentado as condições físicas mais favoráveis à implantação do sistema de Educação em Tempo Integral devido à sua distribuição em dois pavilhões, localização geográfica central e experiência com o Programa Mais Educação até o ano passado (2011).

O CE Dr. Otávio Vieira Passos tem, ainda, a seu favor, três itens que se destacam em meio às demais escolas da cidade e da Regional:

- Biblioteca bem estruturada;

- Laboratório de informática em bom estado de conservação e em pleno funcionamento;

- Sala de vídeo equipada e disponível.


Como a escola está estruturada em dois pavilhões, o do lado direito será destinado às aulas, enquanto que o outro para oficinas e atividades pedagógico-culturais.

A implantação desta modalidade educacional, no Colégio Bandeirantes, praticamente não terá custos para adaptação, fator preponderante para a escolha da escola.
 
 
A professora Leonília Gomes (Leó), gestora geral, demonstrou boa aceitação da proposta e já iniciou o levantamento de dados técnicos para a implementação da proposta.

O projeto encontra coerência com a proposta do novo secretário estadual de educação, Dr. Pedro Fernandes que, além da Escola em Tempo Integral, pretende implementar escolas de referência nas regionais (na URE de Chapadinha, a escola de referência que está em estudo técnico é o CE Raimundo Araújo, gerenciada pelo professor Faria). Sobre a escola de referência, falaremos em outra postagem.

Esperamos que, com as iniciativas de Escola em Tempo Integral e escola de referência, com o apoio da Unidade Regional de Educação, os indicadores educacionais de nossa região possam melhorar e que venham a alavancar os indicadores sociais.
 
 

 

Empresários Solicitam Intervenção do MP em Chapadinha

 
Na manhã desta terça-feira (13) o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapadinha (CDL), Allan Monteles (foto), representantes de Conselhos Municipais e alguns empresários estiveram reunidos com os Promotores de Justiça Douglas Nojosa e Gustavo Dias para solicitar a intervenção do Ministério Público em áreas emergenciais no município.
Dentre os objetos debatidos na pauta, estava a questão da coleta de lixo, atrasada há dias, a falta de medicamentos nos hospitais e o pagamento de fornecedores, em atraso.
 
De acordo com Allan, não tem mais esperar pela boa vontade do poder municipal, uma vez que a cidade está totalmente esquecida e a população sofrendo com o descaso. O represente da classe empresarial ressaltou a preocupação da CDL, que diante do caos, decidiram procurar a Justiça em busca de soluções.
 
Após ouvir atentamente as reclamações, Dr. Nojosa comunicou que já havia solicitado da gestora um posicionamento quanto à questão da coleta de lixo, e segundo ele a resposta foi de que em dois dias, no máximo, o problema seria resolvido.
 
Quanto às demais reivindicações, os representantes do MP prometeram averiguar e solicitar à Prefeita um posicionamento para que a população não venha ser prejudicada.
 

Tensão! PF Realiza Operação em Chapadinha

 
Cerca de 40 agentes da Polícia Federal estão desde a madrugada desta terça-feira (13) em Chapadinha.
 
Neste momento, divididos em 10 grupos, os federais realizam diligências no município. Ainda não se sabe qual o alvo das operações.
 
Em instantes mais informações.


Imagem Meramente Ilustrativa
.....................................................................
 
FALANDO NISSO...
 
Uma fonte da Polícia Federal, revelou que mais de dez mandados de prisão, foram enviados a Superintendência da Polícia Federal, para serem cumpridos nos próximos dias.

Os nomes dos gestores que desviaram dinheiro público não foram revelados, para não atrapalhar a operação. Todos eles estão sendo monitorados sigilosamente pelos federais desde o início do ano. A Polícia Federal sabe a movimentação de cada um deles no interior maranhense.

Tudo indica que os mandados de prisão serão cumpridos antes do natal.


Fonte: Blog Jânio Arlei 
 

CHAPADINHA: GCM Apreende Moto Suspeita de Roubo

 
No último sábado, dia 10, por volta das 22h, uma guarnição da GCM abordou um rapaz que trafegava sem capacente na avenida José Caetano, próximo ao Avistão Calçados, o mesmo transportava ainda um passageiro também sem capacete e sua moto não possuia placa. Durante a inspeção verificou-se que a moto, uma Yamaha Ybr 125 - de cor prata, estava com a numeração do chassi raspada (imagem abaixo).
 
 
 
A moto foi encaminhada para a Delegacia de Policia para a realização dos procedimentos legais.
 
 
 

Vereadores Lançam Nonato Baleco Para Presidência da Câmara

 
 
Um grupo composto por sete vereadores eleitos em outubro, fecharam acordo pelo lançamento de uma chapa para disputar a presidência da câmara municipal de Chapadinha.


A reunião aconteceu na noite desta segunda-feira (12), na residência do vereador Eduardo Sá e contou ainda com a presença dos também eleitos Samuel Nistron, Márcia Gomes, Francisca Aguiar, Missecley Araújo, Eduardo Braga e Nonato Baleco.


Inicialmente o grupo indicou Nonato Baleco como candidato à presidência do legislativo e definiu a composição dos demais cargos da mesa diretora, mas admite também abertura para novas adesões fruto de entendimento com outros parlamentares.


De acordo com Nonato Baleco a unidade do grupo acontece no momento de renovação da casa legislativa e vem de encontro ao anseio popular por mudança política. “Nossa chapa entra no contexto da renovação e da mudança, vamos conversar com os demais colegas vereadores e abrir diálogo com outras lideranças sobre as propostas que temos para a melhoria do parlamento municipal”, finalizou Baleco.
 

Dia 15 de Novembro - Dia Nacional da Umbanda

Clique na imagem para ampliá-la
 
Caros Amigos e Irmãos Umbandistas,
 
Dia 15 de novembro se aproxima e estamos a comemorar mais uma vitória de reconhecimento de uma religião que é genuinamente brasileira, a nossa querida UMBANDA.

A Umbanda surgiu no berço brasileiro especificamente no ano de 1908, com as palavras de Ricardo Barreira, babalorixá da Aldeia Tupiniquim, Coordenador de Projetos de Marketing e Campanhas Publicitárias, Colunista da Rede Bom Dia de Jornais:

“A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas com raízes, entre outras, africanas, que se constituiu no início do século passado. A data de 15 de novembro, já consagrada à comemoração da Umbanda em diversos municípios brasileiros, reporta-se ao dia, do ano de 1908, em que o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu, em Niterói, a missão de fundar o novo culto.”

Data esta que nos faz ressuscitar a história das lutas e conquistas dos movimentos negros e afrodescendentes brasileiros que tanto foram estigmatizados pelo preconceito e pela intolerância religiosa ao longo da história.

A nossa Umbanda é uma religião rica nos seus mais diversos ritos e cultos porque nela não há uma divisão e sim uma união entre os espíritos e os médiuns, há a prática da caridade e o intento da força rejuvenescedora da luta pela vida, a esperança e o amor.

Neste dia tão querido por todos os Umbandistas, saudamos a família Átila Nunes que com sua insistente luta contra a intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro fez com que nós umbandistas dos demais Estados da Federação tomassem como modelo os vosso exemplo de amor à religião.

Saudamos a família de Zélio Fernandino de Moraes pelo respeito e a conservação do culto a nossa umbanda tradicional. Umbanda esta preconizada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e que nos trouxe a luz da senda da espiritualidade.

Irmãos umbandistas, convocamos a todos vocês que se unam numa corrente de amor e esperança nesse dia especial, 15 de novembro, DIA NACIONAL DA UMBANDA, em seu terreiro ou templo umbandista para emanarmos as boas energias que fazem nossa grande corrente mãe e a firmeza da nossa bandeira, a BANDEIRA DE OXALÁ.
Meu Saravá Fraterno

Chapadinha (MA), 12 de novembro de 2012


Manoel de Almeida e Silva
Médium na Linha de Nazaré, Bacharel em Direito.
 
 
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Notícias da Paróquia de Chapadinha

1- A comunidade de São Camilo - no bairro Areal (foto), vai festejar Cristo Redentor de 15 a 25 deste mês de Novembro. O festejo começará com reuniões em diversos pontos do Bairro e só no fim virá para a Igreja de Cristo Redentor. O programa foi distribuído pelos grupos e comunidades.


2- No final do mês corrente, haverá aqui em chapadinha, uma reunião a nível diocesano para os Acólitos. Por falta de espaço para centenas de participantes, a reunião ocorrerá, se nada houver em contrário, na capela de Nsa. Sra. Aparecida.


3- No último fim de semana decorreu um seminário, na casa da Pastoral da Criança, para o Movimento da Renovação Carismática Católica.


4- Esta semana ocorrerá em Brejo, a Assembléia Diocesana de Pastoral que terá a participação de alguns membros de nossa Paróquia, para analisar a maneira como têm tido desenvolvimento as diversas prioridades pastorais da Diocese que foram escolhidas o ano passado também numa Assembléia Diocesana de Pastoral.


5- Continua, ao ritmo possível, a construção da futura igreja do conjunto das 1000 casas. No local, não há água para a construção. Mandou-se fazer um poço, mas o responsável desapareceu depois de aprofundar 6 metros e não se sabe por onde anda. Tem-se ido buscar água no bairro Boa Vista. Não há uma sombra, nem casa perto para guardar alfaias de trabalho, pelo que se está levantando um salão de 6 X 8m.


6- Depois de, em Conselho Paroquial, se ter decidido mudar o domingo para adoração do Santíssimo para o último domingo, notou-se que a mudança não foi bem aceita. Pelo que vamos continuar no primeiro domingo e vão-se distribuir papéis pelas comunidades para saber que grupos devem responsabilizar-se por cada hora.


7- Pe. António, sofreu uma queda de motoca na semana passada, mas, graças a Deus, não teve qualquer ferimento. Estamos empregando todos os esforços para que deixe de andar de motoca.


8- Estamos recebendo algumas sugestões para que se construa uma gruta de Nossa Senhora de Lurdes na praça da Matriz, do lado da caixa de água. Estamos pensando.


9- Agradecemos, mais uma vez, que quem deseja assinar o jornal “O Domingo” para preparar a liturgia de cada domingo, o faça, quanto antes. Como as assinaturas já foram pagas há vários meses, por imposição da editorial que o publica, quem demorar vai ter que atualizar a assinatura. O jornal e a “Liturgia Diária”.


10- Lembramos, mais uma vez, a inauguração do Centro Catequético de Nsa. Sra. de Fátima para o dia 9 de Dezembro, pelas cinco da tarde e, no dia 2 de Dezembro, início do conhecimento da Santa Missão em todas as capelas e à noite na Matriz com movimento na Praça, depois da Missa.
 
 

Chapadinhense Participa de Oficina de Capacitação do PNHR em Brasília

O chapadinhense Juvenal Neres (foto), coordenador executivo da ASA-MA, esteve em Brasília-DF, participando da Oficina do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Abaixo, mais informações sobre o evento (adaptado) extraído do Portal da Fundação Banco do Brasil.


Fundação BB capacita entidades organizadoras do Programa Nacional de Habitação Rural
 
A Fundação BB realizou nos dias 06 e 07 de novembro, em Brasília, uma Oficina de Capacitação do Programa Nacional de Habitação Rural. O objetivo deste encontro foi capacitar entidades para a operacionalização do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e apresentar a elas as tecnologias sociais que podem ser replicadas junto com a construção das casas. “Essa Oficina tenta encontrar a forma de tornar realidade o sonho de aliar as tecnologias sociais ao PNHR”, disse Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil, na abertura do evento.


Juvenal Neres - no detalhe (esquerda)
 
Na oficina, as entidades organizadoras receberam informações sobre a instrumentalização de projetos, como a construção do Projeto de Trabalho Técnico Social, de sistemas e de normativos. Também houve um debate sobre os critérios e estratégias para seleção dos beneficiários, métodos construtivos, reaplicação de tecnologias sociais e capacitação de técnicos. O evento contou com a participação de representantes do Banco do Brasil, do Ministério das Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de instituições sem fins lucrativos e de gestores de entidades organizadoras que já tenham ou não operacionalizado o Programa.
 
O Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal para reduzir o déficit habitacional rural, faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e a meta é a liberação de crédito para construção de 100 mil unidades habitacionais rurais até julho de 2014. O público-alvo prioritário são produtores e trabalhadores rurais com renda anual de até R$ 60 mil, projetos apresentados por mulher chefe de família, idosos e portadores de necessidades especiais, famílias em situação de emergência hídrica, municípios abrangidos pelos Territórios da Cidadania e comunidades tradicionais têm prioridade no atendimento.

 

Aniversariantes do Dia!

 
Nossa congratulações aos Aniversariantes do Dia! - desta segunda-feira, dia 12 de Novembro, em especial às nossas leitoras que ilustram esta postagem. Felicidades!
 
 
 

Arquivo do blog