WebNet

WebNet

terça-feira, 13 de novembro de 2012

URE/Chapadinha: Ensino em Tempo Integral no Colégio Bandeirantes em 2013 - Uma Realidade Iminente

 
A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, iniciou estudo técnico para implantação do sistema de Educação em Tempo Integral na escola já em 2013.

A escola precisará passar por algumas alterações físicas, bem como implementar um sistema de seleção do público estudantil, haja vista a modalidade específica de ensino, o que exige seletividade, especialização e adequação idade-série.

Além disso, o quadro docente precisará envolver-se no processo, seja no conjunto das decisões, seja na formação específica para esta modalidade educacional.
 
 
O Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes) tem apresentado as condições físicas mais favoráveis à implantação do sistema de Educação em Tempo Integral devido à sua distribuição em dois pavilhões, localização geográfica central e experiência com o Programa Mais Educação até o ano passado (2011).

O CE Dr. Otávio Vieira Passos tem, ainda, a seu favor, três itens que se destacam em meio às demais escolas da cidade e da Regional:

- Biblioteca bem estruturada;

- Laboratório de informática em bom estado de conservação e em pleno funcionamento;

- Sala de vídeo equipada e disponível.


Como a escola está estruturada em dois pavilhões, o do lado direito será destinado às aulas, enquanto que o outro para oficinas e atividades pedagógico-culturais.

A implantação desta modalidade educacional, no Colégio Bandeirantes, praticamente não terá custos para adaptação, fator preponderante para a escolha da escola.
 
 
A professora Leonília Gomes (Leó), gestora geral, demonstrou boa aceitação da proposta e já iniciou o levantamento de dados técnicos para a implementação da proposta.

O projeto encontra coerência com a proposta do novo secretário estadual de educação, Dr. Pedro Fernandes que, além da Escola em Tempo Integral, pretende implementar escolas de referência nas regionais (na URE de Chapadinha, a escola de referência que está em estudo técnico é o CE Raimundo Araújo, gerenciada pelo professor Faria). Sobre a escola de referência, falaremos em outra postagem.

Esperamos que, com as iniciativas de Escola em Tempo Integral e escola de referência, com o apoio da Unidade Regional de Educação, os indicadores educacionais de nossa região possam melhorar e que venham a alavancar os indicadores sociais.
 
 

 

Arquivo do blog