WebNet

WebNet

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dia 15 de Novembro - Dia Nacional da Umbanda

Clique na imagem para ampliá-la
 
Caros Amigos e Irmãos Umbandistas,
 
Dia 15 de novembro se aproxima e estamos a comemorar mais uma vitória de reconhecimento de uma religião que é genuinamente brasileira, a nossa querida UMBANDA.

A Umbanda surgiu no berço brasileiro especificamente no ano de 1908, com as palavras de Ricardo Barreira, babalorixá da Aldeia Tupiniquim, Coordenador de Projetos de Marketing e Campanhas Publicitárias, Colunista da Rede Bom Dia de Jornais:

“A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas com raízes, entre outras, africanas, que se constituiu no início do século passado. A data de 15 de novembro, já consagrada à comemoração da Umbanda em diversos municípios brasileiros, reporta-se ao dia, do ano de 1908, em que o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu, em Niterói, a missão de fundar o novo culto.”

Data esta que nos faz ressuscitar a história das lutas e conquistas dos movimentos negros e afrodescendentes brasileiros que tanto foram estigmatizados pelo preconceito e pela intolerância religiosa ao longo da história.

A nossa Umbanda é uma religião rica nos seus mais diversos ritos e cultos porque nela não há uma divisão e sim uma união entre os espíritos e os médiuns, há a prática da caridade e o intento da força rejuvenescedora da luta pela vida, a esperança e o amor.

Neste dia tão querido por todos os Umbandistas, saudamos a família Átila Nunes que com sua insistente luta contra a intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro fez com que nós umbandistas dos demais Estados da Federação tomassem como modelo os vosso exemplo de amor à religião.

Saudamos a família de Zélio Fernandino de Moraes pelo respeito e a conservação do culto a nossa umbanda tradicional. Umbanda esta preconizada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e que nos trouxe a luz da senda da espiritualidade.

Irmãos umbandistas, convocamos a todos vocês que se unam numa corrente de amor e esperança nesse dia especial, 15 de novembro, DIA NACIONAL DA UMBANDA, em seu terreiro ou templo umbandista para emanarmos as boas energias que fazem nossa grande corrente mãe e a firmeza da nossa bandeira, a BANDEIRA DE OXALÁ.
Meu Saravá Fraterno

Chapadinha (MA), 12 de novembro de 2012


Manoel de Almeida e Silva
Médium na Linha de Nazaré, Bacharel em Direito.
 
 
 

Arquivo do blog