WebNet

WebNet

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FAP Realiza II Encontro de Iniciação Científica

 
A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) realiza neste final de semana - de 30/Ago (quinta-feira) à 1º/Set (sábado), o II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Práticas Sociais, Contextos de Formação e de Trabalho: Influências no Desenvolvimento Humano.

A abertura do seminário acontece às 19h desta quinta-feira (30) no auditório da refeirda entidade de ensino.

APRESENTAÇÃO
A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), desde 2006, organiza semestralmente os seminários de pesquisa dos diversos cursos e mantém, oficialmente, a concessão de bolsas de iniciação científica, como parte de sua política de pesquisa. Mantém, ainda, os Projetos de Formação Continuada de Docentes: desenvolvimento pessoal e profissional e de incentivo e apoio à pesquisa na FAP.


As ações de pesquisa são coordenadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão- NUPEX, constituído por docentes e coordenadores de curso, apoiado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEX e organizadas pela Diretoria Acadêmica dos Cursos de Graduação.


O NUPEX objetiva a implantação de grupos de estudo, da prática investigativa numa perspectiva integradora das atividades relacionadas às matrizes curriculares praticadas em sala de aula, com foco no desenvolvimento da ciência, da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive, com relevância para a formação e exercício profissional e cidadania.


O conjunto de ações de iniciação científica tem viabilizado aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação a introdução à atividade de pesquisa, sob orientação de docentes devidamente qualificados. Nesse processo, possibilita-se o desenvolvimento de investigação relativa ao campo de saber próprio da área de cada curso, buscando viabilizar a realização de pesquisas interdisciplinares. Permite-se ainda, dessa forma, a complementação da formação acadêmica, num processo no qual o conhecimento é produzido, reavaliado, ou recriado, para além da sala de aula.


Nesse sentido, a Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP compreende a pesquisa como instrumento educativo devendo, portanto, restabelecer a relação entre teoria e prática; fortalecer as relações entre o ensino e os alunos, a fim de lidarem com o processo de conhecer; bem como recuperar o sentido de aprender. As ações de iniciação científica e de pesquisa devem possibilitar ainda, a aquisição de conhecimentos científicos específicos; favorecer o pensamento crítico; desenvolver a autonomia, a criatividade, a maturidade intelectual e a responsabilidade com o produto desse processo.


Assim, a iniciação científica, consolidada nos Encontros de Iniciação Científica, busca o fortalecimento dos grupos de pesquisa institucionais, cujas consequências certamente serão de enriquecimento do Ensino e da Extensão, além do fortalecimento da Pós-Graduação. Além disso, a expansão institucional, em resposta às demandas regionais de formação, também estimulou a FAP a iniciar em 2011 o Encontro de Iniciação Científica, em sua primeira edição, o qual, sob a temática “Práticas sociais, contextos de formação e de trabalho: influências no desenvolvimento humano”, teve como objetivos:


- Incentivar a prática da pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação;

- Criar oportunidade e espaço para a socialização do conhecimento, mediante diferentes formas de divulgação, como comunicações orais e sessões de painéis, seguidas pela publicação nos Anais do evento;

- Oferecer, à comunidade externa e interna, mini-cursos, simpósios, mesas-redondas, seminários e palestras, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa e por convidados;

- Oportunizar a divulgação das ações extensionistas, de monitoria, estágios e trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidas pela FAP, incentivando sua expansão e suas possibilidades de geração de pesquisa.
 
 
*Com informações do site da FAP/Chapadinha

 

CHAPADINHA: Secretário Estadual Sérgio Tamer Assina Contrato que Autoriza Construção de Nova Unidade Prisional

Da esquerda para direita - Diretor: Peres Galvão, Juiz Cristiano, Major Edvaldo, Sec. Adj - Serejo, Sec. Sérgio Tamer e Repres. da OAB: Galdêncio Gomes
 
 
O Secretário de Justiça e Administração Penitenciaria (SEJAP) Sergio Tamer, esteve nesta quarta-feira (29) em Chapadinha para participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção do novo presídio.


Avaliada em mais de 1 milhão de reais, o novo Centro de Detenção Provisória (CDP) terá novas celas, quadra poliesportiva, sala de enfermaria, salas de aulas além de outras melhorias para os internos. A capacidade para nova unidade prisional será de 105 internos.


Sergio Tamer disse que a reforma do CDP de Chapadinha atende uma determinação da governadora Roseana Sarney em desafogar as super lotações que alguns presídios ainda apresentão que é o caso de Chapadinha.

 
Autoridades vistoriam obras da nova unidade prisional
 
Para o Juiz Cristiano Simas, que também participou da solenidade, com a reforma do CDP os processos de ressocialização que o judiciário aplica serão ainda mais fortalecidos.


O diretor da unidade prisional, Raimundo Peres Galvão, lembrou que esta era uma solicitação antiga, e com a construção deste novo Centro de Detenção com certeza irá desafogar os números de detentos recolhidos atualmente nesta unidade.
 

CHAPADINHA: Idoso Fica Gravemente Ferido em Acidente

 
 
Um homem não identificado, com aproximadamente 50 anos de idade, deu entrada no final da manhã desta quarta-feira (29) no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) com graves ferimentos, decorrentes de um acidente ocorrido entre uma motocicleta e um veículo no Angelim.


De acordo com uma testemunha, dois homens, entre eles o idoso, estavam numa moto trafegando pela BR 222, quando foram colhidos por um veículo que seguia no sentido Chapadinha/São Luís.


Segundo a avaliação do médico plantonista, Dr. Joel, o estado de saúde da vítima é gravíssimo, pois o idoso teve fratura exposta na perna esquerda, fratura de crânio com perda de massa encefálica e será encaminhado à São Luís.


A vítima não possuía nenhum documento de identificação quando foi socorrida.
 

CHAPADINHA: Candidata a Vereadora é Agredida

Na manhã desta quarta-feira (29) a jornalista Brendha Gomes (leia-se site Local Notícias) noticiou em sua página pessoal na rede social Facebook, que a candidata a vereadora Izamara Syndys (filha do radialista Mandioquinha) teria sido agredida e encaminhada ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).
Segundo a nota, a vítimada estava visitando algumas casas no bairro Campo Velho quando foi abordada por uma pessoa não identificada perguntando se ela era filha de Mandioquinha, assim que ela se identificou, ela foi agredida com socos e pontapés até desmaiar.
 
 
Confira abaixo o recorte da nota divulgada por Brendha Gomes:
 
 
 

CHAPADINHA: Vereador Samuel Passa Mal Durante Comício

Na noite desta terça-feira (28) o vereador Samuel Nistron (foto), passou mal durante comício em que participava ao lado de Magno, na Vila Isamara.
 
 
Sentindo fortes dores no peito, o parlamentar foi levado ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e logo depois encaminhado à capital São Luís, onde se encontra no Hospital São Domingos. Na manhã desta quarta-feira (29) Samuel realizou uma série de exames, inclusive, um cateterismo. O quadro clínico do paciente não apresenta perigo.
 
 
Samuel sendo atendido pelo cardiologista Dr. Rogério, no HAPA
(Foto: Blog do Foguinho)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CHAPADINHA: Sejap dá Início a Obras de Reforma e Construção no CDP

Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, estará em Chapadinha nesta quarta-feira (29) para oficializar as obras no CDP.

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), deu início as obras de reforma e construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha.


De acordo com Raimundo Peres, diretor do CDP, o secretário de justiça, Sergio Tamer, estará nesta quarta-feira (29), para oficializar o início das obras. “Essa primeira etapa será a construção das celas. Será um pavilhão com 13 celas, cada uma para 8 presos que dará uma lotação para 104 presos, e, com certeza, vamos desafogar esse número que temos aqui hoje de detentos recolhidos nesta unidade”, afirmou o diretor.
 
Ainda de acordo com Raimundo Peres, a situação atual do CDP é preocupante. “Essa situação do CDP é de conhecimento do Ministério Público, Poder Judiciário e da SEJAP. Após a assinatura de um termo de ajustamento de conduta, chegaram a conclusão de que o CDP deveria passar por uma reforma e uma ampliação com a construção de novas celas pra nossa unidade”, concluiu Raimundo Peres.

A parte antiga do CDP, onde se localiza a administração será reformada, as celas serão demolidas, no local serão construídas salas de aula, oficinas, consultório médico e enfermaria.
 
 
Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

 

CHAPADINHA: Homem é Alvejado por Acerto de Contas

Do Blog CN1

De acordo com a polícia um acerto de contas envolvendo venda de drogas acabou com uma pessoa baleada na manhã desta terça-feira (28), no bairro da Tigela em Chapadinha. Francisco Ivanildo Matias de Sousa, conhecido por "Tofão" foi alvejado por dois tiros disparados por Francisco de Assis, conhecido por “Assis”.


Numa ação conjunta entre o Serviço de Inteligência da 4ª Companhia Independente da PM e Investigadores da Polícia Civil da 3ª Delegacia Regional, apreenderam na casa de “Assis”, munições de vários calibres, celulares, relógios, maconha, plástico para embalagem da droga, aproximadamente 1kg de Crack, um revólver calibre 38 , uma toca ninja, canivetes e R$ 1.016,00 (Mil e Dezesseis Reias) em dinheiro proveniente da venda de drogas.
Durante a operação uma mulher foi detida para averiguação, Francisco de Assis, fugiu do local do crime após balear “Tofão” – que deverá será transferido para São Luís nas próximas horas.
 
 

CHAPADINHA: Programa Água para Todos Beneficiará Famílias Carentes

Os tempos de escassez de água estão chegando ao fim para muitas famílias carentes de Chapadinha.
 

Através de um amplo trabalho que está sendo desempenhado por uma Comissão Executiva Municipal, formada pelas secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura, Saúde (parceira), o CONSEA/ASA-MA, STTTR, AGERP e agentes Comunitários de Saúde na zona rural, assegurou ao município a construção de ao menos 1.500 cisternas, para armazenamento de água potável.
 

O benefício é por meio do programa "Água para Todos", do Governo Federal.
 

No momento está confirmado para Chapadinha a construção de 600 reservatórios, com completa estrutura hidráulica, que irão garantir sanidade no armazenamento de água.
 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) é que irá gerenciar o processo de cadastramento das 600 famílias que serão beneficiadas nessa primeira etapa.
 

No Maranhão o programa "Água Para Todos” será desenvolvido nos seguintes municípios: Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Chapadinha, Afonso Cunha, Urbano Santos, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Guimarães, Central do Maranhão, Alcântara, Bequimão, Peri-Mirim, Palmeirândia, São Bento, Bacurituba, Cajapió, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Morros, Axixá, Icatú, Belágua, Barreirinhas e Paulino Neves.
 

O programa beneficiará famílias que se encontram em situação de pobreza extrema, inscritas no Cadastro Único (CADÚNICO), residentes na zona rural e que não dispõem de fonte de água ou de meios suficientemente adequados para armazená-la.
 
 
 
Os reservatórios que serão construídos são CISTERNAS DE PLACAS, um tipo de reservatório d'água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A cisterna de placas permite o armazenamento de água para consumo humano em reservatório protegido da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. O tamanho da cisterna varia de acordo com o número de pessoas da casa e do tamanho do telhado.


A experiência tem provado que ela pode garantir água potável para a família beber e cozinhar durante 08 meses.


O articulador da ASA, Juvenal Neres de Sousa, disse que "a conquista do programa Água para Todos trará uma nova realidade as famílias que antes penavam com a falta da água".
 
 

Arquivo do blog