WebNet

WebNet

sábado, 23 de julho de 2011

Madalena Saraiva Participa de Seminário da Agerp/Sedagro em SL

Agerp discute ações com 19 chefes de escritórios em São Luís

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), realizou na última terça (19) e quarta-feira (20) reunião com os gestores dos 19 Escritórios Regionais da Agência no Estado. No encontro, que teve a participação do presidente da Agerp, Jorge Fortes, em foco assuntos relativos à nova lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), diretrizes e pesquisa desenvolvida pela Agência.

Da regional de Chapadinha, estiveram presentes ao encontro a gestora regional Madalena Saraiva e o técnico Vanderley Almeida.

Na reunião, a diretora de Ater do órgão, Thelma Aragão, detalhou a nova Política Nacional de Ater (Pnater), definindo os princípios e os objetivos dos serviços que criou o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). A Pnater, que permite a contratação de serviços de forma contínua, visa fortalecer as entidades que prestam assistência técnica, fundamental para aumentar a produção de alimentos no país.

No primeiro dia da reunião, na terça-feira (19), a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, Idalina Camêlo, abordou o papel da pesquisa e sua importância para o setor. “Temos a atribuição de planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e fiscalizar as atividades inerentes aos projetos de pesquisa e desenvolvimento agropecuário, agroextrativista e florestal, agroindustrial, pesqueiro e aquícola”, frisou.

O Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso), do Ministério da Integração Nacional, que incentiva a capacitação de pessoas e a criação de bases do associativismo e cooperativismo, foi o tema desenvolvido pela coordenadora de Gestão da Informação Rural da Agerp, Ângela Santos. O Promeso visa criar um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável das Mesorregiões. Ela abordou ainda a formação e capacitação promovidas pela Agência para técnicos e agricultores familiares.

Na reunião de quarta-feira (20), em que estava presente a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, um dos temas abordados foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do Programa Fome Zero. Uma das coordenadoras de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, Alessandra Araújo, disse que o PAA promove o acesso a alimentos pelas populações que se encontram em situação de insegurança alimentar, propiciando a inclusão social e econômica na zona rural com o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da aquisição de alimentos diretamente dos agricultores familiares.

O técnico Oscar Aragão, da Coordenação de Pesquisa da Agerp, relatou aos 19 chefes dos Escritórios Regionais da Agência sobre o Programa Garantia Safra, uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública.

A pesquisa pesqueira, a produção de material genético, os sistemas agroecológicos e de alimentos biofortificados também foram abordados na reunião pelos coordenadores Sônia Marques, Marcelo Lemos e Adelana Santos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Familiares Confirmam Morte de Rogers

Familiares do jovem Rogers Silva, de 23 anos, comunicam o seu falecimento ocorrido nesta sexta-feira (22) em um hospital da capital São Luís.

Rogers, atualmente trabalhava como motorista da regional Agerp/Chapadinha.

O acidente
Segundo informa o Blog do William (com informações repassadas por familiares) Rogers sofreu um acidente no último domingo (17), em São Benedito do Rio Preto - distante 80 km de Chapadinha (BR 222 e MA 226). Ele andava em uma certa velocidade, sem capacete e, ao passar em um quebra-molas, perdeu o controle da moto e se chocou contra umas pedra grandes, que estavam na rua.
 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Guarda Civil Municipal de Chapadinha Disponibiliza Disque Denúncia e E-mail

Costa - Subcomandante da Guarda Civil Municipal

Por: Fabrícia Bogéa - Blog Ações & Destaques
A Guarda Civil Municipal (GCM), há quatro anos vem prestando relevantes serviços em prol da segurança pública de Chapadinha. O cidadão a partir de agora, conta com mais um aliado no combate a criminalidade no município.

Lançado no último sábado (16), o Disque Denúncia, da Guarda Civil Municipal é um serviço em que a comunidade poderá utilizar para denunciar irregularidades no trânsito, crimes contra o patrimônio público ou até mesmo solicitar socorro em caso de acidente.

CONTATOS

O número do disque denúncia é o 9123-5345. Além do telefone, você pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, através do e-mail da corporação: gcmchapadinhama@hotmail.com.

Todas as denúncias serão encaminhadas ao Comando Geral da Guarda, localizado na Praça da Bíblia, ao lado do Posto Policial da PM. Os guardas contam ainda com a importante parceria da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do Major Edvaldo Mesquita.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Novo Cd de Tonny Cajazeira

No próximo dia 29, acontece no Espaço BCC, a partir das 22h, o lançamento do novo cd do cantor e compositor chapadinhense Tonny Cajazeira - com participação especial do grupo musical Makário & Banda.

Realização: Eduardo Sá (leia-se EMFLORA)


Presidente do Diretório Municipal em Chapadinha Participa de Encontro Estadual do PRB

Na última sexta-feira, dia 15, a empresária e pretensa candidata a prefeita de Chapadinha, Ducilene Pontes (Belezinha), participou do IV Encontro Estadual do PRB, realizado na capital São Luís. Lá estavam presentes o presidente nacional do partido Marcos Pereira, o presidente do Diretório Estadual Deputado Federal Cléber Verde, o Deputado Estadual Marcos Caldas, presidentes de diretórios municipais de várias cidades do Maranhão e membros do partido. Dentre os assuntos abordados durante o encontro, destacam-se Responsabilidade Social, Juventude, Educação e Saúde, dentre outros.

Belezinha, como é popularmente conhecida, é a atual presidente do Diretório Municipal do PRB, em Chapadinha.

Dezenas de prefeitos, vereadores, autoridades e correligionários, também, participaram do Encontro Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão.


O PRB é o partido que tem mais crescido no Brasil e com certeza é o que vai mais crescer no Maranhão, e o presidente nacional Marcos Pereira e deputado Cleber Verde e eu como deputado estadual do Maranhão vamos nos juntar para fortalecer essa bancada de vereadores e futuros prefeitos do Maranhão” ressalta o deputado estadual Marcos Caldas.

Matérias Relacionadas:

SEMAS criará banda musical do PROJOVEM


Visando melhorar o trabalho dos pólos do PROJOVEM ADOLESCENTE em atividade no município, a Secretaria de Assistência Social está articulando a criação de uma banda Musical para os alunos atendidos pelo programa. A notícia foi repassada pelo Secretário de Assistência Social, Eduardo Braga, após reunião com a coordenadora do programa, a pedagoga e assistente social, Adriana Cunha, o maestro Ubiratan Fonseca, e membros da escola de música de Chapadinha.


Após esse encontro, o secretário e a coordenadora do programa visitaram as instalações da escola de música de Chapadinha, em funcionamento no prédio que sediava a pré-escola Jardim Cirandinha.

O maestro Ubiratan fez uma breve mostra dos trabalhos desenvolvidos na escola, além de mostrar o funcionamento dos instrumentos musicais a serem adquiridos para a composição da banda do PROJOVEM.

As oficinas serão realizadas em parceria com a escola de música do município, sobre coordenação do maestro Ubiratan. A aquisição dos instrumentos será feita o mais breve possível, visto que de já será dada entrada ao processo licitatório.

Segundo Eduardo Braga, o objetivo é ampliar os trabalhos sociais desenvolvidos através do programa, além de valorizar e incentivar a cultura local, tal como revelar talentos. O secretário destacou ainda que a banda formada pelos jovens participará de diversos eventos que ocorrem no município e também tocará regularmente nos bairros da cidade.

Cidadão poderá requerer Carteira de Identidade, 1ª ou 2ª via

Desativado desde 2005, o Posto de Identificação de Chapadinha será reativado, facilitando a vida dos chapadinhenses que precisam requerer a Carteira de Identidade. O chefe do posto, Vanderly Almeida (foto), participou de um treinamento, em São Luís, junto com a assistente Janilde Lobo.

O posto vai funcionar no prédio da prefeitura e, para isso, está faltando apenas ser equipado.

Lá, o cidadão poderá requerer a 1ª ou a 2ª via da Carteira de Identidade. Vanderly informou que o prazo para entrega da carteira será de cerca de 35 dias.

Quem tiver a careteira no modelo antigo poderá fazer a troca pela nova, feita em sistema computadorizado e incluindo o número do CPF. Nesse caso, a nova carteira vem também, com nova numeração.

Documentos Necessários
Para requerer a Carteira de Identidade, o cidadão deve comparecer ao posto munido dos seguintes documentos:

•· Certidão de Nascimento (original e cópia);

•· 2 fotos 3 X 4

Será cobrada uma taxa no valor de R$ 19,86

Olha aí Mano Menezes como se bate pênalti!

Os Emirados Árabes venceram o Líbano em casa neste domingo (17) por 6 a 2, em amistoso. O destaque foi a cobrança de pênalti de Awana Diab, que chutou de calcanhar para fechar a goleada. Chama o homem Mano Menezes!


segunda-feira, 18 de julho de 2011

CHAPADINHA: Mulher é morta pelo companheiro com 16 facadas

O crime ocorreu neste domingo ( 17), pela manhã no bairro Vila Izamara. De acordo com o  delegado Alessandro Gomes (foto),  o companheiro da vítima desferiu 16 facadas. Após cometer o crime ele foi preso e encaminhado para o  CDP de Chapadinha. A  polícia não soube informar os  motivos do crime. Daqui a pouco mais informações.

Morador do Mutirão é ferido gravemente por linha com cerol


Clique na imagem para ampliá-la

Foto: Nogueira (Aux. de Enfermagem do HAPA)
É comum assistirmos reportagens mostrando acidentes provocados por linhas com cerol, utilizadas para empinar pipas. Alguns terminam em morte.

Há cerca de duas semanas, um homem que mora no bairro Mutirão (foto ao lado), em Chapadinha, escapou da morte por muito pouco. Ele andava de moto, com capacete, quando uma linha de pipa enroscou-se em seu rosto, provocando um profundo corte, que também atingiu parte do pescoço e, por pouco, não cortou a jugular, o que seria fatal.

O nariz da vítima também foi atingido, chegando a cortar a cartilagem. Ele estava com a viseira levantada, o que pode ter ajudado. Se por um lado a viseira aberta permitiu o grande corte no rosto, por outro impediu que a linha descesse completamente, evitando o corte maior no pescoço.

ALERTA
Fica o alerta para motociclistas e ciclistas. Fica também, a sugestão para autoridades policiais e para a Guarda Municipal, para que façam blitz preventivas e educativas.
 
Post resumido. Leia-o na íntegra no Blog do William...

domingo, 17 de julho de 2011

Estudantes representarão o CCAA/UFMA de Chapadinha na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia em Belém-PA

Por: Fabrícia Bogéa - Blog Ações & Destaques


As estudantes, Héllyda Gomes Ferreira (foto acima) e Sâmara Sanchês, do curso de Zootecnia do CCAA/UFMA, Campus Chapadinha, representarão o Maranhão na 48ª Reunião Anual da SBZ - Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontecerá de 18 a 21 de julho em Belém do Pará. O evento será realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e terá como tema central “O Desenvolvimento da Produção Animal e a Responsabilidade Frente a Novos Desafios".

Hangar Centro de Convenções

As chapadinhenses fazem parte do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão de Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA). Cada uma defenderá um projeto relacionado às tecnologias de manejo de pastagens e produção de alimentos para ruminantes, desenvolvidos por suas equipes na casa-de-vegetação do Setor de Forragicultura do CCAA/UFMA.

O projeto do grupo da estudante Héllyda Gomes, por exemplo, conduziu dois experimentos para avaliar as características morfogênicas, estruturais e morfológicas do capim-Piatã e a Produção de forragem e características produtivas da mesma espécie de capim, sob níveis crescentes de potássio. Os resultados foram considerados surpreendentes e inovadores, por apresentarem relevantes progressos, no cultivo do Capim-Piatã, enriquecido com adubação potássica.

Capim-Piatã

O experimento da equipe de Sâmara Sanchês, avaliou as características morfológicas e alguns índices de crescimento do Capim-Mulato em função de doses de nitrogênio e potássio, também considerado satisfatório.

Os estudos foram supervisionados pela professora Rosane Cláudia Rodrigues, zootecnista e doutora em Forragicultura e Pastagens pela USP. Os resumos dos trabalhos foram inscritos e selecionados para serem explanados na 48ª Reunião Anual da SBZ.

As universitárias viajarão na próxima segunda-feira (18), para Belém. A estudante do 6º período de Zootecnia, Héllyda Gomes, fará a defesa do projeto no dia 21 de julho, das 9h45min às 10h30min da manhã. Ela se diz confiante e orgulhosa em fazer parte de um projeto tão inovador, desenvolvido no CCAA/UFMA de Chapadinha e ainda, representá-lo num congresso a nível internacional.

R E V O L T A N T E . . .

Caso revoltante: Funcionário público, em pleno exercício de suas funções, sendo agredido por policiais em plena luz do dia... No mínimo, revoltante... Espera-se que as autoridades competentes tomem as devidas providências contra os maus feitores, excluindo-os do grupo, para que a sociedade não generalize tal ato a outros da corporação.


Arquivo do blog