WebNet

WebNet

sábado, 29 de agosto de 2009

Chapadinha FC x Santa Quitéria

Neste domingo, dia 30, às 16h, o Chapadinha FC recebe o Santa Quitéria, no Estádio Lucídio Frazão, em sua estréia na segundona do Campeonato Maranhense 2009.

A partida entre "Galo da Chapada" e "Raposa", será transmitido pela Rádio Cultura FM (87.9MHz), para o município de Chapadinha e região.

MP Encaminha Denúncia Contra Prefeito de Buriti

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça recebeu denúncias, no último dia 22, contra os prefeitos de Buriti, Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (Nenen Mourão - foto), e de Palmeirândia, Antonio Eliberto Barros Mendes. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Estadual e passarão a responder a ação penal perante o TJ-MA.

Buriti - De acordo com a primeira acusação, o prefeito de Buriti não teria encaminhado à Câmara Municipal a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2005. O gestor, Nenen Mourão, ainda teria prestado declaração falsa ao Tribunal de Contas do Estado, de que havia remetido as contas à Câmara, sem tê-lo efetivamente feito.

Palmeirândia - O prefeito de Palmeirândia é acusado de deixar de cumprir ordem judicial emanada pelo TJ-MA, relativa à inclusão de um precatório no orçamento municipal, oriundo de uma ação de reparação de danos.

O desembargador Joaquim Figueiredo, relator de ambas as denúncias, entendeu pelo seu recebimento, para que os fatos, em tese ocorridos, sejam devidamente verificados durante a instrução criminal.

O voto de Joaquim Figueiredo seguiu posicionamento do MP e foi acompanhado pelos desembargadores Lourival de Jesus Serejo (presidente da Câmara) e Raimundo Nonato de Sousa (substituto).
Com informações do TJ-MA

Realizada Em Chapadinha Sessão Pública Em Prol da Campanha "Ficha Limpa"

A Igreja Católica de Chapadinha realizou na tarde de ontem, sexta-feira (28), na Matriz (Praça Coronel Luis Vieira), uma Sessão Púbica “Cidadania Ativa” que teve como tema a Campanha Ficha Limpa. O objetivo é mobilizar a sociedade para a coleta de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que visa impedir que políticos condenados por casos graves sejam candidatos a cargos públicos.

O seminário contou com a participação do juiz de Direito Marlon Reis, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais e membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCEA), que proferiu a conferência “A força da sociedade e a campanha ficha limpa”. Participaram ainda, a presidente da Ampem, Fabíola Fernandes, e os promotores de justiça de Chapadinha, Fábio Menezes de Miranda, Mário Henrique de Mesquita Reis (Juíz da 2ª Vara e Diretor do Fórum) e Douglas Assunção Nojosa (Diretor da Promotoria), a promotora Doracy Moreira Reis que atuou em Chapadinha, a juíza Andrea Perlmutter Lago e os delegados de políicia Alessandro Castro e Jefferson Portela.

A presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), promotora de justiça, Fabíola Fernandes Ferreira, adiantou que o projeto de lei para o qual a sociedade está sendo mobilizada defende que haja uma condenação criminal por improbidade para que ocorra a inelegibilidade.

“Não pretendemos antecipar a culpa de quem ainda pode recorrer a outras instâncias. O que queremos é que os mesmos tenham sua candidatura impedida provisoriamente. Trata-se de uma ação preventiva”, explica a presidente da Ampem. O projeto prevê, ainda, segundo a presidente da Ampem, o impedimento de candidatura daqueles que renunciam a seus mandatos a fim de escapar de possíveis punições.

De acordo com Marlon Reis, a Campanha Ficha Limpa já conquistou o envolvimento de um milhão de brasileiros. A meta é chegar a 1,3 milhão de assinatura para garantir a apresentação de um novo projeto de iniciativa popular ao Congresso Nacional. A Campanha surgiu da necessidade de impulsionar o Parlamento a estabelecer hipóteses de inelegibilidade que levem em conta a vida pregressa, o histórico objetivo dos candidatos.

As entidades organizadoras do evento esperam que a partir do momento em que tomar pleno conhecimento da matéria a sociedade civil de Chapadinha se mobilize no recolhimento de assinaturas e em apoio popular pela aprovação da Lei.

Objetivos
- Incentivar a participação da comunidade de Chapadinha no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE);

- Estimular o Parlamento a cumprir o seu papel constitucional;

- Incintivar o engajamento de jovens, estudantes e professores na Campanha Ficha Limpa do Maranhão.

ATENÇÃO!
Em 1999 foi aprovada a Lei nº 9.840, tornando possível a cassação de mais de mil políticos por compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa. Foi a primeira vez que a sociedade brasileira apresentou e viu aprovado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular em que se concedia à Justiça Eleitoral poderes mais amplos para aplicar punições aos que praticam atos de corrupção eleitoral. A Campanha Ficha Limpa quer manter essa vitória da sociedade, colaborando para a formação de melhores quadros políticos no país.

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA.

Famílias do MA Têm Maior Prazo Para Atualizar Cadastro

A data limite é 31 de outubro, por causa das situações de emergência de municípios.
As famílias beneficiárias do Bolsa Família que ainda não atualizaram seus dados cadastrais dispõem de um prazo maior para procurar as prefeituras e evitar o bloqueio do benefício: o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até 31 de outubro a data para a revisão das informações no Cadastro Único – base de dados do programa.

Estão nessa situação 116.918 famílias maranhenses. Problemas operacionais no processamento de cadastro (rejeições de dados pelo sistema) e atraso no trabalho provocado por situações de emergência ou calamidade em alguns municípios foram os motivos que levaram à ampliação do prazo.

Entre fevereiro e agosto, as prefeituras atualizaram o cadastro de 1.617.954 famílias beneficiárias, do total de 3,4 milhões que precisavam passar pela revisão neste ano. Ainda restam cerca de 1,9 milhão que devem ter suas informações cadastrais alteradas até outubro.

Após esse prazo, a família que não tiver seus dados atualizados terá o benefício bloqueado. Isso representa uma segunda chance para quem ainda não tiver alterado as informações no cadastro: mesmo após o bloqueio, basta que a família procure a prefeitura e solicite a atualização de seus dados para que seu benefício seja desbloqueado, desde que ela atenda ao critério do programa. A partir de janeiro de 2010, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizada em parceria com os municípios, tem por objetivo garantir que as informações das famílias cadastradas sejam atualizadas a cada dois anos, como determina o Decreto nº 6.135 de 2007. A ação também funciona como importante mecanismo para melhorar a focalização do Programa Bolsa Família, que transfere mensalmente mais de R$ 1 bilhão para a população com renda per capita de até R$ 140,00.
Recursos
O MDS apoia essa ação com repasse de recursos destinados à gestão municipal do programa e também com informações técnicas para que esse processo ocorra sem transtornos. Os beneficiários que precisam atualizar seus dados receberam, ainda, avisos (enviados nos extratos de pagamento desde abril) para procurar a prefeitura de seu município.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Acidente na BR 222

Na última quarta-feira (26), quando voltava de Vargem Grande, onde foi participar de um encontro de cultura, o secretário municipal de Cultura, William Fernades, registrou mais um acidente automobilístico, pelas lentes de sua companheira inseparável. Uma caminhonete Nissan, da prefeitura de Santa Quitéria deslizou na pista e foi parar no precipício.
Segundo o motorista, Luciano, o acidente aconteceu por volta de 1h30 da tarde, quando chovia. Ele dirigia no sentido Chapadinha/Vargem Grande, a cerca de 100 km/h e, na curva, perdeu o controle do carro que rodou e saiu da pista. Luciano disse que tinha um homem no banco do passageiro. Ele informou apenas que trata-se de um funcionário do Bradesco de Santa Quitéria.
Um galho de árvore entrou pela janela do passageiro e furou o painel, atingindo o air bag. Luciano disse que já está acostumado com isso e não se assustou, mas que o passageiro levou um grande susto. Na verdade, ele teve muita sorte de não ter sido atingido pelo galho que furou o painel do veículo.

Soldado Fonseca é eleito presidente da LEC

LocalNotícias
A partir de agora a Liga Esportiva Chapadinhense (LEC) conta com nova direção. Por 7 votos a 3, o Soldado Fonseca (foto acima), foi eleito o novo presidente da entidade, e Antonio Jarbas, o seu vice, em eleição realizada no auditório do Chapadinhense Hotel, na noite da última quarta-feira (26).
A chapa do Soldado Fonseca, "Renovação no Esporte Amador de Chapadinha", concorreu com a chapa do Capitão Cunha, "União e Trabalho", candidato à reeleição. Soldado Fonseca já é conhecido de todos, já foi três vezes vice da Liga, e presidente interino. Ele que foi eleito pela maioria, muito antes da votação começar, já era tido como o favorito.
Comissão Eleitoral: Zé Maria, Mazola, Axixá e Pelé
Em seu discurso, ele agradeceu ao apoio de todos e pediu união para fazer uma boa gestão. “Essa eleição foi um ato democrático, agora temos que trabalhar todos juntos, pois tenho muito a fazer pelo esporte”- disse ele. Ainda segundo o presidente, seu primeiro passo agora é trabalhar no Campeonato dos Veteranos, previsto para o mês de setembro, onde só competem os jogadores acima de 35 anos.

Capitão Cunha que durante dois anos foi presidente da Liga também falou sobre o resultado da eleição e fez muitos elogios ao seu sucessor. “Isso aqui é um coisa passageira, ninguém fica eternamente. Aqui ninguém perdeu, o esporte continua. Eu fiz tudo o que me foi possível pela Liga, e se não fiz mais foi por falta de recursos. Confio na competência do amigo Fonseca, e no que precisar, estarei aqui pronto a ajudar”- frisou ele.

A votação transcorreu em um clima descontraído e calmo, os representantes dos dez times, em atividade, compareceram e deram o seu voto, o Boa Vontade, Nacional, Esporte, Real Brasil, Santa Cruz, Chapadinhense, São José, América, Coritiba e Bom Jesus.

Terminada a eleição, Axixá, um dos componentes da mesa eleitoral, encerrou a noite, deixando uma mensagem de otimismo aos presentes. “Eu como diretor do Sindicato dos Servidores Municipais tenho duas palavras como meta para o sucesso no que faço: dedicação e comprometimento. Sem elas não podemos desenvolver nada. Desejo muito trabalho ao futebol chapadinhense, pois ele precisa ainda de muito mais”- finalizou ele.

Árbitros recebem diplomas
Na noite de ontem, quinta-feira (27), por volta das 20h, no auditório do Hotel Chapadinhense, os árbitros que concluíram o Curso de Árbitros de Futebol Profissional, no último mês de julho, receberam seus diplomas. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Dr. Galdêncio Gomes.

Cabrera & Cia. Mostra Qualidade do Futebol Maranhense

Após a vitória do Iape, de 3 a 0 contra o time do Moto, o técnico Paulo Fernando Cabrera (foto), se disse satisfeito com o jogo, e que o time mereceu o resultado.

- Não foi difícil, por que fizemos isso não ser difícil. Nós jogamos futebol e mostramos a qualidade do nosso time. O grupo está de parabéns e a diretoria também - afirmou.

Com a vitória, o Iape mantém a 2ª colocação, agora com 14 pontos ganhos, um a menos do que o Sampaio que lidera com 15 pontos.
O próximo jogo do Iape será no próximo domingo (30), às 15h, contra o Bacabal, na preliminar de Sampaio e Maranhão, que jogam às 17h, no Nhozinho Santos.

Cabrera, já foi técnico do Chapadinha FC - o "Galo da Chapada", quando a equipe competia pela elite do futebol maranhense (Primeira Divisão).
Com informações do Imirante.com

Energia Mais Barata A Partir De Hoje No MA

A decisão da Aneel foi tomada esta semana, após aprovação da segunda revisão tarifária da Cemar.
Há uma boa notícia para o consumidor residencial de energia elétrica no Maranhão. A partir de hoje, sexta-feira (28), eles pagarão 1,77% menos no valor mensal das faturas. A informação foi prestada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinou à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) aplicar a redução a partir de hoje.

Para as indústrias, a redução será de 1,1%. Os consumidores deverão receber as faturas com a tarifa menor a partir do próximo mês, conforme o dia de vencimento de cada unidade.

A decisão da Aneel foi tomada esta semana, após aprovação da segunda revisão tarifária da Cemar. A Assessoria de Imprensa da companhia informou que a empresa se pronunciará sobre o assunto somente hoje, após a oficialização dos novos índices.

A medida vale para os 217 municípios maranhenses, onde o número total de unidades consumidoras chegar a 1,52 milhões. De acordo com a divisão por classes, a redução alcança os seguintes índices: baixa tensão (-1,77%) e alta-tensão (- 1,1).

Segundo a Aneel, a revisão tarifária baseou-se na avaliação do equilíbrio econômico-financeiro da Cemar, sendo constatado que o lucro estaria superior às despesas, o que resultou no repasse da diferença ao consumidor.
Imirante.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Envolvido no Escândalo Euromar Diretor da Ciretran/Chapadinha é Afastado do Cargo

Prédio da 6ª Ciretran de Chapadinha e região
Oito funcionários do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) tiveram o afastamento solicitado pelo diretor do órgão, Flávio Trindade, por envolvimento nas denúncias de irregularidades comerciais cometidas pela concessionária Euromar e locadoras de veículos. Após cinco meses de iniciada, a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Assembléia Legislativa, divulgou o relatório final da investigação que apontou 13 pessoas envolvidas na fraude.

Maria das Graças Gonzaga Costa, José Carlos da Silva Nunes, João Pedro Nascimento Franco, Juracilene Carvalho Saraiva, Nilton César Pontes Castro, servidores do Detran-MA, foram afastados do cargo e respondem agora a processo administrativo que pode culminar na perda do cargo. Os funcionários terceirizados apontados no relatório, Valéria Barros Rodrigues da Motta e Anderson Luis de Sousa Melo, já foram exonerados dos cargos que ocupavam no órgão.

Conforme o documento oficial, os servidores do órgão - entre efetivos e terceirizados - eram as pessoas que realizavam a fraude final: permitiam o emplacamento dos carros como se nunca tivessem sido "adquiridos" pelas locadoras. O emplacamento era realizado sem observância dos procedimentos legais. Essas condutas podem ser enquadradas nos seguintes dispositivos: Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informações, previsto no Código Penal.

O documento final da CPI da Euromar será encaminhado ao Detran-MA, Governo do Estado, Corregedoria Geral do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Secretaria de Receita Federal.
O Imparcial

CHAPADINHA - O funcionário do Detran-MA, José Carlos da Silva Nunes, um dos envolvidos citados, é irmão da atual presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, vereadora Graça Nunes, e atualmente estava exercendo a função de Diretor Geral da 6ª Ciretran, da regional de Chapadinha. Com o seu afastamento ocorrido na última segunda-feira (24), assumiu interinamente a funcionária Teresa Gomes.

Encerramento do Ciclo I de Atividades do Projovem


Drª Adriana Cunha proferindo palestra aos presentes
O evento ocorreu no último sábado, dia 22, às 14 horas na Asserca (Associação dos Servidores da Caema). Marcou o Encerramento do Ciclo I de Atividades do Programa Projovem - as apresentações de trabalhos realizados pelos jovens nas áreas de saúde, meio ambiente e direitos humanos e socioassistenciais.

As pesquisas foram originadas de palestras ministradas pelos profissionais: Professor Telmo José (UFMA), Dr. Fábio Miranda (Promotor de Justiça) e Dr. Fernando Ramos (médico, ex-reitor da Ufma) sobre os temas acima referidos.

As apresentações foram realizadas com peças, jograis, poesias, paródias e confecções de cartazes. Todos realizados pelos jovens com a supervisão dos orientadores sociais.

O Projovem Adolescente é um programa do governo federal, conduzido no município de Chapadinha pela Secretaria Municipal de Assistencia Social. Atende jovens de 15 a 17 anos, com trabalhos socio-educativos. Funciona em três pólos, distribuídos nos bairros Caterpillar, Areal e Campo Velho e possui atualmente cerca de 600 jovens inscritos - todos beneficiários do Programa Bolsa Família.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Blitz BCC no Show do Sacode em Anapurus

Como sempre, presente em todos os grandes eventos culturais do Estado, o Bloco BCC esteve com sua "blitz" fazendo a cobertura do grande show do Forró Sacode, na cidade de Anapurus, no último dia 20.

O diretor do Bloco BCC e "repórter da blitz", Moraesinho, que conseguiu o que pouquíssimas emissoras de rádio e TV conseguem: uma entrevista exclusiva com o vocalista e líder do Chiclete com Banana, Bel Marques (foto ao lado), está muito otimista em relação a grandes atrações que irão fazer a festa dos foliões que acompanham o BCC, no Carnaval 2010.

Isamara Menezes Integra-se ao PP de Waldir Maranhão

Waldir Maranhão Prepara o PP Para 2010
O deputado federal licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão (no centro, de bigode), reuniu ontem, terça-feira (25), lideranças do PP no fórum permanente do partido visando o fortalecimento da agremiação para as eleições do próximo ano. Durante o evento, que contou com lideranças de todas as regiões do estado, foram alinhavadas as primeiras ações progressistas nesse sentido.
Isamara Menezes (destaque na foto), representou a região do Baixo Parnaíba no encontro.

Segundo Waldir Maranhão, a estratégia do PP é montar um grupo forte, alinhado à filosofia da legenda, capaz de eleger um número significativo de representantes nas Eleições 2010.

Divulgada Agenda Para Tratar dos Programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida

A partir de hoje, quarta-feira (26) até o dia 1º de setembro, a Prefeita Danúbia Carneiro, estará se reunindo com Presidentes de Associações (legalizadas ou não) da Zona Rural e com toda a comunidade para tratar de assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família (cadastro e recadastramento) e do Programa Minha Casa Minha Vida.

Uma série de encontros, divididos por bairro, foram divulgados pelo Governo Municipal para que cada cidadão compareça de acordo com sua localização.

Confira a Agenda dos Encontros, no site Local Notícias

Nota de Falecimento

*Na foto, a vereadora Francisca Aguiar com seu esposo, abraçam D. Maria

É com pesar que informamos o falecimento de D. Maria, mãe da vereadora Francisca Aguiar (foto), ocorrido no início da tarde de ontem, terça-feira (25), na capital São Luís.

Neste momento de luto, este Blog presta suas sinceras condolências à família.
* Álbum de família

LEC Realiza Hoje Eleição Para Nova Diretoria

Logo mais a partir das 19h30, a Liga Esportiva Chapadinhense (LEC), estará realizando a eleição que decidirá quem vai ocupar a presidência da entidade.

A eleição que será realizada no auditório do Chapadinhense Hotel (foto), contará com a participação dos times filiados à Liga.

Disputam para o cargo de presidente, o Soldado Fonseca, que concorre ao seu terceiro mandato, e o Capitão Cunha, candidato a reeleição.
A junta eleitoral será composta por Mazola, Pelé, Zé Maria e Axixá (foto). O resultado será divulgado logo após o término da votação e em seguida acontecerá a posse.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Celebrando a Sociedade

Em uma noite, que promete ser glamourosa e inesquecível, o Colunista Social Celso Lopes realiza dia 31 de outubro essa brilhante festa, considerada a mais esperada do ano, com a presença confirmada e marcante da Miss Maranhão 2009, Louisse Freire (foto a direita) e Miss Piauí 2009, Vanessa Barros.

O evento acontecerá no Parque Aquático Torre do Sol, a partir das 22h, com animação da Banda Boêmios Errantes, de Teresina-PI.

A Noite de Gala, terá outras atrações especiais.

Já se encontram disponíveis, a venda de mesas (falar com Chico Pintor):

- Para Sócios: R$ 70,00

- Para Não Sócios: R$ 80,00
Aguardem...

Sindchap: Esclarecimentos Aos Servidores Públicos Municipais

Caríssimos(as), o Plano de Cargos Carreira e Remuneração fora realmente encaminhado pela senhora prefeita, Danúbia Carneiro, à Câmara Municipal (como mostra a foto ao lado, quando esta assinava o documento).

Quando a Diretoria do SINDCHAP teve acesso ao documento encaminhado (depois da seção da última segunda-feira, 24), descobriu-se que havia uma incorreção quanto ao acordado junto à comissão de preparação do Projeto de Lei.

O Plano encaminhado pela prefeita não estava condizente com o que o Sindicato dispunha. Por isso, houve uma mobilização do Sindicato junto aos senhores vereadores para que não votassem o Projeto de Lei enquanto não se conseguia entrar em consenso com a senhora prefeita a fim de que a mesma não venha a vetar os artigos que o Sindicato pretende manter segundo o acordo.

Em outras palavras, o SINDCHAP freou a pressão pela rápida aprovação do Plano a fim de que se pudesse negociar a manutenção do que já havia sido acordado.

Nesta quinta-feira (27), esperamos contar com a presença intensa dos servidores públicos municipais na Câmara Municipal para que possamos acompanhar a votação e, se possível, a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.
EM TEMPO - O principal ítem que o Sindicato avaliou inviável foi a redução (por parte da prefeitura) de um percentual destinado aos Guardas Municipais (foto), que estava previsto em 30%, e a prefeitura reduziu para 20%, o que o Sindicato não concorda e, se assim se mantiver, não admite a manutenção de nomes de sua Direitoria, dentre a comissão preparatória do Plano.
SINDCHAP

Anapurus Para Cristo Promove Ação Social no Município

Por Brendha Gomes - Site LocalNotícias
Do dia 20 a 23 de agosto, aconteceu em Anapurus um dos eventos mais esperado pelo meio evangélico, o Anapurus para Cristo, que contou com a participação de vários pastores, entre eles, o líder espiritual, Pastor Washigton Luiz e centenas de fiéis.

Além das mensagens proferidas pelos preletores, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Anapurus e o evento realizou um dia de Ação Social que contou com a presença de um médico, clínico geral, um dentista, enfermeiros, barbeiros, manicures e cabeleireiras. A ação atendeu centenas de pessoas que durante todo o dia se aglomeravam na porta do Ginásio Lindoval Vieira.

Na ocasião houve ainda a distribuição de kits de higiene pessoal e lanches para os presentes.

Vargem Grande Recebe Capacitação Para o Turismo

O município de Vargem Grande, onde ocorre uma das maiores festas religiosas do Maranhão, a romaria de São Raimundo dos Mulundus, recebe entre os dias 18 e 23, a Expedição Turismo em Movimento, da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

A expedição desembarcou no município para realizar mais uma etapa de capacitação do Programa Macro, desenvolvido pelo órgão, que favorece o trade e a comunidade local.
Durante seis dias, técnicos da Setur realizaram capacitação nas áreas de acolhimento ao turista na arte de bem receber, qualidade no atendimento e boas práticas na manipulação de alimentos. “Vamos buscar fomentar na comunidade práticas simples, que atendam da melhor forma possível o turista que chega para conhecer a festa, mas também o município, que movimenta o turismo religioso”, explica Catarina Pinheiro, Superintendente de Relações Institucionais.
Realizada há aproximadamente um século, a festa religiosa, que começou no último dia 22 e se estenderá até o dia 31 de agosto, recebe cerca 150 mil romeiros de todo o país e se destaca pelo forte apelo religioso manifestado pelos fiéis, nas romarias e no agradecimento por milagres alcançados.

Conta a história que um vaqueiro chamado Raimundo, da fazenda Mulundus, cavalgando na região, bateu a cabeça num tronco de carnaúba, tendo morrido em decorrência do acidente. Procurado por parentes e amigos, seu corpo foi encontrado após alguns dias, sem apresentar quaisquer sinais de decomposição, exalando um perfume.

Curiosos começaram a se deslocar ao local e surgiram as primeiras notícias de milagres atribuídos a Raimundo, considerado desde então protetor dos vaqueiros, que adquiriu santidade, surgindo daí o festejo, que dura 12 dias.
Matéria Relacionada: Santo dos Vagueiros é Reverenciado em Vargem Grande
Imirante.com - Com informações da Setur.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CDP/Chapadinha Será Reformado

Os internos do CDP, ouvindo o discurso do Secretário-Adjunto, Carlos James

Site Local Notícias

Durante a 10ª Semana do Encarcerado, realizada em Chapadinha, no Centro de Detenção Provisória de Chapadinha (CDP), o Secretário-Adjunto de Segurança Pública, Carlos James Moreira Silva, anunciou, ao site LocalNotícias, que o cadeião estará passando por melhorias dentro de alguns meses.

Segundo Carlos James, na reforma do CDP/Chapadinha (foto ao lado), está a construção de um Templo, que servirá para cultos ecumênicos, uma escolinha e um espaço para a confecção de artesanato. “Vamos fazer aqui uma linha trabalho para que o interno possa vir fazer um trabalho social. Vamos fazer todo o possível para preparar o preso para quando ele voltar à sociedade ele tenha um caminho a seguir, ou seja, uma profissão, e a primeira implantação será de uma igreja”. - disse ele.

A 10ª Semana do Encarcerado é um projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, que aconteceu em todo o Estado e teve por finalidade promover a ressocialização dos encarcerados do Maranhão.

Durante os dois dias de programação os internos participaram de atividades culturais, esportivas e religiosas. Representantes do Poder Público aproveitaram para discutir a realidade do sistema prisional do Maranhão.

O secretário-adjunto de Segurança Pública, Carlos James Moreira Silva, ressaltou a importância desse programa na humanização dos internos. “O principal objetivo desse trabalho é evitar a reincidência, do jeito que estava acontecendo com certeza eles irão voltar porque não estava tento tratamento nenhum, aqui a gente está tentando resgatar pelo menos a dignidade humana, que é o essencial da pessoa. Eles perderam somente a liberdade, mas o direito ainda são deles”- frisou ele.

Além de Chapadinha, o programa foi aplicado na Penitenciária de Pedrinhas, Centro de Detenção Provisória (CDP), Presídio São Luís, Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas (CCPJ), Casas do Albergado, Casa de Detenção (Cadet) e, ainda, no Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma) e o Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil.

Palestra Sobre Inclusão Escolar/Social

por Antenor Ferreira - Blog Interligados
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã do último sábado (22), no Aldeota Clube, uma palestra com o tema "Portadores de deficiência: Desafios a Enfrentar", com docentes da rede pública municipal de ensino.

A palestra que serviu como apresentação do projeto instituído através da empresa APYNTEC, que visa a capacitação dos docentes para trabalhar em sala de aula com pessoas e crianças portadoras de necessidades especiais, foi ministrada pelo especialista em educação especial, Antonio Gomes Filho.

Um dos temas discutidos, que é hoje uma das deficiências mais comuns em sala de aula, porém muitas vezes despercebida, foi a Dislexia. O mal presente na maioria das escolas, é manifestado de várias formas, sendo mais comum na dificuldade de leitura em público, como também visualização de conteúdos a distância. Para o especialista, Antonio Gomes, quando não percebido esse distúrbio, pode acarretar constrangimento do aluno, entre outras dificuldades.

O próximo passo será a inclusão de docentes ao curso que terá a duração de um ano. A Secretaria Municipal de Educação arcará com a estrutura e cada docente terá apenas que dispor de uma contribuição mensal no valor de R$ 50,00.

Para o secretário municipal de Educação, João Damiane (foto ao lado), essa iniciativa é mais um avanço na educação do município e irá possibilitar que dezenas de crianças possam, enfim, ter direito a uma educação de qualidade, livre de preconceitos.

SEMAS Alerta Para Fim de Prazo do Recadastramento de Beneficiários

Com mais de dez mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, programa do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Assistências Social (SEMAS), está realizando até o próximo dia 31 de agosto, a atualização de dados das famílias beneficiadas pelo programa.

A atualização dos dados cadastrais deve ser realizada no intervalo de pelo menos dois anos, para que possam ser verificados informações, como natalidade e mortalidade entre familiares ou beneficiados, aumento ou diminuição da renda familiar, entre outros.

"Para aqueles que não realizarem o Recadastramento, pode ocorrer o cancelamento do benefício" - lembra, a secretária municipal de Assistência Social, Maria das Dores (foto).

Centro de Saúde Benú Mendes Amplia Atendimento Com Novas Especialidades

O Centro de Saúde Benú Mendes, localizado no bairro Areal, é uma referência no atendimento e assistência básica a saúde no município de Chapadinha.

Doenças como hanseníase, câncer do colo do útero, câncer de mama, pneumonia, tuberculose, entre outras, são diagnosticadas e tratadas na unidade de saúde, que já conta com duas novas especialidades médicas, otorrinolaringologia e oftalmologia.

A técnica em enfermagem, Maria das Dores (foto), destacou que outras especialidades, de suma importância para a saúde do município, continuam atuando devidamente.

domingo, 23 de agosto de 2009

Chapadinhense é Preso no Pará Acusado de Crime de Pedofília

Pai foi preso por estuprar suas quatro filhas

Policiais civis da delegacia do município paraense de Dom Eliseu (foto), distante 450 km de Belém, cumpriram na manhã do último dia 16, o mandado de prisão temporária de R. N. S. R., o ‘A’. Ele, que nasceu em Chapadinha (MA), é acusado por vizinhos e pela própria família de ter abusado sexualmente das quatro filhas, de 14, 13, 10 e oito anos de idade, ao longo dos últimos dois anos. Na família, além das quatro filhas e da esposa, ainda é composta por um menino de 12 anos, que vivem há três anos em Dom Eliseu.

A denúncia havia sido encaminhada ao Conselho Tutelar do município no mês de maio, mas somente ao início deste mês a esposa do acusado, que terá a identidade preservada, teve as suspeitas confirmadas por meio de exames de conjunção carnal que constataram o abuso nas meninas.

A prisão de ‘A’ foi feita na casa em que ele residia, no bairro Bom Jardim, com o apoio de conselheiros tutelares e membros do Conselho Interativo de Segurança e Justiça (Cisju) do município.

‘A’ foi posto, então, no xadrez da Delegacia de Dom Eliseu, onde permanecerá enquanto responde a processo na Justiça por estupro, com agravante por se tratar de crime hediondo, conforme previsto pelo Artigo 213 do Código Penal Brasileiro. Em caso de condenação, sua pena poderá passar de dez anos de prisão.

Prefeitura Entrega Livros a Escolas Municipais

Por: Antenor Ferreira - Blog Interligados
A prefeita municipal Danúbia Carneiro, acompanhada do secretário municipal de Educação, João Damiani, e do gestor de projetos especiais do governo do Estado, Magno Bacelar, realizaram na manhã da última quarta-feira, dia 19, a entrega de livros da Educação Infantil, na Pré-Escola Luís Rocha Junior, no bairro Areal.

O material didático foi adquirido com recursos próprios, pondo fim ao anseio de docentes e alunos, numa das etapas educacionais mais importantes para o desenvolvimento de cada cidadão.

A entrega foi realizada no auditório da escola com todas as crianças presentes. Em discurso a
prefeita do município ressaltou sobre a importância dos cuidados com os livros e seu uso devido, contribuindo com a educação de cada criança. A gestora ainda pediu a colaboração dos pais nesse tão importante processo educacional.

Na oportunidade ainda foi anunciado a entrega de fardamentos após o dia 25 desse mês e também a distribuição gratuita de kits escolares a todas as crianças da rede pública municipal de ensino.

A noite, a comitiva do poder público realizou a entrega de livros aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), na UI Almada Lima Filho, no bairro Terras Duras.

Galo Só Empata em Amistoso Antes da Estréia na Segundona 2009

por: William Fernandes - Blog TvMirante
Chapadinha e IAPE ficaram no empate por 1 a 1, em jogo amistoso realizado na tarde do último sábado (22), no estádio Lucídio Frazão, em Chapadinha.

Vanvan marcou primeiro para o IAPE e Cortez (foto ao lado), empatou para o Galo. Os dois gols foram marcados ainda no primeiro tempo.
O IAPE é o atual vice-líder da Taça São Luís enquanto o Galo vai tentar voltar à primeira divisão estadual. O Chapadinha FC estréia domingo, 30, às 15h45, em Chapadinha, contra o Santa Quitéria.

Estado desenvolve ações contra o tabagismo no MA

O objetivo é conscientizar a população do cumprimento da Lei Antifumo.
Para garantir o sucesso na aplicação da Lei Estadual, que entrou em vigor na última sexta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está colocando em prática um conjunto de ações que, entre outros objetivos, visa a orientar sobre deveres e obrigações das novas normas relacionadas ao uso do cigarro em ambientes fechados.

A Lei nº 9.010, de autoria do deputado estadual Marcos Caldas (foto), foi aprovada na Assembleia Legislativa no dia 10 de agosto, alterando a Lei nº 5.074 de 20 de dezembro de 1990. Segundo o dispositivo, fica proibido, no território do Maranhão, em ambientes de uso coletivo, públicos e privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de quaisquer produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco.

Além dos bares e restaurantes, a lei considera como “ambiente de uso coletivo” os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, lanchonetes, boates, hotéis, pousadas, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.
Matéria resumida. Leia mais, no Portal Imirante.com

Arquivo do blog