Star Clinic

Star Clinic

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Posto de Saúde do Bairro Areal ganha gabinete odontológico e três odontólogos


Dr. Peterson Almeida

Foi inaugurado na manhã da última quinta-feira (16), o gabinete odontológico do Posto de Saúde do Bairro Areal, uma antiga aspiração dos moradores. A reivindicação foi feita à secretária municipal de Saúde, pelos agentes comunitários do bairro e contou com o apoio de Alexandre Bacelar, diretor do departamento de odontologia do município.

Pouco antes da inauguração, Bacelar reuniu-se com os agentes de saúde e explicou como deve ser o funcionamento e o sistema de marcação de consultas. De acordo com o cronograma, os três odontólogos trabalharão de terça a quinta, todas as semanas. Na quinta-feira (16) foi dia da Dra. Renata Caldas atender. Nos demais dias, o atendimento será feito por Dra. Lílian às terças-feiras e por Dr. Peterson Almeida, às quartas.
 
Post resumido. Continue lendo no Blog do William...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Policiais Militares são baleados, durante operação para prender lavrador que confessou atear fogo em ponte na zona rural de Santa Quitéria


Por: Luís Carlos Jr. - Blog Ações e Destaques

Na tentativa de dialogar com o acusado, houve um princípio de tumulto gerado pelos familiares que se revoltaram, chegando a agredir e balear dois PM.



De acordo com o Major Edvaldo Mesquita, Comandante da 4ª Companhia Independente de Policia Militar de Chapadinha, o Destacamento da PM de São Bernardo composto pelo Tenente Geraldo, Sargento Francisco e o Cabo Dean, juntamente com policiais militares do Destacamento de Santa Quitéria comandados pelo Sargento Sampaio, Cabos Ramos, Delfi e Fontinele, deslocaram-se até o povoado “Pau Serrado”, para averiguar a denúncia.

Segundo o Major Edvaldo, ao chegarem lá, os policiais constataram a veracidade dos fatos, o responsável pelo incêndio na ponte foi identificado por José Dutra de Sousa, vulgo “Zezinho” (foto) de 51 anos de idade, morador do povoado Rio Grande do Gonçalo em Santa Quitéria. De acordo com a PM, José Dutra de Sousa o “Zezinho”, confessou a autoria do delito.

Na tentativa de dialogar com o mesmo, houve um princípio de tumulto gerado pelos familiares de Zezinho que se revoltaram contra os policiais chegando a agredir fisicamente a guarnição. Nesse momento segundo a PM, um dos filhos do acusado, o menor J.S.S de 17 anos, (foto) apossou-se da arma de fogo do Cabo Delfi e efetuou vários disparos, chegando a atingir o Sargento Francisco na altura da panturrilha esquerda e o Cabo Fontinele na coxa esquerda.

Além dos policiais, o menor atingiu ainda o próprio irmão de iniciais D.S.S de 16 anos que foi socorrido pela policia e levado para a cidade de Santa Quitéria, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Os policiais atingidos pelos disparos foram trazidos para o Hospital Regional de Chapadinha, o estado de saúde deles é estável. O pai, José Dutra o “Zezinho” e o menor infrator foram apresentados a Delegacia Regional de Chapadinha.
Na última sexta-feira (10), por volta das 13h, os policiais militares do Destacamento, de Santa Quitéria (distante 101 km de Chapadinha), foram informados de que alguns moradores do povoado Pau Serrado, teriam ateado fogo em uma ponte de madeira que liga a comunidade a outros povoados da região.

Baixo Parnaíba Pode Ganhar 12 Novos Municípios

Entre os 122 pedidos de emancipação de municípios cerca de 12 são povoados e localidades da Região do Baixo Parnaíba. Existe todo um tramite burocrático até o processo entrar na fase dos estudos de viabilidade municipal, quando deverão ser fundamentados sob três aspectos: econômico-financeiro; político-administrativo e sócio-ambiental e urbano.

Ainda há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados.

Entre os povoados que lutam para virar município, a Palestina – que fica entre Brejo, Buriti e Anapurus, é o mais empolgado. Já tem movimento de emancipação atuante, que já foi em comissão à Brasília e até a futura bandeira do município foi escolhida (para conhecer a página da Palestina na internet clique aqui).

Veja abaixo, as localidades da região que pleiteiam emancipação e os municípios dos quais deverão ser desmembradas.

Barro Branco

Tutóia

Cana Brava

Água Doce e Araioses

Carnaubeiras

Barcabeira (povoado Carnaubeira)

Araioses

Coqueiro do Maranhão

São Bernardo

João Peres

Araioses

Mangabeira

Santa Quitéria

Mocambinho

Buriti de Inácia Vaz

Palestina

Brejo e Buriti

Santana dos Carvalho

Tutoia

Seriema

Tutoia

Vitória do Parnaíba

Santa Quitéria
 

Danúbia e o Silêncio que Condena


Danúbia Carneiro - Prefeita

Por: Alexandre Pinheiro - Blog do Alexandre
No direito toda alegação da parte autora deve ser frontalmente repelida na contestação do réu sob pena de tornar incontroverso o tal fato alegado que – grosso modo – passa a ser considerado verdadeiro pelo juiz. No papo de esquina, pode-se traduzir por: passou batido!

Na vida pública isso também acaba acontecendo. Enquanto algumas autoridades confrontadas com denúncias apostam no esquecimento, sem apresentar sua versão, a opinião pública vai acumulando informações e forjando o conceito acerca dessa figura pública.

Chapadinha tem sido pródiga na falta de satisfação dos gestores em questionamentos muito pertinentes. Da época do ex-prefeito Isaías até hoje, não raros os momentos de apagão de informações dos ocupantes do cargo maior do município.

Isaías tem – entre outras mazelas – o atraso de até 9 meses de salários que deixou no término de governo, sem ter ao menos tentado justificar os motivos ou sequer falar sobre o assunto até os dias atuais. Nunca se ouviu dele qualquer explicação a respeito.

O governo atual já se acumula silente sobre muitas indagações. Só nos últimos dias temos o Abono Salarial pretendido pelos professores e pago na maioria dos municípios; a contratação sem licitação de uma empresa para realização de show por 200 mil reais, contra o preço de mercado que não chega à metade disso; criança velada viva; nepotismo...

Aqui, abre-se um parênteses para distinguir o perfil dos seguidores de Isaías, indiferentes ao confronto ético ou às contradições administrativas do líder, para os demais eleitores ligados, criteriosos, exigentes e que fazem uma falta danada em disputas que se definem por margem nunca superior a dois pontos percentuais, como tem acontecido em Chapadinha nos últimos pleitos.

Considero que a prefeita Danúbia Carneiro tem o mérito de não ter perdido a iniciativa. As mudanças que vem implantando no trânsito são exemplo disso, e, embora setores mais ranhetas da oposição não vejam, o que se passa neste setor é um verdadeiro choque de organização e urbanidade.

De outra parte, há inúmeros problemas a espera de solução e outro tanto de acontecimentos no aguardo de pronunciamento. Pode ser, contudo, que a prefeita tenha e guarde explicações satisfatórias, mas ao preferir o silêncio – tendo ainda, com efeito, obrigação legal de prestar contas – gera no inconsciente popular a incontrovertida tendência de ser condenada no veredicto das urnas em 2012.

Vereadora Márcia parabeniza posse de conselheiros escolares de Chapadinha e dá 'conselhos' ao vereador Marcelo


A presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, vereadora Márcia de Jesus Gomes (PR), destacou em seu pronunciamento a posse dos membros dos Conselhos Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha.

A vereadora, que fez parte da mesa durante a solenidade, junto com a vereadora Francisca Aguiar (PV) e o vereador Samuel Nistron, representando a Câmara, ressaltou a importância daquele acontecimento: "Este é um momento ímpar, porque hoje, no CRESU (onde aconteceu o evento) vimos a vitória da democracia, pois, agora, a comunidade faz parte da administração das escolas, tanto na Caixa Escolar, quanto no acompanhamento do aluno que não participa, do professor que não trabalha. Assim estão ajudando a prefeita, a secretária (de educação), a este parlamento e à comunidade em si, pois a família está interagindo junto à escola de seu filho", avaliou.

Liderança do governo
Márcia destacou a indicação do vereador França Nilo (PR) como novo líder do governo na Câmara. "O vereador França é um veterano, de grande experiência, que conhece este município a cada palmo e sabe das dificuldades e quando o governo pode ou não pode fazer, e isso é importante. O vereador veio aqui tranquilo, calmo, para fazer o seu trabalho e, como ele mesmo disse, tem outra visão, outro vocabulário e espero que consiga fazer o seu trabalho com competência. Nossa casa está de parabéns", elogiou a presidente.

Guarda Municipal
A vereadora parabenizou também, o diretor do DMT e comandante da Guarda Municipal, Kerley Pimentel, pela maneira responsável com que vem desempenhando suas funções. "Recebemos das mãos do comandante da Guarda, um relatório contendo informações importantes sobre as necessidades da instituição, como a sede, a viatura, o fardamento... passamos o relatório para a prefeita e graças a Deus as coisas já estão acontecendo. Isso é uma conquista. Kerley está dando resultados positivos à frente da Guarda Municipal", afirmou a vereadora.

Vereador Marcelo
Márcia ainda deu conselhos ao vereador de oposição, Marcelo Meneses (PSDB), que havia utilizado a tribuna antes e feito severas críticas à administração municipal e dito que seu problema pessoal é com o deputado Magno Bacelar: "Respeito todo mundo. Não tenho nada contra blogueiro, contra seu William Fernandes, seu Luis Carlos Junior, contra imprensa, contra nenhum vereador do lado do governo. Meu problema, pessoal, é com Magno Bacelar Nunes. Um dia isso vai ser resolvido, porque um dia tudo tem um ponto final na vida", disse o vereador, que, apesar da sizudez, falou em tom moderado.

Diante disso, em seu pronunciamento, a presidente da Câmara dirigiu-se ao parlamentar: "Vereador Marcelo, tenho um grande respeito por vossa excelência e por vossa família e o que vou falar é até para lhe enaltecer e fazer crescer etica e profissionalmente. O que vossa excelência falou há pouco se revelou algo de forma muito pessoal e tem que medir mais quando for falar de outra pessoa, principalmente porque ele (Magno Bacelar) é ex-prefeito e é deputado estadual. Isso não é bom para vossa excelencia que é um vereador jovem e tem um futuro brilhante na política", aconselhou.

Minha Casa, Minha Vida - Saiba como e onde fazer sua inscrição em Chapadinha


As inscrições podem ser feitas pela internet (Clique aqui) ou no auditório da Prefeitura.


Centenas de pessoas compareceram na manhã da última segunda-feira (13), à Prefeitura para se inscreverem no programa.
O sorteio das mil casas será feito no dia 9 de julho, na Praça do Povo, por uma equipe da Caixa Econômica Federal.

-PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

DE 13 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2011

-DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO:

1.CPF

2.RG

3.COMPROVANTE DE ENDEREÇO

4.COMPROVANTE DE RENDA (SE TIVER)

-CONDIÇÕES PARA RECEBER O IMÓVEL:

•NÃO POSSUIR IMÓVEL;

•Ter renda familiar (incluindo do marido e da mulher) de no máximo R$ 1.395,00 (quem ganhar mais que isso não pode;

•Residir na zona urbana do município de Chapadinha.

-O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO ATENDIMENTO:

•Número de pessoas na família;

•Número de crianças de 0 a 11 anos;

•Número de adolescentes, de 12 a 17 anso;

•Número de pessoas portadoras de deficiência;

•Número de idosos;

•Se recebe alguma bolsa do Governo Federal (Bolsa Família, por exemplo)

-A INSCRIÇÃO PODE SER FEITA PELO SITE:

www.moradiachapadinha.com.br

Obs.: em função do grande número de pessoas fazendo inscrições, o sistema pode sair do ar. Caso isto ocorra, tente mais tarde.
 
As informações são do Blog do William

Vereadora Graça Nunes agradece aprovação de projetos de sua autoria

Na sessão da última quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Chapadinha, a vereadora Graça Nunes (PV), usou a tribuna para agradecer aos colegas vereadores, por terem aprovado vários projetos de sua autoria.

Entre os projetos aprovados estão:

Estruturação da Guarda Municipal;

Centro de Convivência do Idoso;

Quadras esportivas na zona rural.

"Quero reconhecer o ato da prefeita em começar a dar soluções para estes alguns destes problemas, como foi o caso da Guarda, em que já foi destinada uma viatura e fardamento, com o propósito de atender às necessidades para que os guardas possam executar bem os seus trabalhos", disse a parlamentar, no início do seu pronunciamento.

A vereadora destacou também, a importância da Casa de Convivência do Idoso e cobrou a conclusão do projeto: "Este será um grande projeto para a classe das pessoas idosas, que tanto já contribuíram para a nossa sociedade e têm que ser tratadas como um patrimônio nosso. Espero a sensibilidade da prefeita Danúbia, que conclua esse projeto, com a construção da Casa de Convivência. Nas conversas em que tivemos, ela se mostrou bastante receptiva para que seja concluído este projeto", relatou.

Graça Nunes aproveitou o momento para informar sobre a realização da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (10 e 11 de junho) e convidou os vereadores e as pessoas que estavam na galeria para participarem do evento.

A vereadora falou ainda sobre o papel do esporte na conduta dos jovens. "A construção das quadras esportivas na zona rural é de grande relevância social, visto que nossa cidade está impregnada de drogas, como o crak, que vicia com grande rapidez. As quadras no Canto dos Ferreiras e na Laranjeira poderão servir de polos para outros povoados que devem fazer atividades em parceria com a comunidades, as escolas e associações, preenchendo o tempo livre das crianças e dos adolescentes com a prática de esportes e levando palestras, não só às crianças como às famílias sobre os riscos do uso de drogas", concluiu Graça Nunes.

Arquivo do blog