WebNet

WebNet

sábado, 7 de dezembro de 2019

CHAPADINHA - Sr. JOSÉ GOMES DA SILVA: Família Convida para Visita de 7º Dia, Neste Domingo (08)


Chapadinha/MA - Sábado, 07.Dezembro.2019

A Família do Sr. JOSÉ GOMES DA SILVA - mais conhecido como Sr. "Zé Serafim", ainda bastante consternada com o seu repentino falecimento, convida familiares, parentes e amigos para a Visita de 7º Dia, que acontece neste Domingo (dia 08 de Dezembro), assim sendo:

* 05h00 - Visita no Cemitério do Bairro Novo Castelo;
* 10h00 - Missa na Igreja de São Francisco (Bairro Da Cruz).

Desde já, a Família agradece a todos que comparecerem nesse ato de fé, solidariedade e piedade cristã.


BRASIL - Novo Sistema Vai Agilizar Atendimento de Emergências Veterinárias

As notificações das suspeitas serão feitas online

Chapadinha/MA - Sábado, 07.Dezembro.2019


A partir de 1º de janeiro de 2020, começará a funcionar o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet). Pelo sistema, será possível acompanhar medidas adotadas em situação de emergência veterinária, desde a notificação, o atendimento, até a solução de uma suspeita de doenças em animais.

O sistema foi lançado na última sexta-feira (6) pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o ministério, o sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa privada). Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção (bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos). No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos.

publicidade

Segundo o ministério, com o Sisbravet, cerca de 4.700 veterinários de todo país poderão abastecer o sistema com as informações sobre detecção e atendimento de doenças dos rebanhos com rapidez, evitando a rápida dispersão, reduzindo os custos para os produtores e o risco de perda de mercados externos. As notificações das suspeitas serão feitas online, colocando fim aos formulários de papel. Também poderão ser realizados estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do país.

O Sisbravet está preparado para receber notificações através de um link na página do ministério e nos sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária (OESAS). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais (UVL) que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.

O sistema é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) para acesso de dados de cadastro e população animal, além de previsão de integração com o Hub Laboratorial, para acesso aos laudos de diagnóstico das doenças.

A ideia de criar o sistema surgiu após o registro de casos de febre aftosa, em 2005/2006, em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

De acordo com o ministério, o investimento para o desenvolvimento do Sisbravet foi de aproximadamente de R$ 2 milhões.


publicidade


ANAPURUS - Prefeita Vanderly Convida População para a Abertura do 'Natal Feliz 2019', Neste Domingo (08)


Chapadinha/MA - Sábado, 07.Dezembro.2019

Secom*

A prefeita de Anapurus, Profa. Vanderly tem a honra em convidar você e sua família, e o povo em geral, para a abertura do 'Natal Feliz 2019', que acontece neste domingo (8), a partir das 19h, na Praça da Matriz.

Haverá música ao vivo, celebração, teatro e distribuição de presentes para a criançada.


Celebre esse momento com a gente! Natal é luz, paz , amor e renovação!

Desejamos a todos os anapuruenses um Feliz Natal e Ano Novo cheio de prosperidades!


Prefeita Vanderly Monteles
Gestão Construindo Uma Nova História!


publicidade


MATA ROMA - Corpo de Jovem é Encontrado Próximo ao Bairro Aeroporto


Chapadinha/MA - Sábado, 07.Dezembro.2019


Foi encontrado na manhã deste sábado (07), o corpo de um jovem nas proximidades do Bairro Aeroporto, na cidade de Mata Roma.

De acordo com informações, o jovem tinha 14 anos e já era conhecido por práticas de furto na cidade.

No corpo tinha uma perfuração no peito com semelhança a marca de bala.


publicidade

ANAPURUS - Secretaria de Saúde Entrega Próteses Dentárias do Programa "Brasil Sorridente"


Chapadinha/MA - Sábado, 07.Dezembro.2019


Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Anapurus realizou na tarde desta última sexta-feira (06) a entrega de próteses dentárias do programa "Brasil Sorridente", do governo federal.



A entrega beneficiou dezenas de pessoas de baixa renda, devolvendo o sorriso a quem por dificuldades era impedido de fazer um tratamento odontológico.


Vale destacar que devido a ausência de prestação de contas de recursos do programa, praticada pela gestão anterior, o 'Brasil Sorridente' esteve bloqueado no município.


Somente agora, graças a dedicação da secretária municipal de Saúde, Carine Monteles o programa foi reativado, beneficiando centenas de anapuruenses em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


A reativação do 'Brasil Sorridente' serve para confirmar o compromisso da gestão com a saúde do município, além da seriedade com que é tratado os recursos públicos, sejam próprios, via estadual ou federal.


publicidade


sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

NATAL PARAÍBA: Horário Especial Neste Sábado (07) e domingo (08)


Chapadinha/MA - Sábado, 07.Dezembro.2019

O Paraíba - em Chapadinha, vai estar de portas abertas neste sábado (07) e domingo (08) em horário especial. Sábado das 8h às 18h; e domingo das 8h às 12h, - com grandes ofertas nos setores de calçados e confecções. Imperdíveis!!!

Aproveite e faça suas compras andando sempre na moda!

Ainda não tem o seu!??? Faça-o agora!!!


MA - Lei Estadual Cria Selo para Facilitar Circulação de Produtos de Origem Animal

A Lei foi construída pelos técnicos da (AGED/MA) e
garantirá que os produtos de origem animal com o
selo SUSAF tenham livre circulação em todo o Maranhão

Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019

O Governo do Maranhão sancionou a Lei Estadual que cria o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/MA), que, entre outras ações, possibilita que o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) tenha equivalência ao Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). A Lei foi construída pelos técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e garantirá que os produtos de origem animal com o selo SUSAF tenham livre circulação em todo o Maranhão.

A Lei Nº 11.166, de 20 de novembro de 2019, foi decretada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Flávio Dino. Ela permite que os municípios possam aderir ao SUSAF/MA, individualmente ou por meio de consórcio, permitindo que os estabelecimentos indicados pelos entes municipais, dentre os registrados, possam realizar o trânsito e o comércio intermunicipal de produtos de origem animal no Maranhão. “Mais uma vez o Governo do Estado prova que valoriza as gestões municipais e que entende que a produção agropecuária é o principal caminho para diminuição da pobreza e da desigualdade existente no nosso estado”, ressaltou a diretora geral da AGED, Fabiola Ewerton.

publicidade

O SUSAF/MA será coordenado pela AGED, por meio da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPA). A Agência terá outras atribuições em relação ao Sistema, como analisar os pedidos de adesão das gestões municipais ou consórcios municipais, estabelecer os trâmites de regulamentação e fiscalização dos produtos da agroindústria familiar, de pequeno porte e artesanal, de origem animal, realizar auditorias e avaliações técnicas periódicas para aperfeiçoar o Sistema, entre outras.

Os municípios que quiserem aderir ao SUSAF/MA deverão possuir o SIM e comunicar a todos os envolvidos na fiscalização de produtos de origem animal do município sobre a adesão ou exclusão. Após a adesão, o Sistema emitirá um selo de qualidade que identificará o produto, que poderá ser comercializado no território maranhense.

O coordenador da CIPA, Marcelo Falcão, esclarece que para o município aderir ao SUSAF precisará passar por auditorias. “É importante destacar que a equivalência do SIM ao SIE é destinada apenas aos estabelecimentos da agroindústria familiar, pequeno porte ou artesanal e abatedouros municipais, a partir de auditorias realizadas pelo SIE aos próprios SIMs e estabelecimentos que desejarem à equivalência”, esclarece.



publicidade


CHAPADINHA - Após Tomar de Assalto uma Moto e Efetuar Disparo de Arma de Fogo Contra Pessoa, Bandido é Preso pela Força Tática

Após os procedimentos médicos Diego Oliveira da Conceição
foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Chapadinha


Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019


Na madrugada desta sexta-feira (06), uma dupla de assaltantes em uma moto preta e com farol apagado de posse de uma arma de fogo tomou de assalto uma moto POP de cor vermelha PLACA PIJ 5642, em frente ao Residencial Esplanada.

Contatos da PM/Chapadinha

Um vigilante que estava de serviço e ao presenciar o fato tentou intervir e foi recebido a bala, e ao revidar a injusta agressão o mesmo chegou a ferir um dos assaltantes nas nádegas, o indivíduo ferido fugiu para esconder a moto roubada (Pop vermelha) e foi socorrido/levado em seguida ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) pelo seu comparsa (não identificado).

Moto POP, de  Placa PIJ 5642

Após tomar conhecimento dos fatos a guarnição da Força Tática de serviço diligenciou e efetuou a prisão de Diego Oliveira da Conceição, residente na Travessa São Camilo, Bairro Areal, que segundo o vigilante foi quem efetuou o disparo em sua direção, após averiguação o assaltante informou onde havia escondido a moto tomada de assalto. 

Após os procedimentos médicos Diego Oliveira da Conceição foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Chapadinha, juntamente com a moto Pop recuperada.

Foram realizadas várias diligencias no intuito localizar o outro assaltante, mas até o fechamento desta o mesmo não foi localizado.


publicidade


CHAPADINHA - Durante Abordagem da Polícia Militar Através da Força Tática Apreende Revólver (Cal. 38)

 Revólver Taurus calibre 38 com 05 munições intactas

Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019


Durante a madrugada da última quarta-feira (04) por volta da meia-noite e meia, a equipe da Força Tática ao intensificar abordagens no bairro Areal, parou um motociclista por nome Carlos Roberto.

Contatos da PM/Chapadinha

Ao fazerem busca pessoal, encontraram com o mesmo um revólver Taurus calibre 38 com cinco munições intactas.


De posse do ilícito, a equipe de Policiais Militares conduziu e apresentou o infrator na Delegacia de Chapadinha, juntamente com a motocicleta Yamaha XTZ Crosser de placa, PTK-3429, um aparelho celular Samsung e um capacete preto, para procedimentos cabíveis.

"POLICIA MILITAR DO MARANHÃO - PARA SERVIR E PROTEGER"



publicidade


CHAPADINHA - Polícia Militar em Conjunto com a Polícia Civil, Prende Traficante de Drogas, nas "Mil Casas"

Material apreendido

Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019


Na última segunda-feira (02) por volta do meio-dia, a Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil prenderam em flagrante delito o indivíduo Gabriel Rodrigues Carvalho, 18 anos, Iara dos Santos Silva, 18 anos; e a menor A. L. de O. S. - por trafico de drogas.

Gabriel Rodrigues Carvalho, 18 anos

Com os mesmos, foram encontrado maconha, aparelhos celulares e papel utilizado para fazer as trouxas de entorpecentes.

MATERIAL APREENDIDO:
01 – Um aparelho de celular Samsung J7 Branco;
02 – Um aparelho de celular Samsung Gran prime plus de cor prata;
03 – Um aparelho de Celular Samsung J2 cor dourado;
04 – Uma bateria de celular marca Samsung;
05 - Seis trouxas de substância análoga a maconha;
06 - Uma porção de substância análoga a maconha;
07 – Quatro galhos de substância análoga a maconha na forma natural;
08 - Dois pacotes de folha de seda utilizada pra consumo de entorpecente.


publicidade


ANAPURUS - Toda Sexta-Feira Tem "Feirinha do Produtor Rural" na Praça Zé Bedeu (Centro)


Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019

Secom

Realizada pela Prefeitura de Anapurus - por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, a feira é destaque na região pela oferta de produtos diversos, dos principais produtores do município, garantindo alimento de qualidade para os anapuruenses e renda aos agricultores. São produtos de qualidade natural com preço acessível.

A "Feira do Produtor Rural" acontece todas as sexta-feiras, a partir das 17h, na Praça Zé Bedeu, no Centro da cidade.

Adm.: Prefeita Vanderly Monteles

Prefeitura de Anapurus - Construindo Uma Nova História!



publicidade


CHAPADINHA - 16º BPM: GSA e EQUIPE ÁGUIA Efetuam Apreensão de Grande Quantidade de Cigarros Contrabandeados


Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019


Nesta última quinta-feira (05) por volta de meio-dia, as equipes do Serviço Avançado de Inteligencia (SGI) juntamente com a Equipe Águia do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foram averiguar denuncias de transporte de ilícitos. Durante a averiguação os Policiais Militares conseguiram realizar a apreensão de 700 (setecentas) carteiras de cigarro contrabandeadas.  

Contatos da PM/Chapadinha

A apreensão ocorreu na BR 222 na ladeira do Angelim em Chapadinha, foi conduzido para a Delegacia de Policia de Chapadinha Antônio Alves Lima, morador do bairro Maracanã em São Luís/MA.

Carro Classic cor branca Placas OXU 2953 - apreendido

Todos os cigarros apreendidos eram de origem paraguaia, a carga apreendida seria comercializada em Chapadinha e região. Foi apreendido também, um automóvel Classic cor branca Placas OXU 2953.

Todo material apreendid juntamente com o condutor, foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha.


publicidade


ANAPURUS - Prefeita Vanderly Monteles Reúne Secretários e Servidores para Discutir Novo Paisagismo do Município e Confraternização de Servidores Públicos


Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019



Na manhã desta sexta-feira (06) a prefeita de Anapurus, Professora Vanderly Monteles (PCdoB), esteve reunida com secretários municipais e servidores públicos, para definir ações de paisagismo que serão executadas nas vias do município, e ainda a festa de confraternização do funcionalismo público.

O paisagismo de vias e logradouros públicos é algo que foi trabalhado desde o início da gestão e que serviu para mudar a imagem do município, com pontos que se tornaram atrativos turísticos para quem reside e visita o município.


O momento de confraternização com os servidores públicos é algo que também é defendido pela prefeita Vanderly Monteles.

O evento promete celebrar os resultados das ações desempenhadas ao longo do ano, além de propor uma melhor aproximação entre governo, secretariado e funcionalismo.

Adm.: Prefeita Vanderly Monteles

Prefeitura de Anapurus - Construindo Uma Nova História!


publicidade


MA - Cartórios de Registro Civil Passarão a Emitir Carteira de Identidade (RG)


Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), o Estado do Maranhão – por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN-MA), celebraram, nesta quinta-feira (5), convênio estabelecendo cooperação para implementar, nas serventias extrajudiciais de Registro Civil do Maranhão, a emissão de Registro Geral – RG (carteira de identidade). O documento conjunto foi assinado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva; pelo coordenador estadual da ARPEN no Maranhão, Devanir Garcia; e pelo diretor do Instituto de Identificação do Maranhão, órgão ligado à SPP, Lúcio Flávio Cavalcante, que no ato representou o Governo do Estado.

Os cartórios extrajudiciais de Registro Civil do Maranhão passam a atuar como “Ofícios da Cidadania”, em conformidade com a Lei 13.484/2017, que alterou a Lei 6015/1973, e com o Provimento n.º 66/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a prestação de serviços pelos ofícios de registro civil das pessoas naturais mediante convênio, credenciamento e matrícula com órgãos e entidades governamentais e privadas.

A juíza Jaqueline Caracas, auxiliar da CGJ e responsável pelas Serventias Extrajudiciais, explica que todo o procedimento, desde a solicitação até o recebimento do RG serão feitos a partir de agora também nos cartórios, o que significa a ampliação das oportunidades e o maior acesso a um direito que leva cidadania para a população. “É um avanço que resulta de uma importante parceria entre o Judiciário, o Executivo e os oficiais de Registro Civil do Maranhão”, frisa a magistrada.

publicidade

Pelo documento, os cartórios precisam aderir ao convênio e cumprir uma série de exigências para iniciarem a emissão das carteiras de identidade. As serventias realizarão todo o trâmite, desde o recebimento do protocolo de solicitação do RG; autuação do pedido em primeira ou segunda via registral, com posterior análise e digitalização dos documentos apresentados; coleta dos dados biográficos no Sistema de Informação de Segurança Pública – SISP; e preenchimento de alterações, quando for o caso de segunda via.

As serventias também farão a coleta biométrica, composta de foto facial, impressões digitais e assinatura, em conformidade com o padrão internacional da ICAL, e entregarão o documento impresso ao cidadão em periodicidade mínima semanal. A 1ª Via da carteira de identidade, por lei (n.º 12.687/2012), é gratuita.

Na assinatura do convênio, o desembargador Marcelo Carvalho Silva ressaltou a dimensão do projeto, que pretende ampliar o rol de serviços disponíveis nos cartórios de Registro Civil, e proporcionar à população mais um espaço para a emissão do RG. “Muitos cidadãos, principalmente aqueles residentes nos mais longínquos municípios, por vezes possuem apenas a certidão de nascimento, por não terem, na localidade, um órgão que faça a emissão da carteira de identidade, e os cartórios, presentes em todos os municípios do Estado, vão ajudar a suprir essa carência a partir de agora”, pontua o corregedor.

Para Devanir Garcia, a assinatura do convênio fixa um momento histórico, e amplia de tal modo a oferta de um serviço tão básico de cidadania, que certamente resultará na melhoria da qualidade de vida dos moradores de todo o Estado. “A parceria entre a Corregedoria, o Estado e os registradores por meio da ARPEN nos coloca diante de um novo momento, que não é possível mais retroceder, só avançar na melhoria dos serviços cartorários à população maranhense”, finalizou.

Participaram da assinatura, as dirigentes da ARPEN-MA, Gabriela Caminha (serventia de Igarapé Grande); Caroline Brasil (serventia do 2º Ofício de Paço do Lumiar); e Jéssica Thatyellen Lima Rocha, do 2º Ofício de São Luís Gonzaga do Maranhão.



publicidade


CHAPADINHA - Prefeitura Retoma Obras do Ginásio do Bairro Cohab; e da Creche das "Mil Casas"

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, oceano, atividades ao ar livre e natureza
Construção da Creche nas "Mil Casas"

Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 06.Dezembro.2019

Secom


A Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED e da Secretaria Municipal de Obras está retomando as obras da Creche do Conjunto Habitacional  'José de Souza Almeida' ("Mil Casas") no bairro Areal, que seguem a todo vapor.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Construção da Creche nas "Mil Casas"


Nesta retomada e intensificação dos trabalhos, estão sendo realizadas reconstruções e revitalização de importantes obras para o município. Uma delas é a do Ginásio Poliesportivo do bairro Cohab/Areal.

"O prefeito Magno Bacelar está investindo cada vez na educação com o objetivo de beneficiar e melhorar a vida de várias famílias chapadinhenses e nós estamos transformando diuturnamente para atender a essa demanda" - declarou a secretária municipal de Educação, profa. Vania Cristina.


Ginásio Poliesportivo - Bairro Cohab/Areal

A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livre
Ginásio Poliesportivo do bairro Cohab/Areal

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Ginásio Poliesportivo do bairro Cohab/Area

"O ginásio vai oferecer um espaço para a prática de esporte e lazer favorecendo mais saúde aos moradores vizinhos" - ressaltou a secretária de Educação.


publicidade

Arquivo do blog