WebNet

WebNet

sábado, 7 de maio de 2011

Prefeito de Santana do Maranhão é denunciado por uso irregular de verba da educação

Prefeito de Santana do Maranhão com a governadora Roseana Sarney

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu na sessão da última terça-feira, dia 3, denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o prefeito do município de Santana do Maranhão (distante 187 km de Chapadinha), João Sebastião Santana de Almeida.

A denúncia refere-se a convênio firmado com a Secretaria de Educação do Estado para aquisição de material didático no valor de R$254.970,89 com o objetivo de melhorar o atendimento educacional dos alunos. Dentre as irregularidades constatadas estão a falta de licitação para tomada de preço e notas fiscais não autenticadas.

Em sua defesa o gestor argumentou que a ordenação das despesas é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, sendo ele responsável, apenas, pela celebração do convênio. Alegou, ainda, que não havia exigência para prestação de conta.

O relator do processo, desembargador José Luiz Oliveira, destacou em seu voto a existência de fortes indícios da prática de ilícito, reforçando que a denúncia do órgão ministerial preenche todos os requisitos, além de ser de o prefeito o ordenador oficial de despesas.

Os desembargadores Bayma Araújo e Raimundo Melo acompanharam a decisão.

Fonte: Ascom/TJMA

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Banda 40 Graus faz a festas das Mães em Chapadinha


De volta a Chapadinha a Banda 40 Graus promete fazer uma grande festa em homenagem ao Dia das Mães Chapadinhenses, a banda que já está consagrada no cenário musical do Brasil, vem com um repertório especial e com a promessa de um grande evento.

Empresário Eduardo Sá com o comunicador e produtor de eventos Netinho do Vale

A festa tem a marca registrada de Eduardo Sá (leia-se Emflora) e Netinho do Vale, dois empresários do ramo da musica que se consagraram com eventos de sucessos e credibilidade em todo o Maranhão, e que com certeza será mais um sucesso esta festa em homenagem às mães.

Na festa haverá uma vasta distribuição de presentes para as mães presentes, que acontecerá neste sábado, dia 7 de maio, na sede social do Aldeota Clube.

Em conversa com Eduardo Sá, o mesmo me disse que "é uma maneira de homenagear as mães de Chapadinha", e o mesmo me falou que "as mulheres terão entrada franca".

Então fica o convite a toda a sociedade de Chapadinha, para participar de mais este grande evento com a marca Eduardo Sá e Netinho do Vale, uma dupla de grande credibilidade no meio artistico de nossa região. Não perca, participe!
 
Banner: Blog do William

Em parceria com SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, AGED promove curso de vacinadores no município

Aconteceu durante toda essa sexta-feira, dia 6, na AGED em Chapadinha, um Curso de Formação de Agentes Vacinadores em Febre Aftosa, para atuarem no campo, ajudando a combater esse mal que afeta o rebanho bovino e bubalino. A 1ª etapa da campanha foi iniciada em todo o Maranhão oficialmente na última segunda, dia 2, e prosseguirá até o dia 30 de maio.


O curso é resultante de uma parceria entre AGED, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, e foi ministrado pela médica veterinária Caroline Moura Marques, que é fiscal em defesa animal da AGED e instrutora do SENAR.

Em entrevista, ela destacou que o curso terá uma duração de 16 horas de aulas teóricas e praticas. A primeira parte do curso que aconteceu nesta sexta-feira (6) é dedicada à teoria, sendo que a parte pratica acontece neste sábado (7), na Fazenda Angelim, as margens da BR-222, aqui em Chapadinha.

A veterinária explicou que a iniciativa é bastante válida e irá colaborar com o combate a Febre Aftosa, colocando no campo jovens profissionais, aptos a vacinar o rebanho em qualquer parte do estado. Todos os participantes receberão um certificado.

A medida inovadora é vista pela veterinária como um grande avanço no combate a febre Aftosa no Maranhão. Ela destaca que com o empenho de todos os órgãos e parceiros envolvidos e a colaboração desses profissionais no meio, o caminho para que alcançamos a classificação de estado livre da febre Aftosa com vacinação, se torna mais curto.


Como parceiro da AGED e SENAR nessa luta, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia, fez questão de ressaltar a importância dessa iniciativa, dizendo sentir-se feliz ao ver que os participantes do curso são na maioria jovens, que segundo ele, podem contribuir muito com o desenvolvimento desse país. Zé Luzia destacou que o curso é também uma boa oportunidade de geração de renda para os participantes, haja vista que estarão aptos a desenvolver com eficiência o trabalho de vacinação, e isso, com certeza bem remunerados.

O recém-empossado diretor regional da AGED, José Ivo, endossou as palavras dos demais colegas, a cerca da importância da realização de um curso de vacinadores para o público do município.

José Ivo falou sobre o potencial do rebanho Maranhense, que hoje está na segunda colocação em todo o Nordeste. Segundo ele esses dados tornam necessário o total empenho de todos, a fim de conquistar uma nova classificação para o estado, possibilitando inclusive, a exportação de rebanho.


O diretor da Unidade Veterinária Local, UVL, Carlos Henrique Marques, destacou que serão dois dias de intensas atividades que incluem a realização desse curso e o dia “D” da campanha, que acontece neste sábado (7) em local referido acima.

O veterinário enfatizou que é necessário que cada vez mais o pequeno, médio e grande produtor esteja conscientizado com essa necessidade, o combate firme a febre Aftosa.

O veterinário destacou ainda que a campanha não foca apenas a febre Aftosa, como também a vacinação contra a Brucelose, em fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 03 a 08 meses de vida, que também passa a ser obrigatória em todo o estado.Carlos Henrique disse que está preocupado com o fato das revendas locais ainda não terem a vacina necessária para combater esse mal.

No momento em que abria oficialmente o curso de vacinadores, o veterinário foi indagado sobre o prazo estipulado para a campanha. Criadores citaram as condições criticas de alguns trechos, em virtude das fortes chuvas que estão ocorrendo em todo o município, o que poderia ocasionar atrasos na vacinação.

Carlos Henrique explicou que a campanha obedece a um calendário nacional tornando inviável seu adiamento. O veterinário orienta que os criadores empenhem-se ao máximo e não deixem de adquirir sua vacinação, comprovando imediatamente a compra no escritório da AGED.

O veterinário finalizou suas palavras fazendo um convite aos criadores e a sociedade para participarem do dia “D” da campanha no município, a ocorrer neste sábado (7), com direito a um coquetel e churrasco.


Diretora do HAPA fala sobre dificuldades e soluções na unidade

Josinete Rodrigues - diretora do HAPA

Mantido pelo município a instituição médica é responsável pelo atendimento de centenas de pacientes de Chapadinha e adjacências, diariamente.

Essa semana o jornalista Antenor Ferreira (Blog Interligado) foi contactado pela atual diretora da unidade, Josinete Rodrigues, a qual se dispôs a fornecer informações sobre os problemas enfrentados no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA e as soluções encontradas até agora para alguns problemas.

Josi, como prefere ser chamada, destacou que o HAPA trabalha hoje realizando cirurgias e atendimentos de alta e média complexidade nas mais diversas áreas medicas, como proctologia, urologia, cirurgia geral e ortopedia, entre outras, além de cirurgias de urgência e emergência.

Josi afirma que desde que ficou responsável pela direção do HAPA, fato ocorrido no inicio de janeiro desse ano, a unidade já realizou 357 procedimentos cirúrgicos, obtendo elevados números nas especialidades de colecistectomia (80 procedimentos), hernioplastia (27 procedimentos), dentre outras, assim como vários procedimentos ortopédicos.

Para a diretora do HAPA esses números mostram os esforços que estão sendo feitos para melhorar a saúde no município, citando como exemplo a futura realização de cirurgias de vesícula, através de videolaparoscopia, com o cirurgião Dr. Carlos Alberto. “As pessoas que necessitarem passar por esse procedimento cirúrgico devem procurar a Central de Marcação de Consultas e Exames do município, CEMARC, para obter informações sobre o agendamento com a responsável pelo setor, Wanda Nascimento”. Informou Josinete Rodrigues.

Superlotação nos corredores do HAPA


Josi destacou que apesar de todas as dificuldades encontradas na saúde do município, ela tem buscado melhorar significativamente a qualidade dos serviços prestados no Hospital Antonio Pontes de Aguiar, que convive com a sobrecarga de pessoas de toda a microrregião, compreendida pela unidade.

Perguntada sobre a estrutura do hospital, a diretora da unidade respondeu que já foi executada uma reforma na pintura e algumas instalações danificadas. A inauguração dos anexos que foram construídos para ampliar a capacidade de atendimento da unidade deverá acontecer em breve, segundo ela.

Apesar disso, Josi destaca que ainda há muitas deficiências, principalmente no âmbito da segurança, problema que a levou a solicitar ajuda da Guarda Municipal e Polícia Militar. No entanto, ainda não houve uma resposta significativa. Segundo a diretora é necessário que haja a presença continua desses profissionais, visando intimidar a ação de vândalos. Como medida pareativa está sendo providenciado a recuperação e colocação de novos portões internos.

Sobre as denúncias que assolam a unidade, inclusive os casos de pessoas que tiveram atendimento prejudicado por conta da falta de soro, gesso, roupas médicas e outros artigos básicos, a diretora da unidade mencionou que já foram tomadas providências e que os fatos ocorreram em virtude da insuficiência de abastecimento, haja vista que a licitação existente para compra dos materiais já não atendia as necessidades.

O aumento de 30% na quantidade de produtos adquiridos, foram segundo Josinete, a solução para esses problemas.Por fim a diretora do HAPA mencionou que o município de Chapadinha dispõe de 05 ambulâncias para atender a população, sendo que desse total, duas encontram-se em manutenção.

Apesar dos esforços e respectivos avanços informados a nossa reportagem, é notável que ainda há muito o que fazer para que o HAPA possa absorver toda sua demanda, sem mencionar na necessidade descongestionamento de seus corredores.

Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado

Francisca Aguiar comemora o dia das mães com Grupo MELHOR IDADE

Madrinha do grupo, vereadora Francisca Aguiar, fez questão de participar e contribuir com a festa

O momento foi mais que especial, a comemoração ao Dia das Mães. Uma festa realizada com o grupo MELHOR IDADE do bairro Nossa Senhora de Fatima, (Vila Isamara), resultante da parceria CRAS, Secretaria de Assistência Social e vereadora Francisca Aguiar, uma parlamentar que tem mostrado sua preocupação com as causas sociais no município.


Devido a chuva, a festa que iria acontecer num balneário, acabou por ser realizada nas estruturas do próprio CRAS. O evento contou com a participação dos membros do grupo, da sua madrinha, Francisca Aguiar, coordenadores da instituição e do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Eduardo Luis da Silva. Devido o acarretamento de tarefas, o Secretário Municipal de Assistência Social, Eduardo Braga, não pôde estar presente. O secretário pediu desculpas a todos, elegendo como seu representante o próprio senhor Eduardo, que na oportunidade entregou uma síngela lembrança por ele enviada. O evento foi conduzido pela assistente social, Jarlene Nogueira, que foi enfatica ao levantar a importância do ser mãe, em meio a sociedade. Para ela a justa homenagem é o minimo que poderia ser feito, perante a proximidade de uma data tão especial, que é o dia das mães.

Os demais membros da coordenação do CRAS, dentre psicologos, terapeutas, assistentes socias e outros, também demonstraram seu apreço pela importante data, pedindo que todos possam amar e respeitar cada vez mais esse ser mangedor das nações.


Madrinha do grupo e responsável pela doação de mais de 30 presentes para a ocasião, a vereadora Francisca Aguiar também deixou sua mensagem de carinho a todos. A parlamentar mencionou sobre as mulheres que são mães, avós-mães e até mesmo bisavós-mães, e que carregam no peito a síngela missão de dar continuidade a vida.

Francisca Aguiar disse está feliz em reunir numa manhã chuvosa, todo os membros do grupo MELHOR IDADE, para receberem uma homenagem tão importante e que está sempre a disposição de todos na luta pela valorização das mães, idosos e população mais necessitada do município. Após os discursos foi a vez de todos receberem seus presentes e saborearem o delicioso bolo ofertado a todos.

Veja mais fotos:



Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado
Acesse o blog de Francisca Aguiar - clique AQUI

Morre Aldenora Isaias

Faleceu nesta sexta-feira, por volta de 1h30 da madrugada, de infarto, Aldenora Isaías Monteiro, esposa de Damásio Monteiro. Ela tinha 75 anos de idade e vinha se recuperando de um tratamento de saúde, há pelo menos dois meses.

O velório foi realizado em sua residência, à Rua Ananias Albuquerque, próximo à Funasa (SUCAM). O sepultamento ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, no Cemitério Central. O horário estava programado de acordo com a chegada de familiares que moram no Rio de Janeiro.

Extraído do Blog do William (com alterações)

PPPG visita campus da UFMA em Chapadinha

Junto com a Assessoria de Interiorização, o Pró-reitor visitou instalações e discutiu sobre projetos e investimentos nas áreas de pesquisa

A direção do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), situado no Município de Chapadinha, a 252 Km de São Luís, realizou uma reunião para debater sobre as necessidades mais urgentes para a graduação e pós-graduação nesta localidade. Uma visita técnica foi realizada pela assessora de interiorização, Cenidalva Teixeira, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da UFMA, Fernando Carvalho. A visita teve o intuito de conhecer os laboratórios que estão destinados à pesquisa e pós-graduação, no campus da Universidade em Chapadinha.

Depois de um grande período em obras, o novo prédio, do Centro de Ciências Agrária e Ambiental-CCAA, em Chapadinha, já está em pleno funcionamento de suas atividades. Os cursos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Zootecnia já estão funcionando na nova sede. Na oportunidade, Fernando Carvalho e Cenidalva Texeira estiveram reunidos com os coordenadores dos cursos e discutiram sobre vários projetos. “Fizemos uma avaliação das atividades com os coordenadores. A reunião foi muito tranquila e bem produtiva, na oportunidade o Pró-reitor, Fernando Carvalho, discutiu sobre vários projetos de pesquisa em andamento no campus de Chapadinha e também sobre os investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), para pesquisa no município”, destacou Cenidalva.

Outro ponto discutido em reunião foi o Mestrado em Ciência Animal, que já passou pelo processo avaliativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Universidade aguarda agora o resultado da avaliação.

Revisão de texto: Carla Morais
Lugar: Assessoria de Interiorização
Fonte: Cadu Pinheiro

Projeto vai beneficiar presos provisórios de Chapadinha

Guerreiro Júnior conhece trabalho no CDP de Chapadinha ao lado do juiz Cristiano Simas

Um projeto idealizado pelo juiz Cristiano Simas, da 1ª Vara de Chapadinha, quer garantir a presos provisórios da comarca e suas famílias apoio integral para coibir atos de reincidência e acompanhá-los desde a saída do estabelecimento penal até sua reinserção na sociedade. Em fase de desenvolvimento, o projeto deve ser lançado oficialmente nos próximos dias.

Segundo Simas, a iniciativa conta com parceiros como o Sebrae, CDL e empresariado, e tem o apoio de igrejas, maçonaria e comunidade. Instituições e pessoas dispostas a colaborar com o projeto devem somar ao grupo. Nesse sentido, ele conversa com universidades e entidades de segmentos diversos.

A partir de parcerias já firmadas foram possíveis os primeiros passos do projeto, a exemplo da melhoria na estrutura física do Centro de Detenção Provisória de Chapadinha (com capacidade para 40 detentos e hoje com cerca de 70), onde ficam reclusos os presos de Justiça.

O corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior, conheceu o Centro na semana passada ao lado do juiz e teve a melhor impressão do trabalho. “É uma iniciativa inteligente, oportuna e tem o perfil de um magistrado que se preocupa com o social – um quesito estratégico na atual magistratura”, enfatizou.

De acordo com Cristiano Simas, no local foi construída mais uma cela, que deve servir para o isolamento de presos ou visitas íntimas. Um climatizador com custo aproximado de R$ 8.000,00, e conseguido através de doação irá melhorar as condições de salubridade do local. Também por meio de parcerias foi obtido fardamento para os presos. Ao chegar ao Centro de Detenção, ele receberá kit com o fardamento e objetos de higiene pessoal. À saída, terá de volta roupas e pertences pessoais. Desta forma, procura-se evitar que os novos internos sejam vítimas de violência por parte de outros detentos.

Cursos

Um convênio com o Sebrae e CDL tem como foco garantir treinamento e facilitar a reinserção dos presos provisórios no mercado de trabalho. Sebrae e CDL custearão os treinamentos. Em contrapartida ao apoio do CDL, o juiz pretende realizar na comarca ciclo de palestras voltado para comerciantes tendo por tema o Código do Consumidor (“há uma alta litigiosidade nessa área”, diz). O acompanhamento de assistentes sociais a presos e familiares está na ordem de prioridades, e deve receber o apoio da Igreja.

As novidades não param por aí. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sinalizou interesse em colaborar com um projeto agrícola.

O juiz aspira, ainda, proporcionar acompanhamento regular de alunos do último período do curso técnico de enfermagem do Colégio FAC, de modo a garantir aos detentos melhor atendimento terapêutico em intervenções de menor complexidade. A negociação com a Escola Técnica está em vias de começar.

Dizendo-se “extremamente entusiasmado”, o juiz ressalta que todo o trabalho feito desde sua chegada a Chapadinha, há três meses, foi consolidado sem “um centavo do município, do estado ou da União”. E acrescenta: “Ninguém pode afirmar que não trabalha por falta de condições. Basta ter vontade”.

Simas diz que promoverá reuniões com as polícias Militar e Civil para intensificar o combate à criminalidade na comarca, notadamente quanto ao tráfico de entorpecentes.

Marta Barros
Assessoria de Comunicação da CGJ
Foto: Divulgação

Ex-deputado Júlio Monteles visita o presidente da Assembleia Legislativa


Fachada da Assembleia Legislativa do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), recebeu, no final da tarde da última quarta-feira (4), a visita do ex-deputado Júlio Monteles, que exerceu cinco mandatos de deputado estadual. Melo levou Monteles, que se recupera de um derrame cerebral, para conhecer o Salão Nobre e a galeria dos ex-presidentes da Assembleia.

Arnaldo Melo lembrou a atuação parlamentar do ex-colega de plenário e disse que Júlio Monteles teve presença destacada no parlamento e é um político tradicional no Maranhão. Disse também que vários ex-presidentes e deputados são amigos de Monteles.

Os deputados Hélio Soares (PP), Alexandre Almeida (PT do B), Valéria Mecedo (PDT), Carlos Amorim (PDT), Neto Evangelista (PDT) e Magno Bacelar (PV) também acompanharam a visita de Júlio Monteles.

Julio Monteles é esposo da Prefeita de Anapurus Tina Monteles e sempre teve votação expressiva em Chapadinha.
 

Levi Pontes Afirma Não Ter Mais Interesse em Contrato com Prefeitura


Dr. Leví Pontes
Por: Alexandre Pinheiro - Blog do Alexandre
Em e-mail enviado ao blog (do Alexandre), o médico Levi Pontes discordou da nossa opinião de que tenha sido um erro histórico o aluguel dois hospitais particulares. Argumenta Levi Pontes que para se tornar gestor Pleno de Saúde seria imprescindível ter leitos disponíveis e que o município de Chapadinha aquela época não tinha nenhum hospital.

O ex-secretário afirma ter criado em sua gestão PSF, SAÚDE BUCAL, RAIO X, E.C.G. ULTRASSONOGRAFIA, ENDOSCOPIA , FISIOTERAPIA e haver garantido independência na saúde para a formulação de políticas públicas e elevando o teto financeiro que encontrou de R$ 44.500,00 reais para os atuais R$ 2.180.000,00.

Informa também “estes hospitais são extremamente lucrativos para o município, visto que a sua produtividade SUS supera R$ 200.000,00 - duzentos mil reais por mês- e a despesa da prefeitura é de R$ 75.000,00- mês".

Levi Pontes fez questão de deixar claro que não tem interesse em manter o contrato com a Prefeitura, porque considera que seu patrimônio esteja sendo sucateado.

Sobre o sub-título: ¨farinha pouca meu pirão primeiro” ele afirma que o dinheiro encontra-se depositado na conta do HCC, conforme recibo que garante haver mostrado em reunião com os funcionários. “Fui obrigado a fazer apreensão do chegue pois tinha que pagar os impostos trabalhistas, luz, água , fone , todos com pagamentos obrigatórios, sob pena de punições trabalhista” declarou.

Por fim parabeniza o blog (do Alexandre) por ter reconhecido que a saúde pública está na UTI. Que ele considera “esquecida pela administração, que insiste culpá-lo, pela falta de pagamento do mês de março”, finalizou.

Campanha contra a febre aftosa começa amanhã, em Chapadinha

A Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa começou no dia primeiro de maio, mas o lançamento oficial se deu na manhã da última terça-feira (3), na Sede da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), no Parque Independência, em São Luís, e contou com a presença da governadora Roseana Sarney.

O lançamento oficial da campanha em Chapadinha será neste sábado, dia 7, na Fazenda Angelim, na BR 222. Na oportunidade, será realizada uma palestra sobre aftosa e brucelose. O chefe da AGED em Chapadinha, Carlos Henrique Marques, lembra que é obrigatória a vacinação contra a brucelose, de fêmeas, que tenham entre 3 e 8 meses de idade. Caso contrário, o proprietário não poderá realizar a movimentação destes animais.

O Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com mais de sete milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado. A meta da campanha, que vai até o dia 31 de maio, é vacinar todo este rebanho, o que garantiria o reconhecimento do Maranhão como um estado livre da aftosa, garantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Curso de vacinador

Nesta sexta-feira, dia 6, será realizado a partir de 8h, como parte da programação da campanha em Chapadinha, um curso de vacinadores contra a aftosa, na sede da AGED, na Avenida Presidente Vargas, no Bairro da Corrente. Será o primeiro curso deste tipo, ministrado pelo SENAR e pela AGED, na região. Serão formados 15 vacinadores que sairão com seus diplomas em mãos, prontos para o mercado de trabalho.

Eles sairão capacitados como vacinadores e irão ganhar dinheiro com isso. É uma inovação da AGED e do SENAR, porque há uma escassez desses profissionais na região”, disse Carlos Henrique.

CH lembrou também, que outros interessados podem participar do curso, mas não receberão o certificado. Somente os 15 pré-selecionados terão esse direito.
 

Portaria proíbe abuso sonoro na comarca de Araioses

Portaria editada pelo juiz Marcelo Fontenele Vieira, titular da 1ª vara e respondendo pela 2ª vara da comarca de Araioses (distante 232 km de Chapadinha), proíbe “terminantemente e independente do horário” o abuso sonoro em área residencial, bem como nas proximidades de escolas, hospitais e órgãos públicos, proveniente de equipamento de som de veículos (automotores e de tração animal), bares, residências, comércio ambulante e restaurantes.

No documento (Portaria 14/2011), o magistrado determina ainda à Polícia Militar, à Polícia Civil e à Guarda Municipal “a fiscalização ostensiva dos limites de emissão de sons e ruídos, na forma estabelecida na portaria”.

Providências - Ainda de acordo com o documento, “o impedimento ou imposição de dificuldade à atividade de fiscalização por qualquer pessoa implicará em crime de desobediência, devendo aquele que assim proceder ser imediatamente conduzido à delegacia para as providências necessárias”.

Nas palavras do juiz, a pedido dos interessados, as restrições poderão ser flexibilizadas quando da realização de eventos festivos tradicionais da cidade, desde que restrito às proximidades do evento.

Sossego - Na portaria, Marcelo Fontenele destaca as “inúmeras notícias que recebe diariamente por parte de cidadãos que dão conta que veículos particulares equipados com sistema de som amplificado de alta potência circulam pelos logradouros da cidade, bem como estacionam diante de bares, restaurantes e similares, com o respectivo som em alto volume ou freqüência em limites intoleráveis, molestando a paz e o sossego alheio”.

O juiz cita ainda as penas e medidas administrativas previstas para o tipo de abuso: prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses ou multa (art. 42, inciso III, da Lei das Contravenções Penais) e Multa e Retenção de Veículo para Regularização (Código de Trânsito Brasileiro).

Marta Barros
Assessoria de Comunicação da CGJ

Construção de novo supermercado começa na próxima semana

Imagem do Mercadinho Pinheirense

Por: William Fernandes - Blog do William

Mercadinho irá oferecer entre 50 e 60 funcionários. Será climatizado e terá 10 check outs (caixas), açougue, padaria, eletro, frutaria, praça de alimentação, magazine e a linha de varejo em geral.

Nos últimos dias, não se tem falado em outra coisa em Chapadinha, a não ser nos novos empreendimentos que estão chegando mês a mês à cidade. Lojas de móveis, de vestuário, de acessórios, clínicas médicas. Os leitores do blog têm lido, com bastante interesse, as matérias aqui publicadas sobre o assunto. Alguns até comentam.

Recentemente, a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, falou na Rádio Mirante (local), o que já havíamos antecipado aqui no blog. Ela disse que muitas empresas têm procurado a prefeitura para comunicar interesse em se instalarem em Chapadinha.

A Suzano Celulose está prestes a anunciar a implantação de uma unidade no município, que gerará milhares de empregos, entre diretos e indiretos. De acordo com a prefeita, um empresário estaria planejando construir um shopping center na cidade. Há ainda, o interesse de outro empresário, em instalar uma concessionária de veículos, além de outras grandes redes de lojas de departamentos em vir para Chapadinha. A Mundo Novo, de Goiânia-GO, já está selecionando os futuros funcionários.

O Armazém Paraíba, há anos que fala em ampliar sua loja em Chapadinha. Parece que a idéia agora vai sair do papel e teremos mais uma loja com padrão de capital em nossa cidade. Provavelmente vai gerar mais emprego.

Com todo esse “boom” econômico, a cidade tem que correr contra o tempo e qualificar mão de obra. É preciso parar de reclamar que falta emprego e partir para a luta. Sem esta qualificação, corremos o risco de ficarmos de camarote, só assistindo o pessoal “de fora” abocanhar os melhores cargos e torcer para sobrar, pelo menos uma vaguinha no “porta malas” do bonde, que tá andando rápido.

O SINE tá aí, esperando jovens com seus currículos e os orientando como proceder na hora de uma entrevista de emprego. E mais, está oferecendo cursos de qualificação para jovens acima dos 18 anos de idade, em três turnos diferentes. Então, quem quiser, é só buscar mais informações no SINE, à Rua Benjamin Ferreira, 520, Centro, canto com a Rua do Comércio.


De acordo com o secretário municipal do trabalho e diretor do SINE de Chapadinha, Zezinho Lima, a escola técnica já foi liberada. A informação lhe foi repassada pelo deputado estadual Magno Bacelar, que está lutando por isso. Zezinho trás outra boa notícia. Ele, juntamente com a prefeita e a Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS, estão prestes a conseguir uma unidade permanente do Shopping do Cidadão, que facilitará a vida de muita gente na aquisição de documentos essenciais.

Hoje, o SINE informa que há vagas para técnico agrícola, técnico em enfermagem, representante comercial, babá. O órgão é aberto de segunda a sexta, de 8h às 18h, sem intervalo para almoço.


Nossa falei isso tudo só pra dizer qual o próximo empreendimento que virá. Mas vale a pena ler esse preâmbulo. Principalmente quem não leu as informações anteriores.


Supermercado novo na cidade


Mercadinho Pinheirense, em Santa Luzia - Construção em Chapadinha começa na próxima semana
 
Ontem, falei que iria anunciar o nome de um supermercado que está prestes a chegar a nossa cidade. Centenas de pessoas leram a chamada, na expectativa de saber o nome. Mas só agora podemos anunciar.


Trata-se do Mercadinho Pinheirense, com sede em Santa Luzia do Paruá, e que está se expandindo pelas principais cidades do interior do Maranhão. Chapadinha, como disse em matéria anterior, é a “bola da vez”.

O prédio será construído a partir da próxima semana, no terreno que fica em frente ao Posto Santo Antônio, na Avenida Ataliba Almeida. O ponto é central e fica numa das avenidas de maior movimento da cidade.
 
Apesar de ser chamado “Mercadinho”, o Pinheirense é coisa grande. Vai gerar de 50 a 60 empregos diretos. Terá 10 check outs (caixas), açougue, padaria, eletro, frutaria, praça de alimentação, magazine e a linha de varejo em geral. Climatizado, claro.

Seleção de funcionários

O processo de seleção acontecerá pelo menos três meses antes da inauguração, que deve ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2012. Nesse mesmo período, o Grupo Pinheirense estará inaugurando outra filial na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense.
 
Brevemente traremos mais informações a respeito do Mercadinho Pinheirense.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Secretário de Assistência Social fala sobre ações para tornar mais transparente o trabalho da SEMAS

Eduardo Braga durante reunião com beneficiários do Programa Bolsa Família

Atendendo solicitação do secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Braga, o blogueiro Antenor Ferreira (Blog Interligado) esteve na SEMAS na manhã desta terça-feira (3) para colher alguns dados a cerca de ações que estão sendo tomadas para garantir a maior transparência e eficiência nos trabalhos desenvolvidos pela secretaria.

Assim como a saúde e educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social é uma pasta que dispõem de recurso próprio, o que faz necessário um rígido controle para evitar gastos desnecessários e má aplicação das verbas.

Eduardo Braga informou que como medida inicial desse processo está realizando uma auditoria em todas as contas da secretaria. Além disso, ele está fazendo um estudo junto a sua assessoria jurídica para tornar mais transparente os gastos e ações da pasta publicando todos os gastos na internet.

A sociedade tem direito e dever de saber para onde vai o dinheiro recolhido por seus impostos”, disse Eduardo Braga.

Outra iniciativa que está sendo tomada é voltada ao programa social de distribuição de renda, Bolsa Família do governo Federal.

O secretário solicitou junto à secretaria de administração pública do município a lista de todos os funcionários municipais, a fim de detectar pessoas que possam está recebendo indevidamente o benefício.

Eduardo justificou que o objetivo é garantir que o programa beneficie aqueles que realmente necessitam, e que essa ação será realizada de maneira rotineira.

Ainda segundo o petista, muitas ações serão desempenhadas, provocando significativas mudanças nesse setor da administração pública.

SINE oferece diversas vagas de emprego e cursos de capacitação no município

Em parceria com a GESTOR Consultoria, estão sendo selecionados 28 profissionais para loja NOVO MUNDO

À esquerda o Sec. Mun. de Trabalho e renda Zezinho Lima, membros do SINE e consultores da empresa GESTOR

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Zezinho Lima, comunica a população Chapadinhense que o escritório local do SINE - Sistema Nacional de Empregos, está disponibilizando diversas vagas de emprego e cursos de capacitação para o público de Chapadinha e municípios vizinhos.

Para cursos de capacitação estão sendo disponibilizados mais de 150 vagas nas áreas de elétrica, elétrica de manutenção, elétrica de telecomunicação, entre outros setores.

Os cursos serão realizados na UNIVIMA em Brejo-MA, a partir de 16 de maio de 2011. Inscrições e informações podem ser obtidas na agência do SINE no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta, somente até o próximo dia 05.

Sobre vagas de emprego o secretário Zezinho Lima informou que estão disponíveis vagas para as áreas de cobrança, técnico agrícola, representante comercial e outros.

NOVO MUNDO – A cerca da chegada da loja de departamentos NOVO MUNDO no município, Zezinho informou que ainda há vagas e nos forneceu em primeira mão a lista da primeira turma de seleção da empresa, que acontecerá nesta quarta-feira (4), a partir das 9h na sede da Faculdade COC, localizada na rua Oseas Vieira Passos, N° 8954, bairro São José. Confira abaixo:

PROCESSO SELETIVO PARA AS LOJAS NOVO MUNDO

TURMA 1 - (4/5/2011 - 10h) 

1 Adenilson Melo Viana - Vendedor

2 Ana Cláudia Brito Vasconcelos - Vendedor

3 Angélica de Araújo Nunes - Caixa

4 Antônio Edvan Ferreira de Sousa - Vendedor

5 Audaísa da Silva - Caixa

6 Aurilenne de Souza Monteiro - Vendedor

7 Auryneth Lima da Trindade - Caixa

8 Bárbara de Souza Franco - Vendedor

9 Bernardo Fernandes de Sousa Filho - Vendedor

10 Camila Silva da Mata - Caixa

11 Catiane da Conceição de Almeida - Caixa

12 Cleidymara da Costa Bezerra - Vendedor

13 Dailmara Lima de Araújo - Vendedor

14 Danielle Ferreira da Silva - Vendedor

15 Darlene France Sousa da Silva - Vendedor

16 Denílson Lima da Silva - Vendedor

17 Diana Ferreira Dourado - Caixa

18 Edenice Alves da Silva - Caixa

19 Edileusa dos Santos Pereira - Vendedor

20 Eliene de Oliveira Ramos - Caixa

21 Elizângela da Silva Mendonça - Vendedor

22 Eudilene Lima de Sousa - Vendedor

TURMA 2, (4/5/2011 - 10h) 

1 Evaldirene Ribeira da Silva - Caixa

2 Fabiane Araújo Chaves - Vendedor

3 Fabrício da Silva Sousa - Vendedor

4 Fernando de Sousa Almeida - Vendedor

5 Franciane Galvão Porto - Vendedor

6 Francisca das Chagas Carvalho do Espírito Santo Lopes - Vendedor

7 Francisco Jonas Lima Medeiros - Vendedor

8 Francisco Leite da Costa Filho - Vendedor

9 Francyara Silva Monteles - Vendedor

10 Hildeanes Silva Lima - Vendedor

11 Joabe Reis da Silva - Vendedor

12 João Ferreira Albuquerque - Vendedor

13 João José de Sousa - Vendedor

14 José Naldo Lobo de Sousa - Vendedor

15 Josiane Maria Sampaio Conceição - Caixa

16 Joysa de Fátima Araújo Souza - Caixa

17 Kátia Lopes do Nascimento - Vendedor

18 Laura Amélia Barbosa - Vendedor

19 Leyla de Sousa - Caixa

20 Liliana Borge da Silva - Vendedor

21 Lourizan Alves Silva - Caixa

22 Maiane de Araújo Saturnino - Vendedor

TURMA 3, (4/5/2011 - 13h) 

1 Marcelino Sandes Pereira Neto - Vendedor

2 Maria de Jesus da Silva Rêgo - Vendedor

3 Maria dos Milagres Ferreira de Sousa - Caixa

4 Maria Eurisa de Lima Vasconcelos - Vendedor

5 Maria Ivana Pereira Costa - Vendedor

6 Maria Tagiany Silva - Vendedor

7 Marlon Silva dos Santos - Vendedor

8 Naiane Galvão Porto - Vendedor

9 Patrícia Lucília Pereira dos Santos - Vendedor

10 Paulo Henrique Santiago Silva - Vendedor

11 Raimundo Nonato Lima Sena - Vendedor

12 Raquel Pontes de Sousa Vieira - Vendedor

13 Regiames de Melo Silva - Vendedor

14 Rhuan Rodrigues Silva - Vendedor

15 Rita de Cássia Mathias Lima - Caixa

16 Rosabelta Sousa da Silva - Caixa

17 Rozeane Sousa da Silva Lopes - Caixa

18 Ryod de Sousa Costa - Vendedor

19 Suzane Gomes dos Santos - Caixa

20 Taís da Silva Siqueira - Vendedor

21 Valéria de Lima - Vendedor

22 Waltemir Siqueira de Souza - Vendedor

A seleção dos candidatos será feita pela empresa GESTOR.

Arquivo do blog