WebNet

WebNet

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Campanha contra a febre aftosa começa amanhã, em Chapadinha

A Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa começou no dia primeiro de maio, mas o lançamento oficial se deu na manhã da última terça-feira (3), na Sede da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), no Parque Independência, em São Luís, e contou com a presença da governadora Roseana Sarney.

O lançamento oficial da campanha em Chapadinha será neste sábado, dia 7, na Fazenda Angelim, na BR 222. Na oportunidade, será realizada uma palestra sobre aftosa e brucelose. O chefe da AGED em Chapadinha, Carlos Henrique Marques, lembra que é obrigatória a vacinação contra a brucelose, de fêmeas, que tenham entre 3 e 8 meses de idade. Caso contrário, o proprietário não poderá realizar a movimentação destes animais.

O Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com mais de sete milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado. A meta da campanha, que vai até o dia 31 de maio, é vacinar todo este rebanho, o que garantiria o reconhecimento do Maranhão como um estado livre da aftosa, garantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Curso de vacinador

Nesta sexta-feira, dia 6, será realizado a partir de 8h, como parte da programação da campanha em Chapadinha, um curso de vacinadores contra a aftosa, na sede da AGED, na Avenida Presidente Vargas, no Bairro da Corrente. Será o primeiro curso deste tipo, ministrado pelo SENAR e pela AGED, na região. Serão formados 15 vacinadores que sairão com seus diplomas em mãos, prontos para o mercado de trabalho.

Eles sairão capacitados como vacinadores e irão ganhar dinheiro com isso. É uma inovação da AGED e do SENAR, porque há uma escassez desses profissionais na região”, disse Carlos Henrique.

CH lembrou também, que outros interessados podem participar do curso, mas não receberão o certificado. Somente os 15 pré-selecionados terão esse direito.
 

Arquivo do blog