WebNet

WebNet

sábado, 12 de setembro de 2009

Empréstimo consignado está suspenso para atualização

O sistema de empréstimo consignado para funcionários públicos estaduais, serviço prestado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), está suspenso desde as 16h da última sexta-feira (11), e só deverá ser reativado na próxima semana. A paralisação é necessária para a captação dos dados e atualização dos valores na folha de pagamento deste mês. A secretaria esclarece ainda que atualização é um procedimento normal porque este mês houve a implantação do Programa de Refinanciamento de Empréstimo Consignado em folha de pagamento.

Programa
Pelo programa, os servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas estão podendo se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil, na capital ou no interior, para adquirir uma senha de acesso ao sistema e renegociar suas dívidas ou mesmo fazer novo empréstimo a juros médio de 1,60% ao mês.

Essa medida foi possível graças a uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seaps, que beneficiou diretamente milhares de servidores públicos que vinham pagando uma taxa mensal de juros de 2,70%. Com o refinanciamento, os servidores poderão parcelar a dívida em até 72 meses com a taxa de 1,60% ao mês. Estas condições para refinanciamento e para novos empréstimos consignados no Banco do Brasil estão garantidas até novembro.
Ascom/Governo do Estado

Quais Seriam os Novos Vereadores de Chapadinha?

Na foto-montagem (da esquerda para direita): Dra. Lívia Saraiva, Profº Orlando e Marcelo Aguiar
Caso a Proposta de Emenda Constitucional que aumenta o número de vereadores venha com efeito retroativo, cinco suplentes de vereadores que disputaram as últimas eleições ano passado aumentariam a representação chapadinhense. Na expectativa da modificação das bancadas, partidos e grupos políticos locais fazem cálculos desencontrados a cerca de quem assumiria ou não cada uma das vagas previstas pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Depois do avanço da proposta que acrescenta mais de 7 mil vereadores em todo os suplentes retomaram as esperanças de assumir os mandatos. Em Chapadinha, de acordo com a PEC, é ponto pacífico que a cidade volta a contar com 15 parlamentares. Contudo, há dúvida quanto aos efeitos da entrada em vigor da Emenda Constitucional.

Pelo texto atual o número de 15 vagas só passa a valer em 2013. Mas ainda pode sofrer alteração na votação em segundo turno e ainda no senado. Computando os números do pleito de 2008, os suplentes que assumiriam seriam: Turiba-PSB, Lívia Saraiva-PTB, Professor Orlando e Marcelo Aguiar, ambos do PDT e, ainda, Raimundinha Almeida-PR.

Além da improvável modificação do texto, um pronunciamento do Presidente do TSE, Carlos Ayres de Brito, colocou uma ducha de água fria nas pretensões dos suplentes. Segundo o ministro, a jurisprudência do TSE sustenta que uma emenda à Constituição pode criar novas vagas para vereadores, mas a mudança teria que ocorrer antes do pleito. “Não vou me pronunciar sobre a constitucionalidade ou não desse projeto. O que posso dizer é que, de acordo com a jurisprudência, é possível o aumento do número de vereadores por emenda desde que passe a vigorar na legislatura subsequente”, afirmou.

Aos suplentes, porém, restou o consolo de que, havendo mais vagas, a próxima disputa seja menos penosa.

Veja abaixo quadro com composição da Câmara com 15 vereadores. O cálculo foi produzido pela Câmara dos Deputados e divulgado pelo gabinete do Deputado Roberto Rocha.


www.alexandre-pinheiro.blogspot.com

Chapadinha Sediará Conferência Intermunicipal de Educação

Mais de 9 mil pessoas entre pais, alunos, professores, gestores estaduais e municipais, representantes dos poderes públicos, de entidades e da sociedade civil organizada participarão das 19 Conferências Intermunicipais/Regionais de educação, que acontecerão a partir do próximo dia 24 de setembro, nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE) do estado.

Organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com outras 21 órgãos e entidades que atuam na área da educação, as conferências serão realizadas em três etapas. A primeira delas ocorrerá em sete regionais e as outras duas em seis UREs, simultaneamente. Os eventos se estenderão até outubro e antecedem a Conferência Maranhense de Educação (Comae), que acontecerá de 18 a 20 de novembro.

As etapas regionais e a estadual serão preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que irá ocorrer em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010.

Um total de 70 delegados serão eleitos durante a conferência estadual para representar o Maranhão no evento. Os delegados serão eleitos no estado segundo critérios definidos pela comissão organizadora nacional.

Os procedimentos para a participação, o cronograma de realização das conferências, além de outras informações sobre o evento, podem ser acessadas no portal da educação através do endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br
Ascom/Seduc - Leia Mais...

Veja a data da conferência intermuncipal de sua região:


SEDUC Abre Inscrições Gratuitas Para Encceja - 2009

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), informa que estão abertas até o dia 30 deste mês, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja - 2009). As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para a inscrição no Encceja o candidato deverá, na data de realização da primeira prova, ter no mínimo 15 anos completos para o nível de ensino fundamental. Para validade de inscrição do exame a idade do participante é requisito fundamental. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente por meio do endereço www.encceja.inep.gov.br, até as 23h59 do próximo dia 30.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Chapadinha Recebe IV Etapa de Projeto de Valorização da Cidadania

No próximo dia 13, domingo, às 7h30, do 24º Batalhão de Caçadores (São Luís), sairá um grupo de 90 "rondonistas" (universitários, professores, coordenadores e pesquisadores) rumo a municípios do interior do Estado, para a quarta etapa do Projeto "Registro Civil de Nascimento: O Primeiro Passo para a Construção da Cidadania". Nesta etapa, eles irão identificar e mapear os grupos populacionais prioritários, bem como as condições de serviços de atendimento referentes à concessão do Registro Civil de Nascimento e documentação civil básica, existentes nos 25 municípios maranhenses contemplados pelo Projeto.

A etapa de mapeamento acontecerá em três momentos. O primeiro será de 13 à 19 de setembro englobando os municípios de Santa Inês, Monção, Coroatá, Santa Luzia, Caxias, Grajaú, Pio XII, Chapadinha, Buriti e Vargem Grande. O segundo momento será de 23 à 29 de setembro, nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Bacabal, São Mateus, Colinas, Paraibano, Balsas, Codó, Lago da Pedra e Barra do Corda.

E o terceiro e último momento será de 12 à 18 de outubro, nos municípios de Pinheiro, Passagem Franca, Pastos Bons, Vitorino Freire e Pindaré Mirim.

O projeto "Registro Civil" é uma parceria da Associação Nacional dos Rondonistas (Projeto Rondon), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania do Maranhão, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão/Corregedoria-Geral de Justiça, UFMA e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.

Municípios do Baixo Parnaíba Incluídos Na Construção De 64 Hospitais

Foi realizada nesta quinta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de 64 hospitais com 20 leitos, no interior do Maranhão. A solenidade contou com a participação da governadora Roseana Sarney, do vice-governador, João Alberto, do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, entre outros secretários, prefeitos e deputados.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, que abriu a solenidade, agradeceu a presença dos 64 prefeitos e o apoio de todos na concretização do programa Saúde é Vida. Em seguida, a governadora Roseana Sarney declarou que "o dia de hoje marca o início da construção do novo tempo para a saúde no Maranhão" e como sendo um momento como histórico, convidou todos prefeitos presentes para assinar a ordem de serviço.

A governadora anunciou ainda que a construção dos 64 hospitais, que faz parte do investimento de R$350 milhões de reais do programa Saúde é Vida, vai gerar 10 mil empregos diretos. A governadora anunciou também a inclusão do município de Pinheiro como a nova macro-região, que se junta aos municípios de Imperatriz e Caxias neste novo empreendimento do Estado.

Região Baixo Parnaíba - Dentre os nove municípios que englobam o 4º Lote, e terá como empreiteira responsável a Dimensão Engenharia, há quatro situados no Baixo Parnaíba maranhense. São eles: Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Água Doce do Maranhão e Paulino Neves. Os outros cinco são: Afonso Cunha, Presidente Vargas, Morros, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Veja aqui a relação dos municípios onde serão construídos os hospitais e as empresas responsáveis pelas obras.

Polícia encontra fotos e peças íntimas de crianças na casa de suspeito de pedofília

Texto e fotos: Jornalista William Fernandes - Blog TvMirante
João Carvalho Rodrigues, de 26 anos, conhecido como "João da Cohab" (foto) foi preso em flagrante na noite da última quarta-feira (9), acusado de ter abusado sexualmente de uma criança de 5 anos de idade. Ele nega o crime, mas a polícia encontrou na casa dele várias fotos de crianças, de mulheres com roupas íntimas, além de fitas e revistas de sexo e peças íntimas de crianças, reforçando a tese de que ele possa ter praticado outros atos de pedofília.

Quilombolas Serão Beneficiados Com Escolas

Vinte e quatro municípios maranhenses com comunidades remanescentes de quilombos devem ser beneficiados com a determinação do Ministério da Educação (MEC), que vai investir R$ 25 milhões na construção de escolas em comunidades quilombolas de todo o país. A ação faz parte do projeto Brasil Quilombolas, desenvolvido desde 2003 pelo Governo Federal, por meio do MEC.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já intermediou nesta quinta-feira (10), a primeira reunião entre representantes do Ministério, prefeitos e secretários municipais de Educação, com o objetivo de sensibilizá-los da importância de qualificação dos projetos, que devem ser apresentados junto ao MEC.

O encontro foi realizado no auditório da Seduc e foi aberta pelo secretário estadual de Educação, César Pires. Ele afirmou que a construção de escolas em áreas quilombolas não é um compromisso só de Governo, mas de toda a sociedade brasileira. "Não estamos preocupados somente com a obra física e sim em oferecermos a essas comunidades o resgate da cidadania, o respeito e toda a atenção que merecem, ofertando-lhes escolas com infra-estrutura e professores qualificados que ajudem a formar grandes cidadãos", afirmou Pires.

Confira os municípios a serem contemplados: Alcântara, Anajatuba, Bacuri, Bequimão, Brejo, Buriti, Cajari, Capinzal do Norte, Caxias, Central do Maranhão, Codó, Coelho Neto, Duque Bacelar, Humberto de Campos, Icatu, Matinha, Miranda do Norte, Mirinzal, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Peritoró, Presidente Juscelino, Porto Rico do Maranhão e Santa Rita.
Ascom

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Caema realiza reunião sobre Gerenciamento das Unidades de Negócios do Interior

Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), será realizada uma reunião sobre o Gerenciamento das Unidades de Negócios do Interior, sobre a coordenação do Diretor de Operação e Manuntenção Engº Cristovam Delvamar Rodrigues Teixeira Filho e, da Diretora Administrativa Financeira Engª Ivana Aparecida Colvara.

Além dos membros da Diretoria Executiva da CAEMA, estarão presentes Assessores, o Superintendente Regional e Gerentes de todas as Unidades de Negócios do Interior.

Segundo o Gerente da Unidade de Negócios de Chapadinha, Roberval Soares Lima (foto), nos dois dias, o encontro, que será realizado no Auditório da CAEMA, terá início as 8h.

Lavrador é preso suspeito de estuprar criança de 5 anos

Na foto: Os jornalistas Luís Carlos Júnior e J. Coutinho (Sistema Mirante de Chapadinha), que assinam esta matéria - www.tvmirante.blogspot.com
O lavrador João Carvalho Rodrigues, de 26 anos, conhecido como "João da Cohab", foi preso por volta das 18h30, desta quarta-feira (9), por policiais militares, no bairro Areal. João Carvalho é suspeito de ter molestado sexualmente uma criança de cinco anos de idade. De acordo com uma tia da criança, João aproveitou a ausência da mãe da menor para entrar na casa. Detalhe: o suspeito é vizinho da menina.

Foi a sobrinha de João quem flagrou o tio com a criança e alertou os vizinhos. Dezenas de pessoas tentaram linchar o suspeito, mas foram contidos pelos Policiais Militares que imediatamente chegaram ao local da ocorrência. De acordo com o Sargento Malheiros, a sobrinha do suspeito e a mãe da criança confirmaram que João da Cohab e a criança estavam sem roupas. Os policiais militares encaminharam o preso para a DP onde deverá ser ouvido pelo delegado. A criança foi submetida ao exame de conjunção carnal realizada pelo médico Josué Portela que informou que o resultado deverá nesta quinta-feira (10).

Chapadinha com 15 vereadores em 2013

Com as galerias do plenário lotadas de suplentes de vereadores, a Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta quarta-feira (9), a Proposta de Emenda à Constituição que aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo o país.

Votaram a favor da proposta 370 deputados e, contra, 32 parlamentares. A PEC foi aprovada em primeiro turno e ainda deve passar por uma segunda votação no plenário da Câmara, para só depois ser promulgada pelo Congresso.

A aprovação da matéria, no entanto, não deve ter efeito retroativo às eleições de 2008. A PEC não determina que os suplentes ocupem as novas cadeiras, apenas estipula um novo limite de vagas nas câmaras municipais.

Com isso, se mantido texto atual na votação em segundo turno, Chapadinha volta a ter 15 vereadores, porém, somente a partir das próximas eleições municipais.

SÃO BERNARDO - Agência do BB é assaltada e gerente é feito refém


por Luís Carlos Júnior - www.tvmirante.blogspot.com
Quatro homens assaltaram, no início desta quarta-feira (9), a agência do Banco do Brasil do município de São Bernardo (130 km de Chapadinha). Antes de irem à agência do banco, os assaltantes invadiram a residência do gerente do banco, fazendo a família de refém desde às 22h de terça-feira (8). Segundo informações extra-oficiais, os assaltantes teriam levado de 50 a 100 mil reais da agência.
De acordo com a Polícia Militar da região, o gerente, a mulher, o filho e a empregada ficaram em poder dos assaltantes sob a mira de armas de fogo ao longo de toda a madrugada. Na manhã desta quarta-feira (9), por volta de 6h30, dois assaltantes seguiram para agência do Banco do Brasil, acompanhados do gerente, enquanto a família ficou com os outros dois assatantes em um lugar ermo.

Ainda de acordo com informações da PM, o tesoureiro do banco foi comunicado sobre o sequestro e teve que ir à agência para entregar o dinheiro. Dois vigilantes se encontravam na agência no momento em que o gerente, o tesoureiro e o assaltante chegaram ao banco. Os vigilantes, porém, não desconfiaram de nada.

Dez minutos após efetuarem o assalto, os bandidos libertaram os reféns sem disparar um tiro. De acordo com o Major Edvaldo Mesquita, da PM, homens da Força Tática estão no município tentando localizar os bandidos, mas até agora ninguém foi preso. A 4ª Companhia de Polícia Militar de Chapadinha está mobilizada em todos os municípios da Região do Baixo Parnaíba.

Galo empata e mais uma vez arbitragem é destaque negativo

por William Fernandes - Blog TvMirante
Foi uma grande injustiça para o Chapadinha o empate por 1 a 1 no jogo contra o Moto, nesta quarta-feira (9), em São Luís. O time mandou no jogo inteiro e teve até gol anulado. O gol do Chapadinha foi marcado por Evandro cobrando penalti no finalzinho. Deve ter sido um daqueles penaltis escandalosos para que o árbitro marcasse, uma vez que o Chapadinha está sendo perseguido pela arbitragem segundo seus dirigentes.
No intervalo, o técnico do Galo, Santos, disse em entrevista à Rádio Educadora que um dos assistentes teria dito a seguinte frase, após reclamação do gol de Cortez anulado: "Vocês não pagaram a gente lá em Chapadinha, agora vão nos pagar".
O presidente do Galo, Magno Bacelar e a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, assistiram o jogo das cadeiras do estádio Nhozinho Santos e saíram furiosos. "Nada justifica a atitude errada de um árbitro. Não pagamos a arbitragem no jogo do Chapadinha contra o Santa Quitéria porque a renda foi confiscada antes do final da partida. Ninguém se prepara para isso. Quando o árbitro erra ele nunca é punido e ainda é defendido. Quando o Chapadinha não consegue cumprir com um compromisso, mesmo sem má intenção, muita gente sabe criticar. É muito difícil fazer futebol assim", desabafou o presidente após o jogo.
A prefeita de Chapadinha também ficou insatisfeita. "Nosso time provou que é melhor e já merecia ter vencido lá em Chapadinha na estréia, mas com essa arbitragem é impossível isso acontecer. Hoje jogamos melhor e o empate não refletiu o que os dois times apresentaram", disse.
Realmente tá difícil. Desde o início que estamos alertando: Primeiro a classificação do Moto, depois, pode ser que sobre alguma coisinha pro "resto" dos times que estão compondo a segundona de um torneio de quinta categoria.
É, mas se o Moto quiser a classficação, terá que torcer por um empate entre Santa Quitéria e Viana e ainda terá que vencer ou empatar com a "Raposa", dependendo do resultado de Chapadinha e Viana, em Chapadinha, na última rodada.
Pois é, um torneio com apenas 4 times disputado em pontos corridos. No mínimo, é para o Moto não ter que viajar mais vezes ao interior por causa das despesas. Não falo isso para defender Chapadinha ou quem quer que seja, nem criticar o Moto, mas para desabafar contra os desmando de uma federação que nem elaborar uma tabela sabe.
Classificação
1º Moto - 4 pontos
2º Chapadinha - 2 pontos
3º Santa Quitéria - 1 ponto (saldo 0)
4º Viana - 0 ponto

Próximos jogos
13/09 - Domingo
15h34 - Santa Quitéria x Viana

20/09 - Domingo
15h45 - Chapadinha x Viana
15h45 - Santa Quitéria x Moto

Uema seleciona tutores para cursos à distância

Estão abertas, desde ontem quarta-feira (9) ao dia 18 de setembro, as inscrições para o cadastro de tutores presenciais, no Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet). As vagas são destinadas aos cursos superiores a distância em 30 municípios do Estado

Os interessados devem ter experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior ou ter pós-graduação ou estar vinculado a um programa de pós, de acordo com a Resolução CD/FNDE de nº 026, de 05 de junho de 2009. É necessário, sobretudo, ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais para a atividade no pólo, inclusive aos sábados e, eventualmente, aos domingos. A bolsa mensal, definida pela mesma Resolução, é de R$ 600,00.

Os participantes do curso de Formação de Tutores da Uema, em andamento ou já concluídos, serão automaticamente cadastrados, não sendo necessário fazer nova inscrição. As inscrições podem ser feitas no site www.uemanet.uema.br.

Confira a lista dos Municípios Polo:
Açailândia, Alto Parnaíba, Anapurus (distante 25km de Chapadinha), Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos e Imperatriz.
Ascom/Uema

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Morre o ex-deputado estadual Kleber Leite

Kleber Leite em foto de 1991
Velório está sendo realizado em Vargem Grande e sepultamento será amanhã, em SL.

O ex-deputado estadual Kleber Kleper Ferro Leite morreu na madrugada desta quarta-feira (9), no hospital São Domingos, em São Luís. Ele sofreu um ataque cardíaco por volta das 4h. Kleber Leite tinha aproximadamente 70 anos e estava internado há alguns dias.

O corpo de Kleber Leite já foi levado para o município de Vargem Grande, onde será velado durante todo o dia. Às 18h, o corpo do ex-deputado estadual deverá retornar para São Luís, onde será velado e sepultado, às 10h da manhã desta quinta-feira (10), no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

Kleber Leite, além de deputado estadual, foi chefe da Casa Civil do Estado na gestão do ex-governador Cafeteira. Ele tinha como base política o município de Vargem Grande e era casado com a ex-prefeita Maria Aparecida.

CASOS DE POLÍCIA

por Luís Carlos Júnior (foto)- www.tvmirante.blogspot.com

Discussão entre dois homens acaba com um ferido a bala na zona rural de Chapadinha
O lavrador Francisco Siriqueira da Silva, 52 anos, foi preso no Centro da cidade e conduzido para a delegacia de polícia, acusado de disparar um tiro utilizando uma espingarda artesanal contra Ismael da Silva Pinto, que foi atingido na perna esquerda. O caso aconteceu no último final de semana no povoado Jenipapo II. De acordo com Francisco Siriqueira (isso mesmo), tudo começou por causa de uma discussão entre ele e a vítima. A vítima foi internado no hospital regional HAPA, mas passa bem. O acusado após prestar depoimento ao delegado foi liberado em seguida, por não ter sido preso em flagrante, mas vai responder pelo crime em liberdade.

Mistério: Homem desaparece quando comemorava o 7 de setembro
Raimundo de Jesus, conhecido por "Totin" de 22 anos, teria sido levado por dois homens desconhecidos na última segunda-feira (7). O caso foi denunciado pela mãe, Maria Alice Marques de Jesus no programa Direto ao Assunto da Rádio Mirante AM. Segundo D. Maria, o filho saiu de casa acompanhado da mulher para assistir ao desfile de 7 de setembro, na Avenida Ataliba Almeida.

A mulher de Raimundo contou que os homens o pegaram pelos braços e disseram que eram primos dele e o levaram para rumo ignorado. Desesperada, ela disse que gritou para que os homens o deixassem. A mãe de Raimundo contou que só soube do desaparecimento do filho na manhã seguinte, informada pela nora, que mora próxima à sua casa na Vila Isamara. Até o fechamento dessa matéria, não obtivemos mais informações sobre o caso de Raimundo.

Furto em residência
Mais um furto a residência foi registrado na Delegacia de polícia. Desta vez, o meliante que até agora não foi identificado, entrou na casa da vítima localizada na Travessa Agostinho Ribeiro no bairro Areal, por volta das 13h da última segunda-feira (7). O “malaca”, levou a bolsa de dona Leontina Viana contendo R$ 295,00 e vários documentos. De acordo com a Polícia Militar, R$ 120,00 teria sido recuperado.

Segunda divisão: Moto recebe Chapadinha nesta quarta

por William Fernandes - Blog TvMirante
O Moto Club, líder da segundona 2009, com 3 pontos, poderá ser o campeão do primeiro turno conquistando apenas 6 pontos. É que a equipe rubro-negra vai enfrentar o Chapadinha nesta quarta (9), a noite, em São Luís e, se vencer, vai torcer por um empate entre Santa Quitéria e Viana na próxima rodada para garantir a classificação antecipada de volta a "elite" do fuebol maranhense. Simples, né?

Pois é. E do jeito que o Chapadinha foi prejudicado pela arbitragem na estréia contra o Santa Quitéria (o árbitro não deu 3 penaltis claros a favor do Galo da Chapada), dentro de casa, a diretoria já está preocupada com o que pode contecer em São Luis. Tem gente que até chegou a desconfiar que os empates entre os times do interior sejam a "senha" para o Moto retornar a primeira divisão no ano que vem sem maiores problemas. É melhor não duvidar.

FMF muda horário do jogo
Moto e Chapadinha se enfrentam as 19h, por causa do jogo do Brasil com o Chile pelas Eliminatórias da Copa da África 2010. Mesmo sem tempo hábil, o Moto pediu a mudança no horário, que estava previsto para 20h30 e a FMF aceitou. Bravooooo... Vai o Galo pedir alguma mudança na tabela pra ver se aceitam.

O Galo viajou nesta terça-feira (8), por volta das 20h, para a capital maranhense. Os jogadores que não puderam jogar contra o Santa Quitéria porque não foram regularizados a tempo, viajaram com a delegação. São eles: Hiltinho, Junior Pereu, Alisson e Jadinho. Galvan, como anunciado no blog, foi dispensado antes mesmo de ser inscrito.

Galo contrata mais reforços
Além de "Zidane" que foi confirmado aqui no blog, o Chapadinha anunciou a contratação de mais 3 jogadores: Lindoval, ex-Sampaio e Imperatriz e, Kelson e Fábio Ricardo, que até a semana passada defendiam o Moto. "Zidane" já está na cidade, mas não tem condições físicas para jogar. Os outros três ainda nem se apresentaram ao clube, mas se forem regularizados a tempo poderão ficar no banco no jogo contra o Moto.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comissão Municipal de Geografia e Estatística Será Instalada Em Chapadinha

Realizada no último dia 1º de setembro, na sede do IBGE, de Chapadinha, uma reunião convocada pela Diretoria do mesmo, para tratar da instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), onde compareceram representantes do Governo do Estado; Poder Executivo, Legislativo e Secretarias municipais; Sindicatos, Organizações Civis e representantes da sociedade local.

Raimundo Gomes Neto (Profº Axixá), na oportunidade foi e será temporariamente o representante do SINDCHAP nessa Comissão, que tem como objetivo acompanhar e ajudar nos trabalhos censitários que acontecerá no próximo ano, ou seja, o CENSO 2010.

Brevemente, acontecerá as inscrições para concurso, treinamento dos aprovados/classificados e contratação de trabalhadores temporários para o citado Censo.
Com informações de Raimundo Gomes Neto (Profº Axixá)
Secretário de Formação e Política Sindical

Baixo Parnaíba Terá Tribunal Popular do Judiciário

O município de Santa Quitéria na região do Baixo Parnaíba será o primeiro a receber as caravanas do Tribunal Popular do Judiciário (TPJ), nos próximos dias 10 e 11 deste mês. O primeiro dia será destinado a visitas de casos de violações de direitos humanos por omissão ou conivência do poder Judiciário em diversos municípios da região.

No segundo dia será realizada uma audiência pública onde serão relatados os casos apresentados, por pessoas que tiveram seus direitos violados, que serão ouvidas por profissionais do Direito, Psicologia, Serviço Social, Sociologia e Comunicação Social, além de autoridades religiosas, entre outros.

A comissão organizadora do Tribunal Popular do Judiciário, formada pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão, CNBB Regional NE V, SMDH, CIMI, CPT, ASP, Redes e Fóruns de Cidadania, MST e OAB/MA.

A comissão visitará os municípios de Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Chapadinha, Buriti de Inácia Vaz, Brejo, Magalhães de Almeida e São Bernardo, além de Santa Quitéria, cidade-sede do primeiro evento regional, colhendo depoimentos e documentos de casos de violações de direitos que irão compor os processos do TPJ.

“A ideia é colher provas, depoimentos, documentos, fotografias, gravações de áudio e vídeo, quando for o caso e possível, que nos ajudarão a formalizar as denúncias que, ao final do processo, serão encaminhados aos órgãos de controle nacionais e internacionais”, explicou Ricarte Almeida Santos, secretário-executivo da regional da Cáritas Brasileira.

“Se o Maranhão é o último estado em indicadores sociais, será o primeiro a colocar o poder judiciário no banco dos réus, em modelo que se quer copiado em outros estados, pois um judiciário inoperante não é, infelizmente, privilégio do Maranhão”, diz um documento do TPJ.
Com Informações do Blog do Itevaldo

Corpo de Chapadinhense é Encontrado em Praia de São Luís

Foto: Álbum de Família
O corpo de Gilberclei Soares (foto), 19 anos, foi encontrado na manhã da última segunda-feira (7), por volta das 10h45 , na avenida Litorânea, na capital maranhense.

Ele desapareceu no último sábado (5), na praia do Calhau, quando tomava banho, acompanhado de sua esposa, Ana Cláudia Sousa, 16 anos.

O corpo foi trazido para Chapadinha, onde chegou por volta das 18h, mas teve que ser sepultado minutos depois devido ao mal cheiro que já se exalava devido as condições de decomposição que o corpo apresentava. Segundo informações da mãe, o corpo foi encontrado incompleto.

O sepultamento foi realizado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro que leva o mesmo nome.

Desfile de 7 de Setembro Supera Expectativas em Chapadinha

Texto e foto (acima): www.localnoticias.com
Com o tema, Brava gente Brasileira, a Prefeitura Municipal de Chapadinha através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o Desfile de 7 de Setembro das escolas em comemoração a Semana da Pátria.
Logo no ínicio da manhã, a Prefeita Municipal de Chapadinha, Danúbia Carneiro abriu oficialmente, juntamente com a Fanfarra da Escola de Ximenes, as comemorações da Semana da Pátria, em frente a Prefeitura Municipal, numa solenidade que reuniu políticos, secretários municipais, o pároco da cidade, Manoel Neves, e a população, e contou ainda com a apresentação em desfile da Guarda Municipal de Chapadinha, hasteamento das Bandeiras e da presença das Fanfarras de Chapadinha.


O Desfile de 7 de Setembro, na avenida Ataliba Vieira de Almeida, reuniu cerca de 15 mil pessoas, nesta segunda-feira, segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Educação. Que esse ano trouxe uma novidade: a mudança de horário da manhã, para a tarde/noite.


O desfile que começou pouco depois das 17 horas foi até as 22h30 e trouxe à avenida cerca de trinta e três escolas, entre públicas, particulares e municipais. Além da participação da Guarda Municipal e dos Desbravadores.


A abertura ficou por conta da Fanfarra da Escola de Ximenes, que conduzidos pela baliza da banda, apresentou coreografias cheias de malabarismos. A primeira escola a adentrar a avenida foi o Colégio Sagrado Coração de Jesus, da rede particular, que trouxe como tema o meio ambiente. Para dar mais realidade, as crianças foram caracterizadas de plantas e animais, em extinção, chamando a atenção do público sobre a importância de preservar nosso ecossistema. Durante todo o evento, o que mais chamou a atenção dos presentes foi participação em massa das crianças menores de 6 anos, que deram um verdadeiro show de simpatia, alegria e desenvoltura na passarela. Muitas arriscavam até coreografias, levando o público ao delírio. Neste ano, as escolas capricharam nos temas, que homenageou médicos, juizes, promotores, o Galo da Chapada e teve até quem saiu até trajada de Prefeita Municipal de Chapadinha, caracterizada de Danúbia Carneiro.

Outro momento marcante durante o desfile, foi a passagem da escola UI João Gomes que homenageou a padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. Neste momento, muito emocionada, a Prefeita Danúbia Carneiro, foi às lágrimas e fez um comovente discurso agradecendo à Santa as bênçãos alcançadas.

Já no final dos desfiles, na passagem da Guarda Municipal, a Prefeita Danúbia, e a Gestora Regional de Educação, Licinha Aguiar Hortegal, brindaram a todos com uma participação inusitada, marchando com toda a tropa. O Secretario Municipal de Educação, Prof. João Damiani ressaltou a importância desse trabalho que está sendo realizado em Chapadinha e o desempenho das escolas, assim como a participação em massa da sociedade. “O que nós vimos aqui hoje foi um pequeno momento do trabalho sério que todas as escolas estão fazendo, não só no sistema municipal de educação, como também no estado. Eu me sinto gratificado pela resposta da população e pelas escolas, porque colocamos o sistema municipal de educação a disposição de todos. Eu creio que valeu a pena esse investimento, houve uma resposta bastante significativa e gratificante. Valeu a pena e o próximo ano será bem melhor com certeza”- disse ele.
Veja mais imagens em nossa Galeria de Fotos (na coluna a direita).

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Valor para Agente Comunitário de Saúde cresce R$ 209 milhões

Na foto (by Sousa Neto), mostra os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de Chapadinha, em reunião com a atual secretária municipal de Saúde, Drª Coutinho
O Ministério da Saúde aumentou em R$ 209 milhões ao ano o valor destinado ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O recurso repassado aos municípios por profissional a cada mês subiu de R$ 581,00 para R$ 651,00 conforme portaria publicada no Diário Oficial da União do último dia 2 de setembro. Isso representa um crescimento de 12%, a mesma proporção do ajuste do salário mínimo neste ano. A medida beneficia 5.330 municípios brasileiros – onde trabalham 229,9 mil agentes comunitários de saúde.

“Esse aumento substancial em um momento de contingenciamento financeiro reflete a importância desses profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta a Diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça. Segundo ela, a meta é chegar a 240 mil agentes até fim de 2010. Significa um investimento anual de quase R$ 2 bilhões para a manutenção desses profissionais.

O recurso adicional deve ser aplicado, entre outras ações, na melhoria das condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde, como compra de equipamentos, mobiliário, reformas ou até mesmo aumento de salário. As secretarias municipais de saúde definirão o destino das verbas para atenção básica, conforme suas prioridades e as necessidades de cada região.

ATENDIMENTO INTEGRADO - Os agentes comunitários atuam dentro das equipes da Estratégia Saúde da Família, iniciativa do Ministério voltada à melhoria da atenção básica. São eles que visitam os moradores das comunidades, orientam sobre os serviços de saúde e levam às informações aos médicos, enfermeiros e assistentes sociais das equipes sobre os principais problemas dos moradores.

O papel dos agentes comunitários é fundamental na integração entre a população e os profissionais da atenção básica, nível de assistência voltada à promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde. Os 229,9 mil agentes que atuam no país atendem cerca de 113,6 milhões de pessoas, o equivalente a 59,9% da população.

RESULTADOS – A Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de atenção básica à população. Conforme a proposta, equipes multidisciplinares – formadas por um médico, um enfermeiro, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes comunitários – atendem as famílias de determinada região. As equipes trabalham em ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e manutenção da saúde dessas comunidades.

Atualmente, a Estratégia Saúde da Família está presente em 94% dos municípios do país, respondendo às demandas de 49,9% da população brasileira. Um total de 29.710 equipes atua em 5.229 municípios. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 32.000 equipes implantas no fim de 2010, quando a iniciativa completará 17 anos.

A região Nordeste responde pelo maior percentual de cobertura, 69,9%. Em segundo estão Centro-Oeste e Norte – ambas com 49,4% de suas populações cobertas pela estratégia –, seguidos pelo Sul, 48,5%, e Sudeste, 37,3%.

Levantamento do Ministério da Saúde de 2008 aponta que o trabalho das equipes de saúde da família nos municípios impacta positivamente no acesso à saúde, realização de pré-natal e redução de mortes de crianças menores de um ano por causas mal definidas. Uma pesquisa científica que analisou a iniciativa três anos atrás demonstrou que a cada 10% de aumento da cobertura, a mortalidade infantil reduz em 4,56%.

Repasse para atenção básica aumenta em R$ 191 milhões
Os municípios brasileiros receberão um adicional de R$ 191,4 milhões por ano para a atenção básica à saúde. O Ministério da Saúde aumentou em um real o valor fixo por habitante repassado aos municípios para esse nível de assistência, que inclui ações de prevenção, promoção, reabilitação e a Estratégia Saúde da Família. Conforme Portaria 2.007 de 1º de setembro de 2009 publicada no Diário Oficial da União no último dia 2 de setembro, cada secretaria municipal de saúde receberá ao ano o mínimo de R$ 18,00 por morador, em vez dos atuais R$ 17,00.
Com o acréscimo, o investimento fixo nesse nível de assistência passa ao mínimo de R$ 3,4 bilhões por ano. Isso porque os municípios, além do repasse fixo, recebem também recursos dos programas federais voltados à atenção básica, totalizando R$ 8,7 bilhões anual. O benefício definido pela portaria começou a valer a partir do mês de julho. Todos os 5.565 municípios do país irão receber o adicional.

O recurso fixo por habitante destina-se ao custeio ou investimento em ações de atenção básica, excluindo qualquer tipo de construção. Cabe ao gestor municipal avaliar as prioridades para a aplicação dos recursos. “Esperamos com o aumento dar melhores condições aos municípios para que eles possam aprimorar a atenção prestada à população”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça.

A atenção básica refere-se à assistência oferecida em postos de saúde e nas estratégias Saúde da Família. Esse nível de atendimento está voltado à promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnósticos e tratamento.

Moto Club vence o Viana na estreia da 2ª divisão

Nada melhor do que uma vitória para espantar a crise no Moto Club. O time venceu o Viana, neste domingo (6), por 2 a 1, no Estádio Daniel Filho, na estreia, na 2º divisão do Campeonato Maranhense.

Os gols foram todos marcados no 2º tempo. Didi Cearense fez 1 a 0 para o Moto, aos 6 minutos, cobrando pênalti. O lateral-esquerdo Rigo aumentou a vantagem, aos 29 minutos. Prego diminuiu para o Viana, aos 33 minutos.

Com o resultado, o Moto assumiu a 1ª colocação com 3 pontos ganhos. Se vencer o Chapadinha na próxima quarta-feira (9) e a partida entre Santa Quitéria e Viana que acontece no próximo domingo (13) terminar empatada, o Moto conquistará o 1º turno e já estará de volta à 1ª divisão do futebol maranhense.

Chapadinha x Moto
A partida entre Moto e Chapadinha está marcada para a próxima quarta-feira, às 20h30, no Nhozinho Santos, mas deverá ter o seu horário antecipado por conta do jogo entre Brasil e Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O Viana joga contra o Santa Quitéria, no próximo domingo (13), às 15h45, no Estádio Rodrigão, em Santa Quitéria.
Imirante.com

domingo, 6 de setembro de 2009

Curtas De Afonso Cunha (MA)

NOVA IDADE - Quem está mudando de idade nesse domingo (6) é o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, Marcos Crispim, filho do todo poderoso vice-Prefeito, Antonio Maria (PRB). Marquinhos como é carinhosamente conhecido, passará o aniversário em casa recebendo os cumprimentos dos familiares e amigos. Na foto ele aparece com ninguém mais, ninguém menos que, a Senadora Serys Slhessarenko (PT).

AGENDA - O Prefeito de Afonso Cunha, José Leane (PC do B), teve um dia de agenda cheia no último dia 3. Pela manhã, recebeu a comitiva do Governo do Estado, que desceu na cidade de helicóptero e tudo, para conhecer o local onde será construído o Hospital Municipal. Ao meio dia, José Leane ofereceu um almoço a alta claque da Itapagé, que foram a Afonso Cunha discutir parcerias em prol do município. A tarde, o Prefeito fez despachos com Secretários e Assessores no prédio da Prefeitura.

O Vôo da Águia!

Na foto, Élida Tayne ladeada de seus pais Mazola e Alciany
Nosso abraço especial deste domingo (6), vai para a polivalente multi mídia, a chapadinhense Élida Tayne, que atualmente reside na capital pernambucana, Recife.

No currículo da gata, enumera-se sua participação em programas de rádios locais, como locutora, diga-se de passagem, uma excelente profissional no ramo. Trabalhou nas rádios Mirante, Cultura e Aldeia (todas FM). Antes de embarcar para Recife, estava sendo jornalista do site Local Notícias, de Chapadinha. Um de seus hobbies preferidos é tocar violão e cantar MPB.

Élida, além de está trabalhando como assessora do vereador Dr. Francimar Pontes (filho do comerciante chapadinhense Chico Pontes), está estudando Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Faculdade Maurício de Nassau.
Nossos sinceros votos de felicitações!

TCU condena ex-Prefeito de Anapurus por não prestação de contas

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Pedro Francisco das Chagas Evangelista dos Santos, conhecido como Pedro Santos, ex-prefeito do município maranhense de Anapurus, ao pagamento de R$ 266.297,64, valor atualizado, por não prestar contas de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município. A verba deveria ser utilizada no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), prestando assistência às escolas públicas e filantrópicas de ensino fundamental.

O ex-prefeito foi multado em R$ 5 mil. O TCU autorizou a cobrança judicial das dívidas. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Maranhão para ações civis e penais que entender cabíveis. O ministro Augusto Sherman foi o relator do processo.
___________________________
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

D&C Publicidades Lançará Revista em Chapadinha

Neste mês de setembro, acontecerá o lançamento oficial da Revista Chapadinha News através de uma festa inédita com jantar de gala. Durante o lançamento também acontece a entrega dos prêmios de Qualidade Empresarial 2008. Onde estarão recebendo troféus empresas, empresários e profissionais liberais de toda região do Baixo Parnaíba. “Foram selecionadas empresas que apresentaram maior grau de inovação em produtos/serviços e gestão em 2008. E este será o critério adotado em todas as edições da Revista”, afirma Charles Aguiar.
Convidados de peso, entre empresários, políticos e a sociedade, estarão sendo esperados para receberem os primeiros números da revista, considerada a mais completa do setor, totalmente especializada em divulgar as principais notícias de todos os setores.
O jantar que receberá empresários, representantes de empresas e entidades parceiras da D&C Publicidades marca o lançamento da revista. A publicação é uma iniciativa da D&C em nome dos empresários Dainara Aguiar e Charles Aguiar (foto ao lado), que mais uma vez lançam um projeto importante para Chapadinha e todo Baixo Parnaíba.
Com a proposta de entretenimento e informação a Revista Chapadinha News será dinâmica e apresentará entrevistas importantes feitas por colaboradores e jornalistas de alto gabarito. Um programa de relacionamento único com a comunidade empresarial que gera conhecimento social e desenvolve competências hoje consideradas essenciais para as estratégias da mídia local.
Enfim, Chapadinha está prestes a ganhar o primeiro guia completo em Cultura, Coluna Social, Desenvolvimento, Política, Agricultura, Esporte, Ação Social, Lazer, Saúde entre outros tópicos importantes para a região.
Para fazer parte, os interessados só precisam entrar em contato com os responsáveis. Vale lembrar que qualquer pessoa pode ser um anunciante. Outras informações pelo telefone (98) 3471-2341 ou (98) 9122-2526.

Arquivo do blog