WebNet

WebNet

sábado, 20 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - Pesquisa Ibope: Flávio Dino 48% e Lobão Filho 27%


Divulgada nova pesquisa de intenção de votos

O resultado da segunda pesquisa de intenção de voto do Ibope/TV Mirante foi divulgado neste sábado (20). Os números refletem uma pequena diferença entre os candidatos ao governo do Maranhão Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PC do B).

Foram ouvidos 1.204 eleitores e foi realizada entre 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00696/2014.

Veja no gráfico, abaixo, o resultado completo da pesquisa comparado ao resultado anterior:

Arte: Maurício Araya/Imirante.com.


MATÉRIA RELACIONADA:

Pesquisa Ibope


O Ibope divulgou, no início da noite deste sábado (20) a segunda pesquisa de intenção de votos para o Governo do Maranhão e Senado. A pesquisa encomendada pela TV Mirante foi realizada nos dias 17 a 19 de setembro de 2014. Foram entrevistados 1.204 votantes em 68 municípios.


O candidato Flávio Dino (PCdoB) subiu de 42 para 48 pontos percentuais e lidera a pesquisa. O segundo é o candidato Lobão Filho (PMDB) que caiu de 30 para 27 pontos. Os outros quatro candidatos juntos, Luís Pedrosa (Psol), Josivaldo Corrêa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluís Lago (PPL) somam 1 por cento. Brancos e nulos somam 8 por cento e não sabe/não respondeu 16 por cento.


Para o Senado, Gastão Vieira (PMDB) que tinha 29 por cento na pesquisa anterior caiu para 26 pontos. O segundo colocado é Roberto Rocha (PPS) que subiu de 19 para 24 pontos percentuais. Marcos Silva (PSTU) e Haroldo Sabóia (PSol) estão empatados com 3 por cento. Gersão tem 2 ponr cento e Evan de Andrade 1 por cento. Brancos e nulos somam 13 por cento. Não sabe/ Não respondeu 29 por cento.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A Pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00696/2014.


Publicidade



CHAPADINHA - Escola Municipal UI João Gomes Vai Ganhar Quadra Poliesportiva


Na tarde da última quinta-feira (18), a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, começou a preparar terreno para construção de uma quadra escolar poliesportiva ao lado da U.I. João Gomes, no bairro Areal.

A prefeita Ducilene Belezinha esteve no local para acompanhar, de perto, o início da obra, que vai beneficiar centenas de alunos, pais e professores da escola. A realização desse sonho é fruto de uma parceria da Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ).

No total foram cadastradas 6 quadras do modelo padrão do FNDE. Sendo que duas já foram liberadas. Essa que será construída ao lado do "João Gomes" e a outra próximo a escola U.E. Dom Pedro I (Cohab). O empreendimento só está sendo possível, porque a prefeita Ducilene Belezinha buscou um espaço que atendesse à determinação do projeto e já apresentou a contrapartida para a concretização dessa importante obra para a prática esportiva e eventos comemorativos.


E tem mais! A mudança no local vai ser grande, pois além da quadra coberta, atendendo ao modelo padrão do FNDE, que será construída ao lado do colégio, em uma área de 1.200 m2 , a entrada da escola também vai mudar.

A área onde havia uma quadra antiga, e que já não atendia mais às necessidades dos alunos, foi toda limpa para ser feita a nova entrada da escola. Em um espaço mais seguro para todos que precisam ir à escola.

Por: Nuby Suzenne Costa - Secom/PMC
Fotos : Kim Pereira

Publicidade



Nota de Falecimento - FARESY SALES SANTOS


É com pesar que informamos o falecimento do jovem chapadinhense FARESY SALES SANTOS, ocorrido por volta do meio-dia deste sábado (20) na capital São Luís.

De acordo com as primeiras informações, a causa teria sido por acidente de moto.


Ele é filho de Flávio (leia-se Bar do Fuscão - bairro da Cruz), e neto do sr. Monteles ("Sinuca") - funcionário aposentado da extinta Sucam - hoje Funasa, e de D. Pedrina (moradores do bairro Novo Castelo).

Faresy estudou no Colégio Francisco Almeida Carneiro-FAC, inclusive, sendo meu aluno, ocasião em que eu lecionava Língua Inglesa.

À Família e Amigos enlutados, nossas condolências.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CHAPADINHA - PM Recupera Moto de Professora Tomada de Assalto

Professora Nadja no quartel da PM ao receber a moto


A Professora Nadja Nayara Rosa, teve sua moto tomada de assalto por dois homens na porta de casa, localizada no Centro de Chapadinha, na noite desta quinta-feira (18).

A Polícia Militar agiu rápido e após buscas, ainda na madrugada de quinta, conseguiu recuperar o veículo, que estava abandonado no bairro Angelim. Ninguém foi preso.


Publicidade



quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Realizará Ato de Nomeação dos Servidores Municipais


A Prefeitura de Chapadinha realizará no próximo dia 26 do corrente mês, o ato de nomeação dos aprovados no Concurso Público Municipal, realizado em março deste ano.

A solenidade de recepção acontecerá no Parque Aquático Torre do Sol, com um coquetel. A nomeação e convocação dos 224 servidores foi publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão, no dia 23 de julho. Desses, 43 correspondem aos cargos do ensino médio e 181 do ensino superior.

O evento contará com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, que dará as boas-vindas aos novos servidores. E ainda a presença de vereadores, lideranças políticas e autoridades municipais.

No dia 29 de setembro acontece a assinatura de posse e logo em seguida os novos servidores serão direcionados às suas respectivas secretarias. Há quase 10 anos o município não passava por uma reorganização na estrutura administrativa. O concurso público vem para melhorar ainda mais os serviços prestados à população e o desenvolvimento de novos projetos, sempre priorizando os atendimentos.

O concurso público além e qualificar, também traz motivação ao quadro de funcionários. Ganha o município, ganha a população” comemorou a Prefeita Belezinha.

Secom/PMC


Publicidade



Recuperado 16 Km de Estradas do Povoado São José à Chapadinha


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e com recursos próprios, está recuperando 16 quilômetros de estrada vicinal. O benefício vem desde a ponte do Povoado São José até a cidade.

A nova via de acesso, de centenas de famílias, foi ampliada para mais de 7 metros de largura, recebeu material elevando a altura da passagem de veículos e em todo o percurso está sendo feita a sarjeta para dá escoamento à água, no período das chuvas. E o trabalho ainda não está concluído. Depois da colocação do cascalho grosso e a compactação do terreno, a prefeitura ainda vai adicionar um outro material para deixar a estrada ainda mais segura para todo tipo de transporte.


Quem precisa chegar em Chapadinha, agora, vai ganhar tempo e muito mais tranquilidade na viagem, pois com uma via dessa largura é possível circular sem medo.

É pra interligar todos os povoados por meio de estradas de qualidade, que a prefeitura de Chapadinha trabalha em várias frentes de serviço. E o resultado já poder ser conferido nessa região.

Secom/PMC

Publicidade

(98) 3471-2258 / 9114-3401


VARGEM GRANDE - Homem Mata Outro com Tiro no Peito

Francisco das Chagas, 22 anos, conhecido por "Branco", 
assassinado na madrugada desta quinta (18).


Um homicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (18), por volta das 4h30, no povoado Placas, as margens da BR-222, município de Vargem Grande (distante 73 km de Chapadinha).

Segundo informações colhidas pelo blog, Francisco das Chagas, de 22 anos, conhecido por "Branco", foi alvejado por um tiro de espingarda “bate-bucha” - por Antônio Rodrigues Corrêa, de 18 anos, e veio à óbito ainda no local do crime.

Segundo o Sargento Gonçalves, que comandou a operação da Polícia Militar, o motivo que tenha motivado o assassinato foi que Francisco das Chagas teria ingerido bebida alcoólica e estava causando baderna na localidade com uma arma branca (facão) e um pedaço de pau, tento, inclusive, tido uma luta corporal com outro morador pois queria pegar a moto do mesmo.

Ao lado do corpo, o facão e o pedaço de pau que estava em posse da vítima

Francisco invadiu armado a residência de Antônio Rodrigues e tentou agredir seu pai. Por esse motivo ele pegou a espingarda e disparou contra Francisco, que morreu na hora. Caracterizando legítima defesa.

O autor do disparo fugiu do local do crime antes que a guarnição da Polícia Militar chegasse e está foragido.

*Fotos e contribuição: Cinegrafista Bigode.


Publicidade



CHAPADINHA - Câmara Confirma Posse de Graça Nunes Nesta Quinta (18)



A presidência da Câmara Municipal de Chapadinha divulgou ofício encaminhado à suplente Graça Nunes listando os documentos necessários para sua investidura no cargo e marcou a posse da vereadora para às 16 horas, desta quinta-feira (18), em cumprimento de decisão judicial que suspendeu o mandato do vereador Eduardo Sá.

Ouvido pelo blog Eduardo Sá (foto ao lado), esclarece que já entrou com o recurso no Tribunal de Justiça do Maranhão, onde espera reverter a decisão desfavorável a qualquer momento. Sá lembrou que desde que assumiu cargo junto ao governo estadual dispensou o salários de vereador e disse nada ter contra a vereadora Graça Nunes (...)


*Resumido. Leia na íntegra no Blog do Alexandre Pinheiro


Publicidade



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

VARGEM GRANDE - Agência dos Correios é Assaltada

Fachada da Agencia dos Correios de Vargem Grande-MA.

Segundo informa a fan page Difusora Agora - na rede social Facebook, na tarde desta quarta-feira, dia 17, dois bandidos assaltaram a Agencia dos Correios de Vargem Grande - município distante 73 km de Chapadinha.

De acordo com as primeiras informações, na fuga os ladrões levaram uma moto Broz de um cliente que estava na agencia e uma quantia em dinheiro não revelado.


Publicidade



SEMED/Chapadinha Realizou Formação Inicial em Alfabetização e Letramento em Matemática


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por meio da equipe que forma o PNAIC, realizou entre os dias 9 a 13 de setembro, na Churrascaria Coma Bem, a Formação Inicial em Alfabetização e Letramento em Matemática.


O evento contou com a participação dos Orientadores de Estudos do PNAIC 2014, do Polo de Chapadinha, que compreende os municípios de Afonso Cunha, Água Doce, Anapurus, Araioses, Barreirinhas, Belagua, Brejo, Buriti, Cantanhede, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Ninas Rodrigues, Paulino Neves, Pirapemas, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia, Urbano Santos e Vargem Grande.


Agora os orientadores de Chapadinha: Áurea Maria, Darticléia Borges, Gildemar Souza, Gracionádia Araújo, Iragilsa Rodrigues Castro, Josélia Mendes, Raciele Aguiar e Romênia Mendes, juntamente com a Coordenadora Local, Maria Almeida, avisam a todos os Professores que Participam do PNAIC para a 1ª Formação, que acontecerá nos dias 19 e 20 desse mês, na Unidade Integrada Alexandre Costa.

Horário da Formação:
Das 18h às 22h , no dia 19; e, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no dia 20.

PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Secom/PMC

Publicidade



CHAPADINHA - PM Recupera Moto Roubada


Na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 6h30, a guarnição recebeu uma denúncia de uma moto que supostamente seria produto de furto, uma Honda Titan CG 125, cor cinza, placa HON-8667.

Moto apreendida

A polícia deslocou-se até o local, chegando lá foi localizado o veículo, e não foi apresentado nenhum documento, o veículo foi levado para a Delegacia, chegando na DP foi constatado que o mesmo era produto de furto.

A moto tinha sido furtada na última quarta-feira (10) - da Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo).

O cidadão que estava de posse da moto, foi intimado para prestar as devidas informações, ficou a cargo da Polícia Civil averiguar os fatos.

Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Publicidade



CHAPADINHA - Foragido da Justiça é Preso Enquanto Praticava Furto Dentro do Fórum

Raimundo tem passagens na polícia por diversos tipos de crimes

Na manhã desta terça-feira (16), por volta das 9h30, policiais do 16º BPM prenderam em flagrante Raimundo Cardoso Sousa Filho, 26 anos. Ele estava furtando objetos de dentro do fórum (pertences e dinheiro de alguns funcionários), ele foi preso por policiais que trabalham no local.

Natural de Buriticupu-Ma, Raimundo responde a processos em várias cidades do Maranhão. Ele estava com mandado de prisão expedido pelo poder judiciário, 2ª Vara da Comarca de Santa Luzia.

Raimundo tem passagens na polícia por diversos tipos de crimes, aos quais responde vários processos, dentre eles: assalto, receptação de produtos roubados, furtos, etc.

Raimundo foi entregue na delegacia de Chapadinha para as devidas providências.

Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Publicidade



Compre em Chapadinha CAMARÃO BRANCO Vindo de Tutóia (MA)


Informe Publicitário

A safra do CAMARÃO BRANCO ou legítimo (Litopenaeus schimitti) está em pleno andamento e proporcionando renda e alimento aos pescadores da região de Tutóia-MA.

Aqui em Chapadinha, você encontra à venda o CAMARÃO BRANCO - de alta qualidade:  graúdo, fresco, higienizado e empacotado. Fale com os amigos Neres (98 - 9114-9220 / 8809-1068) ou Dalva (98 - 9113-2948).




terça-feira, 16 de setembro de 2014

TUTÓIA - Homem é Encontrado Morto na Praia da Andreza


O corpo de um homem conhecido popularmente como "Tiano", na comunidade Barra, municipio de Tutóia (distante 206 km de Chapadinha) foi encontrado nesta terça-feira (16), nas matas fechadas da praia da Andreza - a 3 km do bairro Barra. Ele é filho do Sr. Chico Maroca, morador do bairro citado.

Ele estava desaparecido desde o último sábado (13)

Segundo amigos da família há anos Tiano lutava para se livrar das drogas e vivia doente por consequência da bebida e drogas.


O corpo, que já estava em estado de decomposição,  foi removido através de uma ambulância para o Hospital Lucas Veras, em Tutóia. A polícia vai abrir inquérito policial para investigar o caso.

*Com informações do Blog do Antonio Amaral


Publicidade



CHAPADINHA - Presos Dois que Tentaram Alvejar um Outro Homem


Na noite do último sábado, dia 13 de setembro do corrente ano, a guarnição de serviço estava passando na avenida Presidente Vargas, quando 02 (dois) indivíduos efetuaram um disparo de arma de fogo na tentativa de alvejar um terceiro.

Arma apreendida

Os indivíduos são Juarez Santos de Almeida Filho, 23 anos e, Jeferson de Araújo Silva, 22 anos, os mesmos ainda acertaram um tiro na vítima, mas o mesmo está fora de perigo. Logo após empreenderam fuga em uma moto, mas, em perseguição, um deles caiu da moto, sendo agarrado pela guarnição, o outro continuou na tentativa de escapar, mas logo em seguida também foi preso.

Com eles foram apreendidos 01 (um) revólver cal. 38, marca Taurus, Nº 1817031, 03 (três) munições intactas e 01 (uma) deflagrada.

Os dois foram entregues na Delegacia para as devidas providências.



Publicidade



Vendedor de Guaraná da Amazônia de Anapurus é Assassinado em Mata Roma

O corpo de Gustavo foi encontrado por moradores no balneário 
Encanto Beira Rio - em Mata Roma, com três tiros na cabeça


De acordo com informações o vendedor de guaraná da amazônia, de Anapurus, chamado  Gustavo saiu de casa na noite desta segunda-feira (15) por volta das 21h, para ír na cidade vizinha Mata Roma, ao sair falou para sua esposa que iria atrás de um dinheiro na cidade.


Mas, na manhã desta terça-feira (16) Gustavo foi encontrado morto por moradores no balneário Encanto Beira Rio - em Mata Roma, com três tiros na cabeça e com sinais de luta corporal.

A vítima trabalhava com venda de Guaraná da Amazônia, em Anapurus.

A polícia ainda está investigando o caso, pois não se sabe o motivo de sua morte.


Publicidade



FOTOS - Procissão de Encerramento dos Festejos de Chapadinha


Fotos gentilmente cedidas pelo blog Japa Neews (do fotógrafo Adorildo Japa)

Na tarde desta segunda-feira, dia 15 de setembro de 2014, foi realizada a tradicional procissão de encerramento dos festejos de nossa padroeira Nossa Senhora das Dores, pelas ruas de Chapadinha. Milhares de dezenas de fiéis (local e visitantes) foram as ruas pedir a intercessão a santa padroeira, festa realizada há mais de 40 anos no município. Na chegada à igreja matriz a multidão foi recebida com uma grande queima de fogos de artifícios, finalizando com um bingo.


As preces e agradecimentos, se renovam a cada ano com a procissão e somam-se com a dedicação de cada católico chapadinhense e de outras cidades devotos de Nossa Senhora das Dores.




















Outras fotos postadas na rede social Facebook, pelo Pe. Casimiro:






Publicidade



Arquivo do blog