WebNet

WebNet

domingo, 14 de setembro de 2014

Ações e Metas do Judiciário são Temas de Audiência Pública em Buriti


Uma audiência pública que aconteceu na tarde da última quinta-feira (11), no Centro de Apoio Pedagógico do Município de Buriti, teve por objetivo apresentar à população as ações e metas do Poder Judiciário na comarca para os próximos seis meses. Segurança pública, voluntariado, resultado de correição e o projeto “Conheça o Judiciário” também foram temas abordados na ocasião. Os trabalhos foram coordenados pelo juiz titular da comarca, Jorge Antonio Sales Leite.

O magistrado informou que o promotor local, autoridades civis e militares foram convocadas para participar da discussão sobre a segurança no município. De acordo com Jorge Leite, os agentes de polícia são poucos e apenas uma viatura e um carro pequeno são disponibilizados para o serviço. Leite comunicou, ainda, que o problema das drogas também foi abordado na ocasião, tanto no aspecto repressivo quanto da recuperação de dependentes.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de participação voluntária em ações desenvolvidas pelos órgãos públicos, foi exibido um vídeo sobre a importância do voluntariado. O juiz destaca que é preciso incentivar a participação da sociedade e cita projetos sociais, como o Conselho da Comunidade, órgão que atua em questões referentes a presos.

Justiça - Outro ponto que o magistrado ressaltou na audiência pública é o projeto “Conheça o Judiciário – participe das atividades do fórum local”, por meio do qual o juiz objetivou apresentar o Poder Judiciário à comunidade local. “A população confunde a função desempenhada pelo Judiciário com o Executivo e com o Legislativo”, diz o magistrado com base em constatação feita por pesquisa nos colégios. O resultado do estudo revelou que os estudantes não sabem o que o Poder Judiciário faz.

Com a finalidade de preencher essa lacuna, o projeto compreende o cadastro de pessoas da comunidade para “visitar o fórum, participar de audiências, ver como o processo se inicia e compreender porque, às vezes, o processo demora. Ter uma visão melhor do que é Justiça”, resume o juiz.

Um dos trabalhos do Judiciário, a correição, foi apresentada ao público presente à audiência. Na oportunidade, o juiz mostrou à comunidade os números da correição ordinária ocorrida de 07 a 25 de julho, quando 2.312 dos 2.437 em tramitação na unidade na ocasião foram analisados. No período, foram emitidos 1.889 despachos, 48 sentenças e 47 decisões. O número de audiências realizadas foi de 32.

Ascom/TJMA


Publicidade



Arquivo do blog