WebNet

WebNet

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Solenidade de Assinatura de Municipalização de Escolas em Chapadinha - FOTOS

Prefeita Danúbia Carneiro fazendo a abertura do Encontro
Foi realizado na manhã desta sexta-feira (13) no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba, o encontro entre a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação) e os prefeitos de diversas cidades do Baixo Parnaíba que compõem a Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, como também das UREs de Itapecuru e de Rosário, com vistas à assinatura dos convênios entre Prefeituras e Estado, tendo como foco principal a passagem dos alunos do Ensino Fundamental do Estado para os municípios.
Fazem parte dos pontos dos convênios a cessão de professores e prédios escolares, de acordo com os estudos e os acordos implementados entre os dois Entes Governamentais.
Além dos prefeitos e secretários municipais de Educação, o Encontro contou, também, com a presença de lideranças políticas e sociais, bem como representantes da SEDUC e da Casa Civil do Estado.

*Com informações da URE/Chapadinha.

CHAPADINHA: Fórum da Comarca Terá Segurança Reforçada por PMs da Reserva

 O presidente Guerreiro Júnior informou que o Tribunal passará a contar com vigilância em 105 Comarcas

TJMA envia mais 41 policiais da reserva a 11 comarcas
Um efetivo de 41 policiais militares da reserva vai assumir postos de vigilância nos fóruns judiciais do interior e da capital do Estado, a partir de segunda-feira (16), com área de abrangência de 11 comarcas. Nesta quinta-feira (12), eles se apresentam ao Tribunal de Justiça para receber o uniforme de trabalho e orientações sobre o serviço.

A reunião com os militares acontece no centro administrativo do TJMA (Rua do Egito, 144), às 10h, com a presença do diretor de Segurança Institucional do TJMA, coronel Boaventura Furtado, e do chefe do gabinete militar, coronel Pedro Ribeiro.

A medida do presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, visa a ampliar a segurança de juízes, servidores e jurisdicionados, e tem um segundo propósito: proteger os prédios e o acervo processual de assaltos e atos de vandalismo.

Segurança armada - A segurança das unidades jurisdicionais e administrativas do Judiciário recebe como complemento de serviço privado de vigilância armada 24h da Atlântica Serviços, e que será ampliado para mais 22 postos, incluindo a capital. Por determinação do presidente Guerreiro Júnior, o processo de contratação já está em estudo na diretoria financeira do Tribunal.

Com esse reforço, sobe para 157 o número de policiais militares à disposição do Judiciário e o número de postos privados deverá chegar a 80. Atualmente o Tribunal de Justiça conta com 116 policiais militares da reserva e 232 vigilantes privados na segurança das unidades da Justiça em todo o Estado.

Ainda não foi possível cobrir todas as comarcas devido à limitação orçamentária para a contratação de postos de vigilância armada, e à carência de policiais da reserva, já que a adesão deles ao serviço não é obrigatória e, sim, voluntária”, explica o coronel Boaventura, diretor de segurança institucional do TJ.

Este ano, a diretoria de segurança institucional recebeu 22 pedidos de magistrados, na área de segurança. Na relação de pedidos se destaca o envio de vigilantes, a instalação de equipamentos de monitoramento, o controle de acesso e melhorias na proteção da estrutura física dos prédios.

Com o reforço anunciado dos 41 policiais militares e a instalação de mais 22 postos privados, o Tribunal passará a contar com vigilância constante em 105 das suas 112 comarcas, informa o presidente do TJ.

Os 41 militares da reserva contratados pelo Tribunal de Justiça irão trabalhar em dez comarcas do interior (Barão de Grajaú, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Matões, Mirador, Mirinzal, Pinheiro, São Bento e Sucupira do Norte) e no fórum de São Luís.

Helena BarbosaAssessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
2106-9024
 

Fugindo do Debate: Suzano Realiza Audiência Sem Divulgação

Imagem ilustrativa
A empresa Suzano realizou uma audiência na Câmara Municipal de Chapadinha, na manhã desta sexta-feira (13) sobre a instalação de uma fábrica no município. Segundo informações, os números de empregos gerados são divergentes com os anunciados pelos governos estadual e municipal, a empresa não convenceu sobre os impactos ambientais e houve pouca divulgação da audiência.


Uma nova audiência para o próximo dia 25 foi anunciada durante a sessão da Câmara. A sociedade civil deve ficar atenta para esta audiência e tratar de divulgar e participar deste debate e romper a tentativa tratar o tema a base do monólogo como parece ser a intensão da Suzano. Informações sobre local e horário da audiência do dia 25 a qualquer momento.  
 
Do Blog do Alexandre Pinheiro

AGED-MA Promove Seminário Regional de Sensibilização: Projeto Maranhão Alimentos Seguros, em Chapadinha


 
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão promoveu um Seminário de Sensibilização Sobre a Qualidade dos Alimentos, de origem animal, na tarde da última quinta-feira (12), no auditório da prefeitura de Chapadinha.
 
 
Representantes do Ministério Público, SENAI, SEBRAE, autoridades políticas e, empresários da região do Baixo Parnaíba, assistiram à palestra ministrada pela coordenadora estadual de inspeção animal, Maria de Lourdes Borges, sobre o Projeto Maranhão Alimentos Seguros.
 
 
Segundo a coordenadora, o seminário consta de esclarecimentos, tanto ao empresário, autoridades e a população sobre o tratamento e a aquisição de produtos de origem animal, seja carne, ovos, mel, pescados, leite e os seus derivados, adequadamente.

De acordo com o diretor regional da Aged de Chapadinha, o seminário busca sensibilizar os proprietários de matadouros na região, quanto à adequação desses estabelecimentos às exigências da legislação.
 
O gestor regional da AGED/Chapadinha, José Ivo (foto/arquivo) lembrou ainda, que a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Chapadinha e Urbano Santos, foi adiada para junho, devido a realização da sorologia dos animais em algumas propriedades, que serão sorteadas pelo Ministério da Agricultura em parceria com o Escritório Regional da AGED/ Chapadinha. Ele ressaltou que, no próximo dia 23 deste mês, a AGED será contemplada com 10 novas viaturas, pelo Governo do Estado.

O Promotor de Justiça da Comarca de Chapadinha , Douglas Assunção Nojosa, elogiou a iniciativa da autarquia em promover o seminário, pois além de combater as irregularidades ainda existentes em alguns abatedouros na região, traz orientações importantes sobre a origem e a manipulação dos alimentos, consumidos diariamente pela população, refletindo diretamente na qualidade de vida do cidadão. O promotor também destacou a parceria entre o Ministério Público e a AGED-MA, no sentido de sensibilizar e reforçar o melhoramento desses procedimentos.
 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

URE/Chapadinha: Solenidade de Municipalização de Escolas Estaduais Acontece Nesta Sexta

Fachada da sede (provisória) da URE/Chapadinha

Por: *Sousa Neto

Acontece na manhã desta sexta-feira (13) na sede (provisória) da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, a solenidade de assinaturas de convênios de municipalização do Ensino Fundamental com prefeitos e secretários municipais de educação da região Baixo Parnaíba, e das URE's de Itapecuru e Rosário (segundo informa o blog da URE/Chapadinha). O evento, denominado Termo de Cooperação Técnica e Financeira, deve contar com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Pelo acordo, o Governo do Estado transfere para o Município a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental.


Municipalização

Com a municipalização do ensino fundamental, a Seduc objetiva fortalecer o regime de colaboração com os municípios, para viabilizar o propósito comum de universalizar o acesso e promover a melhoria da qualidade da educação pública.


Com essa medida, a Seduc cumpre a legislação que determina que o município oferte prioritariamente o ensino fundamental e o Estado, o ensino médio. Dentre as ações de municipalização, a Secretaria da Educação (Seduc) vem disponibilizando prédios escolares, mobiliário e com aporte de recursos e programas destinados ao ensino fundamental.


Escolas a serem municipalizadas em Chapadinha

De acordo com o Termo, a Seduc transfere para o município de Chapadinha as seguintes unidades de ensino: CE Oliveira Roma (bairro Corrente), Caic (bairro Areal) e CE Nossa Senhora das Dores (bairro Boa Vista).


*Com informações do Blog da URE/Chapadinha

URE em Ação: Gestor Visita Escolas da Regional de Chapadinha


Na última segunda-feira, 09 de abril, o Gestor Regional de Chapadinha, Prof. Jânio Ayres, foi ao município de Araioses (município distante 232 km de Chapadinha) para reunir-se com gestoras escolares e acompanhar o andamento das aulas.


Na pauta constou a municipalização do Ensino Fundamental naquele município, bem como a cessão de professores para a prefeitura.


As dúvidas que existiam na comunidade escolar foram dirimidas e traçou-se um plamenjamento dos próximos passos a serem dados quanto à ativação dos anexos de Ensino Médio, especialmente em Ilhas Canárias.
 
O Gestor, após comparecer à Unidade Integrada Humberto de Campos, foi ao Centro de Ensino Ateneu São José, onde observou em ambas as escolas bastante zelo e eficiência na gestão escolar.
 
 
Em seguida, o Gestor e comitiva foram para a cidade de São Bernardo onde, ao chegar, constatou a inexistência de aula na última segunda-feira (9), no horário das 22h, nas escolas Henrique Couto e Débora Corrêa. Resta averiguar os motivos para a não ocorrência das aulas na ocasião, haja vista não haver servidores na escola no horário, exceto os vigilantes.
 
O sr. Gestor e comitiva continuarão a realizar visitas às escolas com o objetivo de ajudar a comunidade escolar na busca de soluções para seus problemas.
 
 
 

Fugitivos de Brejo se Entregam Depois de Dois Anos

Dois fugitivos da delegacia da cidade de Brejo (município distante 73 km de Chapadinha) se entregaram à polícia, espontaneamente, de forma individual. Enon Gilson Martins dos Santos, se entregou na delegacia de Anapurus (distante 29,8 km de Chapadinha) e Robenildo, vulgo “Robena” na delegacia de Brejo.


De acordo com o delegado regional de polícia civil, Alessandro Gomes (foto), os acusados respondem por assalto à mão armada e fugiram de uma das celas da delegacia daquela cidade em 2010.



Aniversariante João Damiani é Homenageado na FAP e na SEMED

Do Blog do William - O professor João Damiani, que já ocupou o cargo de secretário municipal de educação no governo Danúbia Carneiro e hoje exerce a função de coordenador-geral na FAP – Faculdade do Baixo Parnaíba, foi carinhosamente homenageado nas duas instituições, na última segunda, 9, por ocasião de seu aniversário, ocorrido no domingo, 8. Confira os dois momentos em fotos.







*Texto com alterações.

Inversão de Valores

Por: *Carlos Henrique Marques

Extraído do
Blog do Alexandre Pinheiro

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Rui Barbosa, falecido em 1923, e que proferiu em 1920, na sua famosa “oração aos moços”, a frase acima transcrita, continua sendo um homem do nosso tempo. Republicano de primeira linha, homem culto e preparado, político da melhor estirpe, reconhecido internacionalmente, enfim, um brasileiro extraordinário, apesar de ter sido um brilhante senador da república além de outros elevados cargos exercidos, não conseguiu chegar à Presidência da República. Na apuração dos votos, ficou em quarto lugar.


Pois bem, inspirado no pensamento de Rui e indignado há muito, com as noticias diárias, dando conta de atos de corrupção, praticados em todas as esferas do poder e em todos os níveis da administração pública, e, também, muitas vezes desanimado diante do triunfo das impunidades e o fracasso das virtudes, resolvi produzir, despretensiosamente, este comentário, muito mais um desabafo que me atrevo a fazer, com o desejo de mais do que criticar, lamentar a situação de nosso país, do nosso estado e do nosso município, em tudo parecida com aquela que inspirou o grande pensador, nos idos da primeira metade do século passado.


Percebo, para a minha tristeza e indignação, que predomina na sociedade e na administração da coisa pública, a “inversão de valores”.


Os valores materiais prevalecem em detrimento dos valores morais e familiares. Os que possuem fortunas são os melhores, não interessa a desonestidade, a sonegação fiscal dentre outros vícios. Nada importa se quem não possui patrimônio material, mas é abundante na ética, por exemplo, participe ou seja concorrente nas mesmas atividades daqueles que são desprovidos de tal valor(ÉTICA),estes sempre levam desvantagens contra os afortunados.


Na família, o respeito aos pais confunde-se com a modernidade da educação dos filhos, tudo vale em nome dos novos conceitos sobre a relação entre pais e filhos, especialmente porque quem dita as regras dessa relação é a televisão, com suas novelas, a ensinarem a traição, o desrespeito,sexualidade antes do tempo,a corrupção, a cobiça e tantas outras mazelas que estão destruindo os valores familiares.


Na educação escolar, alunos não respeitam professores, não respeitam a integridade física dos seus colegas e daqueles de quem deviam aproveitar o conhecimento e a cultura.


Na política, sobressaem-se aqueles que por desconhecerem o quanto vale a dignidade alheia, não se envergonham em buscar a conquista do voto comprando ou trocando os votos, por dinheiro ou outros bens materiais, ou o que é pior, exercitando o poder da máquina administrativa com a oferta de cargos e de outras vantagens. Esquecem-se os usurpadores da vontade popular que, quem compra o voto humilha e quem o vende se humilha.


Nas atividades profissionais, é comum ver-se os apadrinhados ocupando cargos para os quais não tem nenhuma capacidade de exercer, mas que pela força do padrinho político ali estão. Pouco importa se o desempenho do órgão é bom ou ruim.


Enfim, MOCINHO VIROU BANDIDO E BANDIDO VIROU MOCINHO ou o RÉU VIROU VÍTIMA E A VÍTIMA VIROU RÉU, a inversão de valores é desprezível, mas chega a ser palpável, dela ninguém escapa. Não interessa aqui, ventilar que sempre foi assim tal afirmação, mas é verdade que tal realidade não pode eternizar-se, alguém ou nós todos que não a aprovamos, precisamos combatê-la, para o bem da própria humanidade. Não se esqueçam que, Governador, Juiz, Desembargador, Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores e muitas outras DITAS AUTORIDADES já foram PRESOS. A coisa está MUDANDO, abram os OLHOS AUTORIDADES.
 
 
* Carlos Henrique Marques - Médico Veterinário e Cidadão Chapadinhense
 
 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Neldan Assume Secretaria Municipal de Assistência Social


Na manhã desta terça-feira (10) a professora Neldan de Araújo de Oliveira tomou posse como nova secretária municipal de Assistência Social, em substituição ao jornalista Eduardo Braga, que deixou o cargo cumprindo regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou o afastamento de pessoas que exercem cargo público até o último dia 7, que postulam participar das Eleições 2012.
 
 

O momento foi realizado no gabinete da prefeita Danúbia Carneiro, e contou com a presença do vice-prefeito Antonio Prata, de familiares, amigos, do assessor jurídico Luciano Lira, dos secretários municipais Enir Ferreira Lima (Educação), Jesus Lima (Administração), Zezinho Lima (Trabalho e Renda), Edmilson Conrado Pinto (Articulação Política), Onézimo Garreto (Turismo) e Antonio do Nilo (Agricultura) e, dos vereadores Márcia Gomes (presidente da Câmara), Hilda Pontes, Francisca Aguiar, Graça Nunes e Samuel Nistron.
 
 

A militante petista Professora Neldan já exerceu o cargo de presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha (SINDCHAP); e ultimamente atuava como coordenadora do CRAS - bairro Areal.
 

Escola do Residencial José de Sousa Almeida estão com as matrículas abertas


A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa à comunidade do Residencial José de Sousa Almeida (do programa federal Minha Casa, Minha Vida), que as matrículas na Escola Coronel Joaquim Nunes (foto) já estão abertas.


As equipes da SEMED começaram a receber as matriculas na manhã desta quarta-feira (11) e ficarão até sexta-feira (13) na escola, nos períodos da manhã e tarde.
 
Os responsáveis ou pais interessados em matricular os filhos podem se dirigir até a unidade educacional, levando as cópias do Registro de Nascimento da criança ou adolescente, e da Declaração da Escola onde o estudante estava matriculado anteriormente.
 
 

Fotógrafo "Durvalin" Morre aos 73 Anos

Durvalino Cardoso Lopes, ou simplesmente “Duvalin”, de 73 anos, o fotógrafo mais antigo de Chapadinha, morreu na noite desta terça-feira (10), por volta das 22h, no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar - HAPA.

Ele era diabético e cardíaco. Quando foi levado ao hospital, estava com febre, falta de ar e sentindo muito frio. Foi levado ao balão de oxigênio, mas não resistiu por muito tempo, vindo a falecer cerca de 10 minutos depois, segundo familiares.

O velório está sendo realizado na residência da família, à Rua Gustavo Barbosa, em frente ao Salão do Aguinaldo.

O sepultamento está previsto para a tarde desta quarta-feira (11) às 17h, no Cemitério São Judas Tadeu - o “Sozinho”, no Bairro Campo Velho.


Informações do Blog do William

Prefeitura de Chapadinha Lança Projovem Trabalhador


Durante a manhã desta terça-feira (10), aconteceu no auditório da prefeitura de Chapadinha, o lançamento do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Estiveram presentes a prefeita Danúbia Carneiro, secretários municipais, as vereadoras Márcia  Gomes (presidente da Câmara), Hilda Pontes, Francisca Aguiar e Graça Nunes, representantes da empresa Socius Polis (Jasson Lago Junior - coordenador de monitoramento do programa e Isis Braga), que vai executar o programa na cidade e vários jovens postulantes a uma vaga no programa.
O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, é um programa concebido pelo Governo Federal, em parceria com os governos municipal e estadual e tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional permitindo que esses jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania e inserção no mundo do trabalho.


Chapadinha é um dos 28 municípios do Maranhão que conseguiu, graças ao empenho do deputado Magno Bacelar, do governo estadual e da prefeitura municipal, ser agraciado com o programa, que vai capacitar 400 jovens de 18 a 29 anos de idade, em situação de desemprego, para o mercado de trabalho, recebendo, durante seis meses, uma bolsa-auxílio custeada pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, no valor de R$ 600,00 divididos em seis parcelas de R$ 100,00.
 
Os jovens de Chapadinha terão qualificação profissional em: Administração, Construção e Reparos, Serviços Pessoais e Turismo e Hospitalidade.
 
 
A pré-inscrição será feita no período de 17 a 28 do mês corrente, em local a ser definido esta semana.
 
 
Fotos: Sousa Neto
 
 

Reajuste Salarial de Professores é Destaque em sessão Parlamentar

Sempre lutando em defesa da classe educadora do município a parlamentar Francisca Aguiar fez questão de destacar na sessão dessa segunda-feira, 09, a importância do projeto de lei de Nº 04/2012, do poder executivo municipal, que implantou o novo reajuste salarial dos profissionais da educação pública do município.

O reajuste que é imposto de acordo com as demandas de recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (FUNDEB), disponibilizou a esses profissionais desde o dia 1º de janeiro do corrente ano um reajuste de 4,86% em seus vencimentos.

Com o reajuste os profissionais passam a ter mais estimulo para o correto desempenho de suas atividades, o que é essencial para o desenvolvimento da educação em nosso município.

Francisca Aguiar destacou que essas ações mostram o comprometimento do poder público municipal com a classe educadora.

A implantação do PCCR – Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores Públicos municipais, foi outra grande conquista destacada pela parlamentar.

Encerrando Francisca Aguiar disse que ainda há muito por fazer pela educação no município. No entanto, já temos muitos avanços e conquistas que mudarão significativamente a qualidade do nosso ensino, garantindo assim um futuro promissor aos nossos jovens e crianças.

Por: Antenor Ferreira - Blog da Vereadora Francisca Aguiar
 
 

Delmar Carneiro - 70 Anos!


No último dia 7, o ex-vereador e atual secretário municipal adjunto de Administração, Delmar Carneiro completou seus 7o anos de vida. Embora nascido no estado do Ceará, o mesmo considera-se um filho chapadinhense, visto que adotou nossa cidade como sua morada há 54 anos, onde constituiu família e um amplo grupo de amizades.
 

Para comemorar a passagem natalícia, o aniversariante reuniu familiares e amigos em uma Missa em Ação de Graças, realizada às 18h, na Igreja de São Raimundo (bairro Corrente) e logo em seguida na Cris Eventos, para o tradicional Comes & Bebes.
 
 
Com informações e fotos do Blog do William Fernandes
Clique aqui para mais informações e fotos.
 
 

Golpe da Compra Premiada EletroOnda Repercute na Grande Mídia

Compra premiada faz vítimas no interior do Maranhão

A modalidade de compra premiada, alvo de constantes denúncias nos últimos meses em São Luís, com a empresa Eletromil, também fez vítimas no interior do estado, mais precisamente na região do Baixo Parnaíba.

As mesmas irregularidades que geraram acusações contra os proprietários da Eletromil na capital maranhense, também são apontadas pelos clientes da empresa EletroOnda, que atuava nas cidades de Chapadinha, Santa Quitéria, São Bernardo, Tutóia, Anapurus, Buriti, Brejo e Urbanos Santos.

A proprietária da empresa, Gerenilce Cardoso de Amorim, é acusada de estelionato, por não ter cumprido os contratos na modalidade compra premiada, deixando de entregar mercadorias aos consumidores com parcelas quitadas, ou que foram contemplados nos sorteios da rede.
Após as reclamações e denúncias dos clientes, chegando até a haver saque de uma das lojas, a prisão preventiva da proprietária foi decretada pelo Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, Mário Henrique Mesquita Reis. Ela, porém está foragida desde o início de fevereiro.

As irregularidades começaram a ser percebidas no início de janeiro deste ano, quando segundo alguns clientes, a maioria das lojas na região só abriam nos dias de pagamento das parcelas.

Funcionários e clientes saqueando loja em Chapadinha (foto: Blog do William)


Quando soube dos boatos de que a empresa estava dando calote em alguns clientes em Santa Quitéria e Chapadinha, fui a loja aqui de São Bernardo e me deparei com ela fechada”, relata o motorista Bernardo Costa, de 38 anos.

Bernardo conta que pagava por dois contratos de compra de motos, uma dele e outra da esposa. Segundo ele, foram pagas ainda 33 parcelas do seu contrato e 43 da esposa, contabilizando um total de mais de R$ 15 mil pagos à Eletroonda.


Outra vítima das irregularidades da Eletroonda foi a secretária Maiara Santos, de 22 anos. Ela relata que pagou ainda 19 parcelas de um contrato firmado em outubro de 2008, chegando a ter um prejuízo de um total de R$ 3.340.

De acordo com Maiara, no dia 9 de fevereiro, os clientes que tiveram prejuízos com a compra premiada em São Bernardo, tiveram uma reunião com a promotora Herlane Maria Fernandes de Carvalho, no Fórum Desembargador Bernardo Pio Correia Lima, naquele município.

Na reunião, a promotora teria pedido para os clientes assinarem um termo informando o valor do prejuízo de cada um e teria também orientado os mesmo a procurarem um advogado para que pudessem reaver os valores, além de informar que abriria inquérito para investigar a proprietária da Eletroonda e demais envolvidos nas irregularidades.

Passado o tempo, entretanto, os clientes lesados reclamam da demora na solução do caso e do possível ressarcimento dos valores pagos a empresa.

Eu nem espero mais receber esse dinheiro. Dei como perdido. A dona da Eletroonda fugiu e parece que as autoridades não tomam nenhuma providência para ressarcir quem foi prejudicado”, conta Maiara.

Em defesa dos clientes prejudicados

O advogado Antônio Rodrigues, residente no município de Santa Quitéria, está a frente do caso em defesa de cerca de 150 clientes lesados pela empresa Eletroonda. Ele informou que a grande dificuldade em conseguir o ressarcimento dos valores pagos pelas vítimas do golpe, é que não foram encontrados bens dos proprietários que pudessem ser usados na indenização.


Além da proprietária da Eletroonda está foragida, não foi encontrado nenhum numerário nas contas relacionadas a empresa. Assim, não tem como ressarcir as pessoas prejudicadas. Entretanto, há indícios de que há outras pessoas envolvidas, o que precisa ser investigado”, relatou o advogado.


Antônio Rodrigues disse ainda que resolveu assumir a defesa dos clientes por sentir a necessidade de buscar os direitos das pessoas lesadas no caso e encontrar uma forma de amenizar os prejuízos dos clientes.


Lojas saqueadas

Duas das lojas da Eletroonda na região do Baixo Parnaíba foram saqueadas por clientes e até funcionários. No dia 15 de fevereiro, clientes e funcionários da matriz da empresa, localizada no município de Chapadinha, saquearam o estabelecimento, levando cadeiras, mesas, ventiladores, armários, ar condicionados, portas e até divisórias. Treze dias depois, no dia 28, foi a vez dos clientes da loja de Urbanos Santos arrombarem o ponto comercial e levarem tudo o que puderam como forma de amenizar os prejuízos.


O Imparcial Online


domingo, 8 de abril de 2012

Governador em exercício Marcos Caldas inaugura escola e autoriza obras em Brejo

O governador em exercício, Marcos Antônio de Carvalho Caldas, cumpriu diversos compromissos neste sábado (7), no município de Brejo, sua cidade natal. Entre eles, a inauguração do Centro de Ensino Médio Patrício da Cunha Costa, localizado no povoado Saco das Almas, região de remanescentes quilombolas situada a 18 km da sede.
Acompanharam o governador em exercício os secretários de Estado João Alberto (Programas Especiais), Max Barros (Infraestrutura), os adjuntos da Educação, Almir Coelho, representando o titular Bernardo Bringel, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Raimundo Coelho de Sousa, representando o secretário Cláudio Azevedo. Também presentes os deputados Roberto Costa (estadual) e Kléber Verde (federal).

Marcos Caldas expressou sua emoção diante da oportunidade de ser governador do Maranhão e disse que não poderia deixar de dividir esse momento com o povo de Brejo, o qual não abandona em nenhum momento e com o qual sempre quer viver suas alegrias.

Eu agradeço à governadora Roseana Sarney por esta oportunidade e, claro, não poderia deixar de vir até a minha cidade, principalmente para trazer obras importantes para esta região. E vou lutar muito para trazer mais benefícios, pois ainda quero ver construída aqui a Avenida Beira-Rio”, disse Marcos Caldas.

Centro de Ensino

A inauguração do Centro de Ensino Médio Patrício da Cunha Costa foi prestigiada pelo único filho vivo do homenageado, Cláudio Ferreira Costa, de 81 anos. Durante a solenidade,o governador nomeou a diretora da instituição, Ana Léa Moraes, e destacou as ações do governo em prol dos quilombolas, ressaltando o termo de cooperação firmado, semana passada, pelo Maranhão e a Secretária de Políticas Públicas de Igualdade Racial, da Presidência da República.

O Centro de Ensino Patrício da Cunha Costa dispõe de seis salas de aulas e beneficiará 240 estudantes que vivem na região. As aulas terão início no próximo dia 16. “Esta obra é uma bênção para Saco das Almas e para os jovens que moram aqui. Este é um dos maiores povoados desta região e merecia ter uma escola como essa”, disse a diretora.

Cláudio Ferreira Costa, filho do homenageado, disse estar feliz pelo benefício que o governo do Estado está fazendo na área. “Nós estamos muito alegres com esta obra que será importante para todo este povo, ainda mais porque homenageia um grande homem de nossa comunidade”, disse ele, referindo-se ao pai, que foi um dos primeiros habitantes de Saco das Almas.

O secretário João Alberto destacou o fato de Marcos Caldas ser o segundo mais jovem governador do Maranhão e o primeiro nascido na cidade de Brejo. “Conhecendo ele como conhecemos, sabíamos que viria dividir esta alegria com sua terra querida”, disse João Alberto.

Na cidade, o governador em exercício também assinou Ordem de Serviço autorizando o asfaltamento de ruas no município. Além disso, Marcos Caldas, atendendo a um pedido da Associação Comunitária de Brejo, autorizou a compra de um trator que será utilizado em patrulha agrícola e beneficiará produtores rurais da região. Ele prestigiou,ainda, a inauguração da Rádio Planalto FM, localizada no bairro Planalto José Gomes.

O governador em exercício permaneceu em Brejo neste Domingo de Páscoa, celebrando a data com a família e amigos. Nesta segunda (9), ele dá prosseguimento à agenda administrativa do governo, no Palácio dos Leões.

Informações da Secom


Chapadinhenses na Posse de Marcos Caldas

Foto: Geraldo Furtado/Secom

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Caldas (PRB), que assumiu o governo na última quinta-feira (5) devendo ficar no comando do estado até a quarta-feira (11), poderá assumir o governo por novos períodos até outubro, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) volte a precisar deixar o país ou se licenciar.


Isso deve acontecer porque o presidente do Poder Legislativo, Arnaldo Melo (PMDB), não quer ser governador para evitar deixar inelegível a filha pré-candidata à Prefeitura de Colinas. Questionado pelo blog sobre o assunto, Marcos Caldas disse apenas estar pronto para desempenhar qualquer missão que Roseana lhe confiar. Ele já teve uma conversa com Roseana sobre o assunto antes da viagem dela para os Estados Unidos.


O deputado assumiu a cadeira nº 1 do Palácio dos Leões numa solenidade rápida, no final da manhã. A cerimônia foi coordenada pelo secretário-adjunto da Casa Civil, José Antonio Muniz, que, na ocasião, representou o secretário Luis Fernando Silva.


Me sinto honrado com o compromisso que assumo agora, e prometo fazer o que estiver ao meu alcance para dar continuidade aos projetos de desenvolvimento do Estado já realizados pela governadora Roseana”, afirmou Marcos Caldas.


Deputados, prefeitos, secretários, familiares e amigos participaram da solenidade. Entre os presentes estavam secretário de Programas Especiais, João Alberto de Sousa; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Neto Evangelista; o deputado Edilázio Júnior (PV); o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho; a prefeita de Anapurus, Tina Monteles; e políticos da Região do Baixo Parnaíba como os pré-candidatos Dulcilene Belezinha (Chapadinha) e Helton Mesquita (Caxias).


Ele saberá cumprir mais esse compromisso, tendo responsabilidade com o povo e fidelidade à governadora Roseana”, declarou Tina Monteles, prefeita de Anapurus.


Resumido. Leia na íntegra no Blog do Décio Sá

Arquivo do blog