WebNet

WebNet

sexta-feira, 14 de março de 2014

CHAPADINHA - Prefeitura e Abrinq Discutem Metas do “Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis” para 2014



Com o objetivo de sensibilizar às crianças da rede pública sobre a importância de cultivar hábitos de uma alimentação saudável, a Prefeitura de Chapadinha reuniu-se na última quarta-feira (12) com a Fundação Abrinq para o fechamento das atividades do Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste referente ao ano de 2013. Na ocasião foi discutido também o plano e metas para 2014.

O encontro que aconteceu no auditório da Prefeitura, contou com a participação do secretário municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, da adjunta de Assistência Social, Márcia Portela e do Conselho de Alimentação Escolar do Município.

De acordo com assistente técnica da Abrinq, Fabiana Sciarotta, que acompanha o projeto em Chapadinha, desde sua implantação, as atividades no município foram bem sucedidas e diversas ações foram desenvolvias. Para 2014, a meta é a reimplantação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. “Chapadinha vem trabalhando bastante na questão da agricultura fornecendo incentivos e capacitações para agricultores. Já foram construídas hortas comunitárias e mencionado aqui a criação de um campo para a plantação de mandioca”- disse ela.

O Projeto Integrado Comunitário Sustentável Alimentar” no povoado Mangabeira, zona rural, onde foram plantadas hortaliças e frutos é um dos grandes destaques das ações de 2013. “Não só essa, mas outras atividades garantem o trabalho sério que a prefeitura vem desenvolvendo e apoiando. Pactuados com o MDE a agricultura familiar já desenvolveu através do Pronatec/SENAR cursos em nove polos, de piscicultura, mandiocultura e horticultura. O projeto alimentar saudável é uma realidade hoje em Chapadinha que está sendo executada com sucesso” – garantiu a adjunta da SEMAS Marcia Portela.

Os resultados são positivos e beneficiam não só as crianças da rede pública, mas toda a família” – finalizou o secretário Borromeu.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 13 de março de 2014

Morre Dr. Almeida, Ex-Promotor de Justiça de Chapadinha


Morreu nesta quarta-feira (12), em Teresina (PI), por volta das 19h30, Dalardiel Almeida e Silva, mais conhecido como dr. Almeida, aos 66 anos de idade.

Natural de São Bento (MA), Almeida foi promotor de Justiça de Chapadinha de 1989 até início de 1993, quando foi transferido para São Luís, onde ficou até se aposentar e retornar à Chapadinha, cidade que escolheu para viver com a esposa chapadinhense Rosimeire Serafim, com quem teve dois filhos, Demétrius (19) e Davi (17).


Dr. Almeida seria agraciado com o título de Cidadão Chapadinhense, por iniciativa do vereador Marcelo Meneses, que já estava dando entrada na documentação.

O corpo está sendo velado em sua residência à Travessa Sebastião Barbosa (ao lado do IPC - por trás da prefeitura de Chapadinha). O sepultamento será no final da tarde desta quinta (13), no Cemitério São Judas Tadeu (Sozinho).


Prefeitura de Chapadinha Realizará Mobilização para Doação de Sangue


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde e Hemomar, e apoio do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (NMES) realiza mais uma mobilização para doação de sangue. A campanha ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 de março, com o tema “Doe Sangue e Salve Muitas Vidas” no unidade do Hemomar, ao lado do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

A doação de sangue é um ato voluntário, de solidariedade, que salva vidas. Em cada doação são realizados exames que incluem pesquisa para Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, Sífiles e HTLV I/II.

Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições:

- Estar bem de saúde;

- Estar alimentado;

- Peso igual ou superior a 50kg;

- Idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);

- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;

- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;

- Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;

- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”

- Não ser portador de epilepsia;

- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;

- Não ter diabetes;

Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.

Atenção:

Não esqueça seu documento de identidade original. Só será aceita cópia autenticada em cartório. Aceitamos Carteira de Identidade (RG), Carteira Profissional, Certificado de Reservista, Carteira de Motorista ou Carteiras de Conselhos de Classe.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Serviço de Inteligência da PM Recupera Duas Motos Roubadas


O Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Chapadinha recuperou na tarde desta quarta-feira (12) duas motocicletas roubadas.

Um das motos foi recuperada no Residencial José de Sousa Almeida - uma CG 150 Honda preta. A outra moto foi recuperada na Vila Brasil - uma motocicleta GC 125 Fan.

Uma das motocicletas foi furtada na cidade de Caxias e outra foi tomada de assalto na zona rural de Chapadinha.

As motocicletas encontram-se na Delegacia de Chapadinha (foto).


PUBLICIDADE



ANAPURUS - STTR Leva Minha Casa Minha Vida à Zona Rural do Município



O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapurus firmou parceria com diversas entidades e órgãos públicos para garantir moradia a famílias de agricultores daquele município.

Numa articulação que envolveu o STTR de Anapurus, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão – FETAEMA, Cooperativa de Habitação Nossa Casa e Caixa Econômica Federal possibilitou benefício para 50 famílias que assinaram contrato para aquisição de moradia pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

A assinatura dos contratos aconteceu na Igreja Católica do Povoado Água Rica no último domingo, dia 9 e contou com a presença de Ademar do Sindicato, que é presidente do STTR de Anapurus. De acordo com Ademar além do Povoado Água Rica, “as localidadesCarnaúba, Bandeira, Moura e Mucura também foram incluídas no programa e seus moradores terão acesso às casas do Programa Minha Casa Minha Vida através da parceria do Sindicato com as entidades”, disse Ademar.

Os contratos foram assinados, toda a documentação necessária foi enviada à Caixa Econômica Federal e as construções devem começar já em 30 dias”, concluiu Ademar do Sindicato.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Secretária da Mulher Participa da Posse do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para Mulheres

Secretária Nildinha Teles (blusa róseo/de costas) atenda ao encontro

A secretária municipal da Mulher, Nildinha Telles, participou nesta terça-feira (11) em São Luís, da posse dos membros do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres- PEPM.


O Comitê tem como objetivo articular, monitorar e avaliar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, com integração das ações e articulação entre os diferentes órgãos do governo estadual.

O comitê cumpre um importante papel de acompanhar e avaliar as ações do plano estadual dando condições para que as ações sejam realizadas de maneira eficiente” - acrescentou Nildinha.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Realizada Audiência Pública Sobre Macrozoneamento Ecológico e Econômico do MA


Foi realizado nesta terça-feira (11) no auditório da prefeitura de Chapadinha a terceira audiência pública que discute o Macrozoneamento Ecológico e Econômico (MACROZEE) do Maranhão. O evento já havia sido realizado em Balsas e Imperatriz. O MACROZEE que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento e executado pela Embrapa é um instrumento usado para fazer o reconhecimento territorial e econômico do estado, tanto na área da produção, industrial e logístico, quanto nas áreas sociais e ambientais.


A Audiência Pública contou com a participação do Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado, Marco Aurélio de Sousa Martins, do pesquisador da Embrapa e Supervisor de projetos da MACROZEE-MA, Luiz Eduardo Vicente, da Prefeita Ducilene Belezinha, Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, da Comissão estadual do MACROZEE e o Comitê Técnico Cientifico, entidades representativas e sociedade civil.


"O objetivo do encontro, segundo o técnico da Embrapa Luiz Eduardo Vicente, é a participação efetiva da sociedade. As opiniões tiradas do debate são copiladas ao relatório final que vai ser entregue até o final de março. A parti daí o governo do estado do Maranhão vai implementar, de acordo com os dados fornecidos, ações de forma efetiva em cada região” – disse ele. “Hoje sabemos o quanto tem de silvicultura e pastagem no estado do maranhão, graças ao mapeamento realizado pela EMBRAPA, em parceria com a SEPLAN. Mas isso tem que ser usado” – completou.


Durante a Audiência foram apresentados as macro zonas, que são o resultado final juntamente com diretrizes e cenários, através de mapas efetivos que mostram vocação da aptidão de determinadas áreas para determinados tipos de cultura. Ao final foi realizado debate, onde todos puderam expor suas ideias e tirar dúvidas sobre o MACROZEE.


Esse encontro mostra que o governo federal e estadual estão preocupados com os municípios, trazendo novas ferramentas que estão sendo disponibilizadas para o melhor planejamento das ações, tanto do poder público como os de iniciativa privada” – finalizou Carlos Borromeu, secretário municipal de Agricultura de Chapadinha.

São Luís será o último município a receber a audiência, que será realizada dia 13 de março.

Ascom/PMC
Fotos - Kim Pereira


PUBLICIDADE



SEDUC-MA - Inscrições para Cursos de Idiomas para Alunos da Rede Pública Terá Início na Próxima Segunda (17)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), abrirá, na segunda (17) e terça-feira (18), as inscrições para cursos de idiomas voltados a jovens de baixa renda e alunos da rede pública de ensino do Estado.

Os interessados em participar do processo deverão se dirigir ao Centro de Ensino de Idiomas do Maranhão (CEIMA), localizado na Unidade Integrada Raimundo Correia, na Rua Rio Branco – Centro, nos dias 17 e 18, portando cópias do RG e CPF; Foto 3x4; Declaração de vínculo regular ou conclusão do ensino médio em escola pública; além do valor de R$ 75,00, referente ao custo dos materiais didáticos, e que será pago no ato da matrícula.

Nesta primeira etapa, serão ofertadas 750 vagas para o curso de língua inglesa, com duração de três anos e 360h de carga horária. O projeto prevê ainda a oferta posterior de outras línguas como espanhol, alemão e mandarim.

Metodologia e Avaliações

O curso será dividido em seis módulos, com 60h por semestre, cada, totalizando 360h em três anos. Concluída esta carga-horária, o aluno receberá certificado de conclusão de curso de língua estrangeira emitido pela Ufma, de valor igual àqueles obtidos nos cursos de língua convencionais.

Com as modalidades de inglês básico, médio e avançado, as aulas serão ministradas uma vez por semana com turmas de 25 alunos, distribuídos em três salas de aula, atendendo a 150 alunos dia, nos turnos vespertino e noturno. Os instrutores serão estagiários do curso de letras, que serão selecionados pela Ufma.

A metodologia adotada no projeto terá como foco principal a abordagem comunicativa, abrangendo as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, fala, escrita e leitura. A comunicação oral será a atividade predominante durante as aulas, favorecendo a melhor internalização das estruturas linguísticas.

Para aprovação, os alunos deverão ter, no mínimo, 75% de presença e desempenho satisfatório nas atividades em sala de aula e nas avaliações, que contarão com provas orais e escritas.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - PM Prende Casal Suspeito de Efetuar Assalto


Por volta das 2h40, desta terça-feira (12), foi preso o casal Antonio Adriano de Carvalho P. Filho e Jamila de França Araujo, suspeitos de terem praticado assalto nessa madrugada, na Travessa Santo Antônio, no bairro Campo Velho.

Segundo as vítimas M. de F. e D. de C., foram roubados os seguintes pertences: 01 (um) celular, 01 (um) relógio e a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais).

No momento da prisão, foi encontrado com os suspeitos apenas uma arma branca (faca peixeira) e uma moto YBR Yamaha placa HPY 3888 (cor azul). Ambos foram encaminhados à Delegacia Regional de Chapadinha, para providências cabíveis.



AFONSO CUNHA - Presos Suspeitos de Assalto à Agência Bancária

Agencia do Bradesco, de Afonso Cunha-MA, momentos após
a explosão dos caixas eletrônicos

Três suspeitos de envolvimento na explosão do caixa eletrônico do Banco Bradesco, na cidade de Afonso Cunha, foram identificados e presos por policiais militares do 2º BPM. O crime ocorreu na madruga desta quarta-feira (12), por volta das 3h da manhã. A gerência do banco não informou a quantia roubada do caixa eletrônico.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu o primeiro suspeito, identificado como Carlos Gerônimo Cruz da Silva Lopes. No momento da abordagem, Carlos disse aos policiais que não era da cidade. Os militares desconfiaram da história e o conduziram à delegacia.

Situação em que ficou a agencia bancária após a explosão

Os policiais continuaram em diligências e conseguiram interceptar na MA 034, próximo a região conhecida como Trilha do Trem, o veículo usado pelos assaltantes, uma S10 de cor prata. De acordo com a polícia, cinco homens estavam no carro. Os suspeitos dispararam contra a viatura.

Na ação, dois dos ocupantes da S10 foram atingidos, sendo que um deles, identificado como Naldo Medrada Santos, 40 anos, está no Hospital Geral de Caxias. O segundo homem não foi identificado, pois está internado inconsciente. Eles foram socorridos e levados a unidades de saúde dos municípios vizinhos. Os outros três ocupantes que estavam no veículo fugiram do local.

A polícia intensificou o policiamento na área e continua realizando incursões na região para capturar os assaltantes. Dentro do veículo foram apreendidas quatro armas de fogo, duas escopetas calibre 12 e duas pistolas ponto 40; além da quantia de R$ 49 mil dentro de uma mochila.

Carlos Gerônimo permanece detido em Coelho Neto. O caso está sendo investigado pelo delegado Leonam Fonseca Casemiro, que responde pela Delegacia Regional do município de Coelho Neto.

Imirante - Com informações da SSP-MA


PUBLICIDADE



quarta-feira, 12 de março de 2014

Inelegível: Ministério Público Confirma Condenação de Contas de Magno Bacelar

Em nota, o Ministério Público do Maranhão se manifestou a respeito das declarações do deputado estadual Magno Bacelar, do PV, que ameaçou “abrir a metralhadora” contra a instituição, depois que o titular da 1ª Promotora de Justiça da Comarca de Chapadinha, Douglas Nojosa, ajuizou uma Ação Civil Pública de Execução Forçada contra ele, requerendo o pagamento de R$ 669,3 mil, resultantes da condenação na corte do TCE. (Contas Relativas ao Ano de 2006, que de acordo com a promotoria torna o deputado impedido de disputar as eleições deste ano).

Na manhã desta terça-feira (11), Bacelar afirmou que estaria sendo vítima de perseguição política e fez ameaças ao Ministério Público.

Abaixo, a íntegra da nota do MP:

Nota oficial MPMA – Declaração de Magno Bacelar

O Ministério Público do Estado do Maranhão, em respeito à sociedade maranhense e diante das declarações do deputado Magno Bacelar, em pronunciamento na manhã do dia 9 no plenário da Assembleia Legislativa, contra o promotor de justiça Douglas Assunção Nojosa, da 1ª Promotoria da Comarca de Chapadinha, e contra a instituição ministerial, vem manifestar o mais irrestrito apoio às ações do referido membro e esclarecer o que segue:

1 – A atuação dos membros do Ministério Público do Maranhão, até por imposição legal, não tem qualquer conotação partidária e, portanto, não objetiva promover perseguição política a grupos da oposição ou da situação em nenhuma esfera da administração pública;

2 – As ações ajuizadas pela instituição ministerial visam tão somente resguardar o patrimônio público, conforme estabelece a Constituição Federal, como no caso em questão, em que o promotor de justiça apenas buscou a Justiça para executar decisão do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que condenou o deputado, quando exerceu o cargo de prefeito de Chapadinha, devido à aplicação irregular de recursos no exercício financeiro de 2006.

3 – Apesar das frequentes agressões sofridas, oriundas sobretudo de agentes públicos que cometem ilegalidades, a instituição assegura à sociedade maranhense que permanecerá firme na defesa dos interesses coletivos, propondo ações cabíveis para assegurar a correta e justa aplicação dos recursos públicos.

Fabíola Fernandes Faheína Ferreira
Diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais​

*Com colaboração do Blog do Alexandre Pinheiro

..................................................

MATÉRIAS RELACIONADAS:

- CHAPADINHA - Ex-Prefeito Magno Bacelar é Acionado pelo MPMA por Irregularidades em Prestação de Contas - Clique aqui pra rever

- Magno Bacelar se Defende de Acusações Feitas pelo Ministério Público - Clique aqui.


PUBLICIDADE



SEDUC-MA - Folha Suplementar de Professores Será Paga Nesta Sexta (14)


O Governo do Estado realizará, nesta sexta-feira (14), o pagamento do reajuste salarial, em folha suplementar, de todos os professores da rede estadual de ensino, referente ao mês de janeiro. O índice de reajuste é de 8,32%.

O pagamento em folha suplementar ocorre porque a regulamentação do reajuste foi feita na segunda quinzena de fevereiro – retroativamente a janeiro – quando a folha do mês já estava fechada. O reajuste referente ao mês de fevereiro será pago junto com os salários do mês de março.



PUBLICIDADE



AFONSO CUNHA - Bandidos Explodem Caixa Eletrônico de Banco e Cortam Cabos de Transmissão da Telefonia Móvel

Fachada da agencia do banco Bradesco, 
em Afonso Cunha-MA, momento após o crime


Por volta de 3h22, da manhã desta quarta-feira (12), elementos fortemente armados, explodiram o caixa eletrônico da agência do Bradesco - em Afonso Cunha-MA. De vários pontos da cidade foram ouvidos o barulho da explosão.


A explosão destruiu o caixa eletrônico, que no momento está isolado, e quebrou a porta de vidro, forro e móvel da agência. Os bandidos fugiram em uma S10 prata sentido Coelho Neto. Os bandidos foram encontrados pela PM de Caxias e Coelho Neto a 7 km da localidade Descanso, nas proximidades da linha de ferro.

No confronto, dois bandidos ficaram gravemente feridos, e foram transferidos para um Hospital da cidade de Caxias-MA, outro está lesionado, e não se sabe ainda a quantidade de bandidos que empreenderam fuga pelo mato.

A agência do Bradesco fica no centro da cidade - na Avenida Antonio Bacelar.

Antes da explosão os bandidos cortaram os cabos de transmissão da telefonia móvel para dificultar a ação da polícia.







PUBLICIDADE



URBANO SANTOS: Sebrae Realiza Semana do Empreendedor no Município

Atividades, que tem apoio da prefeitura municipal, acontecem até a próxima sexta, dia 14

A Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, com apoio da prefeitura de Urbano Santos, realiza durante toda essa semana a primeira edição da Semana do Empreendedor no município, tendo início na última segunda-feira (10) e término previsto para a próxima sexta (14). O público alvo está focando nos empreendedores rurais, micro e pequenos empresários, e microempreendedores individuais. 

A programação conta com o Curso de Gestão Financeira “Na Medida” e as oficinas - SEI “negociar no campo”, SEI “empreender”, SEI “controlar meu dinheiro no campo”, SEI “planejar”, ministradas pelas consultoras Antônia Santana e Rita Sandreya, além de atendimento empresarial e registro de microempreendedores individuais realizados pela equipe do Sebrae.

Todas as atividades estão sendo realizadas no Auditório do centro administrativo de Urbano Santos e integra as ações do projeto Território da Cidadania no Baixo Parnaíba, desenvolvido pela regional de Chapadinha.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA
Contatos: (98) 9152-8936
Sebrae – Chapadinha–MA (98) 3471-0741


PUBLICIDADE



Instituto Machado de Assis divulga relação de candidatos inscritos e locais de prova

Já estão disponíveis no site do Instituto Machado de Assis as relações informando os locais onde serão aplicadas as provas do concurso público de Chapadinha, bem como a relação dos nomes dos candidatos, com os cargos pretendidos e os horários das provas.

O Instituto também divulgou o balanço da concorrência geral por cargo, sendo a função de auxiliar administrativo, a mais procurada com 1.483 inscritos.

O certame será realizado no próximo domingo, dia 16 de março, e o candidato deve ficar atento para o horário da prova.

Mais informações no site: 


Ascom/PMC


PUBLICIDADE



Governo Destaca Avanços e Ganhos da Educação em Fórum Regional do Baixo Parnaíba


Ao participar do 4º Fórum de Educação do Baixo Parnaíba, em Chapadinha, o secretário Adjunto de Coordenação das Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Tadeu Lima, destacou os ganhos e avanços da educação do Maranhão nos últimos anos.


O fórum foi promovido pela Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), dirigida pela professora Raimunda Nonata Fortes Braga (Noni Braga) e reuniu aproximadamente 1,5 mil profissionais e estudantes que atuam na educação básica e superior.

Prof. Jânio Ayres (Gestor Regional de Educação/Chapadinha), 
Ducilene Belezinha (Prefeita de Chapadinha), 
Tadeu Lima e 
Prof. Maria Coêlho Pimentel (sec. Mun. de Educação/Chapadinha)

Ao apontar os ganhos reais dos profissionais da educação básica do Maranhão, com aprovação do novo Estatuto do Educador, sancionado pela governadora Roseana Sarney, em julho de 2013 e os demais investimentos em infraestrutura da rede escolar, Tadeu Lima, fez um contraponto ao discurso de candidatos de oposição presentes no evento.

Tadeu ressaltou que o estatuto garante inúmeras vantagens aos profissionais com revisões de categoria funcional e aumento salarial, promoções, titulações, gratificações de estímulo e a obrigatoriedade de um terço da carga horária para planejamento das aulas, conquistas jamais vistas pelos profissionais do Maranhão.

Ele também frisou que há anos o Maranhão esperava pela conclusão do Plano Estadual de Educação e que isso aconteceu em 2013, de forma democrática em 28 conferências intermunicipais que reuniram representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público, com apoio do Fórum Estadual de Educação, que integra mais de 20 entidades da sociedade maranhense.

O plano do Maranhão é uma realidade com metas e estratégias para a próxima década, o que nos colocou à frente dos outros estados e está servindo de modelo para outras secretarias de educação do País”, destacou.


Tadeu Lima informou que 90 municípios maranhenses estão recebendo a orientação da Seduc para elaboração ou adequação dos planos municipais de educação e que outros 80 municípios já demonstraram interesse para receber a orientação de avaliadores da Seduc na elaboração ou adequação de seus planos, fortalecendo assim o regime de colaboração Estado e municípios.

São muitos avanços que colocam o Maranhão em destaque no cenário nacional como, por exemplo, a diretrizes curriculares, que estão em fase de implantação na rede estadual, trabalho feito em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)”, informou.

Na ocasião, Tadeu Lima disponibilizou aos representantes das redes municipais de ensino da região documento com as diretrizes curriculares.

Esse é um documento diretivo para a rede estadual, que objetiva estabelecer padrões básicos de aprendizagem para as escolas de modo a assegurar unidade ao trabalho pedagógico e garantir os resultados educacionais esperados e que servem para a educação básica”, explicou.

Infraestrutura

O adjunto da Seduc também anunciou investimentos do Governo do Maranhão no setor educacional na região do Baixo Parnaíba Maranhense, com a construção de um centro de educação integral, reformas em diversas escolas e construção de quadras no âmbito do programa Viva Maranhão, além da entrega de tablets educacionais para professores de ensino médio e supervisores pedagógicos.

O 4º Fórum de Educação do Baixo Parnaíba contou com a participação de prefeitos da região, secretários municipais de educação e profissionais renomados da educação nacional, autoridades locais e regionais.

Raphael Garreto
Assessoria de Comunicação


PUBLICIDADE



terça-feira, 11 de março de 2014

VARGEM GRANDE - Agência dos Correios é Assaltada

Na tarde desta terça-feira (11) a Agência dos Correios de Vargem Grande foi assaltada.

A ação aconteceu por volta das 15h30, quando dois homens armados chegaram no Correio em uma moto Honda Bros e anunciaram o assalto. Um deles usava capacete e o outro estava encapuzado e com óculos escuro.

Segundo uma pessoa que estava presente no local relatou ao Blog, os assaltantes falaram para nenhum dos clientes fazerem nada, pois eles só queriam o dinheiro da Agência. Então levaram os celulares dos caixas, uma CPU de computador e uma quantidade em dinheiro não revelada.

Logo em seguida foram embora como se nada tivesse acontecido.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal já estão em busca dos meliantes, mas até o fechamento dessa matéria não haviam obtido êxito.


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA


1. Decorreu muito bem e com a maior participação de sempre o Retiro de Carnaval promovido pelo RCC. Mais de quinhentas pessoas participaram deste tempo de reflexão e com bastante ordem e muito interesse. Foi, sem dúvida, dos melhores retiros realizados na Paróquia. Parabéns a todos que o organizaram.

2. A capela de Nª Sª de Lurdes, no bairro Recanto dos Pássaros, está telhada. Começou-se a colocar o piso morto para depois rebocar por dentro. A gruta, toda de pedra, onde vai ficar a imagem da Padroeira, também está pronta.

Capela de Nª Sª de Lurdes, no bairro Recanto dos Pássaros

3. Realizou-se com muito fruto uma reunião de pessoas provenientes de Chapadinha, Mata Roma e Anapurús sobre a situação de violência que vivemos nestes Municípios. Estiveram presentes 45 pessoas, D. Valdeci e uma advogada da Sociedade dos Direitos Humanos de S. Luís. Depois da oração e da reflexão sobre alguns textos da Bíblia que nos ajudaram a ver qual a posição de Jesus diante de situações violentas, passou-se a ouvir todos os presentes sobre o que pensavam do nosso ambiente. Notou-se uma forte incidência da violência a nível psicológico (medo dos grandes, de perder emprego...), a nível cultural (influência da colonização, escravatura, latifúndio...), a nível familiar (machismo, alcoolismo, droga, infidelidade...) a nível político (primazia e arbitrariedade da política em tudo, dependência, falta de participação do povo por ignorância...), excesso de ambiente festeiro sem controle da entrada de crianças e muita exploração da juventude, muitos bares... para exploração da juventude, muitos bares para bebidas alcoólicas, em lugares nobres e perto de colégios, muita vida noturna e sem vigilância policial, falta de lugares de recriação e de emprego, ausência de educação familiar... bebidas alcoólicas, em lugares nobres e perto de colégios, muita vida noturna e sem vigilância policial, falta de lugares de recriação e de emprego, ausência de educação familiar ... Tomou-se a decisão de promover uma escola da Doutrina Social da Igreja, denunciar acontecimentos graves, fazer manifestações públicas e incentivar a população à participação política inteligente.

Reunião de pessoas provenientes de Chapadinha, Mata Roma e 
Anapurús - sobre a situação de violência em que vivemos atualmente.

4. Temos ouvido muita gente queixando-se deste ano a organização do carnaval ter sido mais frouxa. Não ouvimos ninguém queixar-se de que os índices de aproveitamento escolar dos nossos adolescentes e jovens são dos piores do Maranhão e estes dos piores da Federação. E isto é que conta para a qualificação profissional futura dos jovens é que conta. Não é o carnaval. Temos que refletir sobre o que mais interessa e deixar de tanta brincadeira enquanto não houver responsabilidade. Faz bem um Governo que toma prioridades.

5. Pedimos a todos os interessados em participar na representação da Paixão de Cristo na Sexta Feira Santa que comuniquem seu nome à Gnú, no Secretariado, e participem nesta quarta-feira (12) da reunião no Centro, às 20h.

6. Francisco Mário e a irmã de Pe. Neves continuam nos hospitais em situação bastante crítica. Pedimos e agradecemos orações. Bonito o gesto da pequena multidão que se juntou rezando o terço pela saúde do Sr. Eduardo.

7. Muito grande a participação das comunidades no início da Quaresma com a imposição das cinzas. Nas missas de domingo daremos início à Campanha da Fraternidade.

8. No próximo Domingo (16) às 10h, haverá instituição dos Ministros da Eucaristia. Horário: Na missa das 10h.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog