WebNet

WebNet

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Chapadinha: Um Novo Carnaval

 
Prefeita Dulcilene Belezinha e a filha, Carol Pontes, na abertura do Carnaval 2013
 
Por: *Ivandro Coêlho - Blog Café Pequeno

Já havia falado aqui que o carnaval é uma festa popular importante. E que a tentativa de impedir a folia - sob a alegação de que o município decretara estado de emergência - tinha motivação política. Qual era a intenção dos oposicionistas? Jogar o ônus de uma decisão polêmica como essa no colo da prefeita. No final, eles seriam os primeiros a dizer: “Foi ela que não quis”.

Público agita praça do Povo
 
Felizmente Dulcilene Belezinha não caiu nessa. Resultado: o carnaval está sendo indo muito bem. Basta ver a alegria estampada no rosto dos foliões que frequentaram a Praça do Povo no primeiro dia do evento. Poderia ser melhor? Claro que sim! Poderíamos ter, por exemplo, o circuito de rua, com a participação de blocos organizados, tal como ocorre em São Luís, no bairro da Madre Deus.
Bloco organizados fazem a festa
A praça Coronel Luís Vieira também deveria ter uma programação especial, com uma organização que evitasse aquela bagunça de tantos carros de som. As atrações musicais da Praça do Povo poderiam ser mais diversificadas etc. etc. etc. Mas, para começo de governo - e diante de todas as adversidades -, pode-se afirmar sem medo que o carnaval de Chapadinha 2013 é um sucesso.
 
Jovens lotam a Praça do Povo
 
As loas devem ser divididas também como o secretário de Cultura, Herbert Lago. Por ter vivenciado o drama dos artistas populares na pele (Lago é escritor e poeta), ele teve a sensibilidade de convidar grupos e artistas locais para participar da festa de momo. E o que é melhor: não apenas como assessórios exóticos, mas como protagonistas de uma nova cena cultural na cidade.

Herbet Lago e adjunta organizando a festa
 
A atitude do secretário certamente vai ajudar a quebrar preconceitos e forjar um gosto pelo que é produzido aqui. Espero que essa tendência se aprofunde e se fortaleça ainda mais ao longo dos anos. Para isso, é necessário que aconteça o I Fórum Municipal de Cultura - uma iniciativa que já existe em várias cidades do interior e principalmente na capital do Maranhão.

São ações como essa que irão demarcar uma nova fase na agenda cultural do município, incluindo o carnaval. Torço para que isso dê certo e, assim, a gente não retorne aos tempos da política do pão-e-circo, quando a música que me vinha sempre na cabeça era uma canção de Luís Melodia: “Carnaval, carnaval, eu fico triste quando chega o carnaval”.
 
 
*Ivandro Coêlho, é professor e jornalista.
 
 

SBRP: Ação Popular Pede na Justiça o Fim do Carnaval 2013

 
Deu entrada na última sexta-feira (8), na Comarca de Urbano Santos, a Ação Popular de nº 125/2013 - denunciando irregularidades na contratação da empresa que organiza o carnaval da cidade de São Benedito do Rio Preto (SBRP), M. R. D. Duarte - ME (Ello Entretenimento Ltda., de CNPJ de nº 17.292.292/0001-86). A ação ainda pediu ilminar de imediata suspensão da festa.

Já neste sábado (9), a MM.ª Juíza Odete Maria Pessoa, indeferiu o pedido de liminar e já notificou os requeridos para no prazo legal de 20 dias, para apresentarem contestação.

Veja a íntegra da movimentação da ação popular:

 
 
Os requeridos no processo são o prefeito municipal, Sr. José Maurício Carneiro Fernandes, o próprio município de SBRP, além do Sr. Max Randrey Dias Duarte, signatário da empresa contratada.

Já os autores da Ação Popular, são Débora Heilmann Mesquita e Mariana de Mesquita Costa Frazão. Débora é filha do ex-prefeito José Creomar de Mesquita Costa, e Mariana é sobrinha do ex-gestor, além de também ser filha do candidato derrotado na última eleição municipal em SBRP, Sr. Odilon Frazão.

 
O curioso é que tanto Débora quanto Mariana foram funcionárias fantasmas do governo anterior por sete anos e meio, até que o Ministério Público obrigou Creomar a demiti-las por nepotismo e por não trabalharem.
 
Não conseguimos saber ainda se as duas estão aqui no município (SBRP) para brincarem este carnaval, que será o primeiro dos último nove anos que seus nomes não figuram na folha de pagamento do município.
 

CHAPADINHA: Histórico da Primeira Noite de Carnaval

 
 
Ainda nem começou direito o Carnaval 2013, e o resultado foi esse: 05 acidentes de moto(sendo 02 na "curva da morte" em frente ao Posto Pinheirão), 33 pessoas presas por uso de drogas e baderna na Praça do Povo), 01 escopeta de fabricação caseira apreendida (na Praça do Povo), 01 jovem baleada (na Praça do Povo).

 

A escola Bandeirantes foi adaptada para receber os detendos foliões, porque na Delegacia não tem mais onde botar.

Aonde vamos chegar?
 

Segurança: Prefeitura Regulamenta Venda de Bebidas no Carnaval

 
A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, assinou o Decreto nº 07/2013 que disciplina a comercialização de bebidas nos estabelecimentos comerciais e nas barracas de ambulantes durante o Carnaval 2013.

Qualquer tipo de bebida – cervejas, refrigerantes, águas, destilados, entre outros – poderá ser comercializado apenas em copos plásticos ou latas metálicas. Não serão permitidas garrafas e copos de vidro, nos logradouros públicos da Praça da Bíblia, Praça Cel Luis Vieira e Praça do Povo, no perímetro do corredor da folia.
As barracas e comercialização de bebidas, no corredor da folia, ficarão sob a supervisão e determinação da comissão organizadora.
 
 
 
 
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CHAPADINHA: Final do Campeonato de Futebol da Zona Rural Será Neste Sábado (9)

Por: Sousa Neto
 
As equipes das localidades Buriti dos Bois e Olho d'Àgua Seco fazem neste sábado, dia 9, às 16h, no Estádio Lucídio Frazão, a grande final do Campeonato de Futebol da Zona Rural, promovido pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Esporte.
 
 
Antes do jogo principal, que definirá o Campeão e Vice-Campeão, acontece, às 14h, a preliminar entre Leão do Norte x Àgua Fria, que disputarão o terceiro lugar da competição.
 
 
O evento, que será com entrada liberada, contará com a presença do secretário municipal de Esportes, Tota, do vereador Manin, e possivelmente, da prefeita Ducilene Belezinha.
 
 
*Colaboração: Vereador Manin.
 

ESTADO: Ponto Será Facultativo na Segunda (11) e Quarta (13)

A governadora Roseana Sarney determinou que, na segunda-feira (11) e na quarta-feira (13), será facultativo o ponto nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta. A medida tem em vista as festividades do Carnaval 2013.
A decisão exclui os órgãos que prestam serviços essenciais à população, a exemplo dos hospitais e delegacias de polícia, que funcionarão em regime de plantão.
 
 

Audiência Pública Debate Titulação de Quilombos do Barro Vermelho

 
Ascom/PMC

A secretaria municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial realizou na manhã desta quinta-feira (7) um debate sobre a regularização fundiária de terras quilombolas e a situação precária que a comunidade vive há anos.

Representantes de associações, sindicatos, vereadores, secretários e outras lideranças participaram do evento que foi presidido pela secretária municipal, Chiquinha Pessoa. Chapadinha, segundo informações divulgadas no evento, tem cerca de vinte comunidades quilombolas, todas lutando pelo processo de regularização.
Durante o evento foram exibidas imagens das escolas no Barro Vermelho. Crianças estudando em situação precária, sem estrutura, escolas de taipas, sistema de abastecimento d’agua inadequado e sem energia elétrica. O presidente da associação do Barro Vermelho, José Carvalho, destacou o esforço e desejo da comunidade em ser reconhecida. “Muitos só acreditam quando veem nosso sofrimento”- frisou ele.

O vice-presidente da associação, Sebastião Silva, fez um depoimento emocionado. Lembrou os anos de luta, as dificuldades enfrentadas e ressaltou o sofrimento da comunidade pela exclusão social. “A comunidade negra sofre desde a época do coronelismo. A escravidão não acabou apenas se modernizou. A lei diz que temos direitos, quando na verdade nos falta estrada e escolas. No governo anterior não tivemos apoio, não se executou políticas públicas voltadas para a comunidade. Nossas crianças de 5ª a 8ª série enfrentam todos os dias 2km para chegar à escola, e sem transporte. Muitas vezes o único meio é uma bicicleta que carrega de duas a três crianças juntas”- desabafou ele.
 

 
O advogado da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Dr. Igor Almeida, ressaltou a importância do momento, como um grande passo para o reconhecimento. Destacou os quase dez anos de lutas que resultou em prisões ilegais e ações preconceituosas. “É preciso que o poder público municipal articulado com o estadual e federal pense em políticas públicas voltadas para essas comunidades. É um direito de propriedade que eles têm desde 1988”- disse.

O vereador Manim, se comprometeu em levar a questão à câmara para que haja uma mobilização por parte dos parlamentares. “Como vereador vou propor à criação de uma comissão para acompanhar essa situação e buscar uma solução”- afirmou ele.

Também presente no evento, o vereador Irmão Carlos, pediu apoio aos demais parlamentares presentes para que no próximo dia útil, após o carnaval, eles se reúnam com o Ministério Público a fim de solucionar o problema do programa “Luz Para Todos” que até hoje não chegou ao povoado Barro Vermelho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As fotos que ilustram essa matéria é do fotógrafo Kim Pereira.
 
 
Veja mais fotos (by Sousa Neto) do evento, em nossa Galeria - Clique aqui...
 
 

CRAS/Campo Velho Realiza Baile Carnavalesco na Tarde Desta Sexta (08)

Ezenilde Rocha (Assistente Social - CRAS/Campo Velho) com a secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles
 
Por: Sousa Neto
 
Resgatando as tradições antigas e revivendo marchinhas que tanto embalaram os carnavais de outrora, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza na tarde desta sexta-feira (08) o baile de Carnaval do CRAS, do bairro Campo Velho, e CONVIDA toda a comunidade assistida pela Semas.
 
E como para folia não tem idade, o CRAS/Campo Velho, além da descontração e irreverência, privilegiará  as crianças e idosos que participam dos programas, todos brincando de montão e aproveitando para se descontraírem e lembrar as inesquecíveis marchinhas de carnaval.
 
A foto acima, registra o momento em que a assistente social que atende no CRAS/Campo Velho, Ezenilde Rocha, convida  a secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles, para o evento. Convite aceito!
 

Secretaria de Cultura Convoca Imprensa para Credenciamento

 
O secretário municipal de Cultura, Herbert Lago Castelo Branco, informa à toda imprensa interessada em cobrir o carnaval de Chapadinha, que se dirija à sede da prefeitura nesta sexta-feira (08), a partir das 14h, para o Credenciamento.
 
Carnaval 2013 - "Todos juntos numa só festa"
 
 
 

Matrimônio de Nattan Enzo e Cléia Monteiro

 
COLUNA SOCIAL
 
Nossos sinceros votos de felicitações aos amigos Nattan Enzo e Cléia Monteiro, que se casaram na tarde desta quinta-feira, dia 07, no Cartório Irineu Veras Galvão. O momento foi reservado a familiares e aos padrinhos, o vereador Eduardo Braga e sua esposa Prof. Enir Ferreira Lima (ex-secretária municipal de Educação).
 
 
 
Parabenizamos o casal por este momento tão sublime que é o da união entre duas pessoas que se amam.

Que vocês sejam cobertos de bênçãos, felicidades e plena harmonia e que o caminhar dessa nova vida seja sempre para vocês caminhos de flores e esperança e a constituição de uma nova família sempre dentro da mais pura felicidade.
 
 
Parabéns por esse passo tão importante e de tamanha grandeza em suas vidas e que hoje e sempre vocês sejam muito felizes.

Esses são os nossos verdadeiros e sinceros votos ao casal.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

SEMED Entrega Certificados a Merendeiras

 

As 150 merendeiras efetivas, da rede municipal de ensino da zona urbana, receberam na tarde da última quarta-feira (06), na quadra de esportes do Colégio Batista Chapadinhense, os certificados do curso de qualificação para produção de alimentação alternativa. O curso foi ministrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) entre os anos de 2010, 2011 e 2012.

Segundo a nutricionista, que ministrou o curso, Adriane de Sousa, as atividades foram realizadas nas escolas onde as merendeiras trabalham. A capacitação foi dividida em 8 horas de aula teórica e 16 horas de aula prática.

Ainda de acordo com Adriane, o curso foi gratuito e preparou as merendeiras quanto a noção de higiene e alternativas de alimentos saudáveis para as crianças.
 
 
O curso foi importante para chamar a atenção das merendeiras quanto ao manejo correto dos alimentos, como mantê-los limpos e longe de contaminação, além de mostrar novas opções de utilização de alimentos mais saudáveis no cardápio escolar” disse a nutricionista.

As merendeiras da zona rural também devem receber seus certificados.
 
 
 

Fabrícia Bógea Comandará "Acorde e Recorde" pela Mirante FM Local

 
A partir do próximo dia 18 (segunda-feira) a comunicadora Fabrícia Bogéa comandará  o programa Acorde e Recorde, das 6h às 8h da manhã, na Mirante Fm 98.1 - de Chapadinha.


*Colaborador: Raimundo Sousa

Ministério Público Vai Investigar Obras Inacabadas e Convênios da Gestão Anterior

Promotor Douglas Assunção Nojosa

Por: *Ivandro Coêlho - Blog Café Pequeno

O secretário de obras do município, Aluísio Sousa Santos, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (07) com o promotor de justiça de Chapadinha, Douglas Assunção Nojosa. Durante o encontro, Aluísio apresentou ao membro do Ministério Público um relatório sobre a situação de escolas e estradas deixadas pela gestão anterior. Muitas foram objeto de convênios firmados entre o município e os governos estadual e federal.

Escola Povoado Capinal: condições precárias
 
O documento aponta vários indícios de irregularidades, como obras e reformas iniciadas e não concluídas em escolas municipais; pontes e estradas em péssimo estado de conservação, etc. Após ouvir o secretário, Douglas Nojosa afirmou que o MP vai instaurar investigação para apurar as denúncias. “Queremos saber se os recursos para essas obras vieram, se foram ou não aplicados e também se foi prestado conta dos valores recebidos”, declarou o promotor.

 
Ponte do povoado Canto dos Ferreiras

De acordo com Douglas Nojosa, caso as denúncias se confirmem, os responsáveis pela não aplicação dos recursos repassados ao município estarão sujeitos a ação por improbidade administrativa.

Escola Tancredo Neves: obra inacabada

*Ivandro Coêlho, é professor e jornalista.
 
 

Programa do Leite Está Cadastrando Famílias Beneficiadas

Coordenador do programa do leite, Men de Sá
Coordenador do programa do leite, Men de Sá
Ascom/PMC
 
O programa do Leite em Chapadinha está realizando o cadastro e recadastro das famílias beneficiadas na cidade e zona rural. De acordo com o coordenador do programa, Men de Sá Meneses, até agora já foram realizados 200 cadastros e o objetivo é atender 500 famílias.

Nossa principal dificuldade na realização do cadastro é a falta de informação, os documentos que encontramos ao assumir o programa, estavam incompletos e nada era informatizado. Estamos organizando tudo para atendermos o maior número de famílias possível” disse o coordenador.

O programa conta com o trabalho de uma nutricionista para realização da pesagem e faz também a avaliação no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
Programa do Leite está cadastrando famílias beneficiárias
 
O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar.

Para ser beneficiária as famílias precisam possuir renda per capita (por pessoa) no máximo ½ (meio) salário mínimo e ter entre os membros da família:

• Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal;

• Crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;

• Nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança;

• Pessoas com 60 anos ou mais;
É distribuído 1 litro de leite por família, em geral. Na família em que há dois membros público-alvo para recebimento do leite, pode ser distribuído até 02 litros.

O Programa do Leite atende aos 09 estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e o Estado de Minas Gerais (atendendo a região do Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha e Mucuri).
A documentação necessária para o cadastro é o cartão de vacina, RG do responsável ( pai ou mãe ) e comprovante de residência.

A entrega deve ser feita duas vezes por semana na sede do programa.

Os trabalhos estão sendo feitos na sede do programa que fica na Rua Gustavo Barbosa número 175 no centro da cidade.

Serviço:

O que: cadastro Programa do Leite
Onde: Rua Gustavo Barbosa número 175 centro
Hora: das 08h às 17h

CHAPADINHA: Homem é Preso por Agredir Esposa

Chapadinha: Homem é preso por agredir a esposaPoliciais militares da 4ª Companhia Independente, sediada em Chapadinha, prenderam Benedito Lima Alves, 29 anos, por agressão física contra a própria companheira, Rosimeire Mendes de Carvalho, 36.

A prisão ocorreu, por volta das 10h, do último domingo (4), na residência do casal, localizada na Rua da Pedreira, Bairro Areial, naquele município. A vítima após ser agredida procurou o distrito policial e registrou a ocorrência.

De acordo com o B.O. a vítima disse que frequentemente o marido, que é usuário de drogas há cerca de um ano, cometia as agressões. O delegado Paulo Márcio de Moraes, que lavrou o auto de prisão em flagrante, afirmou que apesar das agressões serem constantes foi a primeira vez que a vítima formalizou a queixa.

Benedito foi conduzido a 3ª Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante delito pelo delegado plantonista, Márcio de Moraes. Ele permanecerá detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha à disposição da Justiça.


Sua Cidade.com
*Imagem meramente ilustrativa
 

DUQUE BACELAR: Bandidos Assaltam Agência dos Correios

A Agência dos Correios da cidade de Duque Bacelar, município distante 98 km de Chapadinha, foi assaltada nesta quarta-feira (6). Segundo informações, ainda inconclusivas, 03 homens, de cor branca (um com uma tatuagem no braço com o nome Maria), em duas motocicletas, sendo uma broz, realizaram o assalto.
 
Segundo uma fonte, que não quis ser identificada, um dos assaltantes entrou na Agência e com um revólver rendeu o gerente, Paulo Rubens, e dois ficaram dando cobertura, do lado de fora. Após colocar o dinheiro em uma mochila, os três fugiram em disparada em direção ao Rio Parnaíba.
 
As informações é que foram subtraídos R$: 60.000,00 (sessenta mil reais) da Agência. O gerente, prestou depoimento ao Sargento Edilson, representante da Delegacia de Polícia de Duque Bacelar.


Do Blog Portal Afonso Cunha
Informações: Carlos Machado
 

AGED/Chapadinha: Chefe Regional José Ivo Faz Balanço Positivo da Campanha da Aftosa Mas Alerta Inadimplentes

 
A Regional de Chapadinha, que possui 17 municipios, obteve indice de 98,05% com 82.696 bovideos (bovinos e bubalinos) vacinados das 84.344 cadastradas superior a etapa da campanha de 2012 para supresa de todos, pois tudo indicava resultados inferiores - a etapa anterior devido a estiagem (que causou perdas de animais). Segundo o chefe regional, José Ivo Souza, em entrevista ao blog ChapadinhaSite.com, o ótimo resultado na campanha é graças ao criador que está mais consciente com suas obrigações, e aproveitou para agradecer a todos os criadores pelos ótimos resultados. Referente as 1.648 cabeças de gado inadimplentes, ele informou que as unidades veterinárias locais já preparam as listas do criadores inadimplentes por município e encaminharam para Pnefa/MA e para o Ministerio Público, sendo que este serão convocados e terão até 15 de abril para se regularizarem junto as Uvl's.

 
Mesmo com estiagem, Maranhão conseguiu manter média recorde de cobertura vacinal contra a febre aftosa

Apesar da estiagem que assolou o Maranhão, prejudicando não só o plantio, mas também a pecuária, o estado conseguiu atingir 96,38% de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos durante a II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre.


Aftosa, realizada no período de 01 de novembro a 30 de dezembro de 2012. O anúncio do resultado da campanha foi feito na manhã desta segunda-feira (04) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, durante coletiva de imprensa, realizada no gabinete do órgão.


Cláudio Azevedo ressaltou que essa foi uma das campanhas mais difíceis de ser realizada. "Mesmo com a dificuldade de manejo e para a manutenção do peso do animal, alcançamos o terceiro maior índice das campanhas oficiais, permanecendo com uma imunização acima dos 90%, dentro dos critérios exigidos pelo Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] para que o Maranhão seja classificado como Zona Livre de Febre Aftosa. Ou seja, já cumprimos com nosso dever técnico, agora dependemos do Ministério cumprir a sua e declarar o reconhecimento nacional da zona livre", disse ele.


As exigências, às quais o secretário se referiu, fazem parte do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, desenvolvido pelo Mapa, que prevê a nova classificação, em bloco, de sete estados do Nordeste e a região Leste do Pará. "Vamos solicitar audiência com o Ministério e todos os secretários de agricultura dos estados concorrentes à zona livre para tratar da classificação nacional e também da classificação internacional, junto à Organização Internacional de Episotias", informou Cláudio Azevedo.


Vale ressaltar que em dezembro do ano passado o Mapa divulgou o resultado da sorologia realizada em 10.800 animais de aproximadamente 400 propriedades rurais, onde foi constatada a não circulação do vírus da aftosa no rebanho maranhense.


O resultado, bem como a melhor nota de avaliação das auditorias realizadas nos estados que compõem o bloco, atendendo a 89% dos itens pesquisados no serviço de atenção veterinária prestados pelos órgãos estaduais, credencia o Maranhão a receber a certificação do Mapa, que, como enfatizou Cláudio Azevedo, está dependendo da conclusão do resultado nos outros estados concorrentes, que ainda estão finalizando o processo de sorologia e estão realizando as campanhas de vacinação.


Aumento do rebanho maranhense - Outro resultado positivo ressaltado pelo secretário, durante a apresentação dos resultados da campanha à imprensa, foi o aumento do rebanho maranhense, contrariando as expectativas de perda geradas pela estiagem. "Em alguns municípios, sobretudo na fronteira com o Piauí, houve perda de muitos animais, mas foram incorporados 91.520 bovinos e bubalinos ao rebanho local, que atualmente é de 7.480.370 cabeças de animais", informou Cláudio Azevedo, que fez questão de agradecer o empenho dos criadores.


Também estavam presentes na coletiva o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Sagrima, Fernando Lima, o coordenador de Defesa Animal do órgão, Lauro Queiroz e o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Osvaldo Serra.


Fernando Lima ressaltou que a Aged traçou diversas estratégias para não prejudicar a imunização do rebanho maranhense. "Diante da estiagem e dos baixos números da campanha identificados no início, prorrogamos - autorizados pelo Mapa, o prazo por mais 30 dias para o criador vacinar seu rebanho, e por mais 20 dias para que ele comprovasse a vacinação junto aos escritórios da Aged", destacou o diretor geral.

 
Os números revelados pela Aged comprovam o esforço do governo estadual em manter o excelente índice de cobertura vacinal alcançado nas últimas campanhas, que foi de 97%, um recorde em mais de dez anos de campanhas oficiais.


Cerca de 1.200 propriedades tiveram seus rebanhos vacinados de forma assistida, com a presença de fiscais da agência. Outras 148 propriedades (23% a mais que na última campanha) foram beneficiadas com mais de 40 mil doses de vacinas doadas pelo governo estadual, Fundepec e Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) a pequenos criadores em assentamentos rurais, áreas indígenas e quilombolas e áreas de risco.


O presidente do Fundepec, Osvaldo Serra, elogiou a parceria com o governo estadual e disse que os criadores estão cada vez mais conscientes de sua participação nesse processo de atingir a nova classificação sanitária. "Os criadores contribuem com a doação ao Fundepec, realizada por meio de arrecadação na Guia de Trânsito Animal, porque acreditam no trabalho realizado pela Aged", afirmou ele.


Abaixo o quadro demonstrativo que compara o desempenho das últimas campanhas de vacinação contra a febre aftosa no estado:



Jun - Jul/2012
Nov - Dez/2012
Evolução/Campanhas
Rebanho de Bovinos no Estado
7.309.601
7.403.542
1,26%
Rebanho de Bovinos Vacinados
6.836.864
7.136.521
4,20%
Rebanho de Bubalinos no Estado
79.249
76.828
-3,15%
Rebanho de Bubalinos Vacinados
75.376
73.008
-3,24%
Rebanho Total de Bovinos e Bubalinos no Estado
7.388.850
7.480.370
1,22%
Rebanho Total de Bovinos e Bubalinos Vacinados
6.912.240
7.209.529
4,12%
Total de propriedades rurais que exploram pecuária bovina e/ou bubalina
81.260
81.747
0,59%
Total de propriedades rurais que exploram pecuária bovina e/ou bubalina que comprovaram a imunização de seus rebanhos
75.504
74.970
-0,71%
Total de produtores rurais que exploram pecuária bovina e/ou bubalina
105.218
105.370
0,14%
Total de produtores rurais que exploram pecuária bovina e/ou bubalina que comprovaram a imunização de seus rebanhos
97.581
95.732
-1,93%
Total de propriedades rurais que receberam vacinação assistida
885
1.218
27,30%
Total de rebanho vacinado de forma assistida
115.413
79.671
-44,86%
Total de propriedades beneficiadas com vacinação oficial
113
148
23%
Total de rebanho vacinado pelo serviço oficial
11.242
10.627
-5,78%
 

 
*Com informações da Ascom/SAGRIMA
 

Arquivo do blog