WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Audiência Pública Debate Titulação de Quilombos do Barro Vermelho

 
Ascom/PMC

A secretaria municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial realizou na manhã desta quinta-feira (7) um debate sobre a regularização fundiária de terras quilombolas e a situação precária que a comunidade vive há anos.

Representantes de associações, sindicatos, vereadores, secretários e outras lideranças participaram do evento que foi presidido pela secretária municipal, Chiquinha Pessoa. Chapadinha, segundo informações divulgadas no evento, tem cerca de vinte comunidades quilombolas, todas lutando pelo processo de regularização.
Durante o evento foram exibidas imagens das escolas no Barro Vermelho. Crianças estudando em situação precária, sem estrutura, escolas de taipas, sistema de abastecimento d’agua inadequado e sem energia elétrica. O presidente da associação do Barro Vermelho, José Carvalho, destacou o esforço e desejo da comunidade em ser reconhecida. “Muitos só acreditam quando veem nosso sofrimento”- frisou ele.

O vice-presidente da associação, Sebastião Silva, fez um depoimento emocionado. Lembrou os anos de luta, as dificuldades enfrentadas e ressaltou o sofrimento da comunidade pela exclusão social. “A comunidade negra sofre desde a época do coronelismo. A escravidão não acabou apenas se modernizou. A lei diz que temos direitos, quando na verdade nos falta estrada e escolas. No governo anterior não tivemos apoio, não se executou políticas públicas voltadas para a comunidade. Nossas crianças de 5ª a 8ª série enfrentam todos os dias 2km para chegar à escola, e sem transporte. Muitas vezes o único meio é uma bicicleta que carrega de duas a três crianças juntas”- desabafou ele.
 

 
O advogado da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Dr. Igor Almeida, ressaltou a importância do momento, como um grande passo para o reconhecimento. Destacou os quase dez anos de lutas que resultou em prisões ilegais e ações preconceituosas. “É preciso que o poder público municipal articulado com o estadual e federal pense em políticas públicas voltadas para essas comunidades. É um direito de propriedade que eles têm desde 1988”- disse.

O vereador Manim, se comprometeu em levar a questão à câmara para que haja uma mobilização por parte dos parlamentares. “Como vereador vou propor à criação de uma comissão para acompanhar essa situação e buscar uma solução”- afirmou ele.

Também presente no evento, o vereador Irmão Carlos, pediu apoio aos demais parlamentares presentes para que no próximo dia útil, após o carnaval, eles se reúnam com o Ministério Público a fim de solucionar o problema do programa “Luz Para Todos” que até hoje não chegou ao povoado Barro Vermelho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As fotos que ilustram essa matéria é do fotógrafo Kim Pereira.
 
 
Veja mais fotos (by Sousa Neto) do evento, em nossa Galeria - Clique aqui...
 
 

Arquivo do blog