WebNet

WebNet

sábado, 18 de julho de 2009

Baixo Parnaíba receberá projetos nas áreas de Pesca e Agricultura

Na foto: Juvenal Neres, representante da sociedade civil de Chapadinha (MA)

A estratégia do Governo Federal de desenvolver o país pela via de territórios sustentáveis está oportunizando ao Maranhão uma série de novos projetos produtivos. O Território do Baixo Parnaíba, por exemplo, é composto por 16 municípios, que receberão investimentos de aproximadamente 1 milhão de reais para projetos priorizados pelas comunidades locais.
Três Escolas do Campo, um projeto de assistência técnica para agricultores familiares e um Centro de Beneficiamento de Pescado a ser instalado em Tutóia, são ações já aprovadas para este ano. O investimento deve dinamizar a economia local, melhorando a qualidade de vida da população que vive no meio rural de uma das regiões com menor IDH do Brasil.

"O território é um dos caminhos mais bem pensados de desenvolvimento dos estados com aptidão rural", comentou Pedro Pascoal, chefe do Departamento de Organização Territorial e Rural, da Sagrima.

Já para Juvenal Neres de Sousa (foto acima), representante da sociedade civil de Chapadinha no Território, "essa articulação, em todos os níveis, é que vai garantir a transversalidade das ações, trazendo para os municípios projetos identificados pela população, priorizados de acordo com as potencialidades locais", disse.

Camelôs são retirados das praças

A Guarda Municipal conversando com os poucos vendedores que ainda insistiam em permanecer no local
Texto e Foto: Brendha Gomes - www.localnoticias.com.br
Na manhã da última sexta-feira (17), a Praça Coronel Luís Vieira acordou vazia, sem a presença dos inúmeros vendedores ambulantes que se espalhavam por toda a praça. Apenas três barracas ainda permaneciam no lugar, e tentavam (em vão) continuar com as vendas.
Para manter a ordem e assegurar que os ambulantes desocupem as praças, canteiros e avenidas, a Guarda Municipal está fazendo rondas ostensivas desde o retorno da Boa Vista até o Bairro das Terras Duras. “Estamos aqui para cumprir a lei e a ordem que nos foi passada de que é para retirar todos que ainda estão aqui, e se houver insistência haverá apreensão da mercadoria”- disse o Guarda Municipal, Costa.
A decisão de retirar os camelôs da praça obedece a uma Ação Civil Pública solicitada pelo Ministério Público. Mas, até o momento não se sabe para onde esses vendedores serão remanejados.
Inconformados, os ambulantes reclamam de não terem mais como venderem seus produtos e estarem sendo esquecidos pelos governantes. “E agora, vamos pra onde? Não tem nem um local certo ainda para montarmos nossas barracas” – esbravejou Lucivani, dona de uma barraca de relógios.
A Prefeita Municipal, Danúbia Carneiro marcou para a próxima terça-feira (21), às 18h, uma reunião com todos os vendedores e representantes do sindicato para que o caso seja solucionado.

O Desabafo do Prefeito de Santa Quitéria

Lei do Cão
O prefeito de Santa Quitéria (distante 100km de Chapadinha), Osmar de Jesus Costa Leal, o Manim (DEM), era um dos mais empolgados durante o lançamento, pela governadora Roseana Sarney, do Programa de Valorização do Servidor que acabou com a “Lei do Cão”. “Depois da construção dos 65 hospitais e do aumento para o funcionalismo acabou a oposição ao grupo Sarney no Maranhão”, afirmava.

Bateu, levou
Manim (foto), também contou sobre um “pito” que deu nos deputados-balaios Domingos Dutra (PT) e Ribamar Alves (PSB) na reunião dos prefeitos com a bancada maranhense durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília quinta-feira (16). Na reunião, o petista e o socialista criticaram o programa Viva Saúde, que tem como uma de suas principais metas a construção de 65 hospitais. “Dutra, eu passei sete anos - cinco no governo José Reinaldo e dois no de Jackson Lago - na taca e não gritei. Tu estás só há três meses e já está gritando, tipo macaco!”, detonou o democrata.
Blog Décio Sá - Imirante.com

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sindchap no Congresso da CUT em São Luís (MA)

Representantes da executiva do SINDCHAP (professores Jânio e Neldan) marcaram presença atuante no 10º Congresso Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na capital São Luís (MA).

O evento significa o grau máximo de participação em movimentos sociais no Estado do Maranhão, pois trata-se de um momento em que se fizeram presentes representantes dos principais sindicatos e entidades representativas de classe de todo o Estado.

As discussões se fizeram acalouradas e grandes palestras foram proferidas, principalmente acerca da conjuntura política pela qual passa o país e o nosso Estado.

As temáticas eram debatidas em Grupos Temáticos que preparavam propostas para a plenária quando, finalmente, eram apresentadas aos demais grupos e onde eram realizadas as análises e as deliberações.

Pôde-se perceber que a questão política nacional, que gira em torno da sucessão presidencial, está intrínseca a todos os debates. No entanto, a discussão se tornava acalourada cada vez que se frizava a aproximação entre o Governo Lula e o PMDB, especialmente o sr. Sarney.

Os palestrantes procuraram esclarecer a conjuntura política a situação complexa pela qual passa o Estado do Maranhão. No entanto, um clima de "precisamos relevar e pensar no projeto maior" permeou a maior parte das falas.
Tivemos a presença de senhores representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Chapadinha-MA, sr. Barreto (foto) e sr. Monteles.

Trazendo mais para a reflexão própria da CUT, o tema mais polêmico e que causou grandes discussões foi em relação à problemática da filiação de Sindicatos de Agrucultura Familiar, e suas federações, junto à CUT.

O maior questionamento se deu em relação à concorrência em relação aos STTR's (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), o que enfraqueceria o movimento sindical com tantas divisões.
Em relação às nossas problemáticas específicas de Chapadinha-MA, o professor Jânio e a professora Neldan conversaram com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de São Luís para que ele nos orientasse acerca de itens polêmicos do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração referentes aos nossos Guardas Municipais. Foram fornecidas diversas informações, ficando de nos encontrarmos novamente para mais esclarecimentos.
Uma grande conquista que tivemos foi a eleição de nossa companheira Neldan para a composição da Diretoria Estadual da CUT, sendo a única representante da entidade no Baixo Parnaíba. Grande responsabilidade e respeitabilidade de nossa líder sindical perante a região.

Cadê as Cadernetas?

por: Profº Jânio Ayres - www.sindchap.blogspot.com
O Poder Público Municipal está correto ao exigir correção e eficiência dos(as) educadores(as) de Chapadinha-MA. Melhor seria se o Poder Público Municipal pudesse disponibilizar a tempo as Cadernetas (Diários de Classe) para que os(as) educadores(as), os(as) alunos(as) e suas famílias pudessem melhor organizar e acompanhar o aproveitamento escolar de nosso público escolar.

Muitas vezes, os(as) docentes atrasam a entrega das Cadernetas no final de ano. Será que eles atrasariam se tivessem seu material de trabalho devidamente entregue, pelo menos ainda dentro do primeiro semestre?

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA (SindChap)se solidariza com a Educação Escolar de nosso município e conclama o Poder Público Municipal a agilizar a entrega das Cadernetas (Diários de Classe) para que possam melhor cobrar (exigir) elevação da qualidade dos serviços educacionais no município.

Os(as) educadores muitas vezes são colocados numa situação constrangedora, passando quase como irresponsáveis e/ou ineficientes. Na verdade, são vítimas de uma desarticulação institucional e estrutural que os deixa fragilizados e encurralados entre a pressão hierárquica superior e a situação das famílias servidas pela escola.
Imagem meramente ilustrativa

I Feijoada Empresarial Beneficente da Pestalozzi

No dia 15 de agosto, acontece em Chapadinha, a I Feijoada Empresarial Beneficente da Pestalozzi, que tem por objetivo arrecadar fundos para a realização do Bingão da Pestalozzi que acontecerá em outubro e contribuir com a Associação Pestalozzi Chapadinhense.

O evento contará com a participação de grupo de pagode Só no Compasso, e um grande Mestre da Culinária, vindo de São Luís.

Haverá ainda sorteios de brindes e cinco tipos de feijoadas. Apesar do nome, Feijoada Empresarial, os organizadores afirmam que o evento é voltado ao público em geral.

A Associação Pestalozzi é uma entidade que atua com assistência social, educacional, saúde e direito, etc.

Agende-se:
Dia 15 de Agosto/2009 - na Confraria, a partir de 12h - R$ 25,00 (Camisa)
Mais informações e vendas de camisas: Fone (98) 3471-2341 / 8868-6477

Realização: D&C Publicidades.

Joaquim Haickel quer revisão eleitoral em São Bernardo

O deputado Joaquim Haickel (PMDB) apresentou Indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que seja encaminhado ofício à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Nelma Sarney, solicitando imediata revisão eleitoral no município de São Bernardo. A cidade tem cerca de 26 mil habitantes e 18.079 eleitores.

“O ex-prefeito Coriolano Almeida (PDT - na foto acima com o ex-governador Jackson Lago) manda no município desde 1960. Quando não é ele oficialmente quem está no comando da prefeitura, é alguém que o representa. Há disparidade no número de eleitores e é necessário que a Justiça Eleitoral avalie essa situação”, justificou o deputado.

Segundo Haickel, o atual prefeito de São Bernardo, José Raimundo da Costa (foto), era vaqueiro do ex-prefeito e não é ele quem administra a cidade. Joaquim Haickel ressaltou a necessidade de um trabalho de avaliação da Justiça Eleitoral em São Bernardo, já que o município nunca passou por uma revisão eleitoral.

“Muitos eleitores de municípios do Piauí são orientados a transferir seus títulos no período da eleição municipal. É um eleitorado de aluguel, para garantir que esse grupo se perpetue no poder”, acrescentou.

Nas revisões, os eleitores devem se apresentar à Justiça Eleitoral para confirmar sua identidade e domicílio ou seu vínculo profissional, patrimonial ou comunitário com a cidade. A Resolução 21.538/2003, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), regulamentou que durante o período da revisão os eleitores estão obrigados a comparecer aos postos da Justiça Eleitoral para não perderem o título.

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (17)

As inscrições para participação no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reformulado este ano, serão encerradas nesta sexta-feira (17), às 23h59, exclusivamente pela internet, no endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao. O exame é destinado os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e privadas, egressos e candidatos à certificação (com idade mínima de 18 anos) deste nível de ensino. No Maranhão, o Enem será realizado em 95 municípios das 19 unidades regionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Até as 10h desta quinta-feira o total de inscritos no estado era de 112.977 estudantes. Em todo o país, o número de adesões totalizava 3.715.841.

O novo exame servirá para:

* Conclusão do ensino médio;

* Certificação do EJA; e

* Reestruturação do currículo.

Alunos que participam do Enem concorrem a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (ProUni), adquirindo bolsa integral ou parcial para a Instituição de Ensino Superior (IES) no curso de sua escolha.

As provas do Enem 2009 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro e estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, tal como as edições anteriores do Encceja. O exame será constituído por quatro provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha cada, mais redação. A partir de 2010, Inglês e Espanhol serão disciplinas obrigatórias para todos os inscritos.

As provas da 12ª edição do Enem serão realizadas da seguinte forma: Clique aqui.
Imagens meramente ilustrativas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Escola Amélia Almeida comemora 73 Anos!

Nesta sexta-feira, dia 17 de julho, a Escola Amélia Almeida estará comemorando 73 anos de fundação. A data será comemorada neste sábado, dia 18 de julho, com uma programação simplificada com a realização de Hasteamento das Bandeiras (frente a escola, às 7h30) e uma Missa em Ação de Graças (na Igreja Matriz, às 9h), em intenção dos fundadores Profª Amélia Carneiro Almeida e Profº Raimundo Tiago de Almeida. Neste dia, far-se-á uma bonita homenagem à tão querida e saudosa professora Amélia Almeida.

IE Assembléia de Deus (Terras Duras) Realiza Festa do Círculo de Oração

Na próxima sexta-feira (dia 17) e sábado (18), a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, do bairro Terras Duras, em Chapadinha (MA), estará realizando a Festa do Círculo de Oração - uma grande "Festa espiritual" onde toda a comunidade chapadinhense, desde já, está convidada e de várias localidades circuvizinhas, onde teremos a presença de cantores evangélicos locais que estarão abrilhantando ainda mais essa grande festa, e a participação especial da missionária Gladilene Almeida (fotos), de Goiânia (GO), que esteve recentemente em Chapadinha, na abertura do evento Chapadinha para Cristo.

Nesta Festa do Círculo de Oração, temos a certeza de que Deus irá realizar grandes maravilhas através do seu povo neste lugar.
Colaboração: Klesilda e Fábio (MicroComp Informática)

Galo da Chapada inicia a caminhada de volta a primeira divisão

Por Dean Franklin - www.mirantenabola.blogspot.com
Foto: William Fernandes
A Federação Maranhense de Futebol divulgou a tabela da segunda divisão do Campeonato Maranhense. A competição começará no dia 30 de agosto e terá cinco equipes: Chapadinha, Itinga, Moto Club, Santa Quitéria e Viana.

A segunda divisão será disputada em dois turnos. No 1º turno, as equipes jogam entre si em sistema de ida. No 2º turno, os clubes jogam entre si, no sistema de volta. O campeão do primeiro turno garante vaga na 1ª divisão, além de garantir vaga na final. Se uma mesma equipe vencer os dois turnos, esta será declarada campeã da 2ª divisão.

“Chapadinhamente Nós” Realiza 7º Baile e Noite Cultural

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Em sua sétima edição a festa do movimento “Chapadinhamente Nós” se consolida como um dos maiores eventos sociais e culturais da Região do Baixo Parnaíba.

A programação começa nesta sexta-feira, 17, com a celebração de uma missa em ação de graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Logo em seguida a Praça Coronel Luis Vieira vira palco de uma grande programação cultural com artistas locais, com destaque para o show de Ivandro Coelho acompanhado de músicos de São Luis e participação de George Lima.

Já no sábado (18), acontecem jogos e confraternizações ao longo do dia como forma de manter o espírito do evento que foi criado para permitir o reencontro de amigos que moram longe com os que permanecem na Terra Natal.

Para encerrar, o movimento prepara o Baile “Noite de Encontros e Reencontros , animado pela banda os “Dragões de Piripiri-PI, no tradicional Aldeota Clube.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Correio Regional é selecionado como um dos Melhores Blogs/Sites do Brasil


A Vej@Blog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - http://www.vejablog.com.br - premiou este blog (Correio Regional) incluindo-o, em sua relação!

Recebemos o seguinte e-mail:

Parabéns pelo excelente Site! [ Blog Correio Regional ]

Você está fazendo parte da Melhor e Maior Seleção de Blogs/Sites do País!!! - Só Sites e Blogs premiados - Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os Melhores e mais Prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

Parabenizamos-lhe pelo ótimo trabalho!
.............................................................................................
Estamos muito orgulhosos pelo título e queremos compartilhar com você, nosso assíduo leitor, nossa imensa alegria, por estarmos na lista de selecionados como Melhores Blogs/Sites do Brasil!
* Veja banner e o link da Veja Blog em nossa coluna estática (a direita).

II Desfile da loja Torre do Sol Modas e Carla Garcês Acessórios


Por: Fabrícia Bogéa - www.tvmirante.blogspot.com
As empresárias, Sônia Lucena e Carla Garcês, promoveram no último domingo, 12, o segundo desfile de moda da loja na qual são proprietárias. Cinco jovens modelos mostraram na passarela toda a beleza e sensualidade da mulher chapadinhense trajando a coleção de moda verão 2009 que a loja tem a disposição.

Durante o desfile, o público teve a oportunidade de assistir as belíssimas peças de banho e os mais elegantes acessórios, como bolsas e bijuterias que seguem a tendência atual, valorizando as cores fortes e estampas pra lá de sugestivas, traduzindo muito bem a beleza jovem e a vitalidade da mulher brasileira.
Para abrilhantar ainda mais o evento, a jovem dançarina Rafaela, de apenas 12 anos de idade, apresentou todo o encanto e mistério da dança indiana, mas a atração mais aguardada pelos presentes era a do mister Ceará e Norte-Nordeste 2008, Jorge Moutinho Jr e da também modelo cearense Eduarda.

O modelo de vinte anos tem 1.88m de altura e 106 kg, nasceu em Manaus (AM), mas mora a dez anos no Ceará. Com pouco mais de um ano de carreira assessorada pelo professor Heitor Miranda, o mister está se preparando para cursar Educação Física e entrar na disputa do título de mister Brasil. Em entrevista ao blog da TV Mirante e ao repórter Jota Coutinho, o modelo disse ainda que apóia projetos solidários como o Gente de Valor”, voltado ao público da melhor idade e nas horas vagas gosta de ler sobre a mitologia grega, jogar xadrez e estudar as língua inglesa e espanhola. Quem quiser saber mais informações sobre o gato, acesse http://www.mistercearanne2008.blogspot.com/.

Para encerrar o segundo desfile da loja Torre do Sol Modas & Carla Garcês Acessórios foram sorteados vários brindes oferecidos pelas empresárias e seus patrocinadores: Nej Cosméticos, produtos WU, Motos US1 e bloco BCC.

As idealizadoras do evento prometeram que os desfiles não ficarão por aí e que logo, logo mais novidades serão mostradas ao público de Chapadinha e de toda a região do Baixo Parnaíba.

Vendedores ambulantes tem até quarta para desocupar vias públicas


Texto e Foto: William Fernandes - www.tvmirante.blogspot.com
A Juíza de Direito Andréa Lago acatou pedido em Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Estadual e ordena que a prefeitura de Chapadinha, através do Setor de Patrimônio, promova a retirada de camelôs, comerciantes informais, taxistas e mototaxistas que ocupam irregularmente as áreas dos canteiros centrais de ruas e avenidas, assim como as praças da cidade.
O prazo para a desocupação das referiadas áreas é de 72 horas, a contar da data de 13 de julho, sob pena de serem adotadas providências legais, via uso de medidas policiais.
A decisão se fundamenta no sentido de que os logradouros tipo canteiros centrais e praças são bens de uso comum, pelo que não podem ser utilizados por particulares, para a exploração comercial, salvo concessão, quando permitido por lei.
O assessor jurídico da prefeitura, Luciano de Carvalho Pereira esclarece que o município está estudando nova localização para os camelôs.

Danúbia Participa de Marcha de Prefeitos em Brasília

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
A Prefeita Danúbia Carneiro (foto), juntamente com outros cerca de 40 prefeitos maranhenses, liderados pela Federação dos Municípios (Famem), estão em Brasília, onde participam da Marcha em Defesa dos Municípios. Além do presidente da entidade, Raimundo Lisboa (PDT), os prefeitos contam com o apoio do secretário de Coordenação Política do governo Roseana Sarney, Hildo Rocha.

O encontro de Brasília é organizado há mais de uma década pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e tem como ponto alto a mensagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) aos prefeitos de todo o país.

Ex-prefeito e ex-presidente da Famem, Hildo Rocha servirá como elo entre os prefeitos e os ministérios, auxiliado pelo chefe da representação maranhense em Brasília, Chiquinho Escórcio, ele próprio um municipalista.

Além dos encontros oficiais da Marcha, onde tentará trazer recursos e programas junto a autoridades do governo federal, Danúbia e outros prefeitos ainda serão recebidos em audiências com membros da bancada maranhense. A marcha termina na próxima quinta-feira (16), com um balanço das conquistas municipalistas apresentadas pelos presidentes de federações e pela CNM.

CHAPADINHA PARA CRISTO 2009


A Cruzada Chapadinha Para Cristo 2009 marca a História da Assembléia de Deus em Chapadinha com o evento que mobilizou a cidade e a região em 7 dias em que milhares de pessoas viram e ouviram a pregação dos preletores e os cânticos entoados por cantoras já consagrada pelo público evangélico.

O resultado do evento, segundo a organização, não poderia ser melhor, pois mais de 300 pessoas se converteram e outras dezenas que estavam distanciadas, voltaram para a Igreja. Houveram ainda testemunhos de curas divinas inclusive de câncer.

A Cruzada também foi transmitida ao vivo pela Rádio Cultura Fm que suspendeu a sua programação normal para que mais pessoas da cidade e da zona rural pudessem ouvir as mensagens e os louvores na comodidade do seu lar.

Em 2010, segundo o Pastor Elias Lima Sousa, Pastor presidente, planeja uma Cruzada bem maior com novos nomes e uma estrutura bem melhor. É apenas o segundo ano do evento mas nota-se que já é o maior movimento evangélico de toda a região.

A Cruzada Chapadinha Para Cristo não é apenas um evento religioso, é um grito que chama a atenção de todos os moradores de Chapadinha e região a se voltarem mais para Deus. Os evangélicos de Chapadinha já decretaram Chapadinha para Cristo Já!
Que venha C. P. C. 2010.

terça-feira, 14 de julho de 2009

TCU condena ex-prefeito de Chapadinha

Foram encontradas irregularidades na utilização de recursos repassados pelo Ministério do Meio Ambiente.
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Isaías Fortes de Meneses (foto), ex-prefeito de Chapadinha, ao pagamento de R$ 522.220,15, valor atualizado, por irregularidades na utilização de recursos repassados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao município. A verba deveria ser utilizada na implantação de sistema de abastecimento de água nos bairros Areal, Terras Duras e Cruz, porém a obra não foi totalmente concluída.

Entre as irregularidades encontradas foi verificado que a caixa d’água de 15 mil litros foi trocada por uma de 5 mil, não foram construídos os banheiros e as lavanderias e os motores não foram colocados no local. Além disso, no Bairro da Cruz não foi realizado nenhum serviço de abastecimento de água.

O ex-prefeito ainda foi multado em R$ 7 mil. O TCU autorizou a cobrança judicial das dívidas. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Maranhão para ajuizamento das ações cabíveis. O ministro Augusto Sherman foi o relator do processo.
As informações são do Tribunal de Contas da União

Intrusos no campus avançado

No interior do Maranhão, a 252 quilômetros de São Luís e quase divisa com o Piauí, já seria um sucesso a experiência de interiorização do ensino superior realizada pelo governo federal, não fosse um detalhe: apenas 20% dos 150 hectares de um campus avançado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), município de Chapadinha (foto), podem ser utilizados para aulas práticas de agronomia, zootecnia e ciências biológicas. O restante está ocupado por invasores.

E não são sem-terras. São gente de posses, dentista, advogado, comerciante e até um ex-sargento da Polícia Militar. A prefeitura doou o terreno para a Universidade em 1983. Ali funcionou uma escola de pedagogia que realizou apenas um vestibular, formou uma única turma e fechou as portas em 1986. Em 2006, quando o campus foi reaberto e transformado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), constatou-se que a própria prefeitura, em diversas gestões, autorizou a ocupação ilegal. Mesmo assim, o campus funciona com 406 alunos e 51 professores. Entre estes, 24 são doutores, o que faz de Chapadinha, proporcionalmente, a maior concentração de professores-doutores do Maranhão.

O diretor do campus, Jocélio Araújo (foto), concorda que a vida tem poucos confortos na região, entre as de IDH mais baixo do Brasil. “Mas é por isso que estamos aqui, para a transformação”, diz.
Fonte: Valor Online

Campeonato Chapadinhense: Real Brasil e Bom Jesus estão na final

No último final de semana, já em sua reta final, o Campeonato Chapadinhense 2009 teve dois jogos para definir os finalistas da competição.

No sábado (11), o Real Brasil venceu o Santa Cruz pelo placar de 4x3.

No domingo (12), a partida entre o Bom Jesus e o São José, ficou em 0x0, no tempo normal. Assim, o jogo teve que ser definido nas cobranças de penâltis, onde o Bom Jesus (foto), triunfou pelo placar de 3x2.

O Real Brasil enfrenta o Bom Jesus neste final de semana. Nesta terça-feira (14), a Liga Esportiva se reunirá no auditório do Hotel Chapadinhense para decidir se a partida será realizada no sábado ou no domingo.

Chapadinhenses são premiados no II Circuito de Motocross em Brejo

www.localnoticias.com.br
O evento que aconteceu no último domingo (12), durante todo o dia, contou com a participação de centenas de pessoas que foram prestigiar os dezoito motoqueiros das mais diversas cidades.

Três motoqueiros da cidade de Chapadinha foram premiados, os irmãos João Paulo e João Victor, filhos do empresário Valmir Motos, ficaram em primeiro e terceiro lugar, nas categorias 125 e 200 cilindradas, respectivamente. O também chapadinhense, Jonathan, ficou em terceiro lugar na categoria 125 cilindradas.
Imagem meramente ilustrativa

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bruxa solta: Carro capota espetacularmente na Rua Gustavo Barbosa

Texto e foto: William Fernandes - www.tvmirante.blogspot.com

Menos de 24 horas depois do grave acidente que deixou um saldo de dois mortos, Chapadinha se assustou com outro acidente. Desta vez, o acidente aconteceu na Rua Gustavo Barbosa, no Centro da cidade. Eram seis horas da tarde do último sábado (11), horário em que havia muita gente sentada nas calçadas de suas casas batendo um papo, quando, de repente, um veículo Fiat (placas NHQ 7589, Chapadinha), em alta velocidade, segundo testemunhas, bateu no canteiro central da rua e capotou espetacularmente, ficando na posição contrária à que trafegava. O veículo foi parar em cima da calçada da Biblioteca Pública Municipal.
O mais incrível, é que, apesar da gravidade do acidente, os dois jovens ocupantes do veículo, além do grande susto, sofreram apenas leves ferimentos. Vizinhos informaram que cinco minutos antes do acidente ocorrer havia uma grande quantidade de crianças brincando, como de costume, na calçada da biblioteca.
O condutor do veículo, que não foi identificado por nossa reportagem, disse que estava em baixa velocidade, mas testemunhas discordam e questionam: "como um carro capota dessa maneira se estava em baixa velocidade?". A polícia já está apurando as circunstâncias do acidente.

Morre segunda vítima de acidente entre moto e caminhão

Texto e foto: William Fernandes - www.tvmirante.blogspot.com
Josenílson Araújo, o "Nilsinho", de 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no último sábado (11), por volta de 6 horas da manhã, no Hospital Socorrão 1, em São Luís.

De acordo com informações do Hospital Regional de Chapadinha (HAPA), ele sofreu traumatismo crânio-encefálico e hemorragia interna.

Nilsinho foi levado a São Luis por volta de 1h40 da madrugada. Na noite do acidente, sexta-feira (10), os médicos que o atenderam em Chapadinha já haviam informado que o estado dele era gravíssimo e que dificilmente resistiria por muito tempo.

O irmão dele, Jailson Araújo, o "Neguin" morreu no trajeto do local do acidente até o HAPA, quando era socorrido pela guarda municipal e pela PM. O guarda Vieira informou que foi o primeiro a socorrer as vítimas, e que Neguin morreu em seus braços, quando eles estavam próximos ao Posto Chapadinha, na Avenida Ataliba Almeida.

Secretários prestigiam São João fora de época em Magalhães de Almeida

O secretário de Estado da Coordenação Política, Hildo Rocha, e o adjunto Jones Braga participaram da Abertura do 13º Arraial da Nossa Gente, no município de Magalhães de Almeida (distante 160Km de Chapadinha), na noite de quinta feira (9). A cidade é uma das 44 que obtiveram apoio do governo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), para a realização dos Festejos Juninos.

“Há 13 anos consecutivos a festa, em Magalhães de Almeida, se realiza em julho,para fugir do período chuvoso e porque é o mês em que os estudantes estão de férias” explicou o prefeito Neto Carvalho (PMDB).

Hildo Rocha destacou a organização do evento. “Poucos são os municípios que conseguem montar uma estrutura tão grande e bem organizada quanto esta. Esse é o motivo pelo qual temos aqui visitantes de diversos municípios da região e até do vizinho estado do Piauí. Isso confirma que o festejo de Magalhães de Almeida é um dos melhores do Baixo Parnaíba”, afirmou o secretário.

A programação de abertura teve apresentações dos Bois Estrela do Ano, da Apae de Magalhães de Almeida, das cidades de Milagres do Maranhão, de Tutóia e de Santana do Maranhão; Tambor de Crioula da Escola São Benedito; Quadrilha Saúde é Movimento, da Secretaria da Saúde de Magalhães de Almeida; e show da Banda Lagosta Bronzeada. O evento encerrou-se neste domingo (12).
Secop

Servidor estadual terá Contracheque Web

Contracheque Web é o novo projeto da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) a ser lançado esta semana, pelo secretário Gastão Vieira (foto).

A medida beneficia diretamente cerca de 100 mil servidores, sejam eles da administração direta ou indireta, inativos, pensionistas e reformados. Desenvolvido sem custo nenhum para o Estado por técnicos da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Integração (Seati), vinculada à Seplan, o Contracheque Web vai ser disponibilizado no site oficial do Estado www.ma.gov.br entre os dias 15 e 20 de cada mês, assim que a folha de pagamento for fechada.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser obtidos por meio do Call Center do Estado 0800 284 14 17 sem nenhum custo para o servidor. No contracheque impresso deste mês todos os servidores vão receber um código de acesso. Com esse código, o funcionário vai tirar uma senha no endereço eletrônico www.ma.gov.br na “janela ou linkContracheque Web.

Com a senha, ele terá acesso todos os meses, assim que a folha de pagamento for fechada, entre os dias 15 e 20, de quanto vai receber e se programar para pagamentos de suas contas ou fazer as suas compras. Por questão de segurança, não serão disponibilizadas no Contracheque Web informações como os números do CPF, Carteira de Identidade, conta e agência de cada um dos cerca de 100 mil servidores do Estado.

A Seati é responsável pelo planejamento, execução, controle, normalização e avaliação das atividades relacionadas à tecnologia de informação, integração das bases de dados existentes no Estado e ao gerenciamento da Rede Unificada de Comunicação Digital, assegurando o compartilhamento das informações no âmbito da administração pública estadual.
Seplan

Arquivo do blog