WebNet

WebNet

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sindchap no Congresso da CUT em São Luís (MA)

Representantes da executiva do SINDCHAP (professores Jânio e Neldan) marcaram presença atuante no 10º Congresso Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na capital São Luís (MA).

O evento significa o grau máximo de participação em movimentos sociais no Estado do Maranhão, pois trata-se de um momento em que se fizeram presentes representantes dos principais sindicatos e entidades representativas de classe de todo o Estado.

As discussões se fizeram acalouradas e grandes palestras foram proferidas, principalmente acerca da conjuntura política pela qual passa o país e o nosso Estado.

As temáticas eram debatidas em Grupos Temáticos que preparavam propostas para a plenária quando, finalmente, eram apresentadas aos demais grupos e onde eram realizadas as análises e as deliberações.

Pôde-se perceber que a questão política nacional, que gira em torno da sucessão presidencial, está intrínseca a todos os debates. No entanto, a discussão se tornava acalourada cada vez que se frizava a aproximação entre o Governo Lula e o PMDB, especialmente o sr. Sarney.

Os palestrantes procuraram esclarecer a conjuntura política a situação complexa pela qual passa o Estado do Maranhão. No entanto, um clima de "precisamos relevar e pensar no projeto maior" permeou a maior parte das falas.
Tivemos a presença de senhores representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Chapadinha-MA, sr. Barreto (foto) e sr. Monteles.

Trazendo mais para a reflexão própria da CUT, o tema mais polêmico e que causou grandes discussões foi em relação à problemática da filiação de Sindicatos de Agrucultura Familiar, e suas federações, junto à CUT.

O maior questionamento se deu em relação à concorrência em relação aos STTR's (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), o que enfraqueceria o movimento sindical com tantas divisões.
Em relação às nossas problemáticas específicas de Chapadinha-MA, o professor Jânio e a professora Neldan conversaram com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de São Luís para que ele nos orientasse acerca de itens polêmicos do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração referentes aos nossos Guardas Municipais. Foram fornecidas diversas informações, ficando de nos encontrarmos novamente para mais esclarecimentos.
Uma grande conquista que tivemos foi a eleição de nossa companheira Neldan para a composição da Diretoria Estadual da CUT, sendo a única representante da entidade no Baixo Parnaíba. Grande responsabilidade e respeitabilidade de nossa líder sindical perante a região.

Arquivo do blog