WebNet

WebNet

quinta-feira, 17 de março de 2016

UFMA Divulga 3ª Chamada da Lista de Espera do SiSU 2016.1


*Com edição de Sousa Neto - ChapadinhaSite.com

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen/UFMA) divulgou nesta terça-feira (08) a segunda lista de convocação de candidatos para matrículas da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Abaixo, relação dos selecionados para o campus CCAA/UFMA de Chapadinha:

CAMPUS DE CHAPADINHA
AGRONOMIA / Integral / Bacharelado

01 - JAKELYNY SOUSA DE ARAUJO
02 - ANA ESTER MORAIS ALVES
03 - DARIO DE SOUSA RAMOS
04 - JOAO ALFREDO FERREIRA LIMA ROCHA
05 - GABRIEL DE JESUS LIMA
06 - CAROLINE RODRIGUES DE CARVALHO
07 - DAVY FRAZAO LIMA 
08 - VICTOR EMANUEL SOUSA BASTOS

CAMPUS DE CHAPADINHA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / Vespertino / Licenciatura

01 - ILIANE PIRES DE AZEVEDO
02 - THAMIRES ROCHA BEZERRA
03 - THAYNARA DA SILVA DE SOUSA
04 - GERLY DA SILVA OLIVEIRA
05 - CRISLAYNE CONCEICAO DOS SANTOS

CAMPUS DE CHAPADINHA
ZOOTECNIA / Integral / Bacharelado

01 - ALLISSON ANTONIO DA SILVA DINIZ
02 - DANIEL SOUSA SANTOS
03 - WIDELGLAN DO VALE RIBEIRO
04 - TAYSARA REGADAS BELO
05 - LUCAS DA SILVA MONTELES
06 - VINICIUS MELO DE SOUSA
07 - JEFERSON MATOS TEIXEIRA
08 - THAIS SOUSA COSTA
09 - ANTONIA SHEILA LIMA FERREIRA
10 - LUCIMAR PINTO VIANA
11 - SARA RODRIGUES DA SILVA
12 - WESLEY PINHEIRO ANDRADE
13 - MARCELO ALVES DE ARAUJO
14 - MARIA PATRICIA PEREIRA CASTRO
15 - FRANCISCA ADRIENE DA SILVA CUNHA

MATRÍCULAS
As matrículas serão realizadas nos dias 17 e 18 de março, no campus de oferta do curso. Para efetivar a matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula: duas fotos 3x4 coloridas e recentes; Registro Geral de Identidade (RG); Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF); prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos, além do título de eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos; certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio; e comprovante de residência atualizado.


Para saber mais acesse o Edital Nº 365/2015, que regulamenta o ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFMA em 2016.1 e o Edital Nº 34/2016, que regulamenta os procedimentos específicos para a Lista de Espera da UFMA – SiSU 2016.1.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Anuncia Correção no Edital do Processo Seletivo

SECOM/PMC

A Prefeitura Municipal de Chapadinha torna público que foi feita a seguinte correção ao Edital do Processo Seletivo nº 001/2016 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES E VAGAS:

CLIQUE NESTE LINK ABAIXO, PARA VER AS CORREÇÕES:



Em Nota, Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha Repudia Paralisação por Parte dos Agentes de Endemias


SECOM/PMC

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha, vem a público repudiar, veementemente, a atitude, no mínimo precipitada, senão irresponsável, de alguns Agentes de Endemias vinculados a esta secretaria, que, resolveram realizar, desde o dia 14 deste mês uma “paralisação de advertência”. Vem também esclarecer que a Administração Municipal em momento algum se furtou às negociações, muito pelo contrário: Encontra-se e sempre se encontrou aberta à busca de uma solução dialogada para os impasses existentes com a categoria.

Todavia, os agentes, antes mesmo de buscarem uma solução dialogada ou de levarem ao conhecimento desta secretaria suas reivindicações, buscaram primeiramente o conflito, pondo em risco a saúde da população chapadinhense, haja vista a consequente paralisação da campanha de combate à Dengue, à Zika e à Chikungunya, realizada sob a coordenação e operacionalização dos mesmos.

Ademais, esta secretaria deixa claro que não compactua com esta atitude precipitada e imprópria de agentes públicos que teriam, em tese, a função de zelar pela saúde da população, e, abandonam seus postos de trabalho, mesmo antes de qualquer tentativa de negociação, deixando a população do município à mercê de diversas das enfermidades já citadas, que deveriam está sendo combatidas com veemência e zelo.

Informamos também, que O PODER PÚBLICO MUNICIPAL CONTINUA ABERTO ÀS NEGOCIAÇÕES, CONTANTO QUE O SINDCHAP E, PRINCIPALMENTE A CATEGORIA TAMBÉM SE DEMONSTRE DISPOSTA, RETORNANDO IMEDIATAMENTE ÀS SUAS ATIVIDADES E DEIXANDO DE INSISTIR EM UMA PARALISAÇÃO QUE JÁ TENDE A NASCER FRACASSADA, IMOTIVADA, IRRESPONSÁVEL, ABUSIVA E PREJUDICIAL À TODA POPULAÇÃO CHAPADINHENSE.

Chapadinha -MA, 16 de março de 2016.


quarta-feira, 16 de março de 2016

NOTA – Suspensão da Obrigatoriedade de Exame Toxicológico para Obtenção ou Renovação de CNH



O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informa que a Justiça Federal concedeu, nesta segunda-feira (14), decisão liminar suspendendo a obrigatoriedade no Maranhão do exame toxicológico para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C,D e E.

Ao apreciar o pedido de reconsideração feito pelo Detran, o juiz Jaime Travassos Sarinho, da 6º Vara Federal de São Luís, concedeu antecipação de tutela, suspendendo a exigência do exame toxicológico de larga janela de detecção, previsto no artigo 148 do Código de Trânsito Brasileiro(CTB).

Diante da decisão e tão logo o Denatran seja intimado sobre ela, os procedimentos, no Maranhão, de emissão e renovação de CNH das referidas categorias serão regularizados.


Publicidade



VARGEM GRANDE - PM Realiza Prisões e Apreensões Durante o Final de Semana



A polícia militar de Vargem Grande realizou uma série de prisões e apreensões durante esse final de semana na cidade. Como o Blog já havia antecipado em outra matéria, por mais que os crimes possam ter voltado a acontecer, os policiais estão dando a resposta imediata.

TRÁFICO DE DROGAS

Por volta do meio dia do último domingo (13), a guarnição de plantão realizava rondas e abordagem no bairro Soldadinho, onde visualizou o conduzido em atitude suspeita em um local onde são comuns o consumo e o tráfico de drogas. De imediato a equipe fez a abordagem e a busca pessoal no suspeito encontrando uma quantidade de maconha com este. A maconha já estava pronta para der dividida em pequenas porções a serem consumidas por usuários.

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO


Ainda no domingo (13), por volta das 20h, durante a ronda de rotina no bairro Soldadinho, a guarnição observou dois elementos em atitude suspeita e que estavam em uma moto Honda Bros Branca (placa PSL – 0113). Os mesmos foram abordados e após revista pessoal, foi encontrado com Luís Henrique dos Santos, 19 anos, um revólver calibre 32, cano curto, cabo de madeira, marca Taurus, n. 29028 com cinco munições intactas. Ele estava acompanhado por Jerônimo Novais Maciel, 19 anos. Ambos residentes na cidade.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito aos dois que foram conduzidos e apresentados na DP regional de Itapecuru-Mirim para a continuidade dos procedimentos legais. A moto foi apreendida e apresentada na DP local.

PERSEGUIÇÃO E APREENSÃO DE MOTOCICLETAS

Por volta de 01h desta segunda-feira (14), durante ronda no bairro Soldadinho, a guarnição observou um elemento numa moto "alta" branca em atitude suspeita. Diante disso, a guarnição fez acompanhamento de perto, porém ao perceber a aproximação da viatura, o condutor empreendeu fuga e após alguns metros tomou destino ignorado através de uma viela em que não era possível o acesso, mesmo assim os policiais continuaram a fazer diligências na área até que ao pé do "Morro do Zé Bombom", localizaram não só uma moto abandonada com as mesmas características da que haviam perdido de vista, como também outra estacionada ao lado desta.

Por se tratar de um lugar ermo (com matagal entorno de toda à essa área e subida muito íngreme), resolveram apreender e recolher ambas as motos para o pátio do quartel, pois ambas possuem as mesmas características de motos que vem sendo ultimamente usadas para cometer delitos nesta cidade. As motos são essas: Honda Bros, cor branca, sem placa e chassi: 9C2KD0550ER113654/ Titan, vinho, placa NWY – 4787.

A guarnição em serviço era composta pelos soldados Lúcio, Marques, R. Lisboa e M. Borges.


Publicidade



terça-feira, 15 de março de 2016

GTAM Prende Idoso com Drogas que Seria Distribuída em Chapadinha


Na tarde desta terça-feira (15), a Guarda Civil Municipal de Chapadinha (GCM), apreendeu uma grande quantidade de maconha prensada, durante abordagem a uma Van (de passageiros) na entrada de Chapadinha (ladeira do Angelim).

Um Policial Militar teria entrado na Van na cidade de Vargem Grande com destino a Chapadinha, o mesmo teria desconfiado da bagagem de um dos passageiros, um idoso, daí então o policial comunicou a GCM de Chapadinha, e o Grupo Tático Municipal (GTAM), quando na entrada da cidade, na ladeira do Angelim interceptou o veículo e encontrou o passageiro suspeito, sendo constatado dentro da mala uma grande quantidade de maconha prensada, estimada em mais de 6 kg de drogas.

A droga e o idoso foram encaminhados para a Delegacia de Chapadinha. O idoso dever ser indiciado por tráfico de drogas, e ficará a disposição da justiça.

Foi apreendido, também, uma quantidade em dinheiro; a droga, possivelmente, seria distribuída na cidade de Chapadinha.

*Com informações do Blog do Alexandre Cunha


Publicidade



PASCOM - Noticiário da Paróquia de Chapadinha


No final da tarde do último domingo (13), chegou a Chapadinha, o português Pedro Neves - sobrinho do saudoso Pe. Manuel Neves. Como bem mostra a foto, o mesmo foi recepcionado pelo atual pároco Pe. Casimiro, na Residência Paroquial. Pedro, que está a trabalho missionário em Fortaleza-CE, veio acompanhado de seu amigo Diogo (que mora na capital cearense), e sua estadia foi até esta terça-feira (15).



01 - Em reunião com o clero da Diocese de Brejo,  em São Luís, no último dia 04, o sr. Bispo Dom Valdeci nomeou o Padre Joel Teixeira Araújo, natural da paróquia de São Bernardo/MA como administrador da nova Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinha, com sede no Bairro do Areal. A tomada de posse será no mês de Junho, com data a combinar. No dia 07 último, Dom Valdeci reuniu com o CAP (Conselho de Apoio à Paróquia), e com o pároco Pe. Casimiro, para delimitar as áreas geográficas da cidade e do interior que passarão para a nova Paróquia.


02 - No último sábado (12), teve a abertura do ano da CATEQUESE no Centro e nos Bairros. Também teve um dia de Formação para Catequistas, do interior (zona rural).

Reunião semanal da PASCOM (Pastoral da Comunicação) - A foto, registra
o encontro realizado na noite desta segunda-feira (14), no CBNET.

03 - Ritos do Batismo: No último domingo (13), houve a administração do 1º Rito após a Missa das 10h, para os batizandos no dia da Páscoa (domingo, dia 27), lembrando que neste próximo domingo (20) - Domingo de Ramos, será o 2º Rito, às 10h.

Reunião mensal do CPP (Conselho Pastoral Paroquial)

04 - Na tarde do último domingo (13), no Centro Boa Nova de Estudos Teológicos (CBNET), ocorreu a reunião mensal do CPP (Conselho Pastoral Paroquial). Os membros dos novos colegiados tomaram parte no lugar dos que foram substituídos. O coordenador paroquial da PASCOM (Pastoral da Comunicação), Sousa Neto, ficará fazendo parte integrante do CPP junto com o coordenador diocesano Raimundo Oliveira. Em pauta, se estabeleceu de comum acordo a possibilidade da transmissão da Missa dominical das 8h pela rádio, e também programas diários nas Rádios.

Reunião mensal do CPP (Conselho Pastoral Paroquial)

05 - Confissão nos Bairros nesta semana:

* Dia 16 (quarta) – Comunidade de São Raimundo (bairro Corrente 2), às 9h e às 14h30;

* Dia 17 (quinta), Missa da Bênção dos Santos Óleos - na Diocese (Brejo/MA);

* Dia 18 (sexta) - Comunidade de São Pedro (bairro Campo Velho), às 9h e às 14h30.;

* Dia 21 (segunda-feira) - Bairro Tigela, às 9h; e Bairro de Fátima às 14h30.

O pároco Pe. Casimiro, com a equipe que dobra o jornal VIDA NOVA

As duas fotos que seguem abaixo, registra o Encontro dos Conselhos, que foi realizado em Brejo/MA, no último domingo (13). Estiveram representando a Paróquia de Chapadinha, o prof. Pirrita e a sra. Fátima Silva (Conselho Municipal de Saúde de Chapadinha).




06 - No próximo domingo, dia 19, é o festejo da Comunidade de São José – Bela Vista ("Mil Casas"). Tema e Lema: "Igreja em estado permanente de Missão”. “Misericordiosos como o Pai”.





07 - Neste sábado, dia 19, ocorre o 11º mês do falecimento do saudoso Padre Neves. Todos convidados para a Santa Missa de onze meses neste sábado (19) à noite. E vamo-nos preparando para a celebração de ano, no dia 19 de Abril, onde queremos fazer um importante evento nessa semana, no CEPAN (Centro de Evangelização Padre Neves), que estará quase pronto para entregar ao público. Será no dia 24, domingo seguinte. Fique atento ao programa de shows musicais, show de prêmios, feijoada, e missa comemorativa.

Aconteceu durante os dias 11 a 13 de março último, na paróquia Santuário São Bernardo, São Bernardo (MA) o Encontro Diocesano de Formação de Lideranças da Pastoral da Juventude - PJ, no Centro Paroquial.

Com o objetivo de capacitar as coordenações de grupos de base da Pastoral da Juventude da diocese de Brejo. A formação contou com mais de 70 jovens das paróquias de Chapadinha, Araioses, Brejo, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria, São Bernardo, Tutoia e das Áreas Pastorais de Milagres, Paulino Neves e Santana do Maranhão.

08 - CRISMA: Está prevista a celebração do sacramento da CRISMA para o dia 22 de Maio, no horário das 10h. Quem fez o curso de dois anos de Crisma e adultos, casados, vão fazendo sua ficha na Igreja Matriz.


09 - DOMINGO DE RAMOS (Dia 20):
8h - Missa na Matriz, com a vinda de todos os Bairros em caminhada até a praça do estacionamento. Convidamos equipes do som e vídeo para a transmissão, e Acólitos para as cadeiras; Ás 10h - 1º Rito do Batismo.

10 - SEMANA SANTA: Na Segunda, Terça e Quarta-Feira SANTA, Oração das 6h, com o Ofício Divino das Comunidades, a cargo do CAP; Confissões na Matriz: dias 22 (terça) e 24 (quarta-feira) SANTA, pela manhã e tarde.

11 - QUINTA-FEIRA SANTA: Missa de Lava-Pés com encenação pela Companhia Artes Boa Nova e Coral Nsa. Sra. das Dores às 17h, na Igreja Matriz. No bairro Areal, com o Padre Ribamar. Em seguida, a Adoração até 11h da noite.

12 - SEXTA-FEIRA SANTA: VIA SACRA - com a Companhia de Artes Boa Nova, iniciando às 15h.

13 - SÁBADO SANTO: Missa da Vigília, Bênção do Fogo Novo (Círio Pascal) e da Água Benta, às 21h, na Igreja Matriz e na Igreja do Cristo Redentor (bairro Areal).

14 - DIA DE PÁSCOA (Domingo, 27): Missas nos horários normais na Matriz e Bairros. Às 15h – Batismos na Matriz. Obs: Após a missa das 10h, também tem Batismos de bebês, em vez do Domingo de Ramos que teve os Ritos.

15 - Servos do Evangelho: Reunião nesta terça-feira, dia 15, às 19h30 (3ª Terça-Feira).

16 - Ministros da Eucaristia: Reunião nesta sexta-feira, dia 18, às 19h30.

17 - Pastoral Familiar dos Bairros: Reunião dia 28 (derradeira 2ª feira).

Grupo de Oração (GO) Divina Misericórdia servindo o altar de Deus! Todas as quartas-feiras tem encontro na comunidade do bairro Corrente 2 (São Raimundo e Divino Pai Eterno).


18 - Entre os dias 07 e 20 últimos,  tivemos a visita de Ir. Mila, que trabalhou com as Missionárias da Boa Nova - do bairro Areal, durante muitos anos, e foi presidente da Kolping de Chapadinha.



Publicidade



Prefeita Belezinha e Secretário Aluisio Santos são Recebidos pelo Ministro da Saúde em Brasília



A prefeitura de Chapadinha, segue dando continuidade ao desenvolvimento e sempre em busca de melhorias para o município. Em Brasília, a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha, acompanhada do secretário municipal de Infraestrutura e Articulação Política,  Aluísio Santos, cumpriram agenda oficial com o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

O encontro aconteceu no Ministério da Saúde. Belezinha tratou das parcerias com o município, em diferentes programas, mas também relatou ao ministro o deficit de recursos que o município tem sofrido na área da saúde.


Publicidade



STTR/Chapadinha Realiza Recadastramento de Aposentados e Pensionistas



O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR), está realizando desde a semana passada o recadastramento de aposentados e pensionistas. De acordo com Maria Leda Bezerra Viana - presidente do STTR, todos devem comparecer à sede do sindicato para verificação e regularização da situação do benefício.

A iniciativa segundo a presidente é manter os dados atualizados destes trabalhadores e trabalhadoras rurais, e assim, evitar problemas futuros para os aposentados e pensionistas do STTR.

Maria Leda, presidente do STTR/Chapadinha

Os aposentados e pensionistas, devem comparecer ao Sindicato levando os seguintes documentos: copias do RG e comprovante de residência. O prazo final para a atualização do cadastro é até esta próxima sexta-feira (18).






Publicidade



CONVITE - Encontro Municipal do PRB/10 Acontece Neste Domingo (20)


O Partido Republicano Brasileiro (PRB - 10) tem a grata satisfação de convidá-lo para o ENCONTRO MUNICIPAL DO PRB, no próximo domingo, dia 20 de março, às 9 horas, na residência do Secretário Aluízio Santos, situada na rua Antônio Sergio Oliveira, nº 1.400, no bairro Campo Velho.

A Prefeita Ducilene Belezinha (PRB/MA), que é a Presidente do partido no município, será a anfitriã deste grande encontro municipal, ao lado do Deputado Federal Cleber Verde (PRB/MA), Presidente Estadual do PRB, que já tem presença confirmada.


O evento tem o objetivo de fortalecer o partido, fazer novas filiações e mostrar que o PRB tem construído uma história limpa repleta de bons serviços prestados à nação.

Vem ser PRB, Vem ser 10!

Contamos com a presença de todos vocês!



Publicidade



TAÇA CIDADE 2016 - Resultados dos Torneios no Último Final de Semana


Por: Sousa Neto - SECOM/PMC
*Colaboração: Jeziel Souza (Sedel)

Os Torneios da Taça Cidade (zona urbana e rural) são organizados pela Liga Esportiva (LEC), Associação Esportiva C. Rural, com apoio da Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Confira abaixo os resultados dos jogos realizados no último final de semana - Sábado (12) e Domingo (13):


TAÇA CIDADE: FUTSAL SUB- 18
(Local: Ginásio de Esportes Ranovale)

8h00 (Sáb) - ATL. CHAPADINHENSE 09 X 06 MATADOURO
8h50 (Sáb) - REAL BRASIL 02 X 07 ADT
9h40 (Sáb) - ATL. NOVO CASTELO 03 X 06 PSG
10h30 (Sáb) - S. JOSÉ MIL CASAS 06X04 ASA BRANCA F. C



TAÇA CIDADE 2016: FUTEBOL
(ZONA URBANA: Local: Estádio Lucídio Frazão)

Clubes da 1ª Divisão de Chapadinha

15h45 (Sáb) - CURITIBA 2 X 1GUARANI
8h30  (Dom) - REALBRASIL 0 X 1 CHAPADINHENSE
15h45 (Dom) - NACIONAL 3 X 3 BOA VONTADE (Nas penalidades, o Boa Vontade se classificou).

(ZONA RURAL: FUTEBOL)

15h50 (Dom) - ÁGUA FRIA 3 X 1 SANTA MARIA
15h50 (Dom) - OLHO D'ÁGUA SECO X CIPÓ (Jogo adiado).

Abaixo, confira mais fotos dos eventos:

... no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale (Ranovale):








... no Estádio Lucídio Frazão:

Os secretários municipais de Esporte, Tôta, e Herasmo Nunes (adjunto),
com os técnicos da Sedel, Jeziel Sousa e Lelícia.










Arquivo do blog