WebNet

WebNet

sexta-feira, 2 de maio de 2014

No Maranhão, 44 Municípios Têm Repasses de Recursos Suspensos


Publicada na edição, desta sexta-feira (2), do Diário Oficial da União, portaria do Ministério da Saúde que suspende a transferência de recursos financeiros a cidades que não cadastraram os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial. A portaria entra em vigor hoje, com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano.

Em todo o país, 1.027 municípios terão os repasses suspensos, sendo 44 no Maranhão: Alcântara, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Anapurus, Araguanã, Araioses, Barreirinhas, Belágua, Bequimão, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Bom Lugar, Brejo, Buriti Bravo, Cajapió, Cândido Mendes, Cantanhede, Centro Novo do Maranhão, Cidelândia, Cururupu, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edison Lobão, Graça Aranha, Igarapé Grande, João Lisboa, Lagoa Grande do Maranhão, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Matões do Norte, Nova Olinda do Maranhão, Olinda Nova do Maranhão, Peri-Mirim,, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Ribamar Fiquene, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão, São João Batista, Tasso Fragoso, Timbiras, Tuntum e Vargem Grande.



CHAPADINHA - Comerciante é Alvejado com Tiro na Boca Após Assalto

VÍTIMA - Sr. Pedro chegando ao HAPA


Na manhã desta sexta-feira (2) dois homens adentraram no Mercadinho Preço Bom, localizado na Avenida Presidente Vargas (próximo a escola C.E. Raimundo Araújo), e anunciaram o assalto, levaram todo o dinheiro do caixa, em seguida atiraram no comerciante, atingido a boca do mesmo, ele foi socorrido e levado ao Hospital Antonio pontes de Aguiar (HAPA), onde recebeu atendimento médico.

Grande movimentação na frente do comércio 

Os dois bandidos fugiram em uma moto preta, a Polícia Militar esteve no local colhendo informações

O proprietário do estabelecimento é o comerciante sr. Pedro.


PUBLICIDADE



SEÇÃO - DOCUMENTOS PERDIDOS



UTILIDADE PÚBLICA - Pedimos a quem encontrou ou encontrar uma carteira (nos arredores da Rodoviária de Chapadinha) contendo todos os Documentos e Cartões (Créditos) do cidadão JOSENILSON SANTOS DA ROCHA (o Nilsinho Rocha - integrante do grupo de pagode Pegada Nossa) - por gentileza entrar em Contato com o mesmo pelos fones: (98) 8833-9680 (Oi) / 8832-0954 (Oi) / 9112-4521 (Claro) / 8291-9516 (Tim) / 9118-0164 (Vivo) - Que será bem gratificado(a).


Cantora Palloma Nunes se Apresenta Nesta Sexta (2) no Buteco Music


Na noite desta sexta-feira (02), a partir das 21h, Palloma Nunes & Kassio Ventury estarão no Buteco MusicA dupla estará tocando as melhores do Sertanejo.


Integrantes:
Vozes: Palloma Nunes & Kassio Ventury
Violões: Tharlyson Sousa e Rafael Bezerra

A gente se ver por lá!



...e no Domingo (04) - O  cantor e compositor CasaGrande, se apresenta no Balneário PANTANAL - a partir do meio-dia. Compareça com sua família e amigos! Estaremos lá, também!



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Trote Solidário da UFMA - “Eu Curto Doar Sangue”


A Universidade Federal do Maranhão - Campus de Chapadinha, este ano resolveu inovar em seu Trote Solidário que vem realizando desde 2012. Vendo a necessidade que a cidade tem com relação a bolsas de sangue e o número crescente de acidentes resolve-se realizar uma Campanha de Doação de Sangue intitulada “Eu Curto Doar Sangue”, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio. Neste dia, teremos palestras com vários temas voltados para a informação na área da saúde da sociedade Chapadinhense, como Hanseníase, Tuberculose, Câncer do Color do Útero entre outras. Será feito, também, teste de glicemia, aferição de pressão, e muito mais.

Então vamos todos nos solidarizar com este gesto tão simples e tão eficaz. Contamos com a Participação de todos. Esta é uma Campanha realizada pela Assistente Social Ezenilde Rocha, Centros Acadêmicos de Biologia, Zootecnia e Agronomia, Eco Bio Empresa Junior de Biologia. Tendo como parceria as secretárias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Comunicação e a Prefeitura Municipal.



PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



LUTO - Funcionário da Loja Big Lar Morre em Acidente de Moto no Centro de Chapadinha



O jovem José Raimundo Abreu Pontes, 30 anos, conhecido popularmente por “Abreu”, que trabalhava como vendedor na loja Big Lar, morreu nas primeiras horas desta sexta-feira (02), por volta das 2h40, após sofrer um acidente de moto na Av. Oliveira Roma, próximo a farmácia do Sr. Marinho, no Centro de Chapadinha.

Segundo informações, o jovem foi encontrado caído ao lado da moto por volta de 1h40, em seguida ele foi levado para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) ainda com vida.

Na emergência do HAPA, os médicos tentaram reanimá-lo. Abreu sofreu duas paradas cardíacas e por volta de 2h40, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbto.

O corpo do jovem está sendo velado na Av. Ataliba Vieira de Almeida, n° 729, próximo a loja A Renovar - no Bairro Terras Duras.


PUBLICIDADE



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cantor CasaGrande se Apresenta Neste Domingo (4) no Balneário Pantanal

Clique na imagem para ampliá-la

COLUNA SOCIAL/Divulgação

Como sempre, investindo em projetos culturais que valorizam o talento genuinamente chapadinhense, o Balneário Pantanal oferece aos seus frequentadores no próximo Domingo, dia 04 de Maio, show do cantor e compositor CasaGrande, a partir do meio-dia.

Em sua apresentação, CasaGrande irá abrilhantar seu público, com o melhor da MPB, numa mistura com clássicos e músicas eruditas. Imperdível!


Um excelente programa para você, sua família e seus amigos. Venha tomar aquele banho refrescante nas águas relaxantes do melhor balneário de Chapadinha e região, e faça uma refeição muito gostosa com a garantia do Restaurante, tudo isso acompanhado de uma boa música na voz inconfundível do cantor CasaGrande e seu inseparável violão!



A gente se ver por lá!!!

#Aperitivos...







quarta-feira, 30 de abril de 2014

CHAPADINHA - Secretária Nildinha Teles Representa Município em Fórum Nacional de Políticas Públicas para Mulheres em Salvador-BA


A Secretária Municipal da Mulher, Nildinha Teles, participa em Salvador/BA, do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, representando Chapadinha.


O evento é uma promoção da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres-BA, e segue até hoje (30).


O Encontro tem como objetivo promover o fortalecimento dos Organismos Governamentais de Políticas para as mulheres – OPMs, bem como aprofundar o diálogo entre gestoras de políticas para mulheres nas regiões brasileiras.


Ascom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Secretaria Municipal de Educação Entrega Kits Escolares e Fardamentos a Alunos da Educação Infantil

Secretária municipal de Educação, Prof. Maria Coêlho, entregando 
kit a uma das alunas do Jardim Cirandinha
Valorização do ensino infantil começa pelo material didático utilizado nas escolas. Em Chapadinha, o governo municipal, inova nas ações voltadas para o ensino de qualidade. Os alunos da rede municipal estão recebendo kits escolares com material didático e fardamento. Iniciativa que ajuda no aprendizado das crianças e nas atividades dos professores que contam com mais este suporte para trabalhar em sala de aula.

Na tarde desta terça-feira ( 29 ), foi a vez das crianças do Jardim Cirandinha receberem os kits escolares.

Todas as escolas que trabalham com educação infantil vão receber os kits escolares. O objetivo é incentivar cada vez mais o ensino/aprendizagem em nossas escolas. Com esses recursos os professores vão diversificar as lições mais seguros e com melhores condições de trabalho”, declarou a secretária de educação, Maria Coelho.

Gostei da farda e do material didático. Vou estudar mais. Quero ser doutora, quando crescer”, disse a pequena Maria Eduarda de 5 anos de idade.

Por acreditar nos sonhos da pequena Maria Eduarda é que a prefeitura de Chapadinha vem investindo na educação infantil, que é a base do conhecimento e início de uma longa jornada de desafios e vitórias. O resultado das ações de hoje, vai ser a conquista desses futuros doutores, advogados e professores de amanhã.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Parceria Entre Prefeitura e SENAR Garante Implantação do Programa “Sertão Empreendedor”


A Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, acompanhada do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia, do Vice Presidente do Senar/MA, Raimundo Coelho do Superintendente do Senar/MA, Luiz Figueiredo, e do Secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos, visitaram na manhã do último sábado (26), o prédio onde funcionará as futuras instalações do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha e o escritório do Programa Sertão Empreendedor, mais um programa que vai beneficiar a vida dos pequenos empreendedores rurais do município. O programa será instalado onde funcionava a Secretária de Saúde, na Trav. da Corrente.

O município de Chapadinha, através de parceria já consolidada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar, está inserido entre os 12 municípios onde será desenvolvido o “Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido no Maranhão”. O programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais, na difusão das novas tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido, pautado na qualificação profissional com orientação técnica.

Segundo o vice-presidente do Senar/MA, Chapadinha será o pioneiro do programa que é novo no Estado. “Nós pretendemos fazer com que ele der certo porque envolve também assistência técnica, e o Senar irá contratar técnicos que irão assisti e dar assistência para os produtores rurais, principalmente o pequeno e o médio, que não tem possibilidade econômica de buscar tecnologia sozinho” – ressaltou Raimundo Coelho.

Chapadinha pela importância que tem, é a capital do Baixo Parnaíba e ela precisa realmente ocupar esse espaço, essa parceria com a Prefeitura vai nos criar todo um ambiente necessário para que funcione o escritório do Sertão Empreendedor e funcione também o Sindicato dos Produtores Rurais que é o representante legal e legítimo da federação e do Senar dentro do município de Chapadinha,” enfatizou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo

Para a prefeita Ducilene Belezinha capacitação, apoio e incentivo é preciso para que os produtores tenham uma produção de qualidade e possam comercializar os seus produtos, obtendo através desse trabalho qualidade de vida.

Além de Chapadinha, os municípios de Caxias, Codó, Governador Luís Rocha, Fortuna, Governador Eugênio Barros, Buriti, Mata Roma, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo e Magalhães de almeida receberão o investimento inicial para que o programa funcione. A presença do sindicato de produtores rurais organizado, o interesse dos gestores municipais, e ser área de atuação do Sebrae/MA, foram os requisitos prioritários para os municípios serem inseridos no programa.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Justiça Determina que Câmara Apresente ao Executivo Municipal Balancetes 2013 e 2014




A prefeitura de Chapadinha entrou com ação de improbidade administrativa com pedido de liminar de afastamento de cargo contra o atual presidente da Câmara Municipal, Raimundo Nonato Silva, conhecido como Balequinho. Na ação, protocolada nesta terça-feira (29) na primeira Vara de Justiça de Chapadinha, a prefeitura acusa Nonato Baleco de não encaminhar ao Executivo a prestação de contas relativa ao ano de 2013 e aos três primeiros meses de 2014. Além disso, Balequinho é acusado de não devolver ao município o saldo de caixa existente ao final do exercício de 2013.


A Mesa Diretora é obrigada, até o dia 15 (quinze) de cada mês, a encaminhar ao Executivo suas demonstrações (balancetes) financeiras, fato este que nunca ocorreu”, diz o documento. O texto também informa que a Câmara foi oficiada para que fizesse a devolução do saldo de caixa existente ao final do exercício de 2013 e que o presidente Nonato Baleco teria sido “omisso” em relação ao pedido, ferindo simultaneamente "a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Chapadinha (MA), dentre outras legislações pertinentes”.

*Ivandro Coêlho - é professor e jornalista.


Nota do ChapadinhaBLOG:

A justiça concedeu parcialmente nesta quarta-feira,30, ao executivo a liminar (à cima) que obriga e dá prazo para a câmara de vereadores de Chapadinha apresentar para a prefeitura municipal de Chapadinha os balancetes referente ao ano de 2013 e dos três primeiros meses de 2014.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Justiça Determina que Prefeitura Apresente Folha de Pagamento de Servidores à Câmara Municipal

Imagem Ilustrativa


O juiz Cristiano Simas concedeu Liminar parcial, favorável ao legislativo municipal determinando que a prefeitura de Chapadinha entregue no prazo de até cinco dias a Folha de Pagamento dos Servidores do Município.

Na decisão, o juiz Cristiano fala que a omissão nas informações pode resultar em improbidade administrativa o que poderia resultar no afastamento do gestor municipal "o administrador público não pode, em hipótese alguma, eximir-se de tal obrigação, já que, em assim o fazendo, incorreria em ato de improbidade administrativa, o que denotaria sujeitar-se às imposições legais de responsabilização".

O não cumprimento por parte do executivo, poderá implicar em multa no valor de R$ 5.000,00. "Em caso de descumprimento desta determinação, sem prejuízo de caracterização do crime de desobediência e a determinação da medida extrema de busca e apreensão, imponho a impetrada multa diária no importe de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)".

A prefeitura ainda pode recorrer da decisão.


PUBLICIDADE



Chapadinha Receberá Mais de 2,6 Milhões de Recursos com o Repasse do Ajuste Fundeb/2013


Foi publicada nesta terça-feira, 29 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria do MEC nº 364/2014 de 28/04/2014 com o ajuste anual da distribuição dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), referente ao exercício de 2013. Em decorrência desse ajuste, o valor mínimo nacional por aluno/ano fica estabelecido em R$ 2.287,87 (dois mil, duzentos e oitenta e sete reais e oitenta e sete centavos).

Segundo os dados do portal da Confederação nacional dos Município (CNM), Chapadinha receberá nos próximos dias o montante de R$ 2.610.043,30 referente ao Ajuste da Complementação da União ao FUNDEB (art. 6º, § 2º, Lei nº 11.494, de 2007) e a Complementação para auxílio do pagamento ao piso do magistério.

A CNM explica que anualmente, no início do exercício seguinte, é realizado o ajuste com relação à apuração da receita disponibilizada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios ao Fundeb no exercício anterior, de acordo com a arrecadação efetivamente realizada dos impostos que compõem o Fundo.

De acordo com os dados publicados pelo Ministério da Educação (MEC), o total de receitas efetivas do Fundeb em 2013 chegou a R$ 119,1 bilhões, e superou a previsão divulgada na Portaria Interministerial 16/2013, que era de R$ 112,2 bilhões.

Para entendimento, em nosso município, no governo de Danúbia Carneiro, os ajustes Fundeb 2010 e 2011 foram feito rateios em forma de ABONO aos professores e demais servidores da educação. No governo de Ducilene Belezinha em 2013, porém, não aconteceu com o ajuste Fundeb/2012 no valor total de R$ 1.911.509,66 (quase 2 milhões), como justificativa de percentuais elevados de folha e pagamento de horas-extras, para o cumprimento da adequação da jornada de trabalho dos educadores conforme a Lei do Piso Nacional do Magistério.

A CNM alerta aos gestores municipais que tomem conhecimento dos lançamentos a crédito em suas contas, e reorganizem o planejamento municipal da área da Educação, onde tais recursos extras poderiam ser efetuados como antecipação de 13º salário, antecipação de terço de férias, ou mesmo ABONO, conforme as orientações da Federação dos Município do Maranhão (FAMEM-MA) - (veja)

Alguns prefeitos, tendo o controle de finanças, utilizam os reajustes anuais de Fundeb para valorizar os professores, dando reajuste salarial, outros com base no Art. 22 da lei 11494/2007, fazem o rateio dos 60% em ABONO, constatando a legalidade do pagamento, tendo em vista o exposto no Art. 35 da Lei Federal 4.320/64 que estabelece que: “pertence ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas”.
O SindChap enviará ofício circular à prefeita Belezinha, secretarias municipais de Educação, Administração e Finanças para que se defina como serão aplicados os recursos extras de Fundeb/2013. Conclamamos todos os Profissionais de Educação para a grande mobilização em busca dos nossos direitos.

Enedilson Santos 
(Secretário Geral do Sindchap)

Confira AQUI o valor do ajustes Fundeb/2013 a crédito para os municípios maranhenses

Do Blog do Enedilson (com informações do Blog do SindChap)



PUBLICIDADE




PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Lanchonete é Arrombada pela Segunda Vez este Ano no Centro


Engana-se quem pensa que a prisão de alguns arrombadores, na semana passada, tenha sido suficiente para frear a onda de arrombamentos e furtos a comércios em Chapadinha.

Na madrugada desta terça-feira (29) uma lanchonete, localizada próximo à Associação Boa Vontade, teve o portão arrombado e foi furtada pela segunda vez este ano. A primeira foi pouco antes do Carnaval.

Na segunda-feira (28), uma farmácia localizada na Avenida Ataliba Almeida foi assaltada.

MANIFESTAÇÃO:


Nesta quinta-feira (1º Maio), igrejas, comércios e sociedade civil realizarão a Marcha "Todos Pela Paz", em protesto contra a onda de violência que toma conta de Chapadinha. A manifestação sairá às 16h, do Bairro Areal.


CONVITE - Palestra "Transformando Idéias - Todo Empreendedor de Sucesso Tem Uma"


Faça já sua inscrição!

A gente se ver por lá!


CHAPADINHA - Casal é Preso com mais de Mil Reais em Cédulas Falsas

Foto: Blog CN1
Foi preso, na manhã desta terça-feira (29), Diego Leno Pires, de 26 anos, e Ana Maria Fontenele da Paz, 41 anos. Segundo a polícia, o casal estava circulando com cédulas falsas e efetuando pagamentos em comércios da cidade de Chapadinha.

+ Informações no Blog CN1 - Clique aqui...

De acordo com informações do delegado que lavrou o flagrante, Jairo Timbó, titular do 2º DP, a polícia vinha recebendo denúncias de que o casal estava repassando as notas falsas em inúmeros estabelecimentos da cidade. “As denúncias indicavam que eles estavam comprando mercadorias em vários pontos da cidade e usando o dinheiro falso para efetuar os pagamentos”, contou o delegado.

A prisão do casal se deu durante campanas montadas pelas equipes das Polícias Civil e Militar, na manhã desta terça-feira (29), no bairro São José, em Chapadinha. Com eles foram apreendidas 59 notas de R$ 20 que totalizavam a quantia de R$ 1.180 reais em cédulas falsas.

O delegado Timbó lembrou que no levantamento feito pela polícia, foi constatado que Ana Maria já havia sido detida em fevereiro de 2008 pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) pelo crime de tráfico de drogas.

Após receber voz de prisão, os suspeitos foram conduzidos para a sede Delegacia Regional e foram autuados no artigo 289 por emitir, transportar e induzir a troca de cédulas falsas. Ambos permanecem detidos no distrito regional onde ficarão à disposição da Justiça.

iMirante - Com informações da SSP/MA


segunda-feira, 28 de abril de 2014

CHAPADINHA - Prefeitura Inicia Obra de Reforma, Ampliação e Adequação da Central de Marcação de Consultas


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, inicia a partir desta terça-feira (29) as obras de reforma, ampliação e adequação da Central de Marcação de Consultas, localizada nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário municipal de Infraestrutura, Aluízio Santos, esteve no local na manhã desta segunda-feira (28) acompanhado do secretário de Saúde, Allan Montelles, acertando os últimos detalhes da obra que tem previsão de entrega para no máximo 30 dias.

Ainda de acordo com Aluízio Santos, essa era uma determinação da prefeita Ducilene Belezinha, desde o início de fevereiro, conseguir um local que pudesse facilitar a integração entre a Secretaria e o Centro. “Pensamos em transferir para outro prédio, mas vimos que o local mais apropriado onde os trabalhos pudessem ser desenvolvidos com maior agilidade seria dentro da própria sede. Então vamos usar a área do antigo almoxarifado, onde será totalmente reformada, forrada e climatizada. Todo o projeto de engenharia já estava finalizado à espera apenas do início das obras que ocorre amanhã cedo” – disse o secretário.

Aluízio destacou ainda, o empenho de Allan Montelles que tem promovido grandes mudanças no setor e dado uma nova cara à saúde. “Muito antes de ser secretário, o Allan já havia falado sobre essas ampliações que melhorariam 100% o atendimento à população, e agora, ele está tendo a oportunidade de realizar. Sabemos do compromisso que ele tem e tudo que ele faz é com o pé no chão, e por isso hoje ele está à frente da pasta, porque é competente.” – acrescentou ele.


O projeto de reforma que prevê adequações e modernizações irá agilizar o atendimento e dar mais conforto aos usuários. Outra grande novidade ficou por conta da Central Regional de Regulação de total responsabilidade da Secretaria de Saúde de Chapadinha.

Nosso desejo é proporcionar um atendimento mais digno e confortável a quem busca por nossos serviços. Essa reforma era um desejo antigo que já havia compartilhado com a prefeita e o secretário de Infraestrutura, pois assim que assumi a pasta levei um choque ao ver como esse atendimento era realizado. Mas naquela época tínhamos outras prioridades, como pintura do HAPA, a enfermaria neonatal e a compra das duas ambulâncias, e agora chegou o momento de realizar a tão sonhada reforma” – disse Allan.

Sobre a Central Regional de Regulação, Allan esclareceu que, a Secretaria de Saúde de Chapadinha será responsável por todo o Baixo Parnaíba, intermediando o atendimento entre os estados do Maranhão e Piauí. “Quando o paciente precisar de atendimento no Piauí, ele vai procurar a Central aqui em Chapadinha, através da Secretaria de Saúde de sua cidade, que nos enviará toda a documentação necessária e daqui reenviaremos para Timon. Timon por sua vez agendará em Teresina. O mesmo ocorre ao contrário, se precisar de atendimento do Maranhão. Então agora ninguém vai mais precisar aventurar, que estiver devidamente cadastrado pela Central de Regulação, sairá de lá com data, horário e local, previamente agendado e atendimento garantido” – finalizou ele.



PUBLICIDADE



Noticiário da Paróquia de Chapadinha

No dia 22 (último) nosso Pároco, Padre Neves viajou para Portugal, e aproveitará para uma revisão na saúde e um período de repouso. Ele se preocupa mais com Chapadinha e os trabalhos apostólicos do que com a sua pessoa. Desejamos boa viajem e bom regresso. Além disso, a irmã dele, senhora Maria da Conceição Neves, também, está se recuperando de um tratamento de quimioterapia, e graças a Deus, está em boa fase de recuperação.

1. No próximo dia 1.º de Maio - Primeira Quinta-Feira - tem Confissões todo dia, de manhã e tarde. À noite, celebração penitencial.

2. ...Também, no dia 1.º de Maio: Cada Capela faça seu “Envio” para as Peregrinações do mês de Maio, com seus roteiros.

3. ...1º de Maio: Festa de Santo Expedito - Bairro do Sol: Santa Missa às 7h da manhã, e 16h Bingo Beneficente e Procissão pelas ruas do Bairro.

4. 1º de Maio: Retiro das Santas Missões Populares, Setor I: Local: Igreja de São Pedro -  Campo Velho. Dia 30 de Abril e 1º deMaio

5. Encontro de Formação na Doutrina Social da Igreja. Dias: 02-04 de Maio. Local: Centro Paroquial. Participantes: 01 de cada movimento e pastoral e os dirigentes das Comunidades de Bairro.

6. Chegaram de Portugal, onde tinham ido em tratamento as Irmãs São Pedro e Ir. Rosa. Bem vindas.

7. Os trabalhadores da Paróquia têm agora andado nos seguintes locais: dando um grau na casa dos padres (telhado); garagem; armazém das madeiras; Igreja de São José (Conjunto Habitacional  José de Sousa Almeida - Mil Casas) - onde um temporal danificou o telhado; Centro Catequético (CBNET); Grades na Igreja de Cristo.

8. Primeira Comunhão na comunidade do bairro Corrente – 02 de Maio; No Bairro da Cruz – 03 de Maio; No Centro - 04 Maio (próximo domingo, 04.Maio).  - Obs. No próximo informativo anunciaremos os outros locais.

9. No último sábado (26) estiveram reunidos no CENTRO CATEQUÉTICO (CBNET) cerca de 150 HOMENS DO TERÇO de todo Maranhão, para reciclagem doutrinal, teológica e comportamental. Orientados pelo diretor estadual da Organização do, senhor Edmilson, e vice: senhor Veloso. Presentes também o diretor diocesano senhor Manoel Marreto e paroquial, senhor Walison.

10. Próximo sábado (03) começará já o Festejo de Nª Sª de Fátima - na VILA DE FÁTIMA, com o levante do Mastro, às 16h. Participe.

11. ROMARIA ESTADUAL DA TERRA E DAS ÁGUAS


No mesmo dia, 22, se fez também uma reunião estadual de preparação para a ROMARIA ESTADUAL DA TERRA E DAS ÁGUAS, que se realizará em CHAPADINHA, em OUTUBRO do próximo ano, 2015 - dias 17 e 18.

Após a apresentação pelos "TERRITÓRIOS LIVRES PARA O BEM-VIVER DOS POBRES". A reunião foi presidida pelo senhor Bispo dom Valdeci.

Para a ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS se juntará muita gente de todos os Municípios do Maranhão,umas 50 mil pessoas. O senhor Bispo e representantes já foram inspecionar os Locais das concentrações.. A ROMARIA começará com uma vigília durante toda a noite, com cânticos, testemunhos,oração,Bíblia, e contará com a presença de cantores como ZÉ VICENTE, do Ceará, Deuzamar Santos, Gogó, Terezinha,do Brejo Grande, e Francisco Marinho, de Chapadinha. Terá a presença de agricultores,advogados, ribeirinhos, pescadores, Sindicatos, quilombolas, afrodescendentes, gente dos cerrados, e toda a Baixada Maranhense.

Desde Carolina,Imperatriz, Zé Doca, Balsas, Bacabal até São Luis, Coroatá e Brejo , se farão presente. Entre as atividades de Preparação destacadas,teremos SEMINÁRIOS, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM OS PODERES JUDICIAIS E OUTROS, AMPLIADAS E SEMINÁRIOS PREPARATÓRIOS COM MAIS PARTICIPAÇÃO, E AS CENTRAIS, COM EQUIPAS MAIS ESPECÍFICAS,E OS SEMINÁRIOS DE MENTALIZAÇÃO PARA AS RESPECTIVAS DIOCESES.

A próxima AMPLIADA, já está agendada para CHAPADINHA NOS DIAS 12 E 13 de Agosto próximo. Veja mais fotos...













PUBLICIDADE



Arquivo do blog