WebNet

WebNet

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ANAPURUS - Cláudio Azevedo Participa de Feira Agropecuária no Baixo Parnaíba

Secretário Cláudio Azevedo ressalta que Maranhão produzirá 4,3 milhões de toneladas de grãos

A abertura oficial da 1ª Agro Meio Norte, feira agropecuária realizada no município de Anapurus, aconteceu na última sexta-feira (25) e contou com a presença do secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo. Com o tema “Plantado com sustentabilidade, colhendo desenvolvimento”, o evento é considerado o primeiro voltado ao agronegócio no Baixo Parnaíba, região responsável pela segunda maior produção de soja no Maranhão e que chegou a produzir quase 200 mil toneladas do grão na safra do ano passado.

Em seu discurso, o secretário Cláudio Azevedo ressaltou que a estimativa da produção de grãos em todo o estado é de 4,3 milhões e que, desse total, somente a soja é responsável por 2 milhões. “O Maranhão é um estado eminentemente agrícola e o governo estadual têm proporcionado a infraestrutura necessária para o fortalecimento do setor produtivo, como a pavimentação e recuperação de estradas para o escoamento da produção, a construção do Terminal de Grãos e a distribuição de sementes selecionadas, tratores e implementos agrícolas aos agricultores familiares”, destacou Cláudio Azevedo.

AGED-MA/UR DE CHAPADINHA PARTICIPA DA 1ª FEIRA AGRO MEIO NORTE
PALESTRAS PARA CRIANÇAS SOBRE USO CORRETO DE AGROTOXICOS E AFINS

O levantamento da safra deste ano na região do Baixo Parnaíba será divulgado durante a Mesa Redonda “A Agricultura no Baixo Parnaíba – Histórico e perspectivas”, que faz parte da programação do sábado, segundo e último dia do evento, que é organizado pela Associação dos Produtores de Soja do Meio Norte (APROSOJA MN) e que está acontecendo na Base Aérea da Florida Aviação Agrícola, localizada na Rodovia MA 230, km 37.

O secretário de Marketing da Aprosoja, César Weber, afirmou que a 1ª Agro Meio Norte chega na região para, não só gerar conhecimento sobre novas tecnologias para a agricultura familiar, mas também mostrar o potencial da região para atrair novos investidores. “A feira será realizada novamente no próximo ano e fará parte do calendário de feiras e exposições agropecuárias do Maranhão”, confirmou ele.

Secretário Cláudio Azevedo conversa com alunos, gestores públicos e produtores, no estande da Sagrima

Também estiveram presentes na abertura do evento, que reuniu cerca de 250 pessoas, o secretário adjunto da Sagrima e vice presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faema), Raimundo Coelho de Sousa, o representante da Embrapa Meio Norte, Marcos Teixeira e as prefeitas de Anapurus, Tina Monteles e de Mata Roma, Carmen Neto.

Ainda faz parte da programação da 1ª Agro Meio Norte,a exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas, visitas ao campo, realização de palestras e mini cursos, além do projeto Fazendo Educação, que vai ser realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Sagrima, para cerca de 100 alunos de escolas públicas do 5º e 6º ano.

Além do Projeto Fazendo Educação, a Sagrima e a Aged participam da feira com um estande onde estão sendo expostas as principais ações realizadas pelos órgãos estaduais.

Cláudio Azevedo ressaltou que no Maranhão são realizadas cerca de 60 feiras agropecuárias, exposições e vaquejadas. “A feira de Anapurus é uma vitrine tecnológica, uma oportunidade de gerar conhecimento não só para os produtores, mas também para os estudantes”, ressaltou o secretário.

Programação de sábado (26)

Além da realização dos mini cursos de Educação Ambiental e Aplicação Correta de Agrotóxicos e visitas de campo, também fez parte da programação de sábado (26) a realização de palestras sobre os temas Cadastro Ambiental Rural (CAR), Área de Proteção Ambiental dos Morros Guarapenses, Física e Classificação dos Solos do Baixo Parnaíba, Avaliação da Fertilidade dos Solos do Baixo Parnaíba e Práticas de Manejo e Conservação dos Solos.

No sábado (26) aconteceu ainda o lançamento do Projeto Safrinha Solidária de 2014, projeto social que no ano passado beneficiou cerca de 9 mil famílias com a distribuição de 147 toneladas de feijão, cultivados em áreas cedidas por produtores que aderiram ao projeto e que arcaram com os custos da produção do feijão.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog