WebNet

WebNet

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Projeto Capacita Agricultores na Região do Baixo Parnaíba

Capacitar agricultores em novas técnicas de manejo de solo e água e manejo sanitário de rebanhos (caprinos e ovinos). Este é o objetivo de um projeto de extensão desenvolvido por professores dos cursos de Agronomia e Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UFMA em cinco municípios da região do Baixo Parnaíba, além de Chapadinha.
O projeto – que traz como título “Técnicas de Manejo Agrícola e Animal: Condições Climáticas e Suas Aplicações na Agricultura Familiar” - tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está sendo aplicado em Santana do Maranhão, Tutóia, São Bernardo, Santa Quitéria e Água Doce do Maranhão, municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Buscamos difundir técnicas para o uso sustentável do solo, água e manejo animal na agricultura familiar, já que esta é uma região muito carente de informações e assistência técnica qualificada”, explica Maryzelia Furtado de Farias, coordenadora do projeto e professora do curso de Agronomia da UFMA.

Nos locais onde o projeto está sendo implementado, foram realizas palestras, minicursos, práticas de amostragem do solo, além de limpeza de apriscos e vacinações. Também foi elaborada uma cartilha contendo informações sobre as técnicas de manejo e criação animal. Segundo Maryzelia Furtado, metade das comunidades já recebeu a capacitação, que teve início em agosto de 2008, no município de Chapadinha. “Cada professor organizou seu treinamento com base em uma demanda da região, obtida por meio de visitas prévias às comunidades”, disse.

Além de Maryzelia, também participam do projeto os professores Rafael Cardoso Carvalho (Zootecnia), Jussara Silva Dantas (Agronomia), Virgínia de Fátima Bezerra Nogueira (Agronomia) e os alunos Raimundo Nonato dos Reis Meneses e Mubaraki Zaki Trabulsi.

Para a professora Jussara Dantas, a adoção de novas técnicas de manejo pelos agricultores do Baixo Parnaíba terá como conseqüência a melhoria dos rebanhos de caprinos e ovinos, aumentando a produção agrícola e animal. “Esse projeto é fundamental para a agricultura familiar da região, pois irá melhorar a condição socioeconômica dos pequenos produtores rurais”, declarou.
Por: Ivandro Coêlho

Arquivo do blog