WebNet

WebNet

sábado, 4 de abril de 2015

6ª CIRETRAN/CHAPADINHA - Governo do Estado Nomeia 5 Novos Assistentes de Trânsito


Título Original - Governo do Estado nomeia 154 candidatos excedentes do concurso do Detran-MA

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) convocará 154 novos servidores aprovados no concurso público realizado pelo órgão há dois anos. As nomeações, assinadas na sexta-feira (27) pelo governador Flávio Dino, beneficiam os candidatos classificados como excedentes no concurso. A medida atende ao acordo feito neste ano com o Ministério Público do Trabalho, para substituir de forma gradativa a mão de obra terceirizada do Detran-MA.

Convocados para 6ª Ciretran/CHAPADINHA:

- ELTON DE SOUSA VIANA 
- ELIANA FEITOSA MENDES 
- FELIPE DANIEL SILVA PEREIRA 
- ANTONIO PEREIRA DA SILVA JUNIOR 
- EMANUELLA DE SOUSA MOURAO

Pelo acordo, até 2017, 1/3 da mão de obra terceirizada será substituída a cada ano por servidores aprovados em concurso público. “Estamos reconstruindo o serviço público no Maranhão, dentro dos princípios da moralidade e da qualidade que todo cidadão merece receber. Ao nomear 154 servidores concursados para o Detran, reforço nossa prioridade em defesa da vida, com uma política de trânsito séria”, destacou o governador Flávio Dino.

As vagas abertas no Detran-MA são destinadas aos candidatos para os cargos de analista e assistente de trânsito, nível superior, classificados como excedentes no concurso público realizado em 2013. Das 160 vagas oferecidas no concurso, 120 foram destinadas ao cargo de assistente, e as demais para analista.

Apesar de todas terem sido preenchidas, não foram suficientes para atender a demanda da instituição, principalmente, no interior do Estado. “Atualmente, quase todos os funcionários das Ciretrans são terceirizados. Com essa nova convocação, mais da metade do quadro passará a ser composto por servidores aprovados em concurso público. Uma conquista importante para o órgão e para toda a administração pública maranhense”, destaca Antônio Nunes, diretor geral do Detran-MA.

Os novos servidores atuarão no Detran-MA em São Luís e nas 15 Ciretrans existentes no estado. Após a publicação da nomeação no Diário Oficial, a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) convocará os novos servidores para que eles apresentem, em até 10 dias úteis, a documentação exigida.

Texto: Márcia Carvalho


Publicidade



FOTOS - Veja Como Foi a 10ª Via Sacra em Chapadinha

Fotos: Adorildo Japa - Veja Blog

Há 10 anos encantando e emocionando o público que prestigia a apresentação, a Via Sacra de Chapadinha chega a sua 10ª edição, com novidades tecnológicas. O Grupo de Teatro Paroquial da Via Sacra conta com um elenco de 50 atores, que este ano, utilizaram microfones faciais, cenários em telões, transmissão via rádio e na última estação, a da ressurreição, o público teve uma surpresa.


Com uma expectativa de público de quase 2 mil pessoas o grupo teatral se preparou por  quase dois meses. E, de lá pra cá, preparou os figurinos para deixar a apresentação ainda mais real.


A Via Sacra aconteceu nesta sexta-feira (03), com início por volta das 16h30 e contou com as 12 estações. O percurso foi o mesmo do ano passado: saindo da Igreja Matriz fazendo a volta pela Avenida Ataliba Vieira de Almeida até chegar novamente na Igreja. Nesse trajeto foram montados os cenários das estações.

As 12 Estações:

1ª cena: Judas entrega Jesus a Caifás ( frente a igreja matriz )
2ª cena: Agonia de Jesus no Monte das Oliveiras ( próximo ao Bradesco )
3ª cena: Julgamento de Jesus no palácio de Caifás ( Avenida Ataliba Vieira de Almeida )
4ª cena: Jesus no palácio de Pilatos
5ª cena: Flagelação e julgamento ( Avenida Ataliba Vieira )
6ª cena: Jesus no palácio de Herodes ( Avenida Ataliba Vieira de Almeida )
7ª cena: Jesus encontra-se com sua mãe ( Avenida, frente a DRE )
8ª cena: Jesus é ajudado por Cirineu ( Avenida Presidente Vargas )
8ª cena: Verônica enxuga a face de Jesus ( frente ao Aldeota Clube )
10ª cena: Jesus consola as mulheres de Jerusalém ( próximo à escola Amélia Almeida )
11ª cena: Crucificação e morte de Jesus ( estacionamento da Praça da Bíblia )
12ª cena: Ressureição de Jesus ( ao lado da Igreja Matriz )



















*Texto extraído (com adaptação) do Blog WF


Publicidade



sexta-feira, 3 de abril de 2015

Chapadinha e Outras Duas Cidades do Maranhão Poderão Ter Curso de Medicina


Codó, Santa Inês e Chapadinha foram selecionadas pelo governo federal.

O governo federal selecionou mais 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares. Essas cidades estão em oito Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. No Maranhão, estão na lista Codó, Santa Inês e Chapadinha. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para ampliar a oferta deste curso superior nas regiões que mais precisam.


A criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos a meta de 600 mil médicos em todo o país até 2026. Mas sabemos da importância de expandir as vagas invertendo a lógica que existia antes. Agora, vamos ampliar a formação médica conforme as necessidades identificadas pelo governo federal”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Os municípios são chamados a aderir e a se comprometer com as condições para abrir os novos cursos. Este edital permite ampliar a formação médica com a qualidade adequada para a população”, afirmou.

Segundo o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, “o novo edital dá seguimento à política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, corrigindo assimetrias regionais no que se refere a proporção de médicos por habitantes e selecionando cidades com condições de atender os critérios de qualidade.”

O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2). As prefeituras interessadas deverão confirmar participação entre os dias 13 e 24 de abril, por meio da página do Ministério da Educação. Esta é a segunda seleção de municípios para abertura de cursos de Medicina desde o lançamento do Mais Médicos. Na primeira, realizada em 2014, 39 cidades de 11 Estados tiveram cursos autorizados, com previsão de 2,4 mil novas vagas.

Com o objetivo de focar em municípios com maior escassez de médicos, o governo federal definiu novas regras. Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em Estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.

Além desses requisitos, foram utilizados também outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de Estado; não ter curso de medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em medicina.

Próximas etapas

Após a adesão dos municípios interessados, serão realizadas visitas técnicas in loco, entre 11 de maio a 26 de junho. A finalidade é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de medicina.

Para ser selecionado, o município precisa ter número de leitos do SUS por aluno igual ou maior a cinco; número de alunos por equipes de atenção básica menor ou igual a três; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; adesão ao PMAQ, programa de reestruturação de unidades básicas de saúde; centros de atenção psicossocial; hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 leitos; e existência de, pelo menos, três programas de residência médica nas especialidades prioritárias (como Medicina Geral de Família e Comunidade), que podem ser abertos no primeiro ano de funcionamento do curso.

As cidades escolhidas farão parte do edital de seleção de instituições. Os municípios que não obtiverem conceito satisfatório na verificação presencial podem ser excluídos do processo ou ficar em lista de espera até solucionar as pendências. O resultado final, após as visitas e avaliações, será divulgado em 31 de julho.

*Com informações da Agencia Brasil


Publicidade



quarta-feira, 1 de abril de 2015

CHAPADINHA - Adolescente de 15 Anos Vai para Festa e Desaparece com Desconhecido



A adolescente Tatiane da Silva Sousa, 15 anos mais conhecida como “Tati”, moradora da Vila Izamara, está desaparecida deste o último sábado (25). De acordo informações de uma irmã, Tati desapareceu quando participava de uma festa no Choperia Fri Boi, no Bairro Areal.

Ainda de acordo com a irmã, que também estava na festa, a adolescente teria conhecido um rapaz branco e loiro, com várias tatuagens pelo corpo e tinha um brinco de tucum na orelha. Esse rapaz teria convidado Tati para sair da festa e ambos desapareceram.

Tatiane estava trajando uma saia jeans branca e uma camiseta preta. Ela é morena e tem aproximadamente 1,60m de altura. Qualquer informação entrar em contato pelo telefone: (98) 99117-7903.

A família está desesperada.

Fonte: Blogs WF e CN1


Publicidade



SEMANA SANTA: Prefeitura de Chapadinha, Através da Secretaria de Assistência Social, Distribuiu 20 Toneladas de Peixe na Cidade e Zona Rural


Fotos: Kim Pereira

A entrega dos 20 mil quilos de peixes na semana santa, em Chapadinha, aconteceu de maneira tranquila, na manhã desta quarta-feira (1º.Abr). Para atender aos moradores da zona rural 16 rotas foram montadas e a saída veículos, carregados de peixe, começou ainda na madrugada. Já na cidade, a população marcou presença nos sete pontos de distribuição, montados pela prefeitura, através da secretaria de assistência social.


Aqui nós formamos três filas, sendo uma de prioridades, a gente vê a alegria no rosto dessas pessoas em receber esse alimento. A entrega está sendo feito de maneira rápida. Já estamos finalizando e, bem cedo. Valeu o esforço pra que tudo ocorresse bem”, disse a secretária adjunta de assistência social, Márcia Portela

Para garantir o tradicional alimento da época Josélia chegou cedo. Com as sacolas cheias e satisfeita, saiu apressada para preparar a comida pra a família.


Tô aqui desde seis horas. Com esse peixe tá garantida a torta de semana santa. Tô satisfeita” informou, Josélia Lima

A cidade ficou movimentada no início da manhã. Próximo aos sete locais de distribuição dos peixes, muita gente já voltando pra casa com as sacolas cheias do pescado, que foi entregue em perfeitas condições, como comprova Alessandra Alves, moradora das Mil Casas.


A descentralização facilitou a entrega, agora não tem mais tumulto de antigamente, que era só em um local. Tá bem melhor agora. Esse peixe tá ótimo e vai pra panela já já”, garantiu a dona de casa.


Para qualquer emergência, por causa do sol forte, o município disponibilizou ambulâncias que ficaram nos pontos de maior concentração. Mas o calor não impediu ninguém de ir buscar o peixe. E a satisfação das pessoas foi a prova de que mais uma vez a administração municipal organizou a entrega do produto de maneira que atendesse bem a todos.


Na Praça do Viva, as filas chamavam a atenção de longe, e neste local foi a própria prefeita Ducilene Belezinha quem iniciou a distribuição. E não teve jeito todo mundo queria ser o primeiro a receber das mãos da prefeita.


A gente tá distribuindo em vários pontos. Foram mais de 30 carros, que desceram pra zona rural. Essa é mais uma ação realizada em respeito à nossa população. Quero aproveitar e desejar uma boa páscoa a todos”, finalizou a prefeita Ducilene Belezinha.

Suzenne Costa - Secom/PMC



Publicidade



Infraestrutura: Quase Pronto! Travessa 15 de Novembro Está Ficando de Cara Nova


Fotos: Kim Pereira

O trabalho de pavimentação asfáltica realizado pela prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua na cidade. Agora os serviços estão sendo realizados na Travessa 15 de Novembro, no bairro São José. Uma reivindicação antiga dos moradores que está sendo atendida no governo de Ducilene Belezinha.


O local é de grande movimentação por ser a rua que dá acesso ao 16º Batalhão da Polícia Militar e também ao Mercado Central.

A obra faz parte da primeira etapa, do projeto municipal, que está sendo realizada com recursos próprios. No total serão mais de 8,5km de ruas asfaltadas.


E as próximas ruas a receberem o benefício serão a Presidente Costa e Silva e a Travessa São João Batista, no Centro da cidade. Você que é morador dessas localidades, logo logo terá um acesso de qualidade.

Secom/PMC


Publicidade



PASCOA: Prefeita Belezinha Acompanha Distribuição de Peixe Nesta Quarta (1º)

Fotos: Adorildo Japa

Desde a madrugada desta quarta-feira, dia 1º de Abril, começou a distribuição de peixe em todo o município de Chapadinha.


São mais de 60 pontos de entrega e milhares de pessoas sendo beneficiada. Como sempre a Praça do Viva é uma das mais procuradas e a prefeita Ducilene Belezinha fez questão de, pessoalmente, visitar e dar inicio a entrega dos pescados.




A entrega do alimento será feita nesta quarta-feira (01) tanto na cidade quanto na zona rural. Uma logística com mais de 200 pessoas foi preparada, pela prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria de Assistência Social para fazer a distribuição, que ficou definida em 16 rotas para o interior e 7 pontos estratégicos na cidade, sendo eles: Vila Isamara, Mil Casas, Areal, Praça do Viva, Mutirão, Novo Castelo e Praça do Caterpillar.





Serão distribuídos 20 mil quilos de peixes do tipo Pilombeta! Os caminhões carregados chegaram na manhã desta terça-feira (31.Mar), e a própria prefeita Ducilene Belezinha foi conferir o lote e validade da carga.

Secom/PMC


Publicidade




terça-feira, 31 de março de 2015

Mais Asfalto: Travessa 15 de Novembro Recebe o Benefício


Os trabalhos de pavimentação asfáltica da prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, seguem para a Travessa 15 de Novembro - no bairro São José.



Os trabalhos começaram pelo Mercado Central passando pelo Quartel da Polícia Militar indo até o final da rua.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog