Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Hortifruti Fernandes

Hortifruti Fernandes
Travessa 15 de Novembro - Centro (ao lado da extinta Escola Amélia Almeida / Semáforo)

Star Drinks

Star Drinks

Posto Ipiranga / Chapadinha

Posto Ipiranga / Chapadinha

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CHAPADINHA: Parceria Entre Estado e Município Garante Tratamento Dentário aos Detentos do CDP

Dr. Thompson, Detento e Sandoval Barros


Parceria firmada entre a direção do Centro de Detenção Provisória de Chapadinha com a Secretaria Municipal de Saúde tem levado aos internos daquela unidade prisional tratamento dentário.

Os atendimentos são realizados uma vez por semana em um posto de saúde do município. De acordo com Dr.Thompson Carneiro, coordenador da saúde bucal do município e responsável por realizar os procedimentos nos detentos, antes de serem encaminhados ao posto de saúde os internos passam por uma avaliação ainda dentro do CDP, a partir dai são encaminhados os casos mais graves para a realização de exames clínicos e extração de dentes.

Sandoval Barros, encarregado administrativo do CDP Chapadinha, disse que a previsão é que com a conclusão das obras da nova unidade prisional, os atendimentos passem a ser feitos dentro do próprio estabelecimento penal.

O diretor do Centro de Detenção Provisória de Chapadinha, Raimundo Peres Galvão ressaltou a importância dos atendimentos para dar aos internos uma possibilidade de vida melhor. Peres afirmou que essa ação faz parte do processo de ressocialização dos internos.


CHAPADINHA: PM Deflagra Operação de Abordagens e Revistas

Operações da PM durante a noite


A PM executou diversas abordagens no dia e noite desta quinta-feira (07) em Chapadinha. A ação tem como objetivo proporcionar segurança à população, retirando de circulação qualquer material ilícito que possa estar sendo transportado nas ruas da cidade. Os policias realizaram revistas pessoais.

Na intensificação do policiamento ostensivo, fiscalizou-se também cargas através de buscas veiculares em motos e carros de passeio. Pequena quantidade de droga e 3 (três) facas foram apreendidas. As buscas e abordagens continuarão reforçadas durante todo o final de semana em Chapadinha.

Operações PM durante o dia


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CHAPADINHA: Prefeita Recebe Comissão de Saúde da Assembleia e Acompanha Vistoria nos Hospitais


Ascom/PMC

A vistoria aconteceu na tarde da desta quarta-feira (06), quando a Comissão de Saúde formada pelas deputadas Valéria Macedo (PDT), Cleide Coutinho (PSB) e Francisca Primo (PT), se reuniram com a prefeita Ducilene Belezinha, secretário municipal de Saúde, Charles Bacellar, adjunta Valnice Meneses, vereadores irmão Carlos, Murici, Marcelo Meneses, Raimundinha, Márcia Gomes e Francisca Aguiar, membros do Conselho Municipal de Saúde e equipe técnica para apresentação dos relatórios de funcionamento das unidades de saúde do município referentes aos anos de 2012 e 2013.


O primeiro local a ser visitado foi o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde a comitiva passou por todas as instalações da unidade. Na sala de Raio X, enfermaria, consultórios, farmácia, setor de emergência e até centro cirúrgico. E em cada departamento, foram tiradas dúvidas e apresentados esclarecimentos de como os trabalhos estão sendo desenvolvidos no hospital.


A segunda parada, do grupo, foi no Centro de Saúde Benu Mendes, que vem passando por constantes melhorias na gestão da prefeita Ducilene Belezinha. Desde que assumiu o governo Ducilene Belezinha tem investido em pessoal e equipamentos para proporcionar condições dignas de saúde à população de Chapadinha. E isso pode ser constatado pela própria comissão que, após vistoriar as duas unidades de saúde, falou com propriedade que o município está cumprindo com suas obrigações e que necessita de mais recursos para oferecer à população mais qualidade de vida.


Como médica e gestora hospitalar me acostumei a seguir de constatação: se o hospital tem demanda é porque o povo vai atrás, e se vai atrás é porque tem atendimento! Onde fui hoje, aqui em Chapadinha, achei uma demanda grande, achei cirurgiões, achei médicos, achei enfermeiras, o que não achei foi ajuda do governo do estado. Eu lamento muito isso. Nas cidades que já fui participando da comissão, vi que todas estão de mãos estendidas precisando de ajuda. O que vi pela intenção da prefeita e de sua equipe é o de fazer muito, mas sem recurso não se faz nada”, disse a deputada Cleide Coutinho vice-presidente da comissão de saúde da assembléia.

A comissão de saúde da assembléia legislativa esteve em Chapadinha, após denúncia de que o município não estaria apresentando condições de atendimento à população, mas após a inspeção a presidente da comissão, deputada Valéria Macedo, adiantou que a administração de Chapadinha, dentro de suas limitações financeiras, está realizando seu trabalho.

A comissão, que é representativa, ou seja, representa o Governo do Estado e seus deputados, é formada por mim, que sou enfermeira e por mais duas médicas, que conhecem bem a realidade da saúde pública em nosso Estado. Para a saúde funcionar qualquer em município, tem que haver contrapartida dos governos estadual e federal. Nós estamos aqui e visitamos as instalações dos hospitais. De acordo com a denúncia, o hospital não estaria atendendo todo o município, mas o que constatamos, após as visitas, foi que há uma grande demanda não só de pacientes de Chapadinha e que o hospital está funcionando com a presença de médicos ortopedistas, anestesistas e clínicos. Vimos que há dificuldades e que tem a ver com recursos que não estão chegando no município. Vimos uma boa vontade da prefeita em trabalhar e resolver os problemas da saúde na cidade, mas ela precisa da contrapartida dos governos estadual e federal. A demanda é crescente e saúde é cara, precisa de investimento”, disse a deputada Valéria Macedo do PDT, que é presidente da comissão de saúde.

Ainda de acordo com a deputada, após a vistoria, a comissão deve elaborar um relatório contendo todas as informações adquiridas na cidade, quanto aos serviços que estão sendo oferecidos, tais como: exames, consultas e cirurgias e, também, com relação às dificuldades de se manter um hospital que não atende apenas a pacientes do município, bem como a pacientes de cidades vizinhas. A parlamentar informou que apresentará o relatório ao secretário de estado de saúde e também ao presidente da assembléia legislativa para que o município possa receber recursos do governo do estado.

Iremos apresentar nosso relatório, em plenária, para sensibilizarmos nossos colegas deputados e também o Governo do Estado, que por meio de emendas e projetos, possam ajudar o município de Chapadinha. Esperamos que, por meio de projetos, se possa desenvolver um serviço aos munícipes de Chapadinha”, concluiu a parlamentar.

Após acompanhar a vistoria da comissão de saúde a prefeita Ducilene Belezinha falou da importância da equipe na cidade para mostrar a real situação em que recebeu o município e como tem trabalhado para tornar o atendimento médico de Chapadinha melhor para todos.


Foi muito boa a vinda da comissão de saúde aqui para Chapadinha, pois pudemos mostrar nossa realidade, dificuldades e como temos lidado com cada situação. Fizemos questão de acompanhar a vistoria e explicar cada ponto e apresentar nossos serviços, que mesmo com poucos recursos, não deixamos a saúde parar e o que queremos agora é que, após a conclusão do relatório, a comissão apresente o que foi constatado aqui em Chapadinha e assim possamos receber ajuda para trabalharmos mais pela saúde”, disse Ducilene Belezinha.

Com o empenho de uma equipe comprometida com a saúde pública, a vistoria serviu para mostrar que o poder municipal, mesmo com poucos recursos, tem se esforçado para mudar a realidade da área da saúde, que até bem pouco tempo, não apresentava as mínimas condições dignas à população. E hoje, Chapadinha já se prepara para receber benefícios do Governo Federal.

A comissão veio para Chapadinha mediante uma denúncia e pode constatar, in loco, que o município tem trabalhado para melhorar a saúde e aprovou nossas instalações e nosso trabalho. Apresentamos os relatórios de como recebemos a pasta, com falta de leitos e contratos com hospitais particulares que foram reprovados pelos órgãos de fiscalizações e como estão as atividades desde o início do ano. Estamos engajados na luta para trazer melhorias para a cidade, junto ao Governo Federal, e isso já pode ser comemorado, com a adaptação do HAPA para o atendimento da Rede Cegonha de urgência e emergência, a vinda do SAMU, Caps tipo 3 AD, Caps infantil, leitos de retaguarda, mais ambulâncias e motolâncias”, informou o secretário municipal de saúde, Charles Bacellar.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

INÉDITO!!! Cirurgias de Tireóide Já São Realizadas em Chapadinha

Imagem ilustrativa
Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, passou a realizar, desde o mês de outubro, cirurgias de tireoidictomia, procedimento para retirada das glândulas tireóide.


No dia 23 de outubro duas pacientes foram submetidas à cirurgia realizada no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Fato inédito que vem mostrando o compromisso da prefeita Ducilene Belezinha com a saúde da população chapadinhense.

No caso da lavradora Raimunda Araújo da Silva, de 45 anos, a busca por um tratamento eficaz durou 3 anos e quando soube que não restava outra solução senão a cirurgia, o receio foi ter que ficar longe da família e de casa.

O drama da lavradora e da dona de casa Maria Euza, também de 45 anos, acabou quando ficaram sabendo que seriam operadas em Chapadinha. Procedimentos como estes, até então, nunca realizados na cidade e que agora passam a ser realidade.





Polícia Rodoviária Federal do Piauí Recupera Moto Tomada de Assalto em Araioses

Moto recuperada - Foto: PRF/PI


Agentes da Polícia Rodoviária Federal do município de Parnaíba-PI recuperaram na noite desta segunda-feira (4), no Km 01 da rodovia BR 402, em Buriti dos Lopes/PI, uma motocicleta que havia sido tomada de assalto na zona rural de Araioses/MA - município distante 235 km de Chapadinha.

A PRF recebeu da Polícia Militar do Piauí uma informação de que três fugitivos da Penitenciária de Parnaíba haviam roubado uma moto no Maranhão e estavam em deslocamento para Parnaíba. Com este dado, os agentes se deslocaram para a Ponte do Jandira, fronteira entre Piauí e Maranhão, para os abordar.

Em dado momento os três foram avistados se deslocamento na motocicleta para adentrar o território piauiense. Os Policiais deram ordem de parada e se prepararam para abordá-los. No entanto, o condutor da motocicleta acelerou e empreendeu fuga.

A equipe PRF os acompanhou. Logo após aproximadamente um quilômetro de deslocamento, abandonaram o veículo e adentraram a mata às margens da rodovia, não podendo ser alcançados pela polícia.

A motocicleta HONDA/NXR150 BROS ES recuperada foi levado ao Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal no Km 33 da rodovia BR 343 em Parnaíba. A PRF irá adotar as medidas necessárias para devolução do bem ao proprietário.


*Com informações da PRF-PI


CPI dos Convênios: Manim Entrega Relatório Final ao Ministério Público

Por: Ivandro Coelho - Blog Café Pequeno

O vereador Oseas Lopes Filho (Manim do PT) entregou na manhã desta terça-feira (05) ao Ministério Público de Chapadinha o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou obras inacabadas e irregularidades na execução de convênios celebrados entre o município de Chapadinha e entes federais e estaduais durante a gestão da ex-prefeita Danúbia Carneiro (2009-2012).

A CPI iniciou seus trabalhos no dia 15 de abril, sendo prorrogada por mais 90 dias. Durante os trabalhos de investigação, os parlamentares constataram várias irregularidades na construção de escolas, poços artesianos e estradas vicinais. Muitas dessas irregularidades dizem respeito a “recursos não aplicados ou aplicados de forma irregular, e que vão da natureza criminal a civil, ante a ocorrência de atos ilícitos e de improbidade”.

Vereador Manin estava acompanhado dos parlamentares 
Murici (E) e Nonato Baleco (D)
(Foto: Alexandre Pinheiro/Facebook)

No documento entregue hoje ao MP, os parlamentares apontam a necessidade de se acionar o Ministério Público Estadual “para investigar e atribuir as responsabilidades administrativas e criminais cabíveis em cada caso”. As informações obtidas pela CPI foram baseadas em depoimentos de moradores e análises de laudos técnicos, projetos, contratos e outros documentos fornecidos pela prefeitura municipal de Chapadinha.


*Ivandro Coêlho - é professor e jornalista.


CHAPADINHA: Dono da Center Moto Peças Se Suicida



Francisco do Nascimento Rodrigues, de 38 anos, dono da loja Center Moto Peças, localizada na Avenida Ataliba Almeida, em frente ao Cemitério do Sozinho, em Chapadinha, tirou a própria vida, no início da tarde desta segunda, em sua residência, à Travessa Tancredo Neves, próximo ao cemitério do Bairro Novo Castelo. Ele utilizou uma corda, amarrada em um caibro de um dos cômodos da casa, para cometer o suicídio.

Segundo um cunhado de Francisco, que trabalha como mecânico na oficina da loja, ele foi trabalhar normalmente pela manhã e quando foi para casa, na hora do almoço, avisou que só retornaria amanhã, pois iria providenciar a transferência da loja para o nome da esposa, com quem havia brigado ontem à noite.

A esposa de Francisco, que segundo familiares havia sido agredida ontem por Francisco, deixou a casa e foi para o interior.

O corpo do comerciante foi encontrado por algumas crianças, que são alunas da esposa dele.

CHAPADINHA: Câmara Realiza Audiência com Servidores Públicos Nesta Terça (5)


CONVITE

O Presidente do Poder Legislativo, Raimundo Nonato Silva (foto), e demais vereadores têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar de Audiência Pública na Câmara Municipal, com o objetivo de discutir as condições de trabalho e demais questões pertinentes aos servidores e funcionários públicos municipais de Chapadinha-MA.

A referida Audiência Pública realizar-se-á no dia 05 de novembro de 2013, às 16 horas no Palácio Legislativo “Francisco Almeida Carneiro”, sede da Câmara Municipal de Chapadinha. 

Desde já, agradecemos vossa honrosa presença.

Raimundo Nonato Silva – Presidente da Câmara


CHAPADINHA: 4ª CI/PM Apreende Arma de Fogo de Fabricação Caseira em Posse de Suposto Menor de Idade

Material apreendido


Por volta das 21h desta segunda-feira, dia 04, foi feita denúncia de que um indivíduo encontrava-se no Bairro Novo efetuando exibição de arma de fogo. Após receber o chamado, a guarnição da 4ª Companhia PM Independente esteve imediatamente no local e flagrou, durante revista pessoal, o referido portando a arma ilegal em sua cintura, além de 02 (dois) pacotes de droga similar à maconha.

L. M. S., foi apresentado na Delegacia Regional de Chapadinha e alega ter 17 anos, apesar de não apresentar documento que comprove ser menor de idade.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VARGEM GRANDE: Perseguição Policial no Centro da Cidade

Rafael Vieira de Lima


Por volta das 9h desta segunda-feira (04), a Polícia Militar de Vargem Grande - município distante 73,4 km de Chapadinha, recebeu a informação de que dois jovens estranhos em uma moto Honda Bros estavam rondando e pretendiam realizar um assalto em um Escritório de Advocacia no centro da cidade.

A Policia Militar, então, montou um cerco, mas os bandidos desconfiaram e saíram em alta velocidade pelas ruas do município.

Durante a perseguição, a Polícia mandou que os homens parassem, mas eles não obedeceram. A perseguição só terminou em um cruzamento quando os dois colidiram em outra moto, um dos suspeito foi preso no local do acidente.

Rafael Vieira de Lima, de 19 anos, tem varias passagens pelas policias por crime, furto, assaltos entre outros. Rafael, ainda foi socorrido pela Policia Militar, levado para o Hospital Municipal Benito Mussolini e em seguida entregue para Policia Civil de Vargem Grande.

O segundo suspeito e parceiro de Rafael conseguiu escapar do cerco da policia.


*Informações (com alterações) e fotos: Repórter Davi Monteiro/Difusora Agora.


Relatório da CPI dos Convênios Revela que Gestão de Danúbia Carneiro Recebeu Quase R$ 2 Milhões para Obras que Não Foram Concluídas

Comissão fiscaliza estrada vicinal no Povoado Retiro dos Oliveiras.
Obra custou 700 mil reais aos cofres públicos

Por: *Ivandro Coelho - Do Blog Café Pequeno

Relatório da CPI dos Convênios que será entregue esta semana ao Ministério Público aponta que em 2012, último ano da gestão da ex-prefeita Danúbia Carneiro, a prefeitura de Chapadinha recebeu quase dois milhões de reais para construção e melhoramento de estradas vicinais na zona rural do município. As obras, porém, jamais foram concluídas e os recursos desviados ou aplicados irregularmente.

Estrada vicinal próxima ao povoado Canto do Ferreira

Num dos convênios (191/2012-DEINT), assinado em julho de 2012, o município recebeu R$ 1.052.631,58 (hum milhão, cinquenta e dois mil, seiscentos e trinta e um reais e cinquenta e oito centavos). Os recursos eram destinados ao melhoramento de 53 km de estradas vicinais que abrangeriam dois trechos. O primeiro deles partiria da Vila Isamara até a localidade Mangueira, passando pelos povoados Vila União, Vila Nova (Cabação), Cruzilândia e Entrocamento. O segundo trecho iria de Entrocamento até a localidade Saco, passando pelos povoados Sangue, Cipó, Marcos e Tucuns.

Estrada vicinal entre os povoados Canto do Ferreira e Cajazeiras.
Faltam 9km de estrada e três bueiros

Em visita a essas localidades, a Comissão apurou que nos trechos citados faltam 11 quilômetros de estrada, além de não existirem os bueiros. Apesar disso, segundo documentos em poder da CPI, a construtora responsável pela obra - a Dmais Construções e Empreendimentos Ltda – recebeu pelos serviços. Um dos pagamentos foi feito no dia 17 de agosto de 2012, via transferência bancária, no valor de 218.621,05 (duzentos e dezoito mil, seiscentos e vinte e um reais e cinco centavos), depositados na conta 00000310123, Ag 1319, em favor da empresa citada. (ver foto abaixo).


Outro depósito em favor da Dmais Construções e Empreendimentos Ltda foi realizado em 31 de agosto de 2012, via transferência bancária, no valor de R$ 314.998,84 (trezentos catorze mil, novecentos e noventa e oito reais, e oitenta e quatro centavos), que foi depositado na conta 00000310123, Ag 1319, em favor da referida empresa. Ainda segundo o Relatório, em 14 de setembro de 2012 foi feito mais um pagamento, desta vez no valor de R$ 524.390,06, como pagamento pelos serviços na estrada vicinal do povoado Mangueira. 


Em mais um convênio firmado com o governo do Maranhão através do DEINT (192/2012-DEINT), a prefeitura de Chapadinha recebeu R$ 736.842,10 (setecentos e trinta e seis mil, oitocentos quarenta e dois reais e 10 centavos) para melhoramento de 32 quilômetros de estrada vicinal entre os povoados Canto do Ferreira e Cajazeiras, passando pelas localidades Cruz velha, Formiga, Campestre, Retiro dos Oliveiras, Nova Belém e Centrão. O convênio foi assinado em 02 de julho de 2007. Nessa obra a comissão constatou que, à semelhança da outra, faltam nove quilômetros de estradas e três bueiros.

Segundo a relatora da CPI dos Convênios, vereadora Lívia Saraiva, em todas essas obras se constatou com facilidade duas irregularidades básicas: “a maioria delas estão inacabadas e outras sequer concluídas. Em todas os recursos foram utilizados na sua totalidade e as etapas das obras foram atestadas como concluídas”, declarou a parlamentar. “Muitas dessas irregularidades”, continua Lívia Saraiva, “cingem-se a recurso não aplicado ou aplicado de forma irregular, evidenciando várias irregularidades que vão da natureza criminal a civil, ante a ocorrência de atos ilícitos e de improbidade”.


*Ivandro Coêlho, é professor e jornalista.


Três Novos Médicos Cubanos Já Estão Em Chapadinha


Recepção dos novos médicos cubanos


Na manhã do último sábado (02) chegaram a Chapadinha mais três médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Nas bagagens, experiência em outros países, esperança de vencer os desafios da saúde e se adequar à região.

Dr. Charles recebendo a documentação dos médicos 
cubanos do Oficial da Marinha do Brasil

Um oficial da Marinha do Brasil, repassou ao secretário municipal de Saúde, Charles Bacellar, a documentação e os nomes dos três novos médicos que atuarão na cidade: Rubiel Zadivar Ochoa, Ruciel Tamayo Perez e Salienes Santiesteban Escobar irão se juntar aos outros seis médicos também cubanos que já estão desempenhando as suas funções desde a semana passada nas Unidades Básicas de Saúde aqui do município de Chapadinha.

Para recepcionar os novos profissionais da Saúde do município, foi servido aos novos médicos estrangeiros um café da manhã e um churrasco na casa dos mais antigos cubanos.


Recepção dos novos médicos cubanos

A comemoração da chegada dos médicos contou com a presença da prefeita, Ducilene Belezinha, do diretor clínico do HAPA, Dr. Carlos Alberto, da coordenadora da atenção básica do Município, Marjorie, da assessora do executivo, Isamara Meneses e do secretário municipal de Saúde, Dr. Charles Bacellar. Os médicos cubanos que irão atuar nas cidades de Mata Roma e Anapurus também estiveram presentes ao evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.


Recepção dos novos médicos cubanos

A Drª. Salienes Santiesteban que estava bastante emocionada, disse ter deixado em seu pais, esposo e um filho de 4 anos em busca de uma vida mais digna. "Vim trabalhar aqui no Brasil para melhorar as condições de vida da minha família".

O secretário Charles Bacellar em sua fala destacou a importância dos novos médicos para o município. “Somos muito gratos a vocês, que deixaram seu país para somar junto com as nossas equipes, para juntos fazermos uma saúde cada vez melhor para Chapadinha”.

A expectativa é que os novos médicos cubanos comessem a trabalhar nos postos de saúde do município já na próxima semana.

4ª CI/PM-Chapadinha Realiza Operação "DIVISA SEGURA" em Municípios Limítrofes com o Estado do Piauí

Ação conjunta: Polícia Militar do Maranhão e Polícia Militar do Piauí

Do Blog da 4ª CI/PM - Chapadinha

Foi iniciada na última quinta-feira, dia 31.Out., a Operação Divisa Segura, com o intuito de proporcionar segurança à população através de barreiras policiais e abordagens em veículos e pessoas, nas área limítrofes de Araioses (MA)/Parnaíba (PI), São Bernardo (MA)/Luzilândia (PI) e Buriti (MA)/Porto (PI).

A iniciativa visa intensificar o Policiamento Ostensivo, fiscalizando cargas, ocupantes de transporte coletivo e veículos que circulem nas vias de ligação dos Estados supracitados, através de uma ação conjunta da Polícia Militar do Maranhão e da Polícia Militar do Piauí.

Durante a Operação, foi realizada revista em 79 (setenta e nove) veículos de passeio, 60 (sessenta) motocicletas, além de ônibus e caminhões, totalizando 231(duzentas e trinta e uma) pessoas abordadas. Houve ainda a apreensão de materiais ilícitos à circulação.

Abordagem a veículos de passeio

Abordagens a coletivos

Revista interna a coletivo

Abordagem a caminhão

Material apreendido

Médico Chapadinhense Atenderá em Anapurus pelo Programa Mais Médicos



Na manhã do último sábado, dia 2 de novembro de 2013, o secretário municipal de Saúde, Genário Alves Viana, juntamente com as autoridades municipais, recepcionaram o médico chapadinhense formado em Cuba, Leonardo Pessoa, na Prefeitura de Anapurus.

O maranhense é filho da ex-vereadora e atual secretária municipal de Igualdade Racial de Chapadinha e, do empresário Mário Pessoa; e sobrinho do ex-deputado Vagner Pessoa. O médico, prestará serviços no município de Anapurus pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, atendendo a população em geral no Posto de Saúde local. Na recepção, foi servido um banquete com a presença da família do Dr. Leonardo.

Dr. Leonardo Pessoa ladeado de seus pais e familiares 
durante a solenidade de apresentação

Conheça um pouco sobre o programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.


PT de Chapadinha se Reúne para o Debate do PED 2013

Paiva - Pedro Cunha (candidato à presidência de PT em Chapadinha) - Rozário, Zezinho e Toinho


O diretório do Partido do Trabalhadores (PT) de Chapadinha se reuniu no último domingo (03) no STTR para debater sobre as eleições internas da sigla (PED) 2013. Paiva, atual presidente do PT em Chapadinha, juntamente com os membros da executiva, vereador Manin, Maria Coêlho, Chico Viana e Zezinho, apoiam a candidatura de Pedro Cunha à presidência do D.M. de Chapadinha.

As eleições do Diretório Municipal, Estadual e Nacional ocorrerão no próximo domingo, dia 10, das 9h às 17h.

Em Chapadinha, a eleição será realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha STTR.


Instrumentos Pérfuro-Cortantes são Apreendidos Durante Operações em Área da 4ª CI/PM-Chapadinha

Equipes policiais do Maranhão e Piauí


Diversas operações estão sendo praticadas em datas e horários aleatórios nas divisas dos Estados do Maranhão e Piauí. O objetivo é a de fiscalização e retirada de materiais ilícitos que podem estar sendo contrabandeados de um estado para o outro.

A iniciativa visa intensificar o Policiamento Ostensivo, fiscalizando cargas, ocupantes de transporte coletivo e veículos que circulem nas vias de ligação dos Estados supracitados, através de uma ação conjunta da Polícia Militar do Maranhão e da Polícia Militar do Piauí.

Material apreendido

CHAPADINHA: TAC Proposto pelo MP Regulamenta Distribuição e Revenda de Gás de Cozinha


As distribuidoras de gás de cozinha (GLP) de Chapadinha - a 247 km de São Luís, têm 60 dias para recolher todos os botijões e demais equipamentos dos postos terceirizados de revenda existentes na sede e na zona rural do município.

A obrigação está prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 18 de outubro, entre o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e quatro distribuidoras do produto, tratando da revenda e da distribuição exclusivas do produto em postos credenciados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo é garantir a segurança na comercialização do produto.

Proposto pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, Douglas Assunção Nojosa, o acordo foi assinado pelos representantes das empresas Sanção Veras & Cia. Ltda, Próspero Veras & Cia Ltda, Baixo Parnaíba Comércio de GLP Ltda e Ultra Comercial Ltda.

Pelo acordo, as distribuidoras se comprometem a obedecer às normas de segurança no transporte e também no armazenamento de GLP e aos requisitos exigidos para o exercício da atividade.

Além do recolhimento de vasilhames, o TAC estabelece o encaminhamento, ao MPMA, de todas as autorizações expedidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a distribuição e a revenda do gás de cozinha. Também devem ser encaminhados os documentos expedidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais que comprovem a regularidade das referidas empresas.

Outra responsabilidade imposta pelo Termo de Ajustamento de Conduta às empresas é a adaptação de seus postos de revenda e distribuição às normas da ANP.

O descumprimento dos termos do acordo implica no pagamento de multa diária de R$ 200, a ser recolhida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Reinaugurada em Chapadinha a Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco

A Banda Marcial da escola C.E. Dr. Paulo Ramos fez uma belíssima apresentação de execução do Hino de Chapadinha, encantando a todos os convidados.

Do Chapadinha BLOG

Na última terça-feira (29) aconteceu a solenidade de inauguração das Novas instalações da Biblioteca Alternativa Herbert Lago castelo Branco.

A data para inauguração das novas instalações da Biblioteca foi escolhida, segundo o discurso do Patrono da Biblioteca Herbert Lago Castelo Branco, propositalmente por se tratar do dia em que a Real biblioteca portuguesa foi transferida para o Brasil em 1810.

Ainda segundo Herbet, a biblioteca alternativa foi a forma encontrada para ajudar no desenvolvimento da nossa comunidade em especial dos nossos jovens, proporcionando-lhes o acesso aos livros e á cultura, ajudando a formar cidadãos com dignidade.

Durante a solenidade a biblioteca concedeu homenagem de incentivo ao pequeno Gabriel Sousa Rodrigues de apenas 09 anos, freqüentador da biblioteca alternativa, e que, só no ano de 2013 já leu 124 livros infantis e gibis, demonstrando grande interesse pela leitura.

Para Victor Hugo, que é Jornalista e ator profissional, a biblioteca alternativa é um trabalho feito com muito carinho por Herbert Castelo Branco, “é extremamente interessante, como é feito o trabalho do chapadinhense Herbert, pois sem apoio da prefeitura ou de outra instituição fomenta a leitura e ainda propõe outros projetos, e aumenta suas instalações para atender a demanda. A leitura melhora a vida das pessoas, e com apoio do povo, essa biblioteca só vem a contribuir”. 

A Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco somente em 2010 contabilizou 72 leitores com carteirinha e emprestou 267 livros, em 2011 teve um aumento de 153 leitores com 436 livros emprestados, em 2012 teve um grande aumento de 514 leitores e 4.574 livros emprestados, já em 2013 foram ultrapassados 600 leitores e quase 8 mil livros emprestados, mostrando que valeu a pena acreditar nesse projeto, disse Herbert.

Leitora assídua, Maria José Lima Aguiar, parabenizou o excelente trabalho do escritor Herbert Lago Castelo Branco, que se assemelhava as idéias de sua falecida mãe, Ana Rodrigues de Lima, que também era escritora. “Esse trabalho é magnífico, se existisse há 10 ano atrás, já se teria mudado a mentalidade dos chapadinhenses, minha mãe tinha as mesmas idéias renovadoras de Herbert.”

Ampliamos nosso ambiente físico, para deixar ha exposição dos leitores o maior número de livros possíveis do nosso acervo, temos em média mais de oito mil livros disponíveis para leitura. Lembrando que recebemos todos os tipos de livro, mas precisamos muito de livro de literatura especialmente infantis. E o nosso projeto é a implantação das bibliotecas itinerantes tanto na zona rural como na sede, e também temos a idéia de criar oficinas de corte e costura, artesanato e outros. Mas, o nosso maior projeto é a ampliação da biblioteca com um espaço para realização de múltiplas funções culturais”, enfatizou Herbert.

A Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco, funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 12h e das 14h ás 17h.

Participaram da solenidade de reinauguração da biblioteca, freqüentadores, os vereadores Marcelo Meneses e Samuel Nistron e escritores.







Arquivo do blog