WebNet

WebNet

sábado, 15 de novembro de 2014

U.I. Alexandre Costa Comemora Dia Nacional da Alfabetização


Na última sexta-feira, 14 de Novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia Nacional da Alfabetização, os professores da escola municipal Unidade Integrada Alexandre Costa - no turno matutino, realizaram uma série de atividades com seus alunos para ressaltar o momento. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.


A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.


No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo.


Dentre as atividades desenvolvidas na escola em comemoração a data, foi realizado concurso de poesia - incentivando os alunos a produzir seus próprios poemas, Desenhos e pinturas relacionado sobre viver em um país alfabetizado, Concurso de soletração/ditado, Mensagens para o Dia Nacional da Alfabetização, entre outras.


"A educação é um direito humano. E a alfabetização é a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade"


"Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar" (Augusta Schimidt)


Professores da FAP/Chapadinha Participam do XVII ENDIPE em Fortaleza-CE


Um grupo de professores da Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, participaram esta semana - de terça (11) à sexta-feira (14) - do XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Estiveram presentes: Nony Braga, Francinalda Araújo, Enir Lima, Neldan Araújo, Francilene Lima de Melo, Jacira Freire de Sousa, Auridéia Moraes, Anety Fonteles, Rosinalva Cardoso e Claudio José Rêgo (foto acima).

Professoras Anety Fonteles, Francinalda Araújo e Nony Braga

Com o tema: "A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, formação de professores e a sociedade", o evento aconteceu em Fortaleza-CE, no período de 11 a 14 de novembro de 2014.



Segundo dia de atividades
Simpósio sobre as Práticas pedagógicas e processos avaliativos; 
professores pesquisadores: Antonio Germano, Joana Romanowiski e Bernard Charlot.


Nesta edição, o XVII ENDIPE se colocou como espaço de diálogo, que se propõe a direcionar o olhar para o trabalho docente na relação com o cotidiano das suas práticas, junto aos alunos e o coletivo institucional, as políticas de educação e a sociedade em que estão inseridos.

Enir Lima ladeada dos professores Vera Maria Candau e Miguel Arroyo


Iniciado no ano de 1979, o ENDIPE se consagrou ao longo dos seus 35 anos de existência como um espaço plural de discussões acerca dos estudos, das pesquisas e das experiências a respeito dos processos educacionais em todos os níveis de ensino. É hoje um evento muito significativo no cenário nacional e suas contribuições têm sido referência para o avanço da produção de conhecimento sobre os fenômenos educacionais e para a formulação de propostas educacionais inovadoras.

Neldan Araújo ladeada dos professores Vera Maria Candau e Miguel Arroyo

Os 16 Encontros realizados até este momento têm permitido acompanhar as tendências educacionais das três últimas décadas, seus impactos nas escolas e nas práticas docentes, num movimento dialético com interferências concretas nos processos de ensino e aprendizagem. Eles têm sido efetivos espaços de convivência, intercâmbio e diálogo entre pessoas preocupadas com o entendimento e a transformação dos processos educacionais e das práticas pedagógicas.




A expressão desse vigoroso movimento, resultante do envolvimento e compromisso das forças mais atuantes do campo educacional brasileiro, é evidenciada pelo quadro cronológico da realização dos ENDIPES e reforçada pelos temas que os orientaram.

Aproveitando o intervalo para compras: últimos lançamentos de livros em 
exposição nos stands espalhados pelo segundo espaço do evento

Os ENDIPEs já foram realizados, em muitos casos mais de uma vez, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Curitiba e Campinas. Foram oito estados brasileiros e inúmeras universidades que abraçaram a proposta de realização desses eventos e empenharam esforços para que eles alcançassem êxito e reconhecimento, o que se faz notar não só pela presença de elevado número de participantes, mas também pela colaboração das mais significativas agências de fomento brasileiras. Com o olhar voltado para o futuro, em 2014 o XVII ENDIPE foi realizado em Fortaleza-CE.

*Com informações da Ascom/ENDIPE


Publicidade



ANA DALVA DE PAULA - Convite Para Visita de 1 Mês



A família de Ana Dalva de Paula, ainda consternada com o seu precoce falecimento, convida parentes e amigos para a Visita de 1 Mês, que acontece na manhã deste domingo (16), com o seguinte roteiro:

* 5h - Visita no Cemitério Jardim São Miguel (Cohab/Areal);
* 8h - Missa na Igreja Matriz (Centro).

A família agradece antecipadamente a todos os parentes e amigos que comparecerem nesse ato de fé, solidariedade e piedade cristã.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Equipamentos do Laboratório de Experimentoteca Chegam à Chapadinha


Os kits de experimento de Ciência, que formarão os Laboratórios de Experimentoteca (Biologia, Física, Matemática e Física) em escolas públicas de ensino Fundamental e Médio de Chapadinha chegaram ao município nesta sexta-feira (14). A prefeita Ducilene Belezinha conferiu a entrega dos equipamentos que serão instalados no prédio da antiga Estação Digital, localizado na Praça da Bíblia, que passará por ampla reforma, assim como a praça.


O laboratório faz parte do programa Maranhão com Ciência, que tem como objetivo a difusão e popularização da ciência e tecnologia nas escolas de ensino fundamental e médio nos municípios maranhenses.

A prefeita Ducilene Belezinha destacou a importância das experimentotecas para estimular os alunos. “É com alegria que recebemos esta experimentoteca, pois, observamos nesta ação uma oportunidade aos alunos, que agora poderão desenvolver pesquisas e dialogar com alunos de outros municípios sobre suas produções científicas. Agradecemos a atenção com a qual a governadora Roseana vem levando ferramentas inovadoras para todo o Maranhão”, concluiu a prefeita.



Publicidade



TUTÓIA - 19 Comunidades Receberão os Títulos de Domínio de Terra

Título Original: Autorizada Entrega de 201 Títulos de Domínio de Terra

A governadora Roseana Sarney autorizou a entrega de 201 títulos de domínio de terra a famílias residentes em mais de 100 povoados localizados em mais de 30 municípios maranhenses. O benefício será distribuído até o fim deste ano, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Os documentos serão entregues a proprietários em cidades como Santa Luzia, Vitorino Freire, Buriticupu, Bom Jardim, Cândido Mendes, Santa Rita, São Domingos do Maranhão, Vitorino Freire, Tutóia, Barreirinhas, Pedro do Rosário, Pinheiro, Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia, Turilândia, Igarapé do Meio, Turiaçu, Fernando Falcão, Bacabeira, Palmeirândia e Presidente Sarney, Zé Doca, Governador Nunes Freire, entre outros, localizados nas mais diversas regiões do estado.

Entre os beneficiados com títulos coletivos, estão a União dos Trabalhadores Rurais de Santa Clara (Tutóia), Associação dos Moradores da Vila Primavera (Igarapé do Meio), Associação dos Produtores e Criadores do Lugar Uriti (Barreirinhas) e Associação Beneficente Comunitária do Município de Santo Amaro, no povoado Pães. Somente em Tutóia, 19 comunidades receberão os títulos.

O benefício do título de terra vem sendo entregue ao longo da gestão da governadora Roseana Sarney, sempre empenhada na regularização fundiária no estado. Utilizando-se da “arrecadação sumária”, as áreas são incorporadas ao patrimônio estadual e, em seguida, destinadas aos ocupantes, de forma coletiva e individual, com a expedição de títulos de terra.

Nos últimos três anos, 11.752 famílias foram cadastradas no programa de reforma e regularização fundiária. O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) investiu na modernização, atualizou o valor das áreas tituladas e atuou nas comunidades que mais necessitavam de providências.

Os números comprovam que o Governo do Maranhão vem trabalhando a regularização fundiária em áreas de agricultores familiares tradicionais e em comunidades remanescentes de quilombos. Dentro da ação, criou 263 projetos de assentamento, reconhecidos pelo Incra, totalizando cerca de cinco mil famílias assentadas.

Em 62 milhões de hectares arrecadados, foram seguradas 70 glebas em 40 municípios. Mais de 4.500 famílias foram beneficiadas em áreas tradicionais, com a emissão de 1.585 títulos individuais e 41 comunitários, abrangendo 179 municípios.



Publicidade



CHAPADINHA - Segep Realiza Projeto de Interiorização no CE Raimundo Araújo

Foto/Arquivo

A equipe da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) estará na cidade de Chapadinha, nestas quinta (13) e sexta-feira (14), no Centro de Ensino Médio Raimundo Araújo, na Avenida Presidente Vargas, s/ nº, bairro Corrente, próximo a URE, oferecendo capacitação aos servidores estaduais, por meio das ações do Projeto de Interiorização.

O Projeto de Interiorização da Segep oferece orientações e serviços, por meio de palestras sobre Doenças Ocupacionais e Ginástica Laboral, Melhorias de Acesso ao Portal do Servidor e da Ouvidoria do Servidor, Direitos e Deveres do Servidor Público e Ações Desenvolvidas para a Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor, com o Espaço de Vivência.

Além das palestras, para atender o servidor de forma individualizada, será disponibilizado o Quiosque Previdenciário, onde poderão ser obtidas informações sobre os direitos com relação aos benefícios previdenciários e assistenciais.


Funasa de Chapadinha de Luto - Morre Sr. Paulinho...


É com imenso pesar que informamos o falecimento de meu cunhado ANTONIO PAULO DIAS ARAÚJO, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (14) por volta das 2h. Ultimamente, vinha enfrentando complicações de saúde.

Sr. Paulinho, como era mais conhecido, era funcionário ativo da Funasa (extinta Sucam), em Chapadinha. Cunhado do editor deste blog (SN), Ele deixa sua esposa Belmira de Araújo G. de Sousa (minha irmã) e dois filhos Bruno Sousa e Danilo Sousa (meus sobrinhos).


Embora o ocorrido tenha sido na capital São Luís, onde residem seus familiares paternos e maternos, mas, seu corpo será velado em sua residência aqui em Chapadinha, situada na Rua do Comércio - Centro (próximo a Igreja Adventista do 7º Dia).

Sepultamento

A Família de ANTONIO PAULO DIAS ARAÚJO - sr. Paulinho, neste momento, muito sensibilizados, expressa de todo o coração os mais profundos agradecimentos pelo apoio e pelas demonstrações de carinho recebidas de parentes e amigos, que confortaram nesta hora de dor - e CONVIDA a todos para o seu sepultamento, que será no Cemitério Nsa. Sra Aparecida. Antes, será celebrada missa de corpo presente na Capela do Bairro (Nsa. Sra. Aparecida) às 6h30, deste sábado (15).

Antecipadamente, agradecem a todos os que se fizerem presentes neste ato de fé, piedade e solidariedade cristã. 











quinta-feira, 13 de novembro de 2014

TUTÓIA - Carro Capota Deixando Passageiros em Estado Grave



Na tarde desta quarta-feira (12) aconteceu mais um acidente de trânsito no município de Tutóia (distante 206 km de Chapadinha), dessa vez no trecho que liga Tutóia à Paulino Neves, na altura dos povoados Santo Antonio e Vista Alegre.

O condutor do veículo perdeu o controle do mesmo, capotando várias vezes. Além do motorista, mais uma pessoa estava no carro que ficou completamente destruído.

Segundo o blog apurou, uma das vítimas era conhecida por "Léo", residente no bairro Monte Castelo - em Tutóia, e funcionário de uma granja, que ficou em estado gravíssimo, sendo transferido com urgência para a cidade de Parnaíba-PI. A outra vítima foi levada para o Hospital Estadual em Paulino Neves.

Veja as imagens do veículo:







Publicidade



MA - Governadora Roseana Sarney Anuncia Concurso Público com 3 Mil Vagas para Professor


A governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou nesta quarta-feira (12), durante evento que marcou a assinatura da ordem de serviço para a construção da sede própria da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), que o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa, projeto de lei autorizando a criação de 3 mil novas vagas de professor da rede estadual de ensino. 

Clique na imagem para ampliá-la

As vagas devem ser preenchidas por concurso público, a ser realizado em 2015, e as despesas decorrentes da criação dos cargos já estão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) a ser aprovada pelo Legislativo.

Tenho a satisfação de anunciar que já mandei para a Assembleia [projeto que prevê] a abertura de 3 mil novas vagas para professores. Vamos ter concurso público ano que vem. Já está no orçamento [a previsão de despesas para] essas 3 mil novas vagas”, declarou a governadora.

Segundo o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) o projeto deve chegar nesta quinta-feira (13) à Casa. “Definiremos um relator e eu mesmo pedirei urgência para a aprovação dessa matéria”, afirmou.

Presidente da Comissão de Orçamento da Casa, o peemedebista confirmou que já havia sido incluída peça orçamentária de 2015, a previsão com essas despesas. “A LOA contempla o aumento das despesas com a incorporação desses servidores após concurso público”, completou.

De O Estado


Equipe House Deejays Comandará Festa de Lançamento da Skol Beats Senses


Acontece na noite desta sexta-feira (14) a partir das 22h, na Associação Boa Vontade, a festa de lançamento da nova Skol Beats Senses - Azul por fora, Inexplicável por dentro! Para quem busca novas experiências no universo da noite.


A muvuca será comandada pela equipe House Deejays - Dj. Marçal Jr. & Dj. Heigun Araújo, que irão abalar as estruturas da casa noturna com uma mega estrutura de Som & Iluminação | Laser 3D | Espaço Temático Néon | Área VIP - com o melhor da Cena Eletrônica!


Os ingressos promocionais já estão se esgotando!!! Adquira logo o seu na Lanchonete MASSAS DELIVERY - na Praça Cel. Luis Vieira - Centro, por apenas R$10,00.

A gente se ver por lá!!!

Confira abaixo, o vídeo do comercial (propaganda) da Skol Beats Senses:





Prefeitura de Chapadinha realiza Campanha Novembro Azul,que fala sobre saúde do homem


A Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Núcleo municipal de Educação e saúde (NMES) iniciou na última segunda (10) palestras educativas em empresas do município com o intuito de alertar e divulgar a Campanha Novembro Azul dedicada ao público masculino com o objetivo de informa-los sobre como se prevenir contra o câncer de próstata e de pênis.

Os Centros de Referência de Assistência Social –CRAS dos bairros Vila Izamara, Areal e Campo velho terão atendimento gratuito e exclusivo aos homens e contará com avaliação antropométrica, aferição de pressão e consultas médicas atendendo nos horários das 8h ás 17h, respectivamente nos dias 24, 25 e 27. O atendimento terá o auxílio da equipe de técnicos e enfermeiros do município.


Na quarta-feira (12) os funcionários da construtora Delta, responsável pela obras de reforma do Mercado Público, participaram da palestra proferida pela enfermeiro Túlio Peixoto.


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estão previstos 69 mil novos casos da doença no Brasil com aproximadamente 12 mil mortes.

Secom/PMC

Publicidade



VARGEM GRANDE - Colisão Entre Carro e Moto Deixa Motociclista em Estado Grave



Um grave acidente aconteceu por volta das 3h30 da tarde desta quinta-feira (13) na Avenida Castelo Branco, próximo à Escola Josefa Rodrigues Lima, na Avenida Castelo Branco, na cidade de Vargem Grande - município distante 74,8 km de Chapadinha.

A colisão aconteceu no no cruzamento da referida avenida com a rua da Baixa Grande e envolveu uma motocicleta Honda Bros (NXQ-6703) e um Corsa Classic. O condutor da moto, que não foi identificado pelo Blog, bateu violentamente na lateral do Corsa, que entrava para a Baixa Grande.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado por alguns metros, caiu desacordado e estava passando muito mal. Ele foi socorrido por populares que passavam no local e levado pela ambulância até o Hospital Municipal Benito Mussolini. Deve, nesse momento, já está sendo encaminhado para o Hospital Regional de Matões.

O condutor do veículo evandiu-se do local do acidente e não foi identificado.


Publicidade



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

FOTOS - 2º Luau Cultural da Biblioteca Alternativa "Herbert lago"


Na noite desta terça-feira, dia 11 de Novembro, aconteceu na Biblioteca Alternativa "Herbert Lago Castelo Branco" o 2º Luau Cultural. Dentre poesias, poemas, piadas e boa música, podemos destacar a presença dos amigos: Renardo Almeida, Dr. Ernani Maia, Rosy Oliveira e sua esposa Socorro Aguiar (OlivNet), Fernando, Profª Rosanea Passoa, Iragilsa, Fátima, Berila e Pelé, Jorge Miranda, Diogo Rodrigues, Leléia, Hildegard Nunes, dentre outros... Confira fotos abaixo:

Clique aqui para ver mais fotos.


Arquivo do blog