WebNet

WebNet

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mais Cultura no Semi Árido Maranhense

www.tvmirante.blogspot.com
Edital Microprojetos Mais Cultura foi lançado em Vargem Grande, no dia 26 de agosto. Iniciativa beneficiará projetos culturais voltados a jovens nas mais diversas linguagens.
A cidade de Vargem Grande-MA foi palco do lançamento do Edital Microprojetos Mais Cultura no Estado Maranhão, que destinará mais de R$ 490 mil para financiar projetos culturais nos 45 municípios do semi árido maranhense. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

O lançamento foi feito pelo representante do MinC na Região Nordeste, Jorge Clésio, na quarta-feira, 26 de agosto, às 10h, durante oficina para preenchimento dos editais e contou com a participação dos representantes da Secretaria de Estado da Cultura, Cláudio Pinheiro e Regina Oliveira, do representante do Forum Estadual de Cultura Ronald Damasceno, Conselho Estadual de Cultura, Pedro Jr., de representantes de entidades filantrópicas e secretários municipais de cultura de diversos municípios da região, entre eles, o de Chapadinha William Fernandes, que foi acompanhado de mais dois representantes do município: Francisca Pontes (artesanato) e Clodoaldo (grupo de jovens) - foto.

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 Estados que integram a região do semi árido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais.

Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Poderão participar jovens com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

Cada iniciativa receberá de 1 a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Inscrições – Os interessados podem se inscrever até 16 de setembro.
O edital com demais detalhes estará disponível nos sites
www.cultura.gov.br, http://mais.cultura.gov.br e http://www.cultura.ma.gov.br

Arquivo do blog