WebNet

WebNet

domingo, 3 de junho de 2012

Chapadinha Receberá Reforço Policial Durante Eleições 2012

Objetivo é evitar possíveis atritos durante o pleito
(Foto: Biné Morais/O Estado)

Do G1

Pelo menos 18 áreas maranhenses receberão reforços policiais durante as eleições de outubro. O objetivo é evitar possíveis atritos e o bom funcionamento do pleito, programado para acontecer em 7 (1º turno) e 28 de outubro (2º turno).


A garantia foi dada por membros da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Forças Armadas e a Polícia Federal (PF), que participaram, nesta sexta-feira (1º), de um encontro com os juízes eleitorais de todo o estado, realizado no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís.


Durante o evento, o titular da SSP, Aluísio Mendes, disse que a secretaria possui um relatório que teve por base os principais incidentes ocorridos durante as eleições de 2006, 2008 e denúncias recebidas nos últimos quatro anos: “Temos 18 áreas mapeadas para as quais enviaremos reforços. São municípios onde, historicamente, há conflitos durante o período eleitoral. No entanto, não significa dizer que só estes locais serão atendidos neste quesito”. No entanto, esta lista ainda pode aumentar, caso a Justiça Eleitoral assim solicite.


No mapeamento, estão relacionados municípios como São Mateus, Benedito Leite, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Bom Lugar, Chapadinha, Buriticupu, Porto Franco, Carolina, Olinda Nova do Maranhão, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Colinas, entre outros.


Para vice-presidente do Tribunal regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador José Bernardo, a presença de membros da Segurança na reunião foi fundamental, pois demonstrou a preocupação que o Regional tem de realizar o pleito sem obstáculos que possam atrapalhar o seu andamento e a própria divulgação dos resultados.


Fizemos esta reunião para ouvir os juízes e saber de cada um deles quais as necessidades peculiares de cada município onde atuam e assim podermos pontuar as necessidades e elencar as prioridades”, explicou o também corregedor do TRE.


O que queremos é enviar para aqueles locais mais problemáticos tropas federais e aumentar o contingente de policiais antes da Eleição, pelo menos um mês antes, para garantir a segurança da população e dos servidores envolvidos com ela”, afirmou a presidente do Tribunal, desembargadora Anildes Cruz.


Eleitorado

 Segundo dados de maio da seção de Informações e Estatísticas Eleitorais do TRE/MA, o Maranhão possui cerca de 4 milhões e 600 mil eleitores, divididos em 16 mil 170 seções. O número exato de eleitores aptos a votar nestas Eleições de 2012 será divulgado a partir do dia 12 de julho pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Arquivo do blog