WebNet

WebNet

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Prefeitura de Chapadinha Abre Oficialmente "III Semana do Bebê"


Brendha Gomes - Secom/PMC

Profissionais de saúde, educação e assistência social se reuniram nesta terça-feira (3) para a solenidade de abertura da III Semana do Bebê, no Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) que contou também com a participação da prefeita Ducilene Belezinha. A campanha visa a realização de ações compartilhadas em prol da primeira infância, com o propósito de garantir o direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, além de crescer e ser protegido de doenças e outras mazelas sociais evitáveis.


Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e os CRAS estão envolvidas no evento com ações de orientações, oficinas, palestras.


Confira a programação durante toda a semana



Com o tema: “Direito de brincar para desenvolver-se”, a Semana do Bebê acontece de 06 a 10 deste mês, com uma vasta programação lúdica, social e cultural desenvolvida pelas secretarias municipais com apoio CMDCA, Conselho Tutelar e Fórum DCA.




Durante a abertura, foi apresentado o bebê-símbolo da campanha, nascido de parto natural na manhã desta terça-feira. Isabele Lopes de Araújo Silva, nasceu com 3,305kg, e recebeu certidão de nascimento e caderneta da criança das mãos da prefeita Belezinha e do secretário municipal de Saúde, Allan Monteles. O título será entregue no encerramento da campanha que acontece no sábado (10).


Também foi dado início ao concurso “Bebê Saudável” que selecionará crianças de 0 a 6 meses, nos postos de saúde e elegerá aquela que teve acompanhamento correto e se encontra em Aleitamento Materno Exclusivo e com vacinação em dia. Uma muda de planta foi entregue simbolizando o cuidado com a Amazônia.


A Semana do Bebê mostra o comprometimento do governo municipal em favor da primeira infância. Com isso, estamos construindo uma agenda positiva, com o suporte que o município dá para garantirmos os direitos à criança. Humanizar é preciso e nós temos o compromisso de dar suporte a todas ações que envolvem essa iniciativa” – destacou a prefeita Belezinha.


Voltada para gestantes e crianças de 0 a 06 anos de idade e suas famílias, a campanha é uma ação estratégica de participação social do Selo UNICEF – Município Aprovado Edição 2013-2016 e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. É também uma das ações prioritárias do governo municipal que teve sua adesão na gestão da prefeita Ducilene Belezinha.


Esse evento tem como proposta e prioridade absoluta a criança nos primeiros anos de vida o porto normal e a redução da mortalidade infantil. Estamos engados nisso e nossos postos de saúde tem atuando fortemente para um acompanhamento preciso. Infelizmente, o HAPA ainda registra índices de mortalidade, como somos uma regional e recebemos pacientes de cidades vizinhas, muitas delas chegam até nós como um pré-natal mal feito, e em muitos casos, uma gestação sem nenhum acompanhamento. Mas a campanha está lançada e nosso foco é sensibilizar toda a sociedade e mudar a realidade de muitas crianças” – finalizou o secretário.


Publicidade



Arquivo do blog