WebNet

WebNet

terça-feira, 12 de março de 2013

Monitores do PETI Expõem Talentos Durante Capacitação

 
 
Os monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que passaram pelo curso de capacitação no início de março demonstraram que já estão aptos para ministrar a atividades do programa, semana que vem. A informação foi repassada pela coordenadora Geyziane Silva, que acompanhou todo o processo de capacitação. “Descobrimos verdadeiros artistas durante as oficinas. Os monitores desenvolveram um lindo trabalho que será compartilhado com os alunos durante as atividades”- declarou.
 
Ao todo participaram do evento 30 pessoas, entre monitores, brinquedistas, supervisores e coordenadores. A oficina foi promovida pela prefeitura através secretaria de Assistência Social, na sede do SINE.
 
 
As atividades do PETI terão início na próxima segunda-feira (18), e a presença desses monitores juntos aos alunos é de fundamental importância para o desenvolvimento da criatividade das crianças e dos próprios monitores.
Chapadinha hoje, conta com 1.209 crianças e adolescentes inseridas no programa distribuídas em 10 núcleos, sendo 7 na cidade (Bairros Aparecida, São José, Campo Velho, Areal, Caterpillar, Boa Vista e Corrente) e 03 na zona rural (Inhambu, Pitombeira II e São José).

O Programa

O Peti articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16ª anos das práticas de trabalho infantil. O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeito de direito, protege-as contra as formas de exploração de trabalho e contribui com o desenvolvimento integral. Com isso, o Peti oportuniza o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização.
 
 
 
Na área da educação, a frequência na escola da criança ou adolescente deve ser de no mínimo 85%. Na saúde, gestantes e lactantes devem comparecer às consultas de pré-natal e participação nas atividades educativas de aleitamento materno e cuidados gerais.
 
O Peti compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/ adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Participam do Peti crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. Na sequência pode ingressar no Projovem até os 18 anos e concluir a qualificação no Projovem Trabalhador até os 29 anos.
 

Arquivo do blog