WebNet

WebNet

segunda-feira, 11 de março de 2013

Chapadinha Participa da Abertura de Lançamento da 41ª Edição do JEM’s

Ascom/PMC - Com informações da Sedel
 
O secretário municipal de Esportes, Erandy Marques (Tôta), e seu assistente técnico, Jeziel Silva, participaram na última quinta-feira (7), em São Luís, do lançamento da 41ª edição dos Jogos Escolares Maranhense de 2013.
 
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e contou com a participação dos secretários de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney; de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; e de Pesca e Aquicultura, Dayvson de Sousa, além de outras autoridades dos municípios e escolas participantes nos JEMs.
 
Para Tôta, a participação de Chapadinha no evento foi de grande importância, uma vez que a secretaria vem investindo fortemente na propagação dos eventos esportivos. “Tivemos a oportunidade conversar com o secretario Estadual, e ele me afirmou o interesse em fortalecer as parcerias entre governo estadual e municipal para que o esporte seja fortalecimento na região”- declarou Tôta.

 
Segundo o secretário municipal, o Presidente da Federação de Atletismo do Maranhão, Márcio Miguens, também demonstrou interesse por Chapadinha. “Ele já conhece o município, teve em Chapadinha durante o carnaval e declarou que brevemente a federação estará investindo na região”- disse.
 
 
Fórmula de disputa

Pelo terceiro ano seguido, os JEMs serão disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas já começa a partir do mês de maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel é interiorizar as disputas dos Jogos Escolares aumentando o tempo da competição ao longo do ano.

Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal, serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.
 
 
A primeira fase da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcada para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.
Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.

Termo de Adesão
As instituições de ensino e os municípios interessados em participar dos JEMs 2013 têm até o dia 29 de março para entregar o termo de adesão na sede da Secretaria localizada na Travessa Guaxenduba, nº 100, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. As inscrições de municípios e escolas só serão aceitas com a entrega deste documento até prazo estipulado pela Sedel. O termo de adesão está disponível no site da secretaria (www.esporteelazer.ma.gov.br).

Após o devido preenchimento do documento, todas as instituições de ensino e municípios participantes dos JEMs 2013 terão um mês para inscreverem os alunos/atletas na competição deste ano.
 
 
CALENDÁRIO DOS JEMs 2013
Período de adesão (escolas e municípios) - até 29/03
Período de inscrições - de 2/04 a 27/04
Reuniões regionais - 2/04 e 27/04
Etapa Metropolitana/Municipal - 1º/05 a 30/06
Etapas Regionais - 1º/07 a 29/07
Etapa Inter-Regional (Infantil) - 1º/08 e 02/08
Etapa Estadual (Infantil) - 3/08 a 17/08
Paralimpíada Escolar - 3/08 a 17/08
Etapa Inter-Regional (Infanto) - 19/09 e 20/09
Etapa Estadual (Infanto) - 21/09 a 04/10
 

Arquivo do blog