WebNet

WebNet

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Notícias Breves da Paróquia de Chapadinha

Igreja Matriz Nª Srª das Dores, de Chapadinha (MA)


[1.] - Paróquia S. Francisco - Os Missionários e Missionárias da Boa Nova estiveram presentes em Mata Roma na Eucaristia celebrada na última quarta-feira (30/07), na Igreja Matriz desta paróquia. Foi a última atividade pastoral que realizaram aí. No sábado, já esteve aí o Rev.do P. Matias (Missionário Redentorista) que será o futuro Pároco. Nunca é fácil as pessoas deixarem lugares de trabalho onde se criaram raízes de muita amizade e colaboração! O ambiente esteve muito pesado, mas Deus ajuda a ultrapassar estas difíceis situações. Queremos aqui parabenizar o esforço evangelizador, o exemplo de desapego e pobreza das Missionárias da Boa Nova que aí ficaram com absoluta dedicação 22 anos. Deu para sentir quanto o Pe. Pedro era aí respeitado e estimado. Uma carta que deixou à comunidade comoveu a todos. Em razão desta notícia o boletim “Vida Nova” que servia as duas paróquais, modificou o seu cabeçalho.

[2.] - Chegou o Grupo Missionário João Paulo II. Pe. Luis que já todos conhecem e mais dez jovens. Alguns repetem, outros vêm pela primeira vez. A todos saudamos com alegria e desejamos boa estadia na nossa paróquia. São a concretização da dimensão missionária da Diocese de Coimbra, em Portugal. Sentimo-nos muito felizes com esta partilha de Igrejas.

[3.] - A comunidade de Nª Sª Aparecida vai, no próximo sábado (8), viver uma noitada de recordação histórica do seu caminhar desde 1979. "Uma Noite de Memória". Será celebrada também a última missa dentro da atual capela. Na segunda-feira, dia 10, começará a retirada do telhado e a demolição de duas paredes para se começar a fazer a cobertura da nova capela. Tudo está preparado para a comunidade viver uma noite de saudade e de alegria com a lembrança das diversas etapas do seu caminhar. Convidamos outras comunidades para se fazerem presentes.

[4.] - A Semana da Família, de 09 a 15 de Agosto, já começou a ser preparada. Cada comunidade fará a abertura no seu bairro. Reuniões durante a semana. No sábado, dia 15, queremos convidar todos os casais que receberam este ano o Sacramento do Matrimônio a celebrarem, em comunidade, essa graça e depois a conviver momentos de alegria na praça. No domingo seguinte, dia 16, será feita uma caminhada com reflexões sobre a família, terminando com a celebração da Eucaristia na praça. Vamos viver esta semana com todo o interesse!

[5.] - A Catequese vai começar no próximo fim de semana. Os cursos para catequistas está abertos a outras pessoas que queiram. Começarão no dia 11, terça feira, no Centro CBNET. Começaremos com o curso de catequese, aberto a todas as pastorais e movimentos.

[6.] - Estão a encerrar as inscrições para mais um grupo de crismandos. Pedimos a quem não recebeu o Santo Crisma que não deixe perder esta oportunidade.

[7.] - Pe. Casimiro, no domingo passado (26/07), inaugurou com a celebração da Eucaristia, na localidade Mangueira, uma nova capela. Há vinte anos que aí não era celebrada Eucaristia. Presentes muitas pessoas. Agradecemos aos proprietários atuais seu gesto de permitirem a construção da capela.

[8.] - Só para vermos como andam as coisas lá pelos aldeamentos: há dias uns moradores do interior receberam as faturas de energia para pagar. Todos ficaram admirados. É que os postes, os fios e as ligações já chegaram. Mas a energia não. Por quê o pagamento adiantado?

Pastoral Carcerária - Nota Informativa
A Paróquia de Chapadinha, para quem desconhece, tem um serviço e uma equipe (6 pessoas adultas: 2 mulheres e 4 homens, de forma mais regular presentemente...) de Pastoral Carcerária ativa na nossa cidade, muito pelo desafio lançado pela Drª Doracy, saudosa ex-promotora, e pela dinâmica das Jovens Leigas Boa Nova, Diana e Sofia, que muito contribuíram para a implementação desta pastoral.

Na última quarta-feira (22), tivemos uma reunião informal com a Doutora Juíza Andréia. Discutimos em diálogo muito construtivo a situação de diversos presos aguardar decisões judiciais. Neste assunto a senhora Juíza informou-nos dos seus esforços reais para agilizar processos e da medida que tomou para devolver todos os presos que não pertencem a esta comarca ás suas terras/estados de origem.

Ela visita semanalmente a prisão, toma café esporadicamente, procedeu á re-organização de um ficheiro personalizado, de cada preso, medida admistrativa que não era respeitada. Tem-se, inclusive, procedido à troca de presos com outras prisões para evitar o problema grave da super-lotação.

A Pastoral também questionou as condições deficitárias em termos de alimentação, físicas e de higiene na prisão. Nesta problemática a senhora Juíza Andréia foi esclarecedora. Elucidou que a antiga Delegacia Policial, foi transformada por decreto estadual num Estabelecimento Prisional Regional. Tratou-se duma medida administrativa só no papel, por isso faltam condições logísticas para a nova condição institucional.

A Admistração e Segurança da nova prisão (que já tem aprovada, em termos estaduais, a reforma só do sistema elétrico e de esgoto), foram confiados a uma empresa terceirizada, sem o rigoroso licenciamento público, é dirigida pela Diretora, Srª Irene, e pelo assistente Sr. Valdomiro, que são os rostos visíveis e solícitos, com quem trabalhamos.

No presente, é urgente, e a própria Juíza assim nos garantiu, a reforma da prisão: construção de uma nova sela; um gabinete para atendimento dos presos pelos seus advogados; um espaço para servir de oficinas de trabalho e aprendizado; uma sala para consulta médica (evitando a atual saída de presos para consulta exterior nos hospitais da cidade). Este último assunto depende da parceria com a Secretaria de Saúde, parceria que ainda não está ativa.

É necessária, também, a parceria com a Prefeitura local na urgente reforma física da prisão. Já houve uma reunião com a Srª Prefeita Danúbia Carneiro, e vamos fazer a cobrança, na qual foram dadas garantias de todo o apoio, mas o mesmo ainda não foi efetivado através da Secretaria de Obras Públicas. Vamos fazer a cobrança.

A Paróquia já teve uma campanha notável e contribuiu generosamente para a instalação de piso em lajota, em todas as celas da prisão. A reunião com Srª Juíza Andréia foi produtiva pela partilha dos problemas e pelos desafios que nos cabem assumir a todos nós: instituições (principalmente a Prefeitura tem de realizar as suas promessas...), Igrejas (referimos a Igreja Batista, na liderança do Pastor Pedro Villela, que tem realizado um excelente trabalho); as famílias dos presos a quem a pastoral está em contato permanente; e todos nós cidadãos.

A prisão é um lugar de sofrimento e purgação, mas também de reeducação e reinserção social.

Próxima reunião da Pastoral Carcerária, para todos os membros (no ativo ou não) e futuros voluntários, dia 7 Agosto, no CBNET, pelas 15h. Para mais informações contatar a Srª Paixão, Bairro da Cruz , a coordenadora deste serviço paroquial.
____________________________________
* FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nª Sª das Dores - Chapadinha // DIRETOR – Pe. Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pe. Pedro José - N°29 - 02/08/2009, pp.2 e 4.
PARA LER MAIS:
http://pedroc72.spaces.live.com/

Arquivo do blog