WebNet

WebNet

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Secretário de Trabalho garante qualificação profissional para o meio-norte maranhense

O secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), José Antônio Heluy, garantiu que as políticas públicas de qualificação profissional voltadas para o desenvolvimento sustentável da região turística do Meio-Norte Maranhense serão fielmente aplicadas, de acordo com os anseios da população.

Heluy declarou o empenho no debate realizado durante a Consulta Pública sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte, desta vez, realizada em Chapadinha, na última quinta-feira (6), por uma força tarefa dos governos federal e estadual.

Em um dos grupos de discussão formados durante a consulta, o que debateu sobre inclusão social e cidadania, ficou claro o interesse da população local no que se refere ao crescimento e ao desenvolvimento da região.

Para eles, este desenvolvimento só pode ser pensado ao unir o crescimento econômico ao crescimento humano dos moradores das três regiões maranhenses envolvidas na discussão do plano, o Alto Munim, a Região do Delta e os Lençóis Maranhenses.

O crescimento almejado foi enxergado tendo como base fundamental a consolidação da educação e a qualificação profissional.

De acordo com o secretário, as regiões do Baixo Parnaíba e do Delta Maranhense estão incluídas no planejamento de cursos do PNQ (Plano Nacional de Qualificação) do Ministério do Trabalho.

“Estas regiões foram contempladas com cursos escolhidos de acordo com a vocação econômica da área”, explicou José Antônio Heluy.
Além dos cursos de qualificação, a Setres tem procurado outras maneiras de contribuir com o crescimento econômico da região, como a abertura de uma Agência de Trabalho do Sine, na cidade de Chapadinha. O convênio entre a Setres e a prefeitura municipal de Chapadinha já foi assinado. Isso implica numa regionalização na intermediação de emprego promovida pela Setres por meio do Sine, atendendo a todos os municípios da área, que vai de Nina Rodrigues a Araioses, passando por Anapurus, Brejo e Vargem Grande, dentre tantos. “A Agência do Sine de Chapadinha vai responder por toda a região e queremos que ela se torne uma referência em emprego para as cidades beneficiadas”, enfatizou o secretário.
Fonte: Setres

Arquivo do blog