Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Hortifruti Fernandes

Hortifruti Fernandes
Travessa 15 de Novembro - Centro (ao lado da extinta Escola Amélia Almeida / Semáforo)

Star Drinks

Star Drinks

Posto Ipiranga / Chapadinha

Posto Ipiranga / Chapadinha

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CDP/Chapadinha se Destaca na Política de Atenção Integral à Saúde nos Presídios do MA



O Governo do Maranhão tem intensificado a Política de Atenção Integral à Saúde nos presídios do estado, com destaque para unidade prisional de Chapadinha (CDP). Como resultado desse trabalho, nos últimos seis meses foram mais de 15 mil atendimentos realizados em todo Estado, entre os quais consultas médicas, verificação de pressão arterial, atendimentos de enfermagem e mamografias. Os números são do relatório divulgado pela Supervisão de Saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap).



Segundo a supervisora de Saúde, Lolice Ribeiro, a contratação – por meio de processo seletivo – de 82 novos profissionais da área tem otimizado os trabalhos. “O ingresso de vários profissionais de saúde para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde Prisional (UBSP) tem garantido maior celeridade e eficiência nas ações. O objetivo é garantir a melhoria das condições de saúde da população carcerária e tornar o sistema cada vez mais humanizado”, pontuou a supervisora.




O relatório evidência, ainda, que, de 26 de agosto a 25 de setembro deste ano, ocorreram pelo menos 1.220 atendimentos. Nesse período, além da distribuição de mais de 15 mil preservativos masculinos e femininos, houve mais de 230 atividades desenvolvidas, dentre as quais o atendimento de enfermagem; entrega de 77 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) aos internos; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C; além de imunizações contra outras doenças, a exemplo da febre amarela, tétano, Gripe H1N1 e hepatites virais.



Para fomentar os trabalhos preventivos dentro dos estabelecimentos penais, o setor de combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) promove, de forma contínua, a rotina de aconselhamento aos detentos e seus familiares; encaminhamentos para tratamentos; e realização de testes rápidos, de acordo com a necessidade dos internos. A prevenção também é orientada por meio de roda de diálogos sobre a redução de danos e realização segura de tatuagens corporais, além de ofertas de materiais educativo-preventivos (folders, cartilhas, etc) sobre o assunto.

Os Programas de Saúde Prisional, desenvolvidos pela equipe multidisciplinar da Sejap, têm beneficiado os internos do CDP de Chapadinha. Hoje são oito programas: Imunização, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão Arterial, Diabetes, AIDS, Saúde Bucal e Mental. Os programas garantem mudanças no modelo assistencial no sistema de saúde penal e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.



Por meio da sua equipe psicossocial do Núcleo de Saúde do Centro de Detenção Provisório de Chapadinha (CDP), vem realizando diversas atividades educacionais o projeto ‘Colorindo a Vida com Saúde’. em fechamento do mês de "Novembro Azul" nessa mesma dinâmica, foi realizado os atendimentos direcionados aos homens com encaminhamento para consultas médicas e exames.


Publicidade



Postar um comentário

Arquivo do blog